Diarreias e Constipação.pptx

Post on 28-Jan-2016

236 views 0 download

Transcript of Diarreias e Constipação.pptx

Centro Técnico em Saúde

Clínica Módulo 1: NUTRIÇÃO CLÍNICA Turma R

Professora: Liziara Jorge(liziaracj@gmail.com)

Diarréias

Diarréias

Tipos de DiarréiaDiarréia agudaDiarréia crônicaEscala de fezes de Bristol

Diarréia Aguda

Diarréia aguda• Definição: Evento caracterizado por múltiplas evacuações, com fezes de consistência amolecida. Início súbito com duração de até 3 semanas.• Etiologia/ origem: Vírus, bactérias, parasitas,toxinas, antibióticos de amplo espectro, medicações laxantes, alimentos laxativos.

Diarréia Aguda

Diarréia aguda• A causa mais comum de diarréia é uma infecção viral branda que se resolve sozinha dentro de alguns dias, normalmente conhecida como "gripe de estômago".

• Duas outras causas comuns de diarréia são intoxicação alimentar e diarréia do viajante. Elas ocorrem ao consumir alimentos ou água contaminados com organismos como bactérias e parasitas.

Diarréias / Prevenção

Diarréia Aguda

Diarréia pseudomembranosa

A bactéria Clostridium difficile é capaz de colonizar o trato digestivo do ser humano em situações em que a flora normal tenha sido alterada pelo uso de antibióticos.

A consequência clínica direta é a possibilidade de o paciente cursar com colite pseudomembranosa pelo C. difficile, uma das infecções mais comuns.

Sua importância se deve à alta morbimortalidade, sobretudo em pacientes idosos.

Diarréia Aguda

Outros Sintomas• Dor abdominal;•Cólica intestinal;•Plenitude gástrica;•Retenção de gases;•Mal estar generalizado;•Náuseas e vômitos,

Em casos mais graves...• sangue, muco, pus, febre;•desidratação,: sede excessiva, saliva grossa, mucosa ressecada, sonolência, rebaixamento do nível de consciência... óbito

Diarréia Aguda

Diagnóstico: Evacuações liquidas em freqüência maior que três vezes ao dia, ou aumento considerável no volume habitual.Situações particulares: Toxinfecção, infecção alimentar, consumo de alimentos preparados ou conservados de forma inadequada.

Diarréia Aguda

Tratamento: Autolimitadas, medicação anti diarréica,dieta obstipante, aumento da ingestão hídrica.Dietoterapia:-Evita se alimentos gordurosos;- Excluir da dieta: lactose, sacarose e fibras insolúveis;-Aumentar a hidratação do paciente;-Pré e pro bióticos.

Diarréia Aguda

Pro bióticos: Os pro bióticos contêm micro-organismos vivos (lactobacilos e bifidobactérias, por exemplo), que estimulam o funcionamento saudável do intestino.

Diarréia Aguda

Pro bióticos: são fibras não-digeríveis que funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, isto é, os probióticos – daí a importância de apostar na dupla para reorganizar a flora intestinal.

Diarréia Crônica

Definição: Fezes amolecidas por período maior do que três semanas. Frequência evacuatória não necessariamente diferente do habitual.- Após uma semana há exacerbação dos sintomas.

Diarréia Crônica Etiologia/ Causas:

-Intolerância/alergia a certos alimentos;

-Reação do organismo a medicamentos;

-Doenças intestinais;

-Insuficiência pancreática, gerando acúmulo de gordura, essa atuando como laxante.

-Infecção

-Imunodeprimidos

Dentro da intolerância alimentar podemos ressaltar a intolerância a lactose, devido a falta de lactase.

Diarréia Crônica

Sintomas:-Cólicas;-Aumento de flatulências;-Dores abdominais e/ou retais;-Mal-estar;- Perda de peso / desnutrição/ desidratação.

Diarréia Crônica

Sintomas:

Em grau mais avançado pode se encontrar estados febris e desidratação, esta pode levar ao óbito. Diferenciando na perda de apetite, sede, câimbras, unhas quebradiças, dermatite perianal, vermelhidão na língua, perda de massa.

Diarréia CrônicaTratamento: Tratar a causa base, medicação anti diarréica,dieta obstipante, aumento da ingestão hídrica.

Dietoterapia:-Evita se alimentos gordurosos;- Excluir da dieta: lactose, sacarose e fibras insolúveis;-Aumentar a hidratação do paciente;-Pré e probióticos.

ConstipaçãoDefinição:•A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, é um problema que atinge uma parcela considerável da população brasileira.•A constipação é caracterizada pelo número de evacuações inferior a três vezes em uma semana; pela diminuição do número de evacuações considerado usual nos últimos meses, ou, dificuldades para evacuar normalmente.

ConstipaçãoEtiologia/Tratamento• Para saber a causa da constipação intestinal é indicada uma consulta médica acompanhada de exames laboratoriais. •O tratamento mais eficaz é feito pela suplementação de fibras naturais (através dos alimentos) ou de fibras manipuladas em farmácias de homeopatia.

Constipação Atônica

Devido ao sedentarismo, inibição da vontade de evacuar, alimentação inadequada (pobre em fibras, lipídeos e água, principalmente), deficiência de vitamina B1 (tiamina), de potássio, uso abusivo de laxantes, insuficiência da musculatura abdominal, predisposição genética, entre outras. Redução do peristaltismo.

Constipação Espástica

Consiste na resistência do intestino grosso para a progressão de seu conteúdo, por espasticidade da musculatura colônica e pouca excitabilidade do nervo vago, o qual favorece a motilidade intestinal. Síndrome do intestino irritável.Preferir alimentos com fibras abrandadas, solúveis, flatulentos, reduzir estimulantes da mucosa intestinal.

Constipação Obstrutiva

Boa Noite!!