Doutrina Social da Igreja Católica

Post on 20-Oct-2015

51 views 20 download

Transcript of Doutrina Social da Igreja Católica

Universidade Católica de Petrópolis

Cristianismo e VidaPastoral Universitária

Fé e Realidade Social

Mater et Magistra

Doutrina Social

O que é?

Qual o papel da doutrina social?

Qual o objetivo da doutrina social da Igreja?Qual o objetivo da doutrina social da Igreja?

O espírito de uma encíclica.

Tradição e Missão

Rerum Novarum

Leão XIII – objetivo da encíclica.

Mudança de mentalidade dentro da Igreja sobre a vida social.sobre a vida social.

Erros doutrinários vs fomento de santificação.

O Espírito das EncíclicasEm toda a historia da Igreja, como em todas as suas posições ao longo da Historia, encontramos sempre duas linhas de força concomitantes: a da Tradição e a da Missão.Missão.

Tradição é o princípio de continuidade, que faz com que a Igreja se mantenha em contato constante com o passado, sem jamais romper o fio condutor que prende todos os seus momentos.

A Missão é o princípio de irradiação e de avanço, que faz com que tantas vezes ela se antecipe aos acontecimentos. Isolar da outra uma dessas duas forças é ver a Igreja apenas por um dos seus aspectos.

Princípio das Encíclicas

Tradição é o princípio de continuidade, que faz com que a Igreja se mantenha em contato constante com o passado, sem jamais romper o fio condutor que prende todos os seus momentos.todos os seus momentos.

A Missão é o princípio de irradiação e de avanço, que faz com que tantas vezes ela se antecipe aos acontecimentos. Isolar da outra uma dessas duas forças é ver a Igreja apenas por um dos seus aspectos.

A técnica e a sociedade existem para o homem e não o homem para elas. Esse humanismo cristão é que a Igreja vem trazer ao mundo moderno quando intervem no século através de uma Encíclica papal; não com espírito partidário, apologético ou confessional. Nem por um ecletismo oportunista ou sincretista. Nem ecletismo oportunista ou sincretista. Nem pregando “cruzadas” ou “guerras santas”. Mas procurando a unidade na inevitável diversidade de uma civilização de natureza pluralista, cujas contradições não se resolverão pela violência –guerras e revoluções – e sim por uma coexistência racional, que procure denominadores comuns que respeitem a liberdade sem ferir a paz.

Esse é o espírito que marca a Doutrina Social da

Igreja a Mater et Magistra que vamos analisar neste trabalho e as duas grandes encíclicas que a antecederam; a Rerum Novarum do papa Leão antecederam; a Rerum Novarum do papa Leão XIII em 1891 a aurora da Revolução Industrial e a Quadragesimo Anno em 1931 pelo papa Pio XII no advento do Nazismo na Alemanha.

Antecedentes HistóricosFoi com os grandes acontecimentoshistóricos do fim do século XVIII e doinicio do XIX - precedidos pela revoluçãotécnica introduzida pela máquina quetécnica introduzida pela máquina quemarcou o inicio da industrialização daeconomia moderna – que a Igrejaconfigurou uma nova posição em relaçãoaos problemas sociais.

Mercantilismo

As grandes navegações e o renascimento seiniciava a efetiva catolicidade da Igreja.América África e Extremo Oriente. Acristandade medieval perdeu muito de suaunidade após a Reforma Protestante noséculo XVI. Com o racionalismo do séculoXVIII, que iria ser intensificado peloevolucionismo naturalismo ou positivista doséculo XIX e pelo pragmatismo ou ateísmodo século XX.

No início do século XIX a Igreja deu sinaisde uma nova tomada de contato com omundo moderno. A secularizaçãoprotestante, o racionalismo e oindividualismo do século XVIII e oliberalismo e o socialismo do século XIX.Em face das ideologias novas e dasliberalismo e o socialismo do século XIX.Em face das ideologias novas e dasconvulsões sociais que a nova economia e anova política lançavam no Ocidente tanto aIgreja como os fiéis começaram a rever suasposições em face do mundo social quesurgia, com a queda do Antigo Regime.

Weber - 1864 -1920Livro: 1904 - 1905

1509 - 15641533

Queda do Antigo Regime

1ª Intervenção da Igreja

A Igreja a priore foi negativa e combativa.Procurou alertar os fiéis contra os errosdoutrinários. O Documento do papa Pio IX quegovernou a Igreja de 1846 a 1878 Syllabus de1864 foi a primeira manifestação global da Igreja1864 foi a primeira manifestação global da Igrejaem relação à ordem social. Não era a condenaçãodo mundo moderno e sim o apontamento dos errosdoutrinários e até dogmáticos, porém, causou umimpacto muito negativo, diziam que a Igrejarecusa a dialogar com o novo com o diferente.

Pio IX em dezembro 1864 escreve a encíclica Quanta Cura

cujo Syllabus lista 80 dos "principais erros do nosso tempo". O 80º "erro" era que "o Pontífice Romano tem de se reconciliar e acordar com o progresso, liberalismo, e progresso, liberalismo, e civilização moderna". Esta encíclica criticava abertamente aquilo que na altura era conhecido como a heresia do americanismo: a liberdade de religião, liberdade de pensamento, separação da Igreja do Estado.

Pio IX - 1846-1878

Como essas novas formas sócias eram, sobretudoinspiradas na tensão crescente entre a classeburguesa dominante e a classe proletáriaascendente entre os proprietários dos meios deprodução e os assalariados; em suma, entre ocapital e o trabalho, a tendência geral foi ligar oscatólicos e a Igreja ao capital e ao espíritocatólicos e a Igreja ao capital e ao espíritoconservador deixando o mundo do trabalho á açãodas ideologias, anarquistas socialistas ecomunistas. Muitos católicos se habituaram aconsiderar toda reforma social como sendo ummovimento alheio ao contrário ao ensinamento daIgreja.

TEMPOS MODERNOS

(Modern Times, EUA 1936)

Ex Cathedra

Se desde o inicio do século XIX as condiçõeshistóricas do mundo moderno levaram a IgrejaCatólica e certo numero de fiéis a assumirem umaposição definida em face das radicaistransformações da sociedade contemporânea, foitransformações da sociedade contemporânea, foirealmente a partir da Rerum Novarum, em 1891que essa posição tornou-se clara; objetiva e comaplicabilidade ao mundo moderno e aos fiéis quedesse mundo participam. “Alguns, mesmocatólicos receberam com temor e alguns comescândalo, a doutrina de Leão XIII”.de Leão XIII,brotou uma verdadeira ciência social católica”.

Leão XIII

O Papa das Encíclicas 1878 -1810

Para Pio XII “verdade, justiça e caridade cristã as trêsfortes colunas morais sobre as quais descansa o programasocial da Igreja”.Enquanto Marx faz a revolução o método único dealcançar o progresso social, a doutrina social da Igreja seafirma através do método – reformista ou evolutivo epacífico, é isso um dos pontos fundamentais de diferençaentre o marxismo e a visão social da Igreja.entre o marxismo e a visão social da Igreja.Tanto o marxismo com o catolicismo combatem oimobilismo, mas divergem totalmente no uso dos meios dedinamizar a sociedade e de realizar o progresso social. Apaz para a Igreja, não é apenas um fim, mas o meio. Não é,muito menos, uma propaganda ou um oportunismo, érealmente um objetivo a alcançar e um processo aempregar para a realização de uma vida social justa eharmoniosa.

Da Rerum Novarum a Quadragesimo

Anno

Se a Rerum Novarum havia iniciado a ação positiva de uma doutrina social católica aplicando os princípios gerais de justiça e do bem comum a os princípios gerais de justiça e do bem comum a uma economia capitalista dominante baseada exclusivamente na busca do interesse próprio e da produtividade material, a Quadragesimo Anno

veio dar um passo avante, especialmente em dois pontos, os chamados de subsdiariedade e de associação.

Da Rerum Novarum a Quadragesimo

Anno

Subsidiariedade seria o conceito que a sociedade exista para o homem e não o homem para a sociedade, combate neste sentido a coisificação do homem a simplesmente um viés, seja ele político ou econômico. A Igreja resgata, neste viés, seja ele político ou econômico. A Igreja resgata, neste sentido, o valor do homem, isto não é apenas uma visão confessional, mas antropológica baseada na filosofia e na experiência do próprio homem no decorrer dos séculos.

Associação: “toda ação da sociedade deve por sua

natureza prestar auxílio aos membros do corpo social,

mais nunca absorve-los e destruí-los”.

Da Rerum Novarum a Quadragesimo

Anno

O conceito de associação é de que a oindivíduo deve sempre buscar o bemindivíduo deve sempre buscar o bemcomum Πολιτιχοσ Polithicos, isto é, oserviço da cidade, o bem não apenas de umaforma egoísta, mais coletiva.

Na minha visão o socialismo hipertrofiou o conceito de classe – Marx colocou no centro de sua filosofia da História, fazendo centro de sua filosofia da História, fazendo da luta entre as classes e não da harmonia entre elas o eixo da evolução histórica.

Karl Marx (1818-1883), o pai do socialismo científico, escolhendo a linha da ação política, publicou em fevereiro de 1848, juntamente com Engels, em Londres, o juntamente com Engels, em Londres, o Manifesto do Partido Comunista: "Proletários de todo o mundo, uni-vos". Marx e Engels lêem a história como uma contínua luta de classes.

Karl Marx e Friedrich Engels Publicam o Manifesto do Partido Comunista em 21/02/1848

Karl Marx (1818-1883), o pai do socialismo científico, escolhendo a linha da ação política, publicou em fevereiro de 1848, juntamente com Engels, em Londres, o juntamente com Engels, em Londres, o Manifesto do Partido Comunista: "Proletários de todo o mundo, uni-vos". Marx e Engels lêem a história como uma contínua luta de classes.

O caminho socialista é superá-la e develevar à supressão da propriedade privada, àsocialização do capital, à abolição dafamília, das pátrias, das nacionalidades edas religiões. O movimento socialista devedas religiões. O movimento socialista deveser internacional e optar pelo caminho darevolução. Surgiram os Partidos socialistasna Alemanha, França e Itália, depois emquase todos os países.

“Os interesses do partido estão acima

dos meios interesses pessoais”

Marxismo x Cristianismo

Comunismo x Cristianismo

Meio - Fim - Paz

Mater et Magistra

No dia 15 de maio de 1961 o papa JoãoXXIII no terceiro ano do seu pontificadomanda a tipografia vaticana publicar suamanda a tipografia vaticana publicar suamais nova Encíclica para a hierarquiaeclesiástica, e todos os fiéis do OrbeCatólico: “Sobre a recente evolução da

Questão Social à luz da Doutrina Cristã”.

João XXIII

1958 - 1963

O Papa Bom

5 Anos de Pontificado

Sínodo dos Bispos;

Revisou o Código de Direito Revisou o Código de Direito Canônico;

Convocou um Concílio Ecumênico Vaticano II.

Mater et Magistra

A Encíclica divide-se em quatro partes:

1º O ensino social de Leão XIII a Pio XII;

2º Determinações e ampliações doutrinais;

3º Novos aspectos da questão social;

4º “A ordenada relação da consciência

humana para com Deus, fonte de toda a

verdade, justiça e amor”.

MM, n. 215

1º O ensino social de Leão XIII a

Pio XII. É a parte que mostra o espírito de continuidade deuma doutrina que se vem formando nos temposmodernos, à luz das exigências da História, masbaseada em princípios perenes e supra temporais.baseada em princípios perenes e supra temporais.“O Estado, cuja razão de ser é a realização dobem comum na ordem temporal, não pode manter-se ausente do mundo econômico; deve intervircom o fim de promover uma abundância suficientede ‘bens materiais, cujo uso é necessário para oexercício da virtude’”. (S. Tomás, De RegiminePrincipum).

2º Determinações e ampliações

doutrinais.

É o estudo mais analítico dos problemas jáfocalizados no documento de Leão XIII,mas considerados à luz de uma experiênciamas considerados à luz de uma experiênciade 70 anos durante os quais se precipitouconsideravelmente o ritmo de históriasocial.

3º Novos aspectos da questão social.

Especialmente no que tange à aplicação dajustiça social à relação entre setoresprodutivos de uma nacionalidade e àsprodutivos de uma nacionalidade e àsrelações entre países desenvolvidos bemcomo aos graves problemas do incrementodemográfico universal e às relações entrenacionalidade, para uma cooperaçãointernacional.

4º “A ordenada relação da consciência

humana para com Deus, fonte de toda a

verdade, justiça e amor”.

É precisamente nesta parte final que se encontra asexigências preliminares e fundamentais para essedocumento não seja apenas um programa de açãodocumento não seja apenas um programa de açãomeramente político-social. Muito menos umprograma de um partido ou de um regime etambém expõe que a encíclica não tem um caráterapologético ou sectário. Não é preciso ser

católico para aceita-lo e identificar pertinência

histórica em seus escritos.