FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE · a mediunidade; se a vida exige disciplina e responsabilidade,...

Post on 09-Aug-2020

7 views 0 download

Transcript of FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE · a mediunidade; se a vida exige disciplina e responsabilidade,...

FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE

20ª. AULA: O Exercício da Mediunidade Espírita

“HÁ UMA RELAÇÃO MUITO ESTREITA ENTRE A EDUCAÇÃO PARA A VIDA E A EDUCAÇÃO PARA A MEDIUNIDADE; SE A VIDA EXIGE DISCIPLINA E RESPONSABILIDADE, A MEDIUNIDADE SE ENRIQUECE DE MODO IDÊNTICO COM ESSAS CONQUISTAS. PERIODICAMENTE, PERDEM-SE BELAS MEDIUNIDADES E OUTRAS SÃO ATROFIADAS PELAS CONSPIRAÇÕES DO EGO, DENTRE OS QUAIS O MELINDRE, QUE FRAGILIZAM OS SEUS PORTADORES DEIXANDO-OS EXPOSTOS AO FASCÍNIO DOS PROCESSOS OBSESSIVOS .

“NÃO SE PODE CONCEBER MÉDIUM FORA DAS LIDES DA CARIDADE, DESCOMPROMETIDO COM AS NECESSIDADES DE SUA ÉPOCA, MAS SIM, JUNTO AOS SOFREDORES (...); O MÉDIUM É O PORTA-VOZ DA ESPERANÇA, É COMO FILAMENTO DE LÂMPADA QUE DEVE INCANDESCER-SE SOB O INFLUXO DA ENERGIA DIVINA PARA QUE A LUZ ROMPA AS TREVAS.” MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA

O MÉDIUM EM AÇÃO EMBEVECIMENTO DIANTE DAS PRÓPRIAS CAPACIDADES MEDIÚNICAS EXTREMOS : SUPER VALORIZAÇÃO DO MÉDIUM ou RIGOR EXAGERADO DA CRÍTICA INJUSTA DEPENDÊNCIA TOTAL DO MODO DE EMPREGAR E DIRECIONAR AS PRÓPRIAS FORÇAS MENTAIS

FONTE DAS DIFICULDADES DESCONHECIMENTO DAS LEIS PSÍQUICAS (PENSAMENTO) PÉSSIMA EDUCAÇÃO MEDIÚNICA PRESUNÇÃO, PRECONCEITOS, CETICISMO DESVIOS DOUTRINÁRIOS PRÁTICAS PESSOAIS, RITUALÍSTICAS, MODISMOS IMATURIDADE, INGENUIDADE

“O MUNDO INVISÍVEL É UM VASTO E PROFUNDO OCEANO SEMEADO DE ESCOLHOS, MAS REPLETO DE VIDA E DE RIQUEZA. POR TRÁS DA CORTINA DE ALÉM-TÚMULO, SE AGITAM MULTIDÕES INÚMERAS (...) DAÍ A NECESSIDADE DE ESTUDAR, DE EXPLORAR ESSE MUNDO INVISÍVEL E PONDERAR-LHE AS FORÇAS, OS RECURSOS (...)” (DENIS)

“É SEMPRE FÁCIL IDENTIFICAR DESVIOS DOUTRINÁRIOS E PERCEBER QUE UM GRUPO ESTÁ SENDO ENVOLVIDO POR ESPÍRITOS ARDILOSOS, INTERESSADOS NA ENXERTIA DE DOUTRINAS EXÓTICAS OU PRÁTICAS PERFEITAMENTE DISPENSÁVEIS, QUANDO NÃO FRANCAMENTE PERNICIOSAS. (...) A RESPONSABILIDADE, NESSES CASOS, É DOS MÉDIUNS (...)” (MIRANDA)

ALLAN KARDEC CONSULTAVA DIFERENTES ESPÍRITOS ATRAVÉS DE DIFERENTES MÉDIUNS; QUESTIONA OS ESPÍRITOS PELO QUE LHE DIZEM, SEJAM ELES QUEM FOREM; SOMENTE ACEITOU IDEIAS QUE REJEITAVA APÓS MUITA RELUTÂNCIA E PQ ACABOU CONVICTO DE QUE ERA UMA REALIDADE INSOFISMÁVEL, LÓGICA E NECESSÁRIA AO ENTENDIMENTO DOS PROBLEMAS BÁSICOS DO ESPÍRITO; FREQUENTEMENTE, DIVERGIA DOS ESPÍRITOS QUANDO NÃO ENCONTRAVA EMBASAMENTO NOS PRÓPRIOS CONHECIMENTOS E PESQUISAS REALIZADAS .

QUESTIONA A IDENTIDADE DO ESPÍRITO QUE SE ANUNCIAVA COMO “ESPÍRITO DA VERDADE”; QUESTIONA SE ELE (KARDEC) REALMENTE TINHA UMA MISSÃO A CUMPRIR; PROCURA DEMONSTRAR A VERACIDADE DESSAS COMUNICAÇÕES SERVINDO-SE DE VÁRIOS MÉDIUNS; MENSAGEM DE OESE/CAP.VI ASSINADA PELO ESPÍRITO DA VERDADE: “OBTIDA POR UM DOS MELHORES MÉDIUNS DA SEP”

POR QUE “GRANDE MÉDIUM” ? COMPETÊNCIA MEDIÚNICA: FIDELIDADE, AUTENTICIDADE, LEGITIMIDADE, SERIEDADE, MATURIDADE, DEDICAÇÃO, ASSIDUIDADE, ÉTICA (PESSOA)

CONVENCE-SE DE QUE SEU ORIENTADOR ERA O PRÓPRIO JESUS, PORÉM, MANTÉM RESERVA SOBRE A QUESTÃO; ATITUDE SÓBRIA, CAUTELOSA, DISCRETA, PRUDENTE; CONVENCE-SE DE QUE O MÉDIUM É PASSÍVEL DE RECEBER UMA COMUNICAÇÃO MAIS RARA, SEM COLOCÁ-LO SOB SUSPEITA; NÃO HÁ INFALIBILIDADE – HÁ QUE HAVER ESFORÇO, TRABALHO, CONSTÂNCIA, RESPONSABILIDADE.

“É NECESSÁRIO ADOTAR PRECAUÇÕES NA PRÁTICA DA MEDIUNIDADE. AS VIAS DE COMUNICAÇÃO QUE O ESPIRITISMO FACILITA ENTRE O NOSSO E O MUNDO OCULTO PODEM SERVIR DE VEÍCULOS ÀS ALMAS PERVERSAS QUE FLUTUAM EM NOSSA ATMOSFERA, SE NÃO LHE SOUBERMOS OPOR A RESISTÊNCIA VIGILANTE E FIRME.” (DENIS)

CASOS DE OBSESSÃO CITADOS POR DENIS MÉDIUM RANDONE, SOB O ASSÉDIO DE FENÔMENOS DE EFEITOS FÍSICOS (MOVIMENTAÇÃO DE OBJETOS); MÉDIUM LEBÈGEU, SOB O ASSÉDIO DE FENÔMENOS DE EFEITOS FÍSICOS (VOZ DIRETA); MÉDIUM ALEMÃ, SOB O ASSÉDIO DE FENÔMENOS DE EFEITOS FÍSICOS E COMBUSTÃO EXPONTÂNEA. MÉDIUM EM SÃO PAULO (ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE RÁDIO): SOB O ASSÉDIO DE FENÔMENOS DE EFEITOS FÍSICOS, JULGAVA-SE SOB PERSEGUIÇÃO DE ETs.

DISPONIBILIDADE E DISCIPLINA

PREPARAÇÃO CONSTANTE; ESTADO DE VIGILÂNCIA; DOSE CERTA DE RENÚNCIA (”TOMADAS”); ATENÇÃO PARA CONSIGO MESMO; ATMOSFERA DE PAZ; RECOLHIMENTO; SOSSEGO MORAL (ANTEPARO DE FORÇAS MAGNÉTICAS); PRECES; AFASTAMENTO DE LUGARES E DE SITUAÇÕES CONDUCENTES AO DESEQUILÍBRIO; VONTADE.

“AS VIBRAÇÕES DO PENSAMENTO SE PROPAGAM ATRAVÉS DO ESPAÇO E SOBRE NÓS ATRAEM PENSAMENTOS E VIBRAÇÕES SIMILARES. (...)

EM NOSSA FRAQUEZA E INCONSISTÊNCIA, ATRAÍMOS NA MAIOR PARTE DAS VEZES ESPÍRITOS MAUS, CUJAS SUGESTÕES NOS PERTURBAM. É ASSIM QUE A COMUNICAÇÃO MEDIÚNICA PODE DESVIRTUAR-SE. (...)

“O ÚNICO MEIO DE EVITARMOS ESSES PROBLEMAS CONSISTE EM CRIARMOS EM

NÓS, POR NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS, UM FOCO IRRADIADOR DE LUZ E DE PUREZA. TODA COMUNHÃO É OBRA DO PENSAMENTO.

ELE É A PRÓPRIA ESSÊNCIA DA VIDA ESPIRITUAL. É FORÇA QUE VIBRA COM

INTENSIDADE CRESCENTE, À MEDIDA QUE A ALMA SE ELEVA, DO SER INFERIOR AO

ESPÍRITO PURO E DO ESPÍRITO PURO ATÉ DEUS.”

(DENIS)

TOQUE VIBRATÓRIO

FUSÃO FLUÍDICA

SIMULTÂNEA ALTERAÇÃO

NO PSIQUISMO DE AMBOS

ATO MEDIÚNICO

CEFE - PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS UM BOM LIVRO ESPÍRITA JAMAIS SE DESATUALIZA, DESDE QUE SEJA DE AUTORIA SÉRIA E COMPROMETIDA COM OS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS. ALLAN KARDEC AFIRMA QUE A CIÊNCIA ESPÍRITA SE ATUALIZARIA COM AS NOVAS DESCOBERTAS – PORÉM, O QUE BALIZA ESSA AFIRMAÇÃO SÃO OS SEUS PRINCÍPIOS DE RAZÃO CONTIDOS EM O LIVRO DOS ESPÍRITOS ; A CIÊNCIA HUMANA NUNCA “CONFIRMARÁ” A CIÊNCIA ESPÍRITA; ESTA É QUE NORTEARÁ OS CORRETOS CAMINHOS PARA A PRIMEIRA, QUE FATALMENTE VIRÁ AO ENCONTRO DA SEGUNDA. (STS) Autoria : Projeto Estudos Filosóficos Espíritas IMAGENS: Diversas fontes Internet , citadas e da autora deste Projeto EFE. Algumas imagens colhidas na Internet com o fim de ilustração para os slides desde curso são de autoria desconhecida: caso os autores visualizem-nas neste Portal, favor informar-nos para a devida citação dos créditos ou retirada das imagens. CITE AS FONTES: RESPEITE OS DIREITOS DE AUTORIA Bibliografia desta aula: do Programa, c/excertos de seus autores; Imagens , citadas nos slides, da própria autora e da Internet.