Edital Nº 01 / 2019 FISCAL DE POSTURAS · 2020-01-08 · CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA...

Post on 19-May-2020

10 views 0 download

Transcript of Edital Nº 01 / 2019 FISCAL DE POSTURAS · 2020-01-08 · CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA...

CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL

DE UBERLÂNDIAEdital Nº 01 / 2019

FISCAL DE POSTURASCódigo: 307

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES1. Este caderno contém as questões da Prova Objetiva.2. Use o Gabarito (Versão do Candidato) reproduzido ao final deste caderno apenas para marcar

o gabarito.3. Ao receber a Folha de Respostas da Prova Objetiva:

• Confiraseunome,númerodeinscriçãoecargo.• Assine,A TINTA,noespaçopróprioindicado.

4. ATENÇÃO:transcrevanoespaçoapropriadodasuaFOLHA DE RESPOSTAS,comsuacaligrafiausual,mantendoasletrasmaiúsculaseminúsculas,desconsiderandoaspaseautoria,aseguintefrase:

“Bravo não é quem sente medo, é quem o vence.” NelsonMandela

ATENÇÃO:FOLHA DE RESPOSTAS SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.

5. AotransferirasrespostasparaaFolha de Respostas:• useapenascanetaesferográficaazuloupreta.• preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente àrespostasolicitadaemcadaquestão.

• assinalesomenteumaalternativaemcadaquestão.Sua resposta NÃOserácomputadasehouvermarcaçãodemaisdeumaalternativa,questõesnãoassinaladasourasuras.

NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA.A Folha de Respostas nãodeveserdobrada,amassadaourasurada.

ATENÇÃO:PeríododeSigilo–Nãoserápermitidoaocandidatoseausentaremdefinitivodasaladeprovasantesdedecorridas2(duas)horasdoiníciodasprovas.OcandidatonãopoderáfazeranotaçãodequestõesouinformaçõesrelativasàssuasrespostasnoComprovanteDefinitivodeInscrição(CDI)ouemquaisqueroutrosmeios,quenãoospermitidosnesteEditaleespecificadosnacapadaprova.Oscandidatosnãopoderãoutilizar,emhipótesealguma,lapiseira,corretivosoulápis-borrachaououtromaterialdistintodoconstantenosubitem9.4.11doEdital.Seráproibido,durantearealizaçãodasprovas,fazerusoouportar,mesmoquedesligados,telefonecelular,relógios,pagers,beep,agendaeletrônica, lápis,borracha,corretivo,calculadora,walkman,notebook,palmtop,gravador,transmissor/receptordemensagensdequalquertipoouqualqueroutroequipamentoeletrônico,fazerusodeóculosescuros,boné,chapéu,gorro, lençoousimilares,podendoaorganizaçãodesteConcursoPúblicovetaroingressodocandidatocomoutrosaparelhosalémdosanteriormentecitados.Duranteoperíododerealizaçãodasprovas,nãoserápermitidaqualquerespéciedeconsultaoucomunicaçãoentreoscandidatosouentreestesepessoasestranhas,oralmenteouporescrito,assimcomonãoserápermitidoousodelivros,códigos,manuais,impressos,anotaçõesouquaisqueroutrosmeios.Ocandidatonãopoderá levaroscadernosdequestõesdasProvasObjetivasedeRedação,quandohouver.NãohaverásubstituiçãodaFolhadeRespostasdaProvaObjetivaeCadernoOficialdaProvaRedaçãodevidoaerrodocandidato.Aotérminodoprazoestabelecidoparaaprova,ostrêsúltimoscandidatosdeverãopermanecernasalaatéqueoúltimocandidatoterminesuaprova.AsinstruçõesconstantesnoCadernodeQuestõesenaFolhadeRespostasdaProvaObjetiva,bemcomoasorientaçõeseinstruçõesexpedidaspelaFundepdurantearealizaçãodasprovas,complementamoEditaledeverãoserrigorosamenteobservadaseseguidaspelocandidato.

O Caderno de Questões e o Gabarito da Prova Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico <www.gestaodeconcursos.com.br> no dia 17 de dezembro de 2019.

DURAÇÃO MÁXIMA DA PROVA: 4 (QUATRO) HORAS

ATENÇÃOSr.(a)Candidato(a),

Antes de começar a fazer a prova, confira se este caderno contém, ao todo, 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, cada uma constituída de 4(quatro)alternativasderesposta,assimdistribuídas:10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Matemática / Raciocínio Lógico, 5 (cinco) questões de Atualidades, 5 (cinco) questões de Legislação, e 15 (quinze) questões de Conhecimentos Específicos, todasperfeitamentelegíveis.

Havendoalgumproblema,informeimediatamenteaoaplicadordeprovasparaqueeletomeasprovidênciasnecessárias.

Caso não observe essa recomendação, não lhe caberão quaisquer reclamações ourecursos posteriores.

3

LÍNGUA PORTUGUESA

INSTRUÇÃO: Leiao textoa seguir para responderàsquestões de 1 a 6.

A fotografia está morrendo?

Detemposemtempostemosalgumartigoapocalípticodizendoquealgoestámorrendo, ou simplesmente vaiacabar.Atéhojeestamosesperandoamortedorádioouo fimdopapel.Mas,algunsdestesartigosnos trazemcoisasparapensarmos.Éocasodotextointitulado“TheDeath of Photography: are camera phones destroyingan artform?” (Em português: “A morte da fotografia:as câmerasdecelularestãodestruindouma formadearte?”)publicadono The GuardianporStuartJeffriesem13 de dezembro. Ele parte de uma pergunta simples:estariaamassificaçãoda fotografiadestruindoaarte?Perguntacomplicada.Emvezdeexpressarunicamentesua opinião, o jornalista procurou alguns grandesfotógrafoseosfezpensarsobreoassunto.

O primeiro a ser questionado foi Antonio Olmos,fotógrafomexicanoqueviveemLondres.Segundoele,nuncahouve tantas fotografias tiradasnomundo,masao mesmo tempo a fotografia está morrendo. Para ofotógrafo isso se deve justamente pela massificação.Parafalaraverdade,areportagemtodafoimotivadapordoisacontecimentosdasemanapassada.OprimeirofoiflagrantedoautorretratoemqueparticipouoPresidentedos Estados Unidos Barack Obama na cerimônia emmemória a Nelson Mandela. Segundo a reportagemelamostratodaanaturezanarcisistaquecercaanovafotografiaexecutadacomcelulares.Osegundofatofoiadivulgaçãodeumapesquisafeitaporpsicólogosondefoidemonstradoqueoatualcomportamentoquenos levaafotografartudooquevemostemporconsequênciaofatodenãovivermosintensamenteomomento,levandoasuanãoassimilação totaldos fatos.Ouseja,quantomaisvocêfotografaoseucotidiano,menoscapacidadedeselembrardelevocêtem.

É nesse segundo ponto que Olmos bate mais forte: “Aspessoasquetomamfotografiasdesuacomidaemumrestauranteemvezdecomê-la.AspessoasquetomamfotografiasdaMonaLisa,emvezdeolharparaela.Achoque o iPhone está levando as pessoas para longe desuasexperiências.”Oargumentodo fotógrafo tambémpassapelahistóriadosurgimentodafotografia,naqualospintoresperderamofilãoderetratosdefamíliaparaos fotógrafos. Agora, os profissionais estão perdendoo seu espaço para as fotografias feitas pelo cidadãocomum.Entendo o argumento do fotógrafo,mas sintoaqui também um pouco de amargura. Sabemos que o ramodofotojornalismo,aáreadeOlmos,estáemcrise.Antigamenteeranecessárioenviarumprofissionalparaumazonadeconflito.Hojeépossívelencontrardiversasfotos desses conflitos feitas por quem está vivendo oacontecimento.Imagensfeitascomcelularesepostadasemredessociais.Complicadocompetircomessetipodeinteratividade.

Por outro lado, o fotógrafoEamonnMcCabe temumavisão um pouco diferente. Para ele, a massificaçãoda tecnologia digital está deixando os fotógrafos cadavez mais preguiçosos. Antes uma sessão fotográficaera feita com dois rolos de filme de 24 poses. Hojepode-se fazer mil fotos em uma sessão e todosos defeitos são corrigidos no pós processamento. Sem dizer que tamanha quantidade de fotos nos tiraa capacidade de apreciar uma imagem. Por isso que sempredigoqueninguémvaiquererveras2milfotosdesuasférias.Façaumaseleçãode20fotosevaiserumsucesso. “Aspessoasestão fazendoummontedefotos,masninguémestáolhandoparaelas”.

E,nofinaldoartigo,temosavozdarazãonapessoadofotógrafoNickKnight,quejápublicouumlivroefezumacampanha demoda utilizando apenas o iPhone. Para ele,oiPhonetrouxeumaliberdadequesótemparalelocomosanos60,quandodeixou-sedeutilizartripénassessõesdemoda comautilizaçãode câmeras35mmem detrimento das de médio formato. Segundo Nick, “Oqueimporta,artisticamente,nãoéquantospixelselastem,masseasimagensfuncionam.Amáquinacomquevocêcriasuaarteéirrelevante.”

O artigo é muito mais denso e merece uma leituradetalhada. Mas, qual minha opinião? A arte semprevai estar morrendo, segundo a opinião de alguém.Alémdomais,afotografianãoéarte.Éumaformadecomunicação que pode ser utilizada como arte. Estautilização é que se encontra em baixa ultimamente eé de difícil acesso para o público comum.AtémesmoparaosfotógrafosqueinvestirammilharesdeReaisemseu equipamento. Vejo muita foto feita com câmerascaras, lentes soberbas, conhecimento técnico e pósprocessamentoexorbitantequesão,apenas,bonitinhas.Expressõesmáximasdafrase“suafotografiaétãoboaquantoseuequipamento”.Afotografia,comoexpressãoda arte, não estámorrendo. Ela continua existindo nomesmo nicho que sempre existiu. Talvez agora umpoucomaisescondidaporcontadamassificação,maselaestálá,vivendobem.

Disponívelem:<https://meiobit.com/274065/fotografia-esta-morrendo/>.Acessoem:31jul.2019(Adaptação).

QUESTÃO 1

Releiaestetrecho.

“Detemposemtempostemosalgumartigoapocalíptico dizendoquealgoestámorrendo, ou simplesmente vaiacabar.Atéhojeestamosesperandoamortedorádioouofimdopapel.”

Oadjetivoemdestaque,nocontextoemqueseencontra,foiutilizadocomsentido

A) denotativo,poisrefere-seaoprimeirosentidodotermo,deumarevelaçãoreligiosa.

B) literal, pois atribui ao termo “apocalipse” novossignificadosparaalémdooriginal.

C) conotativo, jáqueosentidooriginaldotermoéreelaborado, e remete à anunciação do fimdealgo.

D) figurado, pois o sentido original do termo éempregadoemsuatotalidade.

4

QUESTÃO 2

Otextotemcomotítulooquestionamento:“Afotografiaestá morrendo?” e apresenta distintas opiniões sobreesse tema.

Entre as opiniões, aquela que justifica a morte dafotografiaestácorretamenteexpressaem:

A) “[...] a massificação da tecnologia digitalestá deixando os fotógrafos cada vez maispreguiçosos. Antes uma sessão fotográficaera feita com dois rolos de filme de 24 poses. Hoje pode-se fazer mil fotos em uma sessãoe todos os defeitos são corrigidos no pósprocessamento[...].”

B) “o iPhone trouxe uma liberdade que só temparalelo com os anos 60, quando deixou-sede utilizar tripé nas sessões de moda com autilizaçãodecâmeras35mmemdetrimentodasdemédioformato.”

C) “(afotografia)Éumaformadecomunicaçãoquepodeserutilizadacomoarte.Essautilizaçãoéque se encontra embaixa ultimamente e é dedifícilacessoparaopúblicocomum.Atémesmopara os fotógrafos que investiram milhares deReaisemseuequipamento.”

D) “Oargumentodo fotógrafo tambémpassapelahistóriadosurgimentodafotografia,naqualospintoresperderamofilãoderetratosde famíliaparaosfotógrafos.Agora,osprofissionaisestãoperdendooseuespaçoparaasfotografiasfeitaspelocidadãocomum.”

QUESTÃO 3

Na conclusão do texto, o autor expressa sua opiniãoprópria sobre o tema. Assinale a alternativa que asintetiza corretamente.

A) Paraoautor,nãosetratadamortedafotografiaenquantoexpressãoartística,poisestacontinuaexistindo,e, sim,damassificaçãoda fotografiacomo um todo.

B) O autor, concordando com o fotógrafo NickKnight,acreditaqueomaioracessodaspessoasa dispositivos de fotografar é responsável pelaquedanaqualidadeexpressivadafotografia.

C) Oautoracreditaquefotografianãoéartee,porisso, nem mesmo os melhores equipamentosseriamcapazesdeproduzirfotografiasartísticas.

D) O autor do texto acredita que a massificaçãopromovida pelas novas formas de fotografargera fotógrafos preguiçosos, incapazes de produzir arte.

QUESTÃO 4

O texto em questão, como se trata de um artigo deopinião, trazoposicionamentodoautoremrelaçãoaotema debatido.

Nesse sentido, é correto afirmar que, a respeito dasopiniõesexpressaspelosfotógrafosabordados,oautor

A) discorda da opinião de EamonnMcCabe e deAntonioOlmos.

B) discordadeAntonioOlmos,enquantoconcordacomNickKnight.

C) refutaaopiniãodetodososfotógrafosabordados.

D) reiteraaopiniãodeEamonnMcCabeediscordadeNickKnight.

QUESTÃO 5

Analiseostrechosaseguir.

I. “Semdizerquetamanhaquantidadedefotosnostiraacapacidadedeapreciarumaimagem.”

II. “O que importa, artisticamente, não é quantospixelselastem,masseasimagensfuncionam.”

III. “Segundo ele, nunca houve tantas fotografiastiradas no mundo, mas ao mesmo tempo afotografiaestámorrendo.”

Há desvio da norma-padrão no que diz respeito àconcordânciaverbalno(s)trecho(s)

A) I,apenas.

B) II,apenas.

C) IIeIII,apenas.

D) I,IIeIII.

QUESTÃO 6

Analiseostrechosaseguir.

I. “Paraele,oiPhonetrouxeumaliberdadequesótemparalelocomosanos60,quandodeixou-sedeutilizartripénassessõesdemoda.”

II. “Hoje pode-se fazer mil fotos em uma sessãoe todos os defeitos são corrigidos no pósprocessamento.”

Considerando a norma-padrão da língua portuguesa,assinaleaalternativacorreta.

A) Ambos os trechos estão em desacordo com a norma-padrão. Em I, há um problema decolocaçãopronominal,e,emII,umproblemadehifenização.

B) O trecho I está de acordo com a norma-padrão,e,emII,háumproblemade índicedeindeterminaçãodosujeito.

C) No trecho I, há um problema de conjugaçãoverbal, e o trecho II está de acordo com a norma-padrão.

D) Ambos os trechos estão de acordo com a norma-padrãodalínguaportuguesa.

5

INSTRUÇÃO: Leiao textoa seguir para responderàsquestões 7 e 8.

“[...]

O de amendoim que se chamava midubim e não era torrado era cozido Melembrodetodosospregões: Ovosfrescosebaratos Dez ovos por uma pataca

Foihámuitotempo... Avidanãomechegavapelosjornaisnempeloslivros Vinhadabocadopovonalínguaerradadopovo Língua certa do povo PorqueeleéquefalagostosooportuguêsdoBrasil Aopassoquenós Oquefazemos É macaquear Asintaxelusíada

Avidacomumaporçãodecoisasqueeunãoentendiabem Terrasquenãosabiaondeficavam Recife... RuadaUnião... Acasademeuavô... Nuncapenseiqueelaacabasse! Tudolápareciaimpregnadodeeternidade Recife... Meuavômorto. Recifemorto,Recifebom,Recifebrasileiro comoacasademeuavô.”

(Evocação do Recife – ManuelBandeira).Disponívelem:<https://www.escritas.org/pt/t/9074/evocacao-do-recife>.

Acessoem:1ºago.2019.

QUESTÃO 7

Sobre as reflexões de Manuel Bandeira a respeitodos usos da língua portuguesa, assinale a alternativaincorreta.

A) Osversos“Dezovosporumapataca”remetemaospregõesqueoeu lírico ouvia nas ruasdesuacidade,portantorepresentamumavariaçãoinformaldoportuguês.

B) Quando se refere à “língua errada do povo”, oeulíricoutilizaironiaeinvestecontraanoçãodaexistênciadeumalínguacertaeumalínguaerrada.

C) Em “A vida não me chegava pelos jornaisnem pelos livros / Vinha da boca do povo”, é estabelecida uma divisão entre a linguagemescrita(formal)ealinguagemoral(informal).

D) Em “Ao passo que nós / O que fazemos / É macaquear / A sintaxe lusíada”, o eu líricorelembra as origens da língua e aponta aincapacidade do falante brasileiro de utilizar asintaxecorretamente.

QUESTÃO 8

Nosversos“Recife.../RuadaUnião.../Acasademeuavô...”,asreticênciasdesempenhamafunçãode

A) indicar que a ideia expressa pelos versos seperpetua no pensamento do eu lírico e nãoterminacomofimdafrase.

B) assinalar uma suspensão no ritmo da falaprovocada por uma hesitação nas ideiasexpressaspeloeulírico.

C) mostrar a interrupção do fluxo de ideias do eulírico,eamudançadoassuntoquevinhasendotratadoatéali.

D) marcar o corte na fala do eu lírico, pelainterferência da fala de outro personagempresente no poema.

QUESTÃO 9

Leiaotextoaseguir,deManoeldeBarros.

Auto-Retrato Falado

VenhodeumCuiabádegarimposederuelasentortadas. MeupaiteveumavendanoBecodaMarinha,ondenasci. MecrieinoPantanaldeCorumbáentrebichosdochão, aves,pessoashumildes,árvoreserios. Aprecioviveremlugaresdecadentesporgostodeestar entrepedraselagartos. Jápubliquei10livrosdepoesia:aopublicá-losmesinto meiodesonradoefujoparaoPantanalondesou abençoadoagarças. Meprocureiavidainteiraenãomeachei–peloquefuisalvo. Nãoestounasarjetaporqueherdeiumafazendadegado. Os bois me recriam. Agoraeusoutãoocaso! Estounacategoriadesofrerdomoralporquesófaço coisasinúteis. Nomeumorrertemumadordeárvore.

Disponívelem:<https://www.pensador.com/frase/MTY2MzAyNA/>.Acessoem:29jul.2019.

Arespeitodogêneroedatipologiadessetexto,écorretoafirmarquesetratadeum(a)

A) texto híbrido, que mescla elementos doautorretrato e do poema.

B) autobiografia,detipologiainjuntiva.

C) texto tipicamente descritivo, portanto, umabiografia.

D) trechodediário,textotípicodaoralidade.

6

QUESTÃO 10

Analiseostextosaseguir.

TEXTO I

Disponívelem:<https://tinyurl.com/y565jq7l>.Acessoem:1ºago.2019.

TEXTO II

(Mãos Desenhando–M.C.Escher.)Disponívelem:<http://miriancoelho.files.wordpress.com/2008/03/escher-drawinghands.jpg>.Acessoem:1ºago.2019.

Arespeitodosrecursoslinguísticosutilizadospelostextos,analiseasafirmativasaseguireapossívelrelaçãoentreelas.

I. Ambosostextosutilizamalinguagemdaqualsãofeitosparapensaressapróprialinguagem,sejaatirinhaqueseautorreferencia,notextoI,sejaodesenhoquedesenhaasimesmo,notextoII.

PORTANTO

II. oprocessopresenteemambosostextosédenominadometalinguagem.

Nessecontexto,pode-seafirmar:

A) Ambasasafirmativasestãocorretas,masaIInãoéconclusãodaI.

B) Ambasasafirmativasestãocorretas,eaIIéconclusãodaI.

C) AafirmativaIestácorreta,eaIIestáincorreta.

D) AafirmativaIestáincorreta,eaIIestácorreta.

7

MATEMÁTICA / RACIOCÍNIO LÓGICO

QUESTÃO 11

DanieLarissasãocolegasdeescola.Dani,quesempretenta impressionarcomsuashabilidadesmatemáticas,sugeriuàLarissaoseguinte:“vocêpensaemumnúmeronaturalqualquerde1até10e,apósalgumasinstruçõesqueeuteder,vouadivinharoresultadofinalsemsaberqualnúmerovocêpensou!”.

Após isso, Dani dá as seguintes instruções para suacolegaLarissa:

• Pense em um número natural qualquer de 1 até 10;

• Emseguida,multipliqueessenúmeroquevocêpensoupor9;

• Agora, some o primeiro com o último dígito doresultado obtido da operação anterior se oresultadoforumnúmerodedoisdígitosesome0casooresultadosejaumnúmerodeumdígitosó;

• Some4aoresultadodaoperaçãoanterior.SupondoqueLarissatenharealizadotodasasoperaçõesdeformacorretaesemqueelafalasseparaacolegaqualo número havia pensado incialmente, Dani adivinhouqueoresultadofinaldasoperaçõesfeitas,apósaúltimainstruçãodadaporela,eraiguala

A) 7.

B) 9.

C) 11.

D) 13.

QUESTÃO 12

Emuma reunião comas lideranças de uma empresa,umadasgerentespediuapalavraedisseasseguintesafirmativas:

I. “Se um funcionário cumpre com todas as suasobrigações,entãoeleserápromovidoaumcargomelhor.”

II. “Se um funcionário é promovido a um cargomelhor,entãoelereceberáumsaláriomelhor.”

Assinaleaalternativaquerelaciona,demaneiracorreta,a falsidadeouaveracidadedasduasafirmativasditaspelagerente.

A) Se é falsa a afirmativa I, então seránecessariamenteverdadeiraaafirmativaII.

B) Se é falsa a afirmativa I, então seránecessariamentefalsaaafirmativaII.

C) Se a afirmativa II é falsa, então seránecessariamentefalsaaafirmativaI.

D) Se a afirmativa II é verdadeira, então seránecessariamenteverdadeiraaafirmativaI.

QUESTÃO 13

Brunadisseoseguinte:“Segostodefilmes,entãogostodecinema”.

Uma proposição que é logicamente equivalente à ditapor Bruna é:

A) Se não gosto de filmes, então não gosto decinema.

B) Nãogostodefilmesougostodecinema.

C) Gostodefilmesounãogostodecinema.

D) Gostodefilmesedecinema.

QUESTÃO 14

Cleide pretende comprar uma bicicleta a fim depraticar diariamente ciclismo. Ela entrou em uma lojaespecializadanavendadesse tipodeprodutoe,apósescolherabicicletaqueiriacomprar,ovendedordaloja,prontamente,explicouquaisasformasdepagamento:

• ÀvistanovalordeR$1720,00;ou

• A prazo, em duas parcelas iguais, sendo aprimeira no ato da compra e a segundo trinta dias apósoprimeiropagamento.

Ao verificar que o valor do produto, nas condiçõesdo pagamento a prazo, é de R$ 1 840,00, Cleide,imediatamente, calculou o percentual da taxa mensaldejurospraticadospelalojadebicicletas,chegandoaovaloriguala

A) 5%.

B) 7%.

C) 13%.

D) 15%.

QUESTÃO 15

Em uma clínica de controle alimentar, um médicoentregou àsuaassistenteumatabelacomamassa,emquilograma, dos doze pacientes que haviam realizadoconsultacomeleemumdeterminadodia:

88 58 54 6470 85 91 7076 66 56 92

Paraqueomédicopudesse fazerumamelhoranálisedos resultados expressos na tabela naquele dia, suaassistente calculou, respectivamente, os valores damédia,damedianaedamodadoconjuntoderesultados,encontrando,corretaerespectivamente,

A) 72,5;70e70.

B) 72;88e92.

C) 72;70e92.

D) 72,5;88e70.

8

QUESTÃO 16

Umplanodesaúdecobradeseusassociados,deacordocomatabela,asseguintesmensalidadesparaamodalidadedecoparticipação:

Tipo de plano: enfermaria coparticipativo Tipo de plano: apartamento coparticipativoFaixa etária Valor do plano (R$) Faixa etária Valor do plano (R$)

0–18 134,35 0–18 178,4319–23 144,83 19–23 192,3524–28 163,66 24–28 217,3529–33 191,48 29–33 254,3034–38 220,20 34–38 292,4539–43 268,64 39–43 356,7944–48 330,43 44–48 438,8549–53 380,00 49–53 504,6754–58 463,60 54–58 615,70

59oumais 672,22 59oumais 892,77

No sistema de coparticipação, cada associado, além da mensalidade, paga também parte (tabelada) do valor dosprocedimentosmédico,terapêutico,ambulatorialrealizados.Osvalorespagosnacoparticipaçãopelosassociadossãoosmesmos,independentementedotipodeplano,enfermariaouapartamento.Quaissejam:

Consultas:coparticipaçãodeR$21,29,porprocedimento;

Exames do Grupo 1:coparticipaçãodeR$3,56,porprocedimento;

Exames do Grupo 2:coparticipaçãodeR$28,39,porprocedimento;

Exames do Grupo 3:coparticipaçãodeR$56,75,porprocedimento;

Terapias: coparticipaçãodeR$11,35,porprocedimento.

Sr.Joel,quetem61anosdeidade,éassociadodoplanodesaúdecitadonamodalidadecoparticipaçãoetipodeplanoapartamento.Emumdeterminadomês,elerealizouumexamedoGrupo1,doisexamesdogrupo3e15sessõesdeumadeterminada terapia.

Considerandoosvaloresapresentados,nessemêsemquerealizouosprocedimentos,Sr.Joelpagou,aoplanodesaúde,ovalorcorrespondentea

A) R$1021,18.

B) R$1123,36.

C) R$1176,48.

D) R$1180,08.

QUESTÃO 17

Ariécriadordemulase,emsuapropriedade,tem72dessesanimais.Eleacaboudecomprarumaquantidadederaçãosuficienteparaalimentá-lasporumperíododetrintadias,acontardodiadacompra.Cincodiasapóscomprararação,Ariadquiriumaistrêsmulase,dezdiasapósessacompra,elevendeuumterçodosanimaisquepossuía.

SeArinãoaumentouenemdiminuiaquantidadedeanimaisapósaúltimavenda,écorretoafirmarqueaquantidadeinicialderaçãocompradaporeledurouumtotalde

A) 14 dias.

B) 24 dias.

C) 30 dias.

D) 36 dias.

9

QUESTÃO 18

Asaladereuniõesdeumaempresaécompostaporumagrande mesa retangular e oito cadeiras dispostas daseguintemaneira:quatrodeumladodamesaequatrodo outro.

Duascadeirasespecíficas(narepresentaçãomarcadascomx)sãoocupadas,emtodasreuniões,somentepelopresidenteevice-presidentedaempresa,que,entresi,podemtrocardelugar.Asdemaiscadeirassãosempreocupadas,emqualquerordem,pelosseisconselheirosdessa mesma empresa.

De acordo com a organização descrita, o número demaneirasdistintasemquepresidente,vice-presidenteeosseisconselheirospodemsesentaremumareuniãoemquetodosestiverempresenteséiguala

A) 720.

B) 1 440.

C) 2880.

D) 5 040.

QUESTÃO 19

Ari, Rui e Ivo são, não necessariamente nessaordem, professor, economista e deputado. Ao fazeruma comparação das suas alturas, sabe-se que oeconomista,melhor amigo deAri, é omais baixo dostrês.JáodeputadoémaisbaixodoqueIvo.

Logo,écorretoafirmarque

A) Ruiéodeputado.

B) Ivoéoprofessor.

C) Ariémaisbaixoqueodeputado.

D) Ari é o economista.

QUESTÃO 20

Emumgrupoderedessociais,usuárioslevantaramumaenquetea respeitode trêsmarcasdecarro:A,BeC.Foi perguntado quantos usuários já tiveram carros depelomenosumadessasmarcas.Osvaloresobtidosnaenqueteforamosseguintes:

• 35usuáriosjátiveramcarrodamarcaA;• 43usuáriosjátiveramcarrodamarcaB;• 40usuáriosjátiveramcarrodamarcaC;• 20usuáriosjátiveramcarrosdasmarcasAeB;• 13usuáriosjátiveramcarrosdasmarcasAeC;• 15usuáriosjátiveramcarrosdasmarcasBeC;e• 8usuáriosjátiveramcarrosdastrêsmarcas.

Todos os usuários responderam à enquete e tiverampelomenosumcarrodeumadasmarcas.Escolhendo um dentre os usuários desse grupo aoacaso,aprobabilidadedequeeletenhatidoumcarrodeumaúnicamarcaéiguala:

A) 2339235935393559

B)

2339235935393559

C)

2339235935393559D)

2339235935393559

ATUALIDADES

QUESTÃO 21

Leia o trecho a seguir.

Teatro Grande Otelo é tombado como patrimônio histórico e cultural de Uberlândia

DecretodetombamentofoipublicadonoDiárioOficialdoMunicípiodestasegunda-feira(1º). Iníciodasobrasderevitalizaçãoaindaseguesemdatadefinida.

Disponívelem:<https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/04/01/teatro-grande-otelo-e-tombado-como-

patrimonio-historico-e-cultural-de-uberlandia.ghtml>. Acessoem:18jul.2019.

OteatroGrandeOtelo,importanteedifíciodeUberlândia,recebeuessenomeem1993,devidoao

A) atoruberlandense,SebastiãoBernardes.

B) CineVeraCruz,quefoiumpresentedeGrandeOteloparaoentretenimentodacidade.

C) projeto de revitalização do teatro, que foiinspiradonaobradeGrandeOtelo.

D) tombamentodoteatrocomopatrimôniohistóricoeculturaldeUberlândia.

10

QUESTÃO 22

Analiseachargeaseguir.

Disponívelem:<http://www.leovillanova.net/category/charges/page/20/>.Acessoem:17jul.2019.

Apósanalisaracharge,épossívelconcluirque

A) adengueeazikasãotransmitidaspelomesmotipo de mosquito.

B) avacinacontradengueéeficientenotratamentoda zika.

C) ostransmissoresdadengueaocontráriodosdazika,sãoafetadospelavacina.

D) os mosquitos transmissores da dengue e da zika sãodiferentes.

QUESTÃO 23

Analiseaimagemaseguir.

Disponívelem:<http://reamp.com.br/blog/2018/09/o-crescimento-das-fake-news-no-ambiente-digital/>.

Acessoem:17jul.2019.

“Fake News sãonotíciasfalsaspublicadasporveículosdecomunicaçãocomosefosseminformaçõesreais.”Disponívelem:<https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-

que-sao-fake-news.htm>.Acessoem:17jul.2019.

Sobre fake news,écorretoafirmar:A) As fake news se restringem ao campo do

humor,nãooferecendoprejuízoaosusuáriosdatecnologia.

B) As falsas notícias podem ser controladas pelajustiça e seu conteúdo corrigido por meio dasredes sociais.

C) Asredessociaisseautorregulamnoquetange à divulgação de fake news que podem ser debatidasnomeiodigital.

D) Astecnologiasdigitaisfavoreceramadivulgaçãode fake newsdevidoàsuavelocidadeeextensãode acesso.

QUESTÃO 24

Leia o trecho a seguir.

Empresários de Uberlândia já buscam alternativas aos canudos plásticosDisponívelem:<https://diariodeuberlandia.com.br/

noticia/21610/empresarios-de-uberlandia-ja-buscam-alternativas-aos-canudos-plasticos>.Acessoem:12jul.2019.

A preocupação de empresários de Uberlândia estáalinhadaaumatendênciaquepodeserobservadaemoutroslugaresdoBrasil.

Aprincipalmotivaçãoparaasubstituiçãoeaboliçãodoscanudinhosdeplásticoestárelacionadaà(ao)

A) necessidade de se substituir os canudos plásticos por outros fabricados com produtosmais baratos.

B) adesão aos movimentos ecológicos que vemreduzindogradativamenteousodeplásticoparaconsumoemgeral.

C) alto custo gerado pela coleta seletiva dosmateriaisàbasedepolipropilenoepoliestireno.

D) impacto ecológico do plástico, que pode levarséculosparasedecompornomeioambiente.

QUESTÃO 25

Analiseográficoaseguir,referenteaoIDHdeUberlândia.

Disponívelem:<http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/21167.pdf>.Acessoem:15jul.2019

“OÍndicedeDesenvolvimentoHumanovariade0a1,quantomaisseaproximade1,maioro IDHdeumlocal.Deacordocomdadosdivulgadosemnovembrode2010pelaONU,oBrasil apresenta IDHde0,699.”Disponívelem:<https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-idh-no-

brasil.htm>.Acessoem:15jul.2019.

Apartirdográficoedo texto,épossívelafirmarqueo IDHdeUberlândia

A) estáacimadamédiadoIDHbrasileiro.B) manteve-seestávelde1991a2010.C) tembaixoíndiceemrelaçãoaointeriordoestado.D) sofreuquedaem2010.

11

LEGISLAÇÃO

QUESTÃO 26

Sabendo-se que os cargos, empregos e funções sãoacessíveisaosbrasileirosquepreenchemosrequisitosprevistos em lei, considere as disposições da LeiOrgânica do Município de Uberlândia a respeito dosservidores públicosmunicipais e assinale a alternativaincorreta.

A) Oprazo de validade do concurso público é deatédoisanos,prorrogávelduasvezesporigualperíodo.

B) A leiestabeleceráoscasosdecontrataçãoportempodeterminado,paraatenderanecessidadetemporáriaedeexcepcionalinteressepúblico.

C) A investidura em cargo ou emprego públicodepende da aprovação prévia em concurso deprovas ou de provas e títulos, ressalvadas asnomeaçõesparacargoemcomissãodeclaradoemlei,delivrenomeaçãoeexoneração.

D) O servidor público municipal em exercício demandato eletivo federal ou estadual ficaráafastadodocargo,empregooufunção.

QUESTÃO 27

De acordo com a Lei Orgânica do Município deUberlândia, as fiscalizações contábil, financeira,orçamentária,operacionalepatrimonialdomunicípioedasentidadesdaAdministraçãoDiretaeIndireta,quantoàlegalidade,legitimidade,economicidade,aplicaçãodassubvenções e renúncias de receitas, serão exercidas,mediantecontroleexterno,pelo(a)

A) procuradormunicipal.

B) TribunaldeJustiça.

C) CâmaraMunicipal.

D) controladoriafazendária.

QUESTÃO 28

QuantoàestabilidadedoservidorpúblicoprevistanaLeiOrgânicadoMunicípiodeUberlândia,écorretoafirmar:

A) É estável, após três anos de efetivo exercício, oservidorpúblicomunicipal nomeado em virtude deconcursopúblico.

B) É estável, após dois anos de efetivo exercícioe desde que aprovado em avaliação dedesempenho, o servidor público municipalnomeadoparacargodeconfiança.

C) Éestável, apósdoisanosdeefetivoexercício, oservidorpúblicomunicipalnomeadoemvirtudedeconcursopúblico.

D) É estável, após três anos da aprovação emconcurso público, o servidor público municipalemexercício.

QUESTÃO 29

Sobre o provimento em cargos no serviço público domunicípio de Uberlândia, considere as afirmativas aseguir.

I. O servidor estável não poderá perder o cargoemvirtudedeprocessoadministrativodisciplinar,sendo necessária a existência de sentençajudicial transitadaem julgadocontraaqualnãocabe recurso aos tribunais superiores.

II. No ato da posse, o servidor apresentará,obrigatoriamente, declaraçãodebense valoresque constituem seu patrimônio e declaraçãoquanto ao exercício ou não de outro cargo,empregooufunçãopública.

III. Oexercíciodocargo,queéoefetivodesempenhodesuasatribuições,teráiníciodentrodoprazodetrintadias,contadosdadatadaposseoudadatadapublicaçãodoatoemqualqueroutrocaso.

Conforme as disposições da Lei Complementar nº40de1992domunicípiodeUberlândia,estãocorretasasafirmativas

A) IeIII,apenas.

B) IIeIII,apenas.

C) IeII,apenas.

D) I,IIeIII.

QUESTÃO 30

RelacioneaCOLUNAIIcomaCOLUNAI,associandoasgratificaçõeseosadicionaisdeferidosaosservidoresmunicipais de Uberlândia pela Lei Complementar nº40/1992àssuas respectivas características.

COLUNA I

1. Gratificaçãodefunção

2. Gratificaçãonatalina

3. Adicionalporserviçoextraordinário

4. Adicionalportempodeserviço

COLUNA II

()Remuneração com acréscimo de cinquenta porcentoemrelaçãoàhoranormaldetrabalho.

( ) Corresponde a um por cento do vencimento do seucargoefetivo,aoqualseincorporaparatodosos efeitos legais, até o limite de trinta e cincoanuênios.

()Devida(o) ao servidor investido em função dechefia,direçãoouassessoramento.

()Corresponde a um doze avos, por mês deefetivo exercício, da remuneração devida, docargo de que seja titular, emdezembro do anocorrespondente.

Assinaleasequênciacorreta.

A) 3 4 1 2

B) 2 1 3 4

C) 3 2 4 1

D) 1 3 2 4

12

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

FISCAL DE POSTURAS

QUESTÃO 31

A normaABNT NBR 10.151 –Avaliação do ruído emáreashabitadas,visandooconfortodacomunidade–fixaascondiçõesexigíveisparaavaliaçãodaaceitabilidadedo ruído em comunidades, independentemente daexistênciadereclamações.

Deacordocomessanorma,tendocomobaseaTabeladeNíveldeCritériodeAvaliação–NCA,qualéonívelderuídoaceitável,emdB(A),paraambientesexternosemáreamista,predominantementeresidencial,noperíodonoturno?

A) 35 dB(A).

B) 45 dB(A).

C) 50 dB(A).

D) 60 dB(A).

QUESTÃO 32

A Lei nº 12.587/2012, Política Nacional deMobilidadeUrbana, estabelece diretrizes para regulação dosserviços de transporte público coletivo, incluindo aoutorgadodireitoàexploraçãodeserviçosdetáxi.

DeacordocomessaLei,qualpercentualdasvagasdeoutorga de exploração de serviço de táxi deverá serreservadoparacondutorescomdeficiência?

A) 10%.

B) 15%.

C) 20%.

D) 25%.

QUESTÃO 33

Considera-se comércio ambulante a atividadetemporáriadevendademercadoriasavarejo,realizadaemlogradourospúblicos,portrabalhadoresautônomos,emlocaisehoráriospreviamentedeterminados.

De acordo com a Lei Complementar nº 6.044 de1994, que regula o comércio ambulante no Municípiode Uberlândia, qual tipo de produto não tem a vendapermitidapormeiodocomércioambulante?

A) Produtosalimentícios.

B) Produtos artesanais.

C) Produtoseletrônicos.

D) Produtosindustrializados.

QUESTÃO 34

A Lei Federal nº 12.305/2010, Política Nacionalde Resíduos Sólidos, institui a responsabilidadecompartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a serimplementada de forma individualizada e encadeada.Com isso, alguns fabricantes, importadores,distribuidores e comerciantes foram obrigados aestruturare implementarsistemasde logísticareversa,medianteretornodosprodutose/ouembalagensapósousopeloconsumidor,deformaindependentedoserviçopúblicodelimpezaurbana.

De acordo com essa Lei, assinale a alternativa queapresenta produtos que não devem ter sistemas de logísticareversa.

A) Pilhasebaterias

B) Lâmpadas incandescentes

C) Pneus

D) Óleoslubrificantes,seusresíduoseembalagens

QUESTÃO 35

A Lei Complementar nº 6.044 de 1994, que regulao comércio ambulante no município de Uberlândia,cria a Comissão Consultiva Permanente do ComércioAmbulante–CPCA.

Sãocompetênciasdessacomissão,exceto:

A) Determinar o horário de funcionamento docomércioambulante.

B) Definir a padronização dos equipamentosutilizados para a atividade do comércioambulante.

C) Emitirarenovaçãodoalvarádelicença.

D) Estabelecer a relação de mercadoriascomercializáveis.

QUESTÃO 36

A rededecentraisdeentulhoparapequenosvolumesderesíduosconstituiserviçopúblicodelimpezaurbana, pormeiodepontosdecaptaçãoperenes,implementadosem locais apropriados para deposição do material, aserem estabelecidos pelo Poder Público Municipal,medianteestudopréviodeimpactoambiental.

Segundo a Lei Complementar nº 10.280/2009 queinstitui o Sistema deGestãoSustentável deResíduosda Construção Civil e Resíduos Volumosos, são tiposde resíduos que não serão admitidos nas centrais de entulho,exceto:

A) Resíduosdepodasecortedeárvores.

B) Resíduos domiciliares não inertes oriundo depreparodealimentos.

C) Resíduosdosserviçosdesaúde.

D) Resíduosindustriais.

13

QUESTÃO 37

A Lei Complementar nº 10.280/2009, que instituio Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos daConstruçãoCivileResíduosVolumosos,determinaquecaberá aos órgãos de fiscalização do Poder PúblicoMunicipal,noâmbitodesuasatribuições,ocumprimentodasnormasnelaestabelecidas.

Paraisso,sãoatribuiçõesdosórgãosdoPoderPúblicoMunicipal,nocumprimentodafiscalização,exceto:

A) Expedir notificações e autos de infração, deretençãoedeapreensão.

B) Enviar à Procuradoria Geral do Município osautosquenãotenhamsidopagos,parafinsdeinscriçãonaDívida.

C) Inspecionar e orientar os geradores,transportadores e receptores de resíduos de construçãocivilevolumososquantoàsnormasatinentes.

D) Transferir os resíduos com deposição irregularouinadequadaparaascentraisdeentulho.

QUESTÃO 38

ALeiComplementarnº10.686/2010,queestabeleceasDiretrizesdoSistemaViáriodoMunicípiodeUberlândia,possui um capítulo específico que trata das calçadas. Os novos loteamentos deverão adotar critériosgeométricosdeacordocomessaLei,detal formaquea inclinação longitudinal máxima das calçadas nãoultrapasse8,33%.

Naimpossibilidadedeadoçãodessainclinação,qualéainclinaçãolongitudinaladmissível,desdequeutilizandoa construção de patamares nivelados de descanso acada10,00m?

A) 11%.B) 12%.C) 13%.D) 14%.

QUESTÃO 39

Um dos pontos críticos na fiscalização municipal é ocumprimento de posturas e indicações de segurançana manipulação, fabricação, depósito, transporte euso de inflamáveis e explosivos no comércio. A LeiComplementar nº 10.741/2011 permite aos varejistasconservaremcômodosapropriados,armazénse lojas,aquantidadedematerialinflamávelouexplosivo,fixadapeloCorpodeBombeiros,narespectivalicença.

O estoque não pode ultrapassar a venda provável dequantosdias,segundoaLei?

A) 7 dias.

B) 10 dias.

C) 15 dias.

D) 30 dias.

QUESTÃO 40

Analiseasseguintesdisposiçõesparafuncionamento.

I. As salas de entrada devem possuir locais dedescartedeembalagensdevidrosparabebidas.

II. As portas e corredores para o exterior conservar-se-ãosemprelivresdegrades,móveisou quaisquer objetos que possam dificultara retirada rápida de pessoas, em caso deemergência.

III. Bebedouros automáticos de água filtrada emperfeito estado de funcionamento devem estarinstaladoseahigienizaçãodosreservatóriosdeáguadevesersemestral.

IV. Ascabinesdeprojeçãoeolocaldearmazenamentodaspelículasdevemestarcontíguoseconstruídoscom materiais incombustíveis.

V. Vídeos de conteúdo informativo acerca dosprocedimentos a serem tomados em casos de emergênciasdevemserexibidosantesdoiníciodeshowsouquaisquerapresentaçõeseduranteestes.

VI. Aparelhos de sinalização sonora devem serinstalados para identificação do início dosespetáculos.

VII.Detectores de metais devem ser instalados naentradadeestabelecimentos.

No âmbito da Lei Complementar nº 10.741/2017, queinstitui o Código de Posturas, em todas as casas dediversões públicas serão observadas as seguintesdisposiçõesparafuncionamento:

A) I,II,IVeVI,apenas.

B) II,III,VeVII,apenas.

C) I,III,IVeVI,apenas.

D) III,V,VIeVII,apenas.

QUESTÃO 41

A Lei Complementar nº 10.741/2017, que institui oCódigo de Posturas, trata da ocupação das calçadaspúblicas,inclusiveparapermitiraocupaçãodepasseiospúblicoscommesas,cadeirasououtrosobjetos.

Qual é a faixamínima de circulação a ser respeitadapara o trânsito de pedestres nos passeios de acordo com essaLei?

A) 1,00m.

B) 1,20m.

C) 1,25m.

D) 1,50m.

14

QUESTÃO 42

O Código de Posturas estabelece as diretrizes parainstalação de publicidade nomunicípio deUberlândia,incluindo a proibição da veiculação de propagandassobre bebidas alcoólicas nas proximidades de prédiospúblicos,creches,asilos,albergueseestabelecimentoseducacionais.

De acordo com essa Lei, qual é a distância mínimaestabelecidaparafixaçãodessetipodepropagandadaentradaesaídadosestabelecimentosmencionados?

A) 50 metros.

B) 100 metros.

C) 150 metros.

D) 200 metros.

QUESTÃO 43

QualéoprazodevalidadedoAlvarádeFuncionamentopara os estabelecimentos comerciais e industriais, deacordocomoCódigodePosturas?

A) Até 2 anos.

B) Até 3 anos.

C) Até 4 anos.

D) Até 5 anos.

QUESTÃO 44

A Lei Complementar nº 11.008/2011 cria o Programade Reciclagem de Resíduos de Podas de Árvores noMunicípiodeUberlândia.

DeacordocomessaLei,oqueseráfeitocomostroncose galhos recolhidos nas podas e cortes de árvoresefetuadospelaprefeituramunicipal?

A) Serão destinados à construção de bancos,mesaseoutrosobjetosdedecoração.

B) Serão destinados à fabricação de cavacosa serem utilizados em indústrias locaiscredenciadas.

C) Serão destinados à fabricação de aduboorgânico.

D) Serão destinados à doação a artesãoscadastradosjuntoàprefeituramunicipal.

QUESTÃO 45

ALeiComplementarnº12.504/2016,quedispõesobreoServiçoPúblicodeColetaSeletivaSolidáriadoMunicípiodeUberlândia, cria oNúcleoEspecializado emColetaSeletiva,responsávelpelagestãodesseserviço.

Segundo essa Lei, na estrutura desse núcleo, deveráconter um quadro mínimo de quatro funcionáriosocupantes de cargos de provimento efetivo oucomissionadonasseguintesáreas,exceto:

A) Administrativa.

B) Ambiental.

C) Social.

D) Financeira.