DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Post on 22-Jan-2018

146 views 2 download

Transcript of DIRETRIZES DE POLÍTICAS PARA A APRENDIZAGEM MÓVEL

Páginas 20 à 34

Edilene Lima

Natalie Jenifer

Suelen Dias

Hoje, com os aparelhosmóveis é possível transferir aaprendizagem para diversosambientes, que aumentam acompreensão do individuo.

Por muito tempoconsiderou-se a educaçãoformal aquela que consistiaàs quatro paredes da umasala de aula.

Apoiar a aprendizagem fora da sala de aula

Os pioneiros dos aplicativos móveis desenvolveram modelos a fim de facilitar a aprendizagem em diversas disciplinas, como história e química.

Existem hoje vários aplicativos que proporcionam aos usuáriospasseios virtuais por cidades, indicando pontos arquitetônicos efornecendo informações sobre seu projeto, sua construção e seusignificado.

Como exemplo: Os softwares que são disponíveis em tablets,ajudam estudantes de engenharia a “ver” a localização de apoiosestruturais no interior de determinadas pontes, quando observadasde diferentes ângulos.

O acesso em nuvem, comocomputação e o arquivamento,simplificam a educação, fornecendoexperiências de aprendizagemcontínuas e atualizadas. Issoindependentemente do aparelhousado para acessar tais conteúdos.

Com estes recursos armazenadosem servidores remotos, osestudantes tem acesso a materiaisem uma ampla variedade deaparelhos (incluindo computadoresde mesa, laptops, tablets etelefones celulares).

Potencializar a aprendizagem sem solução de continuidade

Vantagens do computador fixo:Melhor para escrever documentos erealizar pesquisas extensas nainternet.

Vantagens do aparelho móvel: Podemelhor servir para dar entrada àcoleta de informações fragmentadase para anotar ideias exploratórias.

Existem softwares que sincronizam o trabalho em diferentesaparelhos, permitindo que um estudante possa continuar adesenvolver, em um aparelho móvel, um trabalho quecomeçou em um computador fixo, e vice-versa. Garantindoassim a experiência de aprendizagem.

Com o processo em "nuvem", hoje o aluno precisa apenas deuma conexão com a internet.

Os aparelhos móveis facilitam aaprendizagem, ao superar os limites entre aaprendizagem formal e a não formal.Com um aparelho móvel, qualquer estudantepode acessar facilmente materiaissuplementares, com o intuito de esclarecerideias introduzidas por um mediador na salade aula.

Criar uma ponte entre a aprendizagem formal e a não formal

Como exemplo: Os aplicativos usados naaprendizagem de idiomas, permitem por meiode alto-falantes e microfones embutidos nostelefones celulares que falem e ouvem osalunos. Antes isso ocorria apenas com apresença do professor.

As tecnologias móveis ajudam a assegurar que as aprendizagens, dentro e fora da sala de aula, apoiem-se mutuamente.

Aparelhos móveis podem, assim,ajudar a assegurar a continuidadeda educação durante tempos decrise. O conserto da infraestruturamóvel, depois de um desastre oude um conflito, é mais fácil erápido do que o de qualquer outrainfraestrutura, como estradas eescolas.

Minimizar a interrupção educacional em áreas de conflito e desastre

Aliviar as interrupções educacionais em áreas de pós-conflito epós-desastre acelera a recuperação e ajuda a reconstruirsociedades frágeis.

Aparelhos móveis podem melhorar dramaticamente a aprendizagem de estudantes com deficiências físicas.

Deficiência auditiva : Os estudantes utilizam aparelhos móveis e Serviço de Mensagens Curtas (SMS) para ter acesso ao currículo e interagir com os colegas.

Deficiência visual: um telefone celular equipado com uma câmera em um instrumento que lê textos em voz alta.

Benefícios particulares da aprendizagem móvel

Dislexo: textos podem ser reformatados em aparelhos digitais com pequenas telas, para melhorar a velocidade e a compreensão da leitura

Projetos existentes na Ásia, na África ena América do Norte usam telefonescelulares para racionalizar e simplificar acomunicação entre professores queensinam disciplinas similares, ou entregrupos de estudantes. Esses projetoscontribuem para incutir nos estudantesum senso de profissionalismo ecamaradagem.

Mensagens enviadas por aparelhosmóveis são mais rápidas, confiáveis,eficientes , baratas e facilitam a troca deinformações além da maior probabilidadede alcance do público-alvo

Melhorar a comunicação e a administração

Em muitos países, a comunicação entre escolas e órgãos gestoresmunicipais, estaduais e nacionais é lenta e não confiável. Selta, aprovincia argentina criou o Projeto Gema (Gestão para a Melhoria dasAprendizagens), com a cooperação do UNICEF visando melhorar osresultados da aprendizagem, desenvolvendo capacidades de gestãobaseadas em evidências, nas escolas e nos níveis administrativos. Umdos seus componentes centrais é um sistema que investiga dadosescolares por meio de uma série de mensagens automáticas SMS

Estudo de caso

Essa e outras iniciativas semelhantes melhoraram a tomada dedecisões, ao disponibilizar aos gestores educacionais dados demelhor qualidade, nos momentos oportunos e com boa relaçãocusto-eficiência.

As tecnologias móveis são um bom recurso se comparada aos livros didáticos, embora esse projeto seja caro em termos absolutos, ele deve ser comparado aos custos de compra, aquisição, distribuição e atualização dos mesmos.

Se faz necessário comparar e contrastar a funcionalidade e as limitações de tablets em relação aos livros.

Aparelhos móveis podem melhorar a relação custo-eficiência, ao oferecer ricos conjuntos de recursos a preços cada vez mais baixos.

Iniciativas que transformam aparelhos móveis em ferramentas para a aprendizagem, e, ao mesmo tempo, asseguram equidade de oportunidades para estudantes e geralmente fornecem soluções a preços razoáveis para os desafios educacionais.

Melhorar a relação custo-eficiência

Para concretizar os benefícios específicos da aprendizagem móvel, a UNESCO recomenda que os formuladores de políticas desenvolvam as ações descritas a seguir:

Benefícios particulares da aprendizagem móvel

Examinar os potenciais e os desafios educacionais específicosoferecidos pelas tecnologias móveis e, quando apropriado,incorporá-los nas políticas amplas de TIC na educação.

Evitar proibições plenas do uso de aparelhos móveis. Essasproibições são instrumentos grosseiros que geralmenteobstruem as oportunidades educacionais e inibem a inovaçãodo ensino e da aprendizagem, a não ser que sejamimplementadas por motivos bem fundamentados.

Criar ou atualizar as políticas referentes à aprendizagem móvel

• Fornecer orientação sobre como novosinvestimentos em tecnologia podem funcionarem conjunto com os investimentos e asiniciativas educacionais existentes.

O investimento governamental na formação deprofessores é mais importante que o investimento naprópria tecnologia. Sem essa formação os professoresfrequentemente utilizam a tecnologia para “fazercoisas velhas de formas novas”, ao invés detransformar e melhorar abordagens de ensino eaprendizagem.

Treinar professores sobre como fazer avançar a aprendizagem por meio de tecnologiasmóveis

Priorizar o desenvolvimento profissional

dos professores. O sucesso da

aprendizagem móvel depende da

capacidade dos professores para aumentar

as vantagens educacionais dos aparelhos

móveis.

Fornecer treinamentos técnico e

pedagógico necessários aos professores,

introduzindo soluções e oportunidades de

aprendizagem móvel. Embora muitos

professores saibam usar aparelhos

móveis, muitos não o sabem, e, à medida

que se tornam mais versáteis e

complexos, os aparelhos tendem a se

tornar ainda mais difíceis de usar.

Para que isso aconteça recomenda-se:

Estimular os institutos de formação de professores a incorporar a aprendizagemmóvel em seus programas e currículos.

Fornecer oportunidades para que educadores compartilhem estratégias para aintegração efetiva de tecnologias em instituições com recursos e necessidadessemelhantes.