Dica Importante Software Deixa de ser Vendido e …...No Software como Serviço, é possível testar...

Post on 20-Jan-2019

214 views 0 download

Transcript of Dica Importante Software Deixa de ser Vendido e …...No Software como Serviço, é possível testar...

No Software

como Serviço,

é possível

testar antes

de implantar.

No modelo de Software comoServiço, abordado na edição passadada Desafio 21, as empresas deixam decomprar licenças e passam a serassinantes do produto, que se tornadisponível pela internet. Issopossibilita diversos benefícios para oscontratantes , comoredução de custos,agilidade, acessibilidade,flexibilidade e continuidade.

Entretanto, o SaaS(software-as-a-service) nãoé apenas uma mudançatecnológica, mas tambémestratégica, pois nem todosos so f tware s s ãoadequados ao modelo.Portanto, antes de optar,a empresa contratantedeve analisar as suas necessidades combastante cuidado. Quatro pontosbásicos precisam ser levados em contanesse momento:

1. Acesso – Como, no SaaS, ossoftwares funcionam on line noservidor do fornecedor, uma dasexigências para sua adoção é o acessoà internet, que precisa ser rápido,

estável e redundante. Para fazer efeito,a redundância deve ser feita comoperadores distintos. Esses cuidadosminimizam a possibi l idade dedescontinuidade do serviço.

2. Aplicação – Os sistemas demissão crítica para a empresa, como osresponsáveis pelas vendas (frente de loja

e es toque) , não sãorecomendados nesse modelo.Mesmo com acesso rápido,estável e redundante, a empresan ã o e s t á i m u n e àindisponibilidade, o que podecausar perda temporária dereceita. As aplicações maisrobustas – mesmo não sendocríticas, mas que precisam dealto desempenho de hardware– devem seguir o mesmo

raciocínio.3. Personalização – Ao optar por

um software on demand, a possibilidadede personalização é quase inexistente.Afinal, um dos aspectos que o torna debaixo custo é ser padrão para todos osassinantes. Nesse caso, a empresacontratante precisa se adequar aosprocessos de negócios do software dofornecedor.

Responsabilidade Técnica: Criação:

www.redegestao.com.br

A N O 8 • N º 4 5 3 • D O M I N G O , 1 0 / 0 6 / 2 0 0 7

Experiência, seriedade e competência a serviço do leitor

4. Integração – Por funcionar noservidor do fornecedor e ser padronizado,o software on demand não se integraautomaticamente com os demais sistemasinstalados da contratante. A troca deinformações pode acontecer, contudo, deforma manual, através da importação eda exportação de dados.

Apesar desses fatores, o Software comoServiço vem avançando com grandevelocidade em áreas que não são afetadaspelas restrições técnicas. Um bomexemplo são os sistemas de CRM. Osprincipais fornecedores desse mercado,como a IBM e a Microsoft, já oferecemhá algum tempo seus produtos no modeloon demand. Inclusive, um deles, oSalesForce.com, nem possui o modelotradicional, ofertando apenas o SaaS.

Os softwares antivírus são outroexemplo dessa tendência. Fornecedorescomo a McAfee possuem duas opçõespara o cliente: adquirir e administrar asegurança por conta própria ou assinarum serviço gerenciado pela McAfee.Outros softwares já atuam domesmo modo: tre inamento adistância, gerenciamento de conteúdo ee-mail marketing.

Não é simples decidir a área da empresaque pode utilizar o Software como Serviçoe o momento mais adequado para amudança. A boa notícia é que esse modelonormalmente permite o teste daimplantação para avaliar a adequação aonegócio.

Mais artigos e informações no site www.redegestao.com.br

O Profissional em Foco

Não Deixe de Ver

Dica ImportanteComo Trabalhar em Casa

Ter seu escritório em casa é o sonho de muita gente, mas exigealguns cuidados para evitar as armadilhas que comprometem aprodutividade. Veja algumas dicas:

“A porcentagem dos executivos de TI queutilizou pelo menos uma tecnologia em

Software como Serviço (SaaS) aumentoude 11% para 26% em 2006.”

ComputerWorld, o jornal de Tecnologias deInformação e Comunicações mais lido do mundo.

Antes de adotar esse modelo, a contratante deve analisar as restriçõesde acesso à internet, sua aplicação, sua personalização e sua integração

com os demais sistemas da empresa.

Murilo Gun Araújogerente de produtosda Cartello, empresaintegrante daRede Gestão.

Duelo de TitãsNo filme Duelo de Titãs (EUA, 2000), Herman Boone (Denzel

Washington) é um técnico de futebol americano contratado paratrabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo,os Titans. O filme é uma ótima oportunidade de reflexão sobre aquestão da autoridade nas empresas e organizações e sobre comoela deve estar associada à liderança. Expõe diferentes situações, oraquando a autoridade tem de ser firme, representando valores comclareza, ora quando pode ser flexível, permitindo ao grupo crescerem responsabilidade.

Mantenha seu escritório em uma área separada e, de preferência,estabeleça rotinas e horários para estar nele ou não.Procure ter um expediente e feche o escritório ao final dele.Considerar-se 24h por dia a serviço não é saudável nemprodutivo.Capriche no isolamento acústico. Se você atende seus clientespor telefone, os sons ambientes podem colocar a perder suaimagem de profissionalismo.Não se esqueça da ergonomia e da segurança. Trabalhar emuma cadeira dura e fixa, numa sala sem janelas, com uma mesaimprovisada reduz sua produtividade, sua segurança e suamotivação.Conquiste seu espaço. Se as pessoas ficam entrando no seuescritório doméstico para usar o computador, a impressora,o grampeador ou o telefone, sua concentração vai por águaabaixo.

Fonte: Site Efetividade.net

1.

2.

3.

4.

5.

Quem Não se Comunica...Não é de hoje que se ressalta a relevância da comunicação no

cotidiano das empresas, e a tecnologia nessa área evoluiuenormemente. Então, como se explica que tanta gente ainda desprezea importância de compartilhar informações e que falhas nacomunicação continuem existindo? Quando se trata de partilharinformações, a falha normalmente resulta de uma entre duas atitudes:ou as pessoas retêm aquilo que sabem porque lhes é conveniente,utilizando a informação como moeda de valor, ou, por negligência,deixam de repassá-la ou repassam imprecisamente — na forma ouno conteúdo. Por outro lado, não se pode ficar apenas esperando.Buscar as informações também faz parte da comunicação. Éfundamental, portanto, ter uma postura ativa, pois o velho “eu nãosabia” está cada vez mais em baixa!

Fonte: Minuto Ágilis(www.agilis.com.br)

Software Deixa de ser Vendidoe se Torna um Serviço. (final)