Desmatamento

Post on 09-Apr-2017

34 views 0 download

Transcript of Desmatamento

O DESMATAME NTO

O mundo assiste, há milhares de anos, a destruição das suas florestas e parece que finalmente tamanho descaso está tendo consequências. Para se ter uma ideia da situação há 10 mil anos 55% do planeta Terra eram cobertos por florestas.

O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e, principalmente, pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial, pois isso coloca em risco as regiões compostas por florestas.

A exploração que naturalmente propicia devastação através das atividades humanas já dizimou, em cerca de 300 anos, mais de 50% de toda área de vegetação natural em todo mundo.

A atividade de extrativismo vegetal é extremamente importante em vários países como o Brasil, com predomínio de florestas tropicais, assim como a Indonésia e o Canadá com florestas temperadas, e essa extração coloca em risco diversos tipos de vegetações distribuídas no mundo.

CuriosidadeEssa

exploração é

característica da Ásia, que, por meio da extração de madeira, já

destruiu 60% de toda a floresta.

O DESMATAME NTO NO BRAS IL

O desmatamento nas florestas brasileiras começou na chegada dos portugueses.Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa.

As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu.

Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos.

Mais tarde interessados no cultivo da cana-de-açúcar, algodão e feijão em alguns estados do nordeste brasileiro, tiveram um crescimento gigantesco do desmatamento naquela área.

 De lá para cá o problema se agravou profundamente. Estima-se que o país tinha originalmente 90% de sua área coberta por formações florestais variadas, o restante constituído de campos.

Desde os anos 70 o desmatamento vem ganhando crescente evidência nas mídias e vem sido combatido por crescente número de pessoas. Em toda parte se multiplicam as pesquisas científicas e as iniciativas independentes para um desenvolvimento ecologicamente seguro.

 o governo tem investido muitos recursos no setor e tem grandes planos para o futuro, mas isso tem sido considerado muito pouco para assegurar uma mudança definitiva em direção à sustentabilidade, e o governo em sido duramente criticado por desencadear retrocessos graves em vários níveis que anulam os ganhos.

 Os especialistas que o estudam afirmam que são necessárias medidas muito mais enérgicas de combate, que levem em consideração os dados científicos antes do que os interesses políticos e econômicos.

O desmatamento não é um impacto ambiental isolado. Ele está intimamente ligado a outros danos ecossistêmicos, como a poluição, a invasão de espécie exóticas e o aquecimento global.

 E que incluam uma educação da sociedade em larga escala, pois grande parte do problema deriva da escassa informação do público em geral, especialmente das populações mais pobres.

CuriosidadeAs florestas representam

cerca de 32% dos continentes.

Soluçãos para o

dematamento

Desmatamento o pode ser resolvido de muitas maneiras, mas a melhor delas seria o reflorestamento e para isso seria necessário muitas mudas de plantas para se igualar até ao ponto de desmatamento em que chegamos hoje.

Principais causas do

desmatamento -Pecuária-Extração de madeira-Agricultura-Queimadas-Mineração-Expanção urbana

Algumas das

consequêcias do

desmatamento

Perda de Biodiversidade

Erosão dos solos

Extinção de rios

Poluição do ar

Perda de recursos naturais

Mudanças nos efeitos climáticos

“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado,vocês vão entender que dinheiro não se come .Greenpeace