Egipto Final

Post on 10-Jul-2015

1.356 views 3 download

Transcript of Egipto Final

A Caminho do Egipto

O Egipto (oficialmente, República Árabe do Egipto) é um país situado no Norte de África.

É conhecido principalmente pelas Pirâmides de Gizé, os faraós e as múmias!

BiodiversidadeO que é a biodiversidade?

A biodiversidade é variedade ou quantidade de espécies do mundo natural.

Considera todas as formas de vida (espécies) e as inter-relações que estabelecem entre si (tanto dentro da própria espécie como fora), pois a existência de uma espécie afecta directamente muitas outras.

Biodiversidade

É importante preservar a biodiversidade do planeta, não só porque cada organismo é único, mas também porque as plantas, os animais e os microorganismos fornecem substâncias indispensáveis ao ser humano – algumas podem servir para fabricar medicamentos, por exemplo.

Biodiversidade no Egipto

Os principais ecossistemas do Egipto são o deserto e o delta do Nilo. Todos eles são únicos, pois são abrigo de várias espécies diferentes.

Vamos ver os principais aspectos que os caracterizam:

Deserto

O Egipto alberga parte do maior deserto do mundo, o deserto do Sahara.

Este deserto é constituído por várias eco-regiões distintas entre si, que variam não só em temperatura, mas também em precipitação e elevação do solo e que abrigam comunidades distintas de plantas e animais.

Regiões do Sahara

Deserto: aqui, as condições de vida são inóspitas e existem muito poucos animais, juntamente com plantas xerófitas (plantas que armazenam água no caule) e raros arbustos – isto ocorre principalmente devido à falta de água.

Regiões do Sahara

Estepes do Sahara Norte: esta eco-região estende-se ao longo de todo o deserto no norte, perto das florestas Mediterrânicas. As chuvas de Inverno sustentam matas que formam uma transição entre as regiões com clima mediterrânico no norte e o clima árido no sul.

Regiões do Sahara

• As montanhas de Tibesti e Jebel Uweinat acolhem temperaturas mais frias e chuvas regulares, que lhes permitem suportar bosques de palmeiras, acácias e várias plantas bastante raras.

Animais do Sahara

• Os dromedários e cabras são os animais domesticados mais encontrados no Sahara. Por causa da sua incrível resistência e velocidade, o dromedário é o animal predilecto dos nómadas.

• O Leiurus quinquestratus é um escorpião que pode atingir os 10 cm de comprimento. O seu veneno é muito perigoso: no entanto, uma picada deste escorpião raramente mata um adulto saudável.

Animais do Sahara

• O lagarto monitor é um animal geralmente activo de noite e costuma estender-se na areia apenas com os seus olhos visíveis. As suas dentadas são dolorosas, mas raramente fatais.

• O cão selvagem africano existe principalmente no sul do Sahara.

• A raposa Fennec e a raposa de Rüppell são canídeos omnívoros de várias partes do Sahara.

Animais do Sahara• A avestruz é uma ave que não voa nativa de África.

Contudo, as suas populações têm-se tornado cada vez mais raras.

• O addax, antílope branco, é uma espécie ameaçada. Adaptado ao deserto, aguenta meses sem beber, até mesmo um ano.

• A gazela dorcas é uma gazela do Norte de África, que também aguenta muito tempo sem beber água.

• Além deles, existem outros animais no Sahara (pássaros, especialmente!) tais como o manon africano ou o bico-de-lacre.

Delta do Nilo

• O Delta do Nilo é a região onde o rio Nilo se divide em vários braços para desaguar no mar Mediterrâneo, no norte do Egipto.Durante o Outono, partes do Rio Nilo estão repletas de flores de lótus vermelhas.

Flora do Rio Nilo

• O Baixo Nilo (Norte) e o Alto Nilo (Sul) têm plantas que crescem em abundância. A planta do Baixo Nilo é a lótus egípcia, e a planta do Alto Nilo são os papiros – no entanto, não há uma população tão variada como antes, estando a tornar-se cada vez menor.

Animais do Delta do Nilo

• Os peixes do delta incluem tainhas e solhas.

Várias centenas de milhares de aves aquáticas passam o Inverno no delta, incluindo as maiores populações do mundo de gaivota-pequena e gaivina-de-faces-brancas.

Animais do Delta do Nilo

Outros pássaros que fazem do delta a sua casa são a garça-real-europeia , borrelho-de-coleira-interrompida, marrecas e cormorões. Também são encontrados íbis.

Animais do Delta do Nilo

• Outros animais encontrados no delta incluem rãs, tartarugas, jabutis e mangustos. Os crocodilos do Nilo e os hipopótamos, dois animais que se propagaram no delta durante muito tempo, já não são encontrados

Impacto do Turismo na Biodiversidade

O Egipto é um dos países mais visitados do mundo. Aqui, os turistas costumam andar mais de avião (mesmo quando vão de cidade para cidade) e de barco, geralmente para terem a oportunidade de ver o Rio Nilo melhor.

Impacto do Turismo na Biodiversidade

Os impactos derivados do aumento do número de turistas geram distúrbios que comprometem os ecossistemas locais, interferindo directamente na paisagem, pois as relações entre a fauna e a flora são alteradas.

Toda esta interferência faz com que haja redução da biodiversidade a nível ecológico, biológico, geológico e cultural da região.

Impactos do Turismo na Biodiversidade

Relativamente aos impactos ambientais derivados da exploração desordenada e mal planeada, destacam - se dois:

Impactos do Turismo na Biodiversidade

Fauna - sabe -se que existe uma alteração quanto ao número de espécies, dependendo da adaptação às alterações provocadas pela poluição, por exemplo.

Impactos do Turismo na Biodiversidade

Flora – O turismo pode levar à extinção local de plantas devido ao choque mecânico causado pela compactação do solo; a erosão deixa expostas as raízes das plantas, tornando - as vulneráveis a pragas. Estas alterações vão ter consequências nos animais e destruir cadeias alimentares.

Impacto nos Ecossistemas

O aumento do turismo, faz com que o local seja afectado a nível de todos os subsistemas terrestres.

A nível da hidrosfera, os gastos e a poluição de água aumentam com a afluência de turistas.

Como este é um clima seco, o caudal do Rio Nilo sofre alterações. A diminuição da quantidade de água pode levar a que haja mais competição entre as espécies residentes.

Impactos nos Ecossistemas

Com a poluição atmosférica, os ecossistemas podem tanto ser afectados pelas mudanças de temperatura, como pelas chuvas ácidas, que destroem os organismos que vivem no solo. Consequentemente, o solo sofre erosão, dificultando o aparecimento de vida, num sítio que por si só já é hostil.

Impacto do TurismoPodemos concluir que o turismo, se mal gerido,

pode desequilibrar o modo como funcionam os ecossistemas desta região. Na verdade, basta que uma espécie seja afectada para que muitas outras sofram as consequências, o que pode levar a um maior impacto a nível da região.

Bibliografia• http://www.egyptvoyager.com/redsea_formation_ecosystem.htm• http://allaboutegypt.org/2010/03/tourism-stressing-egypts-white-deserts-fragile-ecosystem/• http://en.wikipedia.org/wiki/Sahara#Ecoregions• http://en.wikipedia.org/wiki/Nile_Delta• http://www.revistaturismo.com.br/artigos/impacto-ambeneg.html• http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/• http://planetearth.nerc.ac.uk/news/story.aspx?id=200• http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nile_Monitor,_Lake_Manyara.jpg• http://www.parstimes.com/spaceimages/nile_delta_2000.jpg• http://mmg.photobucket.com/image/gaivota%20pequena/jumento/019/gaivota-pequena.jpg.html?src=www• http://farm1.static.flickr.com/60/172812569_561f7b729d.jpg• http://i.olhares.com/data/big/139/1398571.jpg• http://www.animaisfotos.com.br/wp-content/uploads/2009/11/JABUTI.jpg• http://chapadadosveadeiros.inf.br/fotos_jardim_do_eden/images/80-Papiro.jpg• http://ipt.olhares.com/data/big/25/255355.jpg

Fim