DESIGN EDITORIAL AULA 03 · composição com cores: psicologia das cores e as teorias sobre uso e...

Post on 20-Jan-2019

220 views 0 download

Transcript of DESIGN EDITORIAL AULA 03 · composição com cores: psicologia das cores e as teorias sobre uso e...

DESIGN EDITORIAL – AULA 03

Prof. Sergio Xavier

Sumário TIPOGRAFIA Tipografia como conceito visual Seleção das fontes Escolher e variar faces de tipo CORES As Cores Psicologia das Cores Cor no design editorial

Tipografia

Tipografia como conceito visual

Ao conceber uma publicação, o designer deve se preocupar com 3 questões:

1 – LEGIBILIDADE 2 – HIERARQUIA 3 – CLAREZA Apresentar informações verbais

Seleção das fontes

Ao selecionar fontes e integrar a tipografia às imagens, o designer pode influenciar profundamente o caráter geral de uma publicação e, de fato, produzir outro tipo de conteúdo. A escolha da fonte estabelece a voz para o conteúdo que posiciona de forma específica mediante significados que o público pode associar à própria fonte.

O que NÃO deve ser feito na questão de escolha de tipos

Escolher e misturar faces de tipo

Combinar família de tipos transmite aspectos de clareza e ritmo espacial, mas o excesso pode tornar-se confuso. REGRA GERAL: O uso de 2 famílias de tipos em um projeto editorial é suficiente para fins de variedade visual.

Cores

As Cores

Escolher cores não é uma tarefa simples. É necessário observar aspectos estéticos, pensar na identidade que estamos representando e levar em conta conceitos de usabilidade. Existem, felizmente, conhecimentos para a composição com cores: psicologia das cores e as teorias sobre uso e combinação de cores.

Psicologia das Cores

É uma área de estudo que analisa os efeitos emocionais e comportamentais produzidos pelas cores e suas combinações.

Paz, pureza, batismo, casamento, hospital, neve, frio, palidez, vulnerabilidade, dignidade, divindade, harmonia, inocência etc.

Branco

Medo, morte, maldição, pessimismo, negação, tristeza, opressão, dor etc. Na publicidade, o preto esta associado à nobreza e seriedade. Na moda o preto é associado à elegância.

Preto

Guerra, sangue, perigo, vida, fogo, mulher, conquista, masculinidade, paixão, força, energia, movimento, violência, excitação, emoção, ação, etc. É uma cor muito atrativa. Rosas vermelhas simbolizam o amor.

Vermelho

Outono, pôr-do-sol, calor, luz, raios, robustez, euforia, alegria, apetite, prazer, senso de humor e etc. Muito usada em embalagens de alimentos.

Laranja

Ouro, sol, calor, palha, luz, verão, conforto, idealismo, espontaneidade, euforia, alegria, expectativa etc.

Amarelo

Natureza, floresta, folhas, mar, vida, bem-estar, tranqüilidade, segurança, liberdade, juventude, firmeza, coragem, esperança etc. Dependendo da tonalidade o verde pode estar associado à energia. Ex: guaraná (caso do Guaraná Antártica), etc.

Verde

Céu, frio, mar, tranqüilidade, espaço, fantasia, infinito, afeto e serenidade. Dependendo da tonalidade, sobriedade, serenidade e credibilidade.

Azul

Fé, penitência, sonho, mistério, dignidade, egoísmo, grandeza, espiritualismo, sexualidade etc.

Roxo

Chocolate, café, terra, frio, melancolia, sensualidade e também certo desconforto. Se combinada com o dourado, o creme, o bege ou o vinho, pode demonstrar elegância e requinte.

Marrom

Cor no design editorial

A cor serve para organizar a página e guiar o leitor pelos cadernos. A cor serve para reforçar as cores da logomarca. A cor para destacar elementos importantes dentro do bloco de textos. Com esta técnica busca-se aproximar com os conteúdos e não a simples colorização do jornal.

Uso da cor em projetos editoriais

Uso da cor em projetos editoriais

Uso da cor em projetos editoriais

Prof. Me. Sergio Xavier sergiosx@gmail.com

Blog: profsergioxavier.wordpress.com www.facebook.com/profsergioxavier