ENSINO FUNDAMENTAL · Frevo O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do...

Post on 03-Jul-2020

11 views 0 download

Transcript of ENSINO FUNDAMENTAL · Frevo O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do...

PROF.ª ARLENE CALIRI

PROF.ª GABRIELA DACIOARTES 8º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IICiência - O homem na construção do conhecimento

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 7.2ConteúdoHistória da dança Brasileira

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeIdentificar a participação da dança na formação da identidade cultural do Brasil, assim como perceber a participação da dança na cultura amazonense.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

História da dança brasileiraNo Brasil a dança tem muitas expressões. Na cultura popular, nas danças indígenas e folclóricas e nas formas mais eruditas, que foram introduzidas por renomados bailarinos europeus por volta dos anos 1930 com as primeiras escolas de balé.

AULA

5

A dança é uma linguagem universal, um meio de expressão importante desde épocas remotas, assim como a música. Consiste em uma coordenação estética de movimentos corporais, combina os elementos plásticos, os grandes gestos ou posturas corporais em composição coerente e Origens da dança folclórica brasileira.

AULA

6

É relativamente recente, resultando do encontro de tradições culturais diversas principalmente as de influência europeia, africana e nativa. A influência indígena e negra aumenta ou diminui, conforme a região e, por isso, apresenta uma grande diversificação regional.

AULA

7

Danças folclóricas

AULA

8

O papel da Igreja CatólicaA Igreja Católica desempenhou importante papel no processo de formação de um folclore brasileiro, criando acompanhamentos religiosos de contos, músicas e danças indígenas que acabaram se desligando da Igreja e até hoje persistem criando cortejos com dança e representações de vários tipos como: a congada, o reisado, maracatu, bumba meu boi, samba de roda, frevo, candomblé, afoxé, caboclinho, maculelê, capoeira, maxixe, samba, xaxado, fandango, carimbo e danças indígenas.

AULA

9

Fandango - Região Sul O termo Fandango designa uma série de danças populares - chamadas “marcas”. No Paraná, os dançadores, executam as variadas coreografias: Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Cana-verde, Caranguejo, Vilão de Lenço, Xarazinho, Xará Grande, Sabiá, Marinheiro, etc.

AULA

10

O acompanhamento musical é feito com duas violas, uma rabeca e um pandeiro rústico, chamado adufo.

Pandeiro rústico

Rabeca Adufo

AULA

11

As coreografias das “marcas” paranaenses constam de rodas abertas ou fechadas, uma grande roda ou pequenas rodas fileiras opostas, pares soltos e unidos.

AULA

12

Os passos podem ser valsados, arrastados, volteados, etc., entremeados de palmas e castanholar de dedos.

O sapateado vigoroso é feito somente pelos homens, enquanto as mulheres arrastam os pés e dão volteios soltos.

AULA

13

Danças fandango

AULA

14

1. A partir de que culturas originou a dança brasileira.

2. A dança Fandango caracteriza que região brasileira.

3. Quais as principais características do Fandango?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

Região SudesteCatira ou CateretêÉ executada, em algumas regiões, exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas. Na extremidade de uma delas fica o violeiro que tem à sua frente o seu “segunda”, isto é, outro violeiro ou cantador que o acompanha na cantoria.

AULA

16

Danças Catira

AULA

17

Alpha - de casal dançando frevo

AULA

18

Região NordesteFrevoO Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.

AULA

19

O carnaval de Olinda é o carnaval do frevo, que pode ser considerado o carnaval mais popular do país, embora não seja o maior. Isso porque no carnaval do frevo não existem escolas de samba, sambas-enredo ou trios elétricos, ou seja, o carnaval é realizado pelo povo, pelas famílias que saem nas ruas para a folia.

AULA

20

Dança Frevo

AULA

21

Região NorteCarimbóDança de roda típica do Pará, formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros.

AULA

22

No carimbó, as mulheres dançam com saias longas coloridas (florais), compridas, franzidas e amplas, com blusa geralmente branca e curta. Adornam pulseiras e colares de sementes grandes. Enfeitam o cabelo com rosas ou camélias e os pés ficam descalços.

AULA

23

Já o vestuário dos homens é mais simples, sendo costume utilizar uma calça branca (estilo bermuda) com a bainha dobrada, blusa florida e os pés descalços.

AULA

24

O nome carimbó deriva do instrumento de percussão indígena chamado de curimbó, que na língua Tupi quer dizer pau oco.

Em 2014, o carimbó foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan – o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

AULA

25

Dança Carimbó

AULA

26

1. Quais o principal acessório utilizado no Frevo?

2. Qual região brasileira carimbó representa?

AULA

27

A DançaA dança é uma linguagem universal. As sociedades desenvolveram danças específicas de cada região, apresentando uma pouco da história e cultura de seu povo.

RESUMO DO DIA

28

Dança PrimitivaA dança presidia todos os acontecimentos – nascimento, casamento, morte, caça, doenças, visando a vida, a saúde, a fertilidade, através da comunhão com a natureza.

RESUMO DO DIA

29

EgitoDança do ventreA dança do ventre já era praticada por civilizações antigas e no Egito Antigo, sacerdotisas dançavam em rituais religiosos.

RESUMO DO DIA

30

ArgentinaTangoO tango é uma dança que surgiu nos subúrbios de Buenos Aires e inicialmente acreditavam que ele estava ligado aos cabarés e bordéis, graças a sua sensualidade.

RESUMO DO DIA

31

Dança FrancesaA França é um país que exerce forte influência cultural em todo o mundo. O berço do Ballet Clássico tem o Can-Can como dança folclórica típica da sua região.

RESUMO DO DIA

32

Dança PortuguesaO Vira é uma dança conhecida como tradicional da região do Minho, mas é dançado em muitos outros lugares de Portugal, sendo considerado uma das mais antigas, populares e características danças tradicionais deste país.

RESUMO DO DIA

33

Dança IndianaTodas as formas de danças da Índia são estruturadas em nove emoções: felicidade, raiva, desgosto, medo, sofrimento, coragem, compaixão, desejo e serenidade.

RESUMO DO DIA

34

História da dança brasileiraNo Brasil a dança tem muitas expressões. Na cultura popular, nas danças indígenas e folclóricas e nas formas mais eruditas, que foram introduzidas por renomados bailarinos europeus por volta dos anos 1930 com as primeiras escolas de balé.

RESUMO DO DIA

35

Fandango - Região Sul O termo Fandango designa uma série de danças populares - chamadas “marcas”.

RESUMO DO DIA

36

Região Sudeste Catira ou CateretêÈ executada, em algumas regiões, exclusivamente por homens, organizados em duas fileiras opostas.

RESUMO DO DIA

37

Região Nordeste FrevoO Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.

RESUMO DO DIA

38

Região Norte CarimbóDança de roda típica do Pará, formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros.

RESUMO DO DIA

39

Observe os vídeos e discuta com seus colegas:

Por que os seres humanos dançam?

DESAFIO DO DIA

40

VT 08

DESAFIO DO DIA

41

Coreografias de alas do carnaval

DESAFIO DO DIA

42