Entendendo arte sec_xx

Post on 11-Jul-2015

1.881 views 1 download

Transcript of Entendendo arte sec_xx

Entendendo a ARTE do Séc. XX

Muitas pessoas, ao verem uma pintura moderna, pensam:

“ Credo, até o meu irmão mais novoFaz isso!”

Vamos tentar entender porque a arte moderna

é assim?

Durante muito tempo, foi fácil entender o significado das pinturas, pois elas simplesmente retratavam pedaços da realidade escolhidos pelos artistas, que muitas vezes atendiam encomendas de retratos, paisagens, naturezas mortas ou pinturas religiosas:

Porém, no final do séc. XIX, a pintura já não representava a realidade em todos os seus detalhes, perfeitamente... Surgia o grupo dos

IMPRESSIONISTAS

Monet, Impressão, sol nascente, 1872-73

Esse tipo de pintura não foi bem recebido pela crítica e pelo público. As pessoas estavam muito acostumadas com a pintura tradicional, que representava a realidade de maneira fiel, seguindo regras de representação como a perspectiva, luz e sombra...

Preferimos a arte acadêmica!

Confira algumas características da pintura impressionista:

Pinceladas marcadas e vigorosas

Figuras representadas sem muitos detalhes e nitidez

As cores e tonalidades não são misturadas na paleta, mas utilizadas puras em pequenas pinceladas

Uso de cores nas áreas de sombra no lugar do preto

Pintura ao ar livre

Investigação e registro da ação da luz na paisagem

Como os artistas queriam estudar a ação da luz na paisagem, Monet, um dos principais representantes do impressionismo, retratava um mesmo lugar várias vezes, variando apenas o horário do dia e as condições do clima.

Monet gostava tanto de pintar ao ar livre que tinha um “barco-ateliê”, retratado nesta pintura, no qual navegava pelo rio Sena, que atravessa Paris, fazendo suas pinturas.

Os pintores substituem os detalhes por pinceladas leves e vivas, a tal ponto que, ao observarmos de perto determinadas áreas, não identificamos as figuras com clareza, mas, ao olhar a obra como um todo, cada mancha de tinta ganha sentido.

Renoir foi outro importante pintor impressionista, mas além de belíssimas paisagens, ficou também conhecido por retratar cenas alegres da vida parisiense nas últimas décadas do séc. XIX:

1880

Renoir Monet

Curiosamente, Monet e Renoir retrataram o mesmo local em pinturas de 1869. La Grenouillère era o nome de um restaurante nos arredores de Paris, muito procurado aos domingos . Observe os resultados das duas pinturas.Quais são as semelhanças e diferenças entre elas?

DegasDegas participou do impressionismo, mas desenvolveu um estilo diferente: além da cor, a grande paixão dos impressionistas, ele valorizava o desenho, por isso vemos em algumas de suas obras a presença de linhas .

Pintou poucas paisagens e cenas ao ar livre: em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a luz é artificial.

Alguns fatores contribuíram para essa grande ruptura com a representação do real que foi o impressionismo:

Paris havia se tornado a primeira metrópole verdadeiramente moderna, física e socialmente, e os artistas reagiram a isso incorporando novas técnicas, teorias e práticas, que renegassem o passado tracicional da arte, que não mais representava as mudanças ocorridas.

Assim sendo, os artistas evitarão temas históricos ou alegóricos e privilegiarão o registro de momentos fugazes da vida moderna, a fim de criar aquilo que Monet denominava “um trabalho espontâneo, no lugar de um trabalho calculado”.

"A mediocridade é aceita. As paredes são ladrilhadas com pinturas virtuosas e totalmente insignificantes. Pode-se olhar de cima para baixo, de um lado para o outro: nenhuma pintura que possa chocar, nenhuma pintura que exerça atração. A arte foi saneada, foi cuidadosamente escovada; um bom burguês de pantufas e camisa branca."Émile Zola