Exemplos citações

Post on 26-Jan-2015

365.894 views 39 download

description

 

Transcript of Exemplos citações

Citação direta

Citação direta

Cópia fiel (ipsis literis) do texto do autor da obra pesquisada.

Apropriação das palavras do outro

Informa o AUTOR, o ANO da edição do livro e a PÁGINA em que está a citação.

Citação direta curta É a citação de até 3 linhas; Abre aspas dentro do texto.

Exemplo: Para Morin (2000, p. 56), é na linguagem que o

discurso “ganha seu sentido com relação à palavra, mas a palavra só fixa seu sentido com relação ao discurso no qual ela se encontra encadeada”.

exemplos

Para Joly (1996, p.28), “abordar ou estudar certos fenômenos em seu aspecto semiótico é considerar seu modo de produção de sentidos, ou seja, a maneira como provocam significações, isto é, interpretações”.

Citação direta longa

Citação direta longa

É a citação a partir de 4 linhas;

recua 4 cm da margem, não abre aspas.

Citação direta longa: exemplo

Diz Ducrot (1977) que somos levados a admitir que as relações intersubjetivas inerentes à fala não servem apenas à troca de conhecimento, mas a uma grande variedade de relações inter-humanas. O trecho abaixo explica bem o que o autor quer mostrar:

A língua, então, não é mais apenas o lugar onde os indivíduos se encontram; ela impõe também, a esse encontro, formas bem determinadas. Não é mais somente uma condição da vida social, mas um modo de vida social. Ela perde sua inocência. Deixar-se-á, portanto, de definir a língua, à moda de Saussure, como um código, isto é, como um instrumento de comunicação. Mas ela será considerada como um jogo, ou melhor, como o estabelecimento das regras de um jogo, e de um jogo que se confunde amplamente com a existência cotidiana (DUCROT, 1977, p. 12).

Citação direta longa: exemplo

A partir da especificidade do jornalismo, Eco (1998, p. 14) questiona:

O que é um jornal, se não um produto, formado de um número fixo de páginas, obrigado a sair uma vez por dia, e no qual as coisas ditas não serão mais unicamente determinadas pelas coisas a dizer (segundo uma necessidade absolutamente interior), mas pelo fato de que, uma vez por dia, se deverá dizer o tanto necessário para preencher tantas páginas?

Além dos valores estratégicos apresentados na construção de um Website, faz-se necessário também, entender a função estética desses materiais, bem como seu layout e visibilidade. Diante disso Moreira (2003, p. 24) destaca que:,

A Web tem uma estética ingênua criada pelas páginas pessoais e só vai ter uma de verdade quando designers e tecnólogos conseguirem fazer algo que não pode ser feito nas outras mídias. Para fazer isso, os designers consideram que não precisam ser programadores, basta entender as tecnologias o suficiente para saber o que pedir aos técnicos. Segundo eles tanto a tecnologia quanto o design são importantes para o sucesso de um site, e a dosagem desses dois itens, para mais ou menos, depende do propósito do site. Os designers dizem que os fracassos da Web são frutos das experiências aventureiras e que o Brasil tem muitas iniciativas bem-sucedidas que não foram nem serão atingidas pela crise.

A probabilidade de o consumidor ficar satisfeito e efetuar novas compras depende da oferta atender ou não a essa expectativa de valor.

Uma empresa só consegue vencer criando e entregando valor superior. Isso envolve as seguintes capacidades: entender o valor para o cliente, criar valor para o cliente, entregar valor para o cliente, captar o valor para o cliente e sustentar o valor para o cliente. Para obter sucesso, a empresa precisa usar os conceitos de cadeia de valor e de rede de entrega de valor. Muitas empresas estão reconhecendo os benefícios de satisfazer e reter os clientes existentes. Lembre-se de que adquirir novos clientes pode custar cinco vezes mais do que satisfazer e reter os clientes existentes. Em média, as empresas perdem 10 por cento de seus clientes por ano. Contudo, reduzindo o índice de abandono de clientes em 5 por cento, as empresas podem aumentar o lucro por cliente. (KOTLER, 2005, p. 45).

Citação indireta

Citação indireta É a interpretação (paráfrase) do pesquisador

daquilo que o autor escreveu.

O pesquisador baseia-se no dito pelo autor e explica com suas próprias palavras.

Informa o AUTOR e o ANO da edição do livro (não precisa informar a página de onde foi extraído).

Citação indireta: exemplo

Como já destacado, Marcondes Filho (1989) tem uma visão crítica do modo de produção das notícias. Ele caracteriza três formas de falseamento ou encobrimento das notícias. São elas: o jogo com o texto noticioso, produzindo a fragmentação da realidade e a personificação dos processos sociais; o uso da linguagem técnica; e a política do destaque e da supressão de informações. Promove-se aqui algumas considerações sobre o que se denomina de padronização da linguagem jornalística, pinçando esses enfoques críticos de Marcondes Filho, tendo em vista sua relevância no contexto deste trabalho.

Citação indireta: outro exemplo

No entanto, a separação entre informação e opinião, entre o fato e o comentário, que os valores clássicos do jornalismo propõem, favorece a construção da idéia do jornalismo como espelho da realidade. Em sua opinião, o público não percebe, por exemplo, a relação existente entre jornalistas, acontecimentos e pessoas neles envolvidas, como também não repara na seleção e hierarquização dos elementos expostos nos enunciados jornalísticos, nem que a escolha de palavras ou termos nos discursos pressupõe, por si só, a existência de critérios e juízos de valor (SOUZA, 2002).

Complementando, Coombs (1998), observa que ao se criar um site Institucional, uma estrutura física sempre precisa de uma estrutura sólida. Montar um site na Internet não é diferente, quanto melhor a sua base, mais eficaz será o site.