DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO IRRITA … · BRAÇÕES DO NATAL TAMBÉM SERÃO SUSPENSAS? E ......

Post on 10-Nov-2018

212 views 0 download

Transcript of DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO IRRITA … · BRAÇÕES DO NATAL TAMBÉM SERÃO SUSPENSAS? E ......

Jornalista ResponsávelJOSÉ REINER FERNANDESRua São Bento, 785 - (15) 3305-6674 - Tatuí/SP

9912316310MALA DIRETA POSTAL BÁSICA

AC TATUÍ/SPI

e-mail:redacao@jornalintegracao.com.br

Circulação:Tatuí e Quadra

ANO 39 - nº 1837 21 DE FEVEREIRO DE 2015 R$ 3,00

MATRÍCULASABERTAS

Cancelamento do Carnaval de Tatuí

FATOS HISTÓRICOSINTERESSANTES

(Enviado por um amigo)

“QUE LÁSTIMA!!!!!! ”OS AMIGOS DO POVO” DESNU-DAM-SE AOS OLHOS DA MULTIDÃO .... EM FEVEREIRODE 1912, O GOVERNO FEDERAL DIRIGIDO PELO (nãomuito popular) PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MarechalHERMES DA FONSECA, SUSPENDEU O CARNAVALDAQUELE ANO, transferindo-o para o mês de abril, EMRAZÃO DO FALECIMENTO, no dia 10/02/1912, uma sema-na antes dos festejos momescos, DO BARÃO DO RIOBRANCO, então Ministro das Relações Exteriores ePATRONO, hoje, DA DIPLOMACIA BRASILEIRA! FOI UMFATO EXCEPCIONAL JUSTIFICADO PELA SUPERLATIVAIMPORTÂNCIA DAQUELE GRANDE VULTO DE NOSSAHISTÓRIA. AGORA, OS “lilliputianos” que administram nos-sa cidade REPETEM, embora de forma inglória, O GESTO DE 1912!!!! NOTÁVEL COMO OS CICLOS DA HISTÓRIASE MOVEM EM TATUÍ E TORNAM ATUAL A ADVERTÊN-CIA DE MARX (inspirada por HEGEL) E REPRODUZIDA logonas primeiras linhas do Capítulo I de seu livro “O 18 Brumáriode Luís Bonaparte”: os fatos e personagens, no curso dosacontecimentos históricos, ocorrem DUAS vezes, “a primei-ra vez como tragédia, a segunda como farsa”!!!! O QUE TERÁHAVIDO EM TATUÍ: FARSA? OU UM INSULTO AO SENTI-MENTO POPULAR? OU, quem sabe, UM ATO DELIBERA-DO DE FRUSTRAÇÃO DE JUSTAS E LEGÍTIMAS EXPEC-TATIVAS POPULARES? UMA VEZ IMPOSTO EXÍLIOFORÇADO A MOMO, torna-se lícito indagar SE AS CELE-BRAÇÕES DO NATAL TAMBÉM SERÃO SUSPENSAS? EALEGRIA, SERÁ ELA IGUALMENTE BANIDA DO CORA-ÇÃO DOS TATUIANOS? POR TEMPO DETERMINADO OUPARA SEMPRE? QUE ADMINISTRAÇÃO EXEMPLAR .... “.

DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO PÚBLICO IRRITAPREFEITURA E PROVEDORIA DA SANTA CASA

Documento foi protocolado noDepartamento de SaúdedeTatuí no dia 9 de fevereiro de2015, conforme o destaque.

Na sexta-feira (13), uma en-trevista coletiva na Maternidadede Tatuí deixou patente que adivulgação de documentos pú-blicos, lidos na Câmara Munici-pal de Tatuí pelo vereador Anto-nio Marcos de Abreu (PP), deixa-ram irritadíssimos o prefeitoJosé Manoel Correa Coelho(Manu) e a provedoria da SantaCasa de Misericórdia de Tatuí.Estes documentos apontavamum fato gravíssimo que poderáocorrer com as gestantes a par-tir de 1º de março, caso a Mater-nidade não disponha de ummédico obstetra no período no-turno.

A entrevista coletiva foi frus-trante do ponto de vistajornalístico. Um cidadão de umarádio de Boituva fez algumasinferências totalmente infunda-das, sem nada a ver com o focoprincipal, que é a falta do médicoobstetra. O jornalista ChristianPereira de Camargo indagou seno dia 1º de março o problemaestaria solucionado na materni-dade e o obstetra estará presen-te no plantão. As respostas fo-ram evasivas e sem demonstrarnenhuma certeza.

O médico João de OliveiraFilho disse que a maternidadeprecisa contratar este profissio-nal obstetra para o período no-turno nos próximos 17 dias. Suaresposta foi inconsistente e dei-xou dúvidas se no dia 1º de mar-ço esta contratação, que mobili-zou a imprensa e as redes soci-ais esta semana, será totalmen-te resolvida.

No entanto, um fato chamoua atenção. Um espetáculo pou-co convincente, armado pelo di-retor de comunicação da Prefei-tura, tentou sensibilizar os jorna-listas presentes. Num ato deexcessiva bondade e demons-trando uma grande preocupa-ção com a saúde pública, o pre-feito Manu saca uma caneta e,na frente das câmeras, assinaum repasse de verba para a SantaCasa no valor de R$ 460 mil. Naverdade, todos estes fatos ocor-reram depois que o assunto foidebatido na Câmara Municipal,na Rádio Notícias e nas redessociais.

MOMENTO DEESCLARECIMENTO

A sensatez da coletiva foi re-gistrada nas palavras da médi-ca Maria Laura Lavorato Matias,diretora clínica da Santa Casa.Ela revelou à imprensa que o

problema da maternidade ini-ciou-se em maio de 2014, agra-vou-se em novembro do anopassado e chegou ao seu ápiceagora em fevereiro. Um proble-ma que se arrasta há dez me-ses, que, se foi mesmo solucio-nado como se apregoa, neces-sitou do “ensurdecedor barulhoda imprensa”.

A médica fez questão de fri-sar que tal documento “foi furta-do do arquivo da Santa Casa”.Furto é toda conduta que consis-te em subtrair ou assenhorear-se, para si ou para outrem, decoisa alheia móvel, em outraspalavras, daquilo que não lhepertence. É importante destacarque este ilícito só atinge bensmóveis, ou seja, que podem serdeslocados de um lugar paraoutro, adotando-se, neste caso,o sentido real do termo e não oseu significado jurídico. De acor-do com a explicação da médicao tal documento não saiu do ar-quivo e foi apenas fotografado. Esegundo uma corrente jurídica,tal documento somente não po-deria vir a público se fosse “sigi-loso”. O documento vazado paraa imprensa é de interesse públi-co. Este documento contém umafrase com uma iminente situa-ção, que pode ser de extremagravidade: “existe risco iminenteaos munícipes”. Só este trechojá justifica que este fato seja deconhecimento da população,para que esta fique alerta sobreos métodos aplicados para re-solver os problemas de saúdedo município de Tatuí.

Entenda o caso - Na segun-da-feira (9), a médica Maria LauraLavorato Matias, diretora clínicada Santa Casa de Misericórdiade Tatuí, protocolou na Secreta-ria Municipal de Saúde ofício noqual informa que a partir de 1º demarço de 2015 “todas as ges-tantes de qualquer idadegestacional sejam encaminha-das ao Pronto Socorro Municipalpara ser atendidas e encami-nhadas via CROSS (Central deRegulação de Oferta de Servi-ços de Saúde) para referência”.A notificação esclarece “a coor-denação da Maternidade infor-mou que a escala de auxílio obs-tétrico estará desfalcada a partirde 1º de março, devido à dissi-dência sobre o segundo profis-sional Obstetra; portanto devidoao risco iminente aos munícipes,no período noturno não poderá

ser realizado a contento atendi-mento de Pronto Socorro naMaternidade”. O ofício alerta que“se até o próximo dia 1º de marçonenhuma atitude for tomada, aSanta Casa deixará de atenderas gestantes no período notur-no, em situação de emergência.As gestantes, a partir de então,deverão ser encaminhadas aoutros hospitais da região”.

MISSA DE CINZAS ABRE CAMPANHADA FRATERNIDADE EM TATUÍ

Bispo Diocesano celebra “Missa de Cin-zas” na Igreja Matriz de Tatuí.

Na quarta-feira (18), no SantuárioDiocesano de Nossa Senhora da Conceição,o bispo Dom Gorgônio Alves da EncarnaçãoNeto presidiu a “Santa Missa de Cinzas”, acom-panhada por grande número de fieis. Estacelebração abre oficialmente o período daQuaresma e da “Campanha da Fraternidade”na região pastoral de Tatuí.

Durante a missa, concelebrada pelo padreÉlcio Roberto de Góes, reitor do santuário, obispo diocesano falou sobre a importânciadesta campanha para a sociedade e a igreja,que deseja estabelecer um diálogo aberto,franco e reflexivo sobre as atuais conjunturasdo País.

O religioso destacou que igreja e socieda-de devem buscar, juntas, as soluções para obem comum do povo, que sofre com tantasinjustiças. Neste ano, a “Campanha daFraternidade”, organizada pela Conferência

Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abor-da o tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”e utiliza o lema: “Eu Vim Para Servir”.

Quaresma - A Quaresma é o período doano litúrgico que antecede a Páscoa Cristã.Começa na Quarta-Feira de Cinzas e terminano Domingo de Ramos, anterior ao Domingode Páscoa. É um tempo onde os cristãosdedicam-se à reflexão, penitência, conversãoespiritual, abstinência, jejum e orações, paralembrar os quarenta dias passados por Jesusno deserto e os sofrimentos que suportou naCruz. É uma época de reconciliação com Deus,quando ocorrem as confissões em todas asparóquias, para os fiéis pedirem o perdão deseus pecados e preparar-se para as celebra-ções da Semana Santa. (Com informações efotografia do site da Diocese de Itapetininga -Pe. André Luiz Garcia)