Ermida de nossa senhora do mileu de veiros

Post on 21-Jun-2015

262 views 4 download

Transcript of Ermida de nossa senhora do mileu de veiros

Ermida de Nossa Senhora do Mileu -

Veiros

Trabalho realizado por:António PainhaNovembro/2012

Não se conhece a data da sua fundação, havendo várias hipóteses para tal, nomeadamente uma lenda ligada à Reconquista, bastante presente na tradição oral local. No entanto, é consensual que esta igreja tem origens remotas, sendo das mais antigas do antigo termo de Veiros.

Sabe-se que é administrada pela Santa Casa da Misericórdia desde 1609 e que teve uma reforma estrutural em 1778, que lhe eliminou quase todos os elementos primitivos e lhe conferiram o aspeto atual . Predominam os estilos rococó e neoclássicos.

No exterior existe um adro com bancos para peregrinos e, lateralmente, um terreiro para romeiros onde hoje se fazem as festas em honra de Nossa Senhora do Mileu.

Existe na frontaria da igreja uma lápide romana do (séc.I)

Cuja tradução é a seguinte :

« Aqui jaz Sexto Ebúcio Rufino , filho de Sexto, da tribo Papíria de 45 anos . Que a terra te seja leve . O filho mandou fazer para o pai. »

Veiros, a minha terra, tem como muitas terras, a sua lenda.

A Lenda da Senhora do Mileu Em Veiros viviam meia centena de homens

e a povoação era pequena. Mafalda, uma rapariga de Veiros, encontrou num pinhal que existia perto da ermida, a imagem duma senhora a que deram o nome da Senhora do Pinhal. Mafalda era muito amiga de visitar a Senhora como todas as mulheres de Veiros. Ela não tinha mãe e vivia com o pai .

Mafalda não sabia que os mouros tinham vencido os cristãos perto de Elvas e que vinham a caminho de Veiros. Foi o pai quem lho disse. Ela esperava Lourenço, o fidalgo de quem gostava. Assim que o enfrentou chorou e perguntou-lhe se era verdade o que o pai lhe dissera. Ele disse que sim. Chegou a hora da batalha, doze cavaleiros cristãos à frente e atrás os guerreiros. Travou-se a batalha. Os gritos das crianças e os soluços das mulheres soaram ao campo da luta. 

Depois, apareceu uma mulher que falou suavemente e que se ouviu em toda a planície. Ela disse: 

 “- Avante cristãos: para cada mil mouros um de vós.”Lourenço gritou para os companheiros se tinham ouvido as palavras da mãe do Céu... Todos responderam que sim.“Para cada mil, eu.”

Os mouros iam caindo mortos. Outros fugiam.Já estava visto que o povo de Veiros era senhor da sua terra onde ainda hoje existe a ermida de Nossa Senhora do Mileu que é muito venerada e respeitada pelo povo veirense.

Este trabalho foi realizado por António Painha