Extinção de Espécies

Post on 23-Feb-2016

26 views 0 download

description

Extinção de Espécies. Carina Marinho Nº 6 Filipe Fernandes Nº10 8ºD - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Extinção de Espécies

Extinção de Espécies

Carina Marinho Nº 6Filipe Fernandes Nº10 8ºDJoão Rodrigues Nº12

Índice• Introdução -------------------------------------------------------------- Diapositivo 3• Animais em vias de extinção (Ásia)------------------------------- Diapositivo 4• Animais em vias de estinção (África) ---------------------------- Diapositivo 9• Animais em vias de extinção ( América) ------------------------ Diapositivo 14• Animais em vias de extinção ( Europa)-------------------------- Diapositivo 17• Animais em vias de extinção ( Oceânia)-------------------------Diapositivo 19• Sugestões para preservar as espécies----------------------------Diapositivo 21• Que posso eu fazer?---------------------------------------------------Diapositivo 22• O que é a WWF?------------------------------------------------------ Diapositivo 23• Conclusão---------------------------------------------------------------- Diapositivo 24• Recursos utilizados----------------------------------------------------Diapositivo 25

Introdução

Com este trabalho o nosso grupo pretende ampliar os nossos conhecimentos sobre as espécies em vias de extinção e como proteger e preservar essas espécies. Explicamos também no trabalho as suas características e o porquê de se encontrarem em vias de extinção.

NÃO MATE OS ANIMAIS , PROTEJA-OS!

Animais em vias de Extinção(Ásia)

Panda Gigante Leopardo das Neves

Tigre Rinoceronte de Java

Panda GiganteNome Científico: Ailuropoda melanoleuca Distribuição geográfica: Sul da China e Tibete.Habitat natural: Florestas de bambu da região montanhosa da China.Hábitos alimentares: Alimentam-se quase exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu. Estado de conservação da espécie:A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (base alimentar do Panda) e a caça devoradora colocaram o panda sob um elevado risco de extinção.

Leopardo das Neves

Nome popular: Leopardo das Neves Nome Científico: Panthera uncia

Distribuição geográfica: nos Himalaias e nas montanhas do norte da China.Habitat natural: As montanhas.Hábitos alimentares: Desde um Yak até um pequeno veado almiscarado. Podem também alimentar-se de aves (falcão).Estado de conservação da espécie: Estão em vias de extinção devido ao abatimento da espécie pela sua pele e orgãos.

TigreNome popular: TigreNome Científico: Panthera tigrisDistribuição geográfica: Índia, Manchúria, Chin ,Indonésia, Afeganistão e Paquistão .Habitat natural: O habitat original do tigre foi /é a Sibéria.  Hábitos alimentares: Em geral devoram herbívoros. Estado de conservação da espécie: A espécie encontra-se em perigo de extinção devido á acção humana.

Rinoceronte de Java

Nome popular: Rinoceronte de JavaNome científico: Rhinoceros sondaicus Distribuição geográfica -Ásia : Indonésia e Vietname. Habitat natural: Vive em florestas tropicais densas. Hábitos alimentares: Bagas, sementes, folhas e frutas.Estado de conservação da espécie: Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat.

Alguns animais em vias de extinção (África)

Gorila da Montanha Leão

Elefante Chimpazé

ElefanteNome popular: Elefante Nome científico: Loxodonta africana Distribuição geográfica: África   Habitat natural: Savanas e florestas tropicais. Hábitos alimentares: Alimenta-se de vegetais ( 300 kg diários)Estado de conservação da espécie: A caça aos elefantes pelo homem para retirar o seu marfim, reduziu significativamente as populações de elefantes Africanos.

Gorila da Montanha

Nome popular: Gorila da MontanhaNome Científico: Gorilla gorilla beringei Distribuição geográfica: Zaire, Ruanda, Uganda, (1600 m e os 4000 m). Habitat natural: Florestas tropicais  Hábitos alimentares: Os gorilas são animais predominantemente herbívoros.Estado de conservação da espécie: Esta espécie encontra-se em perigo de extinção, devido à caça e à destruição do seu habitat natural.

LeãoNome popular: Leão Nome Científico: Panthera leo Distribuição geográfica: África, Índia, Balcãs e Grécia. Habitat natural: Savana. Hábitos alimentares: É carnívoro e são geralmente as fêmeas que caçam e alimentam todo o grupo. Estado de conservação da espécie: Normalmente esta extinção deve-se principalmente da acção humana, seja pela agricultura ou construção de estradas.

ChimpanzéNome popular: Chimpanzé Nome Científico: Pan TroglodytesDistribuição geográfica: África( central e ocidental).Habitat natural: Floresta húmidas produtoras de frutosHábitos alimentares: Frutas, insectos e pequenos mamíferos. Estado de conservação da espécie: Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental.

Alguns animais em vias de extinção( América)

Tucano Tartaruga marinha

Arara Azul Grande Ocelote

TucanoNome popular: Tucano Nome Científico: Ramphastos tocoDistribuição geográfica: Região Norte e Central da América do Sul.Habitat natural: Florestas tropicais.Hábitos alimentares:  Alimenta-se de animais e de vegetais. Come principalmente frutas, insectos, ovos de outras aves e as crias destas. Estado de conservação da espécie: Tem a sua existência ameaçada devido á destruição do habitat natural.

Tartaruga MarinhaNome popular: Tartaruga MarinhaNome Científico: Dermochelys coriácea Distribuição geográfica: Ao  longo do mundo. Habitat natural: Águas mornas e temperadas.Hábitos alimentares: A tartaruga marinha alimenta-se de moluscos, algas, crustáceos e carne. Estado de conservação da espécie: A poluição, as redes de pesca em que ficam presas e a procura dos seus ovos pela cozinha asiática têm reduzido significativamente esta espécie.

Alguns Animais em vias de Extinção (Europa)

Águia - Real Lince-Ibérico

Lobo-Ibérico Lontra

Lobo IbéricoNome popular: Lobo-Ibérico.Nome Científico: Canis lupus signatus Distribuição geográfica: Norte da Península Ibérica.Habitat natural: Florestas.Hábitos alimentares: A alimentação depende da existência ou não de presas selvagens e dos vários tipos de pastoreio presentes em cada região. Estado de conservação da espécie: As causas do declínio do lobo são a sua perseguição directa e o extermínio das suas presas selvagens.

Animais em vias de Extinção (Oceânia)

Koala Diabo da Tasmânia

Ornitorrinco

OrnitorrincoNome popular: OrnitorrincoNome Científico: Ornithorhynchus anatinusDistribuição geográfica: Austrália e ilha da Tasmânia.Habitat natural: Rios e lagos de água doce, bem como túneis subterrâneos que escava no solo.Hábitos alimentares: É carnívoro e alimenta-se de insectos, vermes e crustáceos de água doce. Estado de conservação da espécie: A poluição dos rios e lagos tem destruído significativamente a população de ornitorrincos.

Sugestões para preservar as espécies

• Publicar leis que proíbam a caça de espécies raras.• Impedir a utilização dos animais selvagens na

investigação médica (ex: macacos) • Criar animais em vias de extinção em jardim

zoológicos, parques de animais selvagens, cativeiro…• Impedir que alguns animais sejam tirados do seu

habitat para serem vendidos como animais de estimação.

O que posso eu fazer?• Respeitar o ambiente e reduzir a poluição.(ex: deitar o lixo

nos caixotes, sobretudo os materiais químicos e venenosos).• Prestar atenção nas compras para evitar comprar objectos

feitos com animais . Ex:(casacos, carteiras, esculturas, sapatos…)

• Informar-me sobre o tema. Ex:(ler livros e revistas, pesquisar na internet, , ter contactos com associações de educação ambiental,participar nas actividades como voluntário…)

O que é a WWF?Com quase cinco milhões de associados distribuídos em cinco continentes, a Rede WWF é a maior organização do tipo no mundo, atuando ativamente em mais de cem países, nos quais desenvolve centenas de projetos de conservação do meio ambiente.

Conclusão• Com este trabalho o nosso grupo apercebeu-se

do perigo que correm alguns animais. E agora sabemos também o que fazer para os preservar.

Recursos Utilizados• http://www.google.pt/imghp?hl=pt-pt&tab=wi• http://www.wwf.pt/• http://animaisdomundo.com.sapo.pt/index.html• http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina

_principal