files.assentamentosantarosaeguacu.webnode.com.brfiles.assentamentosantarosaeguacu.webnode.com.br... ·...

Post on 10-Dec-2020

1 views 0 download

Transcript of files.assentamentosantarosaeguacu.webnode.com.brfiles.assentamentosantarosaeguacu.webnode.com.br... ·...

Apostila Explicativa sobre Cultivo de Maracujá

Amanda Caroline Spilla Éras

Everton Pereira de Almeida Bogarim

Fáilan Moreira da Cruz

Luciana Soares de Souza

Rosane Pereira da Silva Cabreira

Como é a cultura do maracujá?

O maracujá é uma trepadeira originária da América Tropical, que pode atingir de 5 a 10 m de comprimento. Existem mais de 530 espécies de maracujá.

Quais as variedades de maracujá?

Maracujá-amarelo ou maracujá-azedo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg) – é a espécie mais cultivada e comercializada no Brasil, tanto para a indústria quanto para consumo in natura, pois sua polpa, de coloração amarelo-alaranjada, proporciona bom rendimento de suco, que é de boa aceitação no mercado. É um fruto rico em minerais e vitaminas, principalmente A e C. Possui ainda princípios ativos nas folhas que são usados como sedativo e antiespasmódico. Adapta-se muito bem aos dias quentes, apresenta frutos de tamanho maior, com peso entre 43 e 250g, maior produção por hectare e maior acidez total. A produtividade média é em torno de 12 a 15 t/ ha, havendo potencial para produção de 30 a 35 t/ha. Seu cultivo é indicado para regiões tropicais e subtropicais.

Maracujá-roxo (Passiflora edulis Sims) - é assim chamado, pois a casca dos frutos é verde antes da maturação, tornando-se púrpura à medida que este processo ocorre. É mais indicado para locais de maior altitude e climas mais frios. Seus frutos apresentam peso entre 50 e 130g, maior porcentagem de açúcares e maior teor de sólidos solúveis quando comparado com o maracujá-amarelo. Apresenta rendimento e qualidade de suco semelhante ao do maracujá-amarelo, com diferenças relativas ao teor de vitamina C que é maior, à acidez cítrica que é menor, o que representa suco mais doce. Tem potencial de produção de até 30-40 t/ha, e pode ser destinado para

indústria, consumo in natura e exportação. É muito apreciado na Austrália e África do Sul.

Maracujá doce (Passiflora alata AIT) - tem a sua produção e comercialização limitadas pela falta de hábito de consumo. Seu caule é quadrangular, os frutos são ovais ou periformes, de casca alaranjada, que lembra o mamão papaia, e pesam de 80 a 190 g. É o menos rico em suco, que é adocicado e de aroma agradável. É quase exclusivamente consumida como fruta fresca. Pode ser destinado para exportação, pois os frutos por suas características agradam os consumidores, principalmente aos europeus, mercado ainda pouco conquistado.

Qual é o melhor tipo de maracujá para se cultivar?

O maracujá-azedo, devido sua expressão econômica e alguns aspectos, como temperatura ideal para um bom desenvolvimento, número de horas de luz, momento da polinização, entre outros.

EXIGÊNCIAS CLIMÁTICAS

Qual a faixa de temperatura e umidade mais adequadas?

A faixa de temperatura entre 21 e 23ºC é considerada como a mais favorável ao crescimento da planta, situando-se o ótimo entre 23 e 25ºC.

Umidade relativa do ar em torno de 60% é a mais favorável ao cultivo do maracujazeiro. Deste modo, locais com umidade relativa do ar acima de 60% quando associados às chuvas favorecem o aparecimento de doenças da parte aérea do maracujazeiro.

Quais as exigências em relação à disponibilidade de água?

A demanda de água varia de 800 a 1.750mm distribuída durante o ano. Chuvas intensas no período de picos de floração dificultam a polinização, em virtude do grão de pólen estourar em contato com a umidade e diminuem a atividade dos insetos polinizadores. Períodos secos prolongados determinam queda de folhas.

O maracujá é exigente quanto à luminosidade?

O maracujá cresce em condições tropicais, praticamente, durante todo o ano. Regiões que correspondem a um comprimento do dia acima de 11 horas diárias de luz apresentam as melhores condições para o florescimento. A escassez de florescimento pode ocorrer nos meses de inverno, quando os dias são mais curtos.

SOLO, CALAGEM E ADUBAÇÃO

Como devem ser os solos?

Devem ser profundos (mais de 60 cm), bem drenados, ricos em matéria orgânica, de textura média (areno-argilosos) e com relevo plano a ligeiramente inclinado.

Como deve ser preparado o solo?

O preparo do solo objetiva proporcionar condições físicas satisfatórias para o desenvolvimento do sistema radicular do maracujazeiro, para maior absorção de água e nutrientes. Recomenda-se uma aração de 30 cm de profundidade com posterior gradagem, iniciada um mês antes do plantio.

Como deve ser feita a calagem do solo?

Quando recomendada, deve ser aplicada em toda a área e incorporada entre um a dois meses antes do plantio. Recomenda-se a aplicação de calcário dolomítico que contém Cálcio e Magnésio, principalmente quando o uso frequente de adubos não contendo Magnésio e o solo apresentar teores inferiores a 0,4 mol/dm3.

Como deve ser feita a adubação orgânica do maracujazeiro?

A adubação orgânica é uma prática importante, pois exerce efeitos benéficos sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. As quantidades a serem aplicadas nas covas de plantio, principalmente em solos arenosos e de baixa fertilidade, variam de acordo com o tipo de adubo orgânico empregado, ou seja, esterco de curral (20 a 30 litros), esterco de galinha e torta de mamona (5 a 10 litros), podendo-se utilizar também outros compostos disponíveis na região ou propriedade. Se possível, aplicar anualmente a mesma quantidade de adubo orgânico em cobertura.

E a adubação mineral?

As quantidades recomendadas para a cultura no Brasil são variáveis:

Nitroênio: 40 a 200 kg de N/ha. Fósforo: dependem do teor encontrado no solo, variam de 0 a 160 kg de

P2O5/ha.

Potássio: que dependem do teor do nutriente no solo, variam de 0 a 420 kg de K2O/ha.

É necessário aplicar micronutrientes? Quanto?

Em solos arenosos e pobres em matéria orgânica podem ocorrer deficiências de micronutrientes, principalmente boro e zinco. Os micronutrientes, quando deficientes, podem ser supridos pelo solo ou folha.

No plantio recomenda-se colocar 50g FTE BR 12/cova ou 4 g de Zn e 1 g de B/cova. Via foliar recomenda-se três pulverizações contendo sulfato de zinco a 0,3% e três com ácido bórico a 0,1%. Nas pulverizações foliares recomenda-se adicionar cloreto de potássio a 0,3% ou uréia a 0,5% para aumentar a eficiência da absorção.

Como e quando adubar?

O sucesso da adubação depende tanto da quantidade adequada, quanto da época e da localização dos fertilizantes. Além disso, a aplicação dos adubos deve ocorrer em períodos com teor adequado de água no solo. Em áreas irrigadas recomenda-se realizar a irrigação após a adubação.

Em pomares em formação, colocar os adubos em uma faixa de aproximadamente 20 cm de largura ao redor do tronco e distante 10 cm, aumentando gradativamente essa distância com a idade do pomar. Em pomares adultos, aplicá-los em círculo ou faixa, sempre com largura superior a 20 cm e distante 20 a 30 cm do tronco, onde estão as raízes absorventes.

PROPAGAÇÃO

Quais as formas de propagação do maracujazeiro e qual o método mais usado?

O maracujazeiro pode ser propagado por meio de sementes, estaquia e enxertia. Para as condições brasileiras, o uso de sementes é o meio de propagação mais utilizado, por ser um método barato e de fácil execução.

As sementes podem ser retiradas de qualquer planta de maracujazeiro? Como é feita a retirada?

Não. As sementes utilizadas devem ser retiradas de plantas vigorosas, produtivas, precoces, resistentes a doenças e pragas, originárias de frutos grandes, maduros e com grande percentagem de suco. Um aspecto importante a ser mencionado é que o produtor deve retirar sementes de vários frutos colhidos em diferentes plantas e não de muitos frutos de poucas plantas. Isso diminui o problema de incompatibilidade da lavoura.

Para a retirada de sementes, os frutos devem ser colhidos maduros. Com o auxílio de uma colher, as sementes são retiradas, colocadas em uma peneira e lavadas em água corrente, para retirar a mucilagem que as envolve. Logo após, deve-se colocar uma camada fina de sementes sobre folhas de jornal ou sobre um pano, que absorve o excesso de umidade, e deixe secar à sombra. Também pode ser usado um despolpador, adaptado a um liquidificador, que retira a mucilagem de maneira que não danifica as sementes.

Qual o método de conservação das sementes?

As sementes podem ser guardadas dentro de sacos plásticos, de maneira a deixar a menor quantidade de ar junto as mesmas. A seguir podem ser

guardadas em geladeira doméstica com temperatura de 5 a 10ºC, o que se consegue colocando-se na parte inferior da geladeira. Assim as sementes podem ficar por cerca de 1 ano, conservando sua qualidade.

Onde e como o viveiro deve ser construído?

Deve ser instalado em local de fácil acesso, em terreno de boa drenagem, plano ou levemente ondulado, distante de outros plantios de maracujazeiro ou estradas e próximos a fontes de água de boa qualidade. Os viveiros podem ser feitos a céu aberto, com cobertura alta (aproximadamente 2 m) ou com cobertura baixa (aproximadamente 80 cm do solo), que é ainda mais econômica e protege apenas os canteiros. Qualquer que seja a cobertura utilizada deverá permitir que as mudas recebam 50% de radiação solar. Esta cobertura deve ser eliminada à medida que as mudas se aproximam da época de plantio, o que indica que coberturas fixas não são apropriadas.

Como deve ser feita a semeadura do maracujazeiro?

Os sacos são colocados em fileiras de 1,20 m de largura, e comprimento máximo de 20 m, com uma cobertura de palha a 2,0 m de altura. A disposição dos sacos deve ser feita na orientação norte-sul para facilitar a ventilação e propiciar uma luminosidade uniforme. O espaço entre as fileiras é de 0,50 m para facilitar a movimentação do operário na manutenção do viveiro. Em cada saco plástico colocam-se de 3 a 6 sementes, a 1 cm de profundidade, cobrindo-se com uma leve camada de terra. Para formação de 1000 mudas são necessários 130g de sementes.

PLANTIO

Os plantios de maracujazeiro podem ser realizados em qualquer época do ano?

O plantio das mudas no campo deve ser efetuado quando as mesmas estiverem com 15 a 25 cm ou até 30 cm de altura, o que pode ocorrer de 45 a 70 dias após a semeadura. Nessa ocasião tem início a emissão das gavinhas. Sob condições de irrigação os plantios de maracujazeiro podem ser feitos em qualquer época. Sem irrigação, as mudas devem ser levadas para campo no início das chuvas e plantadas em dias nublados ou chuvosos.

Qual o espaçamento mais recomendado?

O espaçamento mais recomendado é de 2,5 m entre fileiras e 5 m entre plantas.

O maracujazeiro pode ser consorciado com culturas de ciclo curto?

Sim. Pode ser consorciado com milho, feijão e leguminosas para adubação verde. Não deve ser consorciado com cucurbitáceas, pois essas plantas são hospedeiras dos pulgões, que transmitem o vírus do endurecimento dos frutos.

Como deve ser feito o controle das plantas daninhas no pomar de maracujazeiro?

A melhor prática tem sido a eliminação das plantas daninhas nas linhas de plantio por meio de capinas manuais e, nas entrelinhas com o uso de roçadeiras. Das faixas paralelas às linhas de plantio, durante a colheita, o controle deve ser bem feito, uma vez que os frutos são colhidos no chão.

PODA

Em que consiste a poda de formação do maracujazeiro?

Cerca de 15 dias após o plantio inicia-se a operação de poda de formação, eliminando-se todos os brotos laterais, deixando-se apenas o ramo mais vigoroso, que será conduzido por um tutor até o fio de arame. Quando a planta ultrapassar o arame (cerca de 10 cm) deve-se eliminar o broto terminal para forçar a emissão de brotos laterais que serão conduzidos para os dois lados do arame.

Posteriormente estes brotos deverão ser despontados a fim de forçar o desenvolvimento das gemas laterais que formarão os ramos produtivos. As ramificações que surgem dos dois ramos laterais em direção ao solo devem ficar livres para facilitar o arejamento e a penetração de luz.

Em que consiste a poda de renovação do maracujazeiro?

Devido ao crescimento contínuo e indeterminado do maracujazeiro a poda de renovação é uma prática necessária. Assim, para que a poda de renovação obtenha sucesso, é necessário que:

a) a planta esteja em início de atividade vegetativa;

b) a planta esteja no início da brotação;

c) o plantio tenha sido bem conduzido na estação anterior, com boas adubações e apresentar boa sanidade;

d) a temperatura média esteja a 200C - 250C;

e) o solo tenha água disponível para promover o crescimento.

POLINIZAÇÃO

A polinização é uma prática importante na produção do maracujazeiro?

Sim. A polinização é um dos aspectos importantes a ser observado para se produzir maracujá contribuindo para se obter boa produtividade, frutos maiores e mais pesados. A polinização só ocorre em flores com estigmas parcial ou totalmente curvos. (Ver apostila sobre Polinização do Maracujá.)

COLHEITA E RENDIMENTO

Qual a época de colheita do maracujá?

O período até o início da colheita do maracujá varia de 6 a 9 meses após o plantio definitivo no primeiro ano, a depender da região e suas condições climáticas. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce (6 meses) enquanto que, nos meses mais frios a colheita é mais tardia. O maracujazeiro tem longo período de safra.

Como é feita a colheita do maracujá?

É característica dos frutos de maracujá amarelo caírem ao chão quando maduros, deste modo o ponto de colheita é determinado pela coleta dos frutos no chão. Antes da colheita recomenda-se efetuar uma passagem entre as filas e derrubar os frutos maduros que não caíram ou que estejam presos entre os ramos das plantas.

Qual o rendimento da colheita do maracujá?

O rendimento da cultura depende de fatores como o clima, solo, espaçamento, tratos culturais, adubação e controle fitossanitário. Pode-se estimar em termos médios, num plantio bem conduzido um rendimento de até 45 toneladas de fruta/ha/ano. A média nacional está estimada em torno de 10t/ha/ano devido a baixa tecnologia empregada pela maioria dos produtores.

PRODUTOS

Quais os produtos que podem ser obtidos com frutos de maracujá?

Sucos Simples e Concentrados; Suco em Pó; Néctar; Licor; Vinho de Maracujá e Geléia.

ASPECTOS ECONÔMICOS

Quanto se ganha plantando maracujá?

Tomando por base o preço médio recebido pelos produtores de R$ 0,35/kg, estima-se que um hectare de maracujá gera uma receita bruta de R$ 10.500,00. No cálculo da receita está sendo considerado o rendimento médio de 10 e 20 toneladas, respectivamente, no primeiro e segundo ano. Com esses níveis de rendimento médio, o custo por quilo de maracujá, considerando-se todo o ciclo de cultivo do pomar, ou seja, dois anos, é equivalente a R$ 0,14.