Edição Pode ver - cne-jnsm.com · palco, mas o rico anda numa onda de azares e mal teve a alta...

Post on 30-Nov-2018

214 views 0 download

Transcript of Edição Pode ver - cne-jnsm.com · palco, mas o rico anda numa onda de azares e mal teve a alta...

Os Sub-campos da II e III secção estão montados e fantásticos. Um campo quase vazio recebeu os ex-ploradores e moços, os pioneiros e marinheiros de “braços abertos” e transformou-se numa aldeia di-nâmica e animada, que nos permite viajar através do tempo.

Nos recintos de cada patrulha e de cada equipa, são bem visíveis tendas de todos os tamanhos, cores e feitios, algumas até suspensas; refeitórios, cozinhas, pórticos e oratórios e os “construtores” diligentes provaram que é possível inovar e ser ori-ginal.

São bem visíveis nós de tripé, nós de barqueiro, nós cegos, nós direitos e alguns, também, bem tortos. Mas o que importa, verdadeiramente, é tentar fazer, refazer, tentar de novo após o último falhanço.

Ser escuteiro também é isto: nunca desistir.

Pedro Câmara – Escuta Escritor

O E n g e n h o

d e u m E s c u t e i r o N e s t a E d i ç ã o P o d e v e r : A 1ª Página

A 2ª Página

A 3ª Página

A 4ª Página

T Í T U L O S P R I N C I P A I S Não sabe ler? Pois leia-os então!

D e s t a q u e s Muito vocês que-rem saber!!

V I I A C A N U C

Edição 2 - Quinta-feira

E q u i p a

E d i t o r i a l

Norberto Brum, Pe.

Duarte Granadeiro

Pedro Araújo

Paulo Mota

Hoje é dia de… CONFIAR!

Toda a nossa vida assenta na confian-ça! Confiamos uns nos outros (à parti-da): confiamos nos pais, nos professo-res, confiamos nos amigos, confiamos naqueles e naquelas que julgamos merecer a nossa confiança. Ora, como humanos, todos somos falíveis, quer dizer, podemos errar, e errámos! Quem nos garante que o que nos en-sinam é o certo e correcto? Quem nos garante que não estamos a ser enganados? Neste dia, vivemos a “Confiança” e confiar em Deus é saber que nunca seremos por Ele enganados pois Ele é fiel… sempre fiel. Ele é digno de toda a nossa confiança porque permanentemente Ele nos ama através da oferta da vida de Jesus. Confiar em Deus é acreditar, acreditar mesmo quando tudo não nos é claro, mesmo quando não entendemos e percebemos tu-do, olhem, como Nossa Senhora. Quando o Anjo Lhe apareceu a anunciar que iria ser a Mãe de Jesus Ela nada entendeu mas, apesar das dúvidas, confiou e lançou-se na aventura do amor de Deus. Confiar é deixar-se conduzir por Jesus. Confiar é arriscar-se com Deus, arriscar porque não percebemos tudo ; existem coisas que não percebemos por inteiro… é seguir um caminho cheio de sinais de pista que, embora não sabendo aonde nos vão levar, uma certeza temos: com Deus o nosso final é sempre feliz. Arriscar-se com Deus é sinónimo de segurança! Confiar é comprometer-se com Deus. Sem compromissos a sério não há verdadeira confiança: quando se confia em alguém com-prometemo-nos com esse alguém. É preciso comprometermo-nos e comprometermo-nos, em pri-meiro lugar, connosco próprios, depois com Deus e com os ou-tros. Somos hoje desafiados a confiar! Confiar na terna e eterna mise-ricórdia de Jesus. Ah! E mesmo que não confiemos em Deus, Ele confia em nós!

Assistente de Campo

A P R I M E I R A E X P E D I Ç Ã O D O S P O V O S No dia 27 de Julho, estiveram reunidas em Campo cerca de 34 patrulhas das Expedições e Frotas, agrupados em seis Povos (Vikings, Francos, Hunos, Saxões, Helvétiros e Lusi-tanos). Estas tiveram como tarefa a confecção das bandei-rolas dos Povos e a criação e hastear da Bandeira da Mise-ricórdia. Sempre Alerta.

Natércia Braga - Dirigente

Página 2 A E v o l u ç ã o

PI...PI...PIONEIROS!...

Ontem os Pioneiros/Marinheiros, viveram as suas primeiras actividades em Campo. Fazer machadas de pedra, lanças, atear uma fogueira, pinturas rupestres e construir uma janga-da para a peca foram alguns dos desafios vividos.

Alegria, animação… e água fria à mistura foram ingredientes mais que suficientes para ser uma tarde bem azul e divertida.

Traz sempre chapéu na cabeça para te protegeres do sol.

Usa protector solar.

Bebe água várias vezes ao dia.

A água dos chuveiros não é potável: não a bebas nem a uses para lavar os dentes.

Poupa água ao máximo: não a desperdices!

Nunca deixes comida nem mantimentos ao sol e ao calor.

Não desperdices manti-mentos.

Sempre que não precises, fecha o gás.

Coloca sempre o lixo nos recipientes a ele destina-dos.

Fecha sempre a tua ten-da!

Nunca coloques papéis nas sanitas.

Nunca abandones o teu subcampo sem primeiro informares o teu chefe.

Recorre ao Hospital de Campo apenas quando não tens alternativa na tua Caixa de Primeiros Socor-ros.

Uns dizem que ontem foi o segundo dia de Acanuc mas, como Perdiz atento, e não sou de inrredes, ontem foi o pri-meiro grande dia! Ponto final! Ai que lindos que todos estavam ontem, pena é que a III sec-ção não sabe ainda “o que é sabão” e a II, tão ingénua, pen-sa que “já correu mundo” e nunca se viu porcos iguais como aqueles que metim o papel da limpeza na buraca da sanita, o pior é que tudo tem de ser feito em pé! Como Perdiz “misericordioso”, fui ao Centro de Saúde da Vila visitar os óculos do chefe vilafranquense que caiu do palco, mas o rico anda numa onda de azares e mal teve a alta dos óculos na mão, passada pelo charmoso Dr. Diogo, logo foi cair na ribeira, até parecia a nossa Sata a aterrar nas Flores em dia de ventania. O rico tem direito ao seu anoni-mato por isso não digo o nome dele mas têm de concordar comigo: o chefe Mariano parece que anda cheio de cobran-to. Cuide-se chefe! Sabem quem está muito contente? O tão dinâmico chefe Claudio. Tadinho, pensava que pelo facto de neste Acanuc estar longe da secretaria escaparia ao meu olhar de Perdiz atenta! Enganas-te quiride! Tou de olho em ti e não podia deixar de te mencionar neste nosso Jornal. Não imaginas as saudades que temos de ti aqui! Quirides. Como têm andado tão prefectas as nossas chefas e chefes, até reluzem de noite. Roupinhas pra todos os gos-tes e feitios, com cheirinho a “bolas de traça” e tudo, mas isso é consequência da longevidade dos tecidos. O chefe mais forreta que está em campo, (sabes quem é Chefe Mo-ta?), já pediu as sarapilheiras das roupas da III Secção para embalar as batatas do próximo Acanuc. Mês riques menines. Quem se mete com paletes os pés en-talada, que o diga o Marinheiro Miguel do 1197 de São José. A pobre criatura em vez de “entalar” dos peixes ficou foi com o pé entalado. Valha-nos são bidões em paletes de águas agitadas. Neste Acanuc já me apelidaram de Perdiz casamenteira. Já que tenho fama, deixem-me ter proveito agora: Que “loves” vão pralí pros lados da Equipa São João do 767 e da Equipa James Watt do 436. Dou recompensa aos Pioneiros Chico Brum e Neuza Melo, se adivinharem quais são os corações apaixonados! Olhem, aproveitem porque até o Padre é de casa!!! Tou menenta com tanta construção e tantas coisas lindas para as actividades. Tou louca pra que comecem as grandes actividades para ver os meus escuteirinhos a se divertirem e também para ver se a pobre da serra electrica tem umas merecidas férias; é uma mourinha de trabalho! Já pensei pedir, para a pobre, um atestado médico ao nosso doutor, mas o “serrador” assistente não deixou pois quer concluir a sua “licenciatura” em artes de bem serrar. Bom, muita coisa havia, e há, para referir, mas fico por aqui, senão o “Granadeiro Studio” fica sem espaço para as suas fotos. Continuem a aproveitar o Acanuc ao máximo e... cuidado porque sou uma Perdiz atenta. O Perdiz

OLHARES DE PERDIZ . . .

Página 3 E d i ç ã o 2 - Q u i n t a - f e i r a

LOJA de CAMPO

Cafés

08:30 às 09:30

12:45 às 14:00

19:15 às 20:30

Gelados

13:00 às 14:00

19:30 às 20:30

S . O . S . C O N S E L H O S !

ACANUC HORÓSCOPO 

Tome atenção ao seu signo Acanuc! Se és do Signo Chefe Mariano, não te aproximes de palcos e ribeiras, pois este é um período propício a que-das livres. Se és do Signo Luís Oliveira, terá tendência inacta à fardelagem automática. Aos do Signo Chefe Claudia, para além de estar com sintomas afónicos poderás ter hipótese de ganhar um gelado. Número da sorte: 1 euro! As nativas de Doutor Diogo, normalmente Pioneiras, vivem momentos de “doença” de amores, pois a passa-gem do Doutor pelo Hospital de Campo está a influenci-ar fortemente o estado do tempo cardíaco. Não hesite: invente uma doença! Os de signo “Facnim” estão sob efeito de serras eléc-tricas. Nem se aproxime de uma, pela saúde dos barro-tes. Os nativos femininos de Signo “Cidade” estão sob efeito de gravidez. Passe o dia a “rondar” pelo campo e esfregue a barriga no sentido norte sul. Quem está sob o efeito do signo “Granadeiro”, pode-rá ser apanhado em flagrante. Cuide-se e defenda-se de objectivas indesejáveis. Aos de signo “Exploradrores”. Está numa fase de bandeirolas. Tome cuidado com o corte dos tecidos e com as agulhas. Momento propício a ervilhamento. Aos de singo “Pioneiros”, tomem atenção: correm sérios riscos de afundamento em jangadas pré-fabricadas. A quantos estão sob a influência do Planeta Acanuc, terão propensão para alegria, para a partilha, condimen-tados com actividades loucas, aquecidas com água dos nossos chuveiros.

Acanuc Splash! A queda de um ET… o tal das antenas! Fardelagem não é comigo! Alabote!

À passagem da Chefe Andreia… Até a vaquinha... “VII Acanuc fala a Marta!”

Um padre marciano!!

Prisão de ventre?

Nova Obra da Misericórdia: Por o bico a quem ...

Quem é que é... dos “trinques!

Titanic na versão Pioneiros

O Extintor! Vulgo, a cara do Chefe Manelinho!