Formação musical no Brasil: Arte e cultura africana...Cachaça, dengoso, quitute, berimbau e...

Post on 30-Jul-2020

1 views 0 download

Transcript of Formação musical no Brasil: Arte e cultura africana...Cachaça, dengoso, quitute, berimbau e...

ARTE PROF.ª ARLENE AZULAY

PROF.ª GABRIELA DACIO1ªEJA FASE

Unidade IICultura: pluralidade na expressão humana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 4.2ConteúdoFormação musical no Brasil: Arte e cultura africana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadesIdentificar as diferentes manifestações artísticas e culturais que representam o Brasil.Identificar as manifestações culturais africanas que influenciaram a formação da cultura do Brasil.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

A música indígena está presente nas diversas manifestações culturais e sociais brasileiras, seja nos rituais de magia e cura ou nos arranjos da nossa música popular brasileira.

REVISÃO

5

A música indígena brasileira é rica e é sobretudo uma música vocal. A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, empregando o som e o verbo em seus rituais.

REVISÃO

6

O que a música de Chico Science & Nação Zumbi retrata?

Qual o nome que você daria para esta música?

DESAFIO DO DIA

7

Somos todos juntos uma miscigenaçãoE não podemos fugir da nossa etniaÍndios, brancos, negros e mestiçosNada de errado em seus princípiosO seu e o meu são iguaisCorre nas veias sem pararCostumes, é folclore é tradiçãoCapoeira que rasga o chãoSamba que sai da favela acabadaÉ hip hop na minha embolada

DESAFIO DO DIA

8

É o povo na arteÉ arte no povoE não o povo na arte De quem faz arte com o povo

Por de trás de algo que se esconde Há sempre uma grande mina de conhecimentos e sentimentos

Não há mistérios em descobrir

DESAFIO DO DIA

9

Não há mistérios em descobrir O que você tem e o que gosta

Chico Science & Nação Zumbi

DESAFIO DO DIA

10

Manifestações culturais

AULA

11

O Brasil tem uma história marcada por uma grande contribuição da cultura indígena e africana. A identidade nacional do povo brasileiro passa por estas duas etnias.

AULA

12

Chroma animado

AULA

13

Moleque, quiabo, fubá, caçula e angu. Cachaça, dengoso, quitute, berimbau e maracatu. Todas essas palavras do vocabulário brasileiro têm origem africana ou referem-se a alguma prática desenvolvida pelos africanos escravizados que vieram para o Brasil durante o período colonial e imperial. Elas expressam a grande influência africana que há na cultura brasileira.

AULA

14

Baiana preparando um acarajé

AULA

15

O fato de as escravas africanas terem sido responsáveis pela cozinha dos engenhos, fazendas e casas-grandes do campo e da cidade permitiu a difusão da influência africana na alimentação.São exemplos culinários da influência africana o vatapá, acarajé, pamonha, mugunzá, caruru, quiabo e chuchu. Temperos também foram trazidos da África, como pimentas, o leite de coco e o azeite de dendê.

AULA

16

Iemanjá

AULA

17

No aspecto religioso, os africanos buscaram sempre manter suas tradições de acordo com os locais de onde haviam saído do continente africano. Entretanto, a necessidade de aderirem ao catolicismo levou diversos grupos de africanos a misturarem as religiões do continente africano com o cristianismo europeu, processo conhecido como sincretismo religioso. São exemplos de participação religiosa africana o candomblé, a umbanda, a quimbanda e o catimbó.

AULA

18

influência africana na música brasileira

AULA

19

O samba, afoxé, maracatu, congada, lundu e a capoeira são exemplos da influência africana na música brasileira que permanecem até os dias atuais. A música popular urbana no Brasil Imperial teve nos escravos que trabalhavam como barbeiros em Salvador e Rio de Janeiro uma de suas mais ricas expressões.

AULA

20

Instrumentos como o tambor, atabaque, cuíca, alguns tipos de flauta, marimba e o berimbau também são heranças africanas que constituem parte da cultura brasileira. Cantos, como o jongo, ou danças, como a umbigada, são também elementos culturais provenientes dos africanos.

AULA

21

africanos cantando jongo

AULA

22

Arte e cultura africanaO Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente, na região Nordeste do Brasil.

AULA

23

Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música.No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada.

AULA

24

A partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do país. Gerou também diversos subgêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.

AULA

25

Samba

AULA

26

Além do samba, a influência africana na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.

AULA

27

É impossível entender a música brasileira sem refletir sobre o êxodo de escravos africanos aos continentes americanos a partir de 1500. Todos os gêneros e ritmos ramificam dessa raiz e se consolidam nos séculos seguintes: o maracatu (no século 17), o baião (século 19), o choro (século 19) e o samba (entre o final do século 19 e começo do século 20).

AULA

28

ritmos

AULA

29

A capoeira se popularizou como uma forma de arte marcial também associada à música, em que os golpes são desferidos na cadência do som do berimbau.

AULA

30

Os instrumentos de percussão trazidos da África ou adaptados pelos escravos já no Brasil são fundamentais para a musicalidade, tanto em um caso quanto no outro e seus fundamentos foram incorporados posteriormente na criação do samba.

AULA

31

Influencia do ritmo africano na musica brasileira

AULA

32

Instrumentos Musicais AfricanosAfoxé – É um instrumento musical de percussão formado por uma cabaça redonda coberta por uma rede de bolinhas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se giram as bolinhas em um sentido, e o cabo no sentido oposto. É um instrumento musical muito utilizado nos rituais de umbanda e pelos grupos de samba e reggae.

AULA

33

Agogô – Instrumento musical percussivo composto de duas a quatro campânulas (objeto em forma de sino) de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. É o instrumento mais antigo do samba.

AULA

34

Berimbau – É um instrumento de corda usado para fazer percussão na capoeira. É um arco feito de uma vara de madeira, de comprimento aproximado de 1,20m a 1,60m, e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. Para a realização do som, é necessária a utilização de uma pedra ou moeda, vareta e caxixi.

AULA

35

Caxixi – É um instrumento de percussão que corresponde a um pequeno cesto de palha trançada contento sementes ou arroz para a produção do som. Esse objeto é um complemento do berimbau.

AULA

36

Cuíca – Consiste numa espécie de tambor com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O polegar, o indicador e o dedo médio seguram a haste no interior do instrumento com um pedaço de pano úmido, os ritmos são articulados pelo deslizamento deste tecido ao longo do bambu. A outra mão segura a cuíca e com os dedos exerce uma pressão na pele. Quanto mais forte a haste for segurada e mais pressão for aplicada na pele, mais altos serão os tons obtidos.

AULA

37

Kora – Instrumento musical formado por 21 cordas. Tem uma caixa de ressonância feita de cabaça e suas cordas eram originalmente feitas de pele de antílope. O instrumentista usa somente o polegar e o indicador de ambas as mãos para dedilhar as cordas da Kora, sendo que os dedos restantes seguram o instrumento. O som produzido pela kora é semelhante ao da harpa.

AULA

38

Reco-reco – Objeto musical feito de madeira ou bambu com ranhuras transversais que são friccionados por uma vareta. O som é obtido através da raspagem de uma baqueta sobre as ranhuras transversais.

AULA

39

Tambores – São os principais instrumentos musicais africanos. Existem dos mais variados formatos, tamanhos e elementos decorativos. É um objeto musical de percussão, é oco e feito de bambu ou madeira. Além de sua utilização nos eventos festivos, os tambores eram uma forma de comunicação entre comunidades distantes, em razão de sua forte potência sonora.

AULA

40

Chegou a hora de mostrar o artista que existe em você!

Faça dois desenhos:

Um que represente a influência da cultura africana na cultura brasileira.

E um que mostre quais os elementos da cultura indígena que são presentes no seu cotidiano.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

41

Formação musical no Brasil: Arte e cultura indígena

RESUMO DO DIA

42

Formação musical no Brasil: Arte e cultura africana

RESUMO DO DIA

43

Ouça o trecho da música com atenção e responda:Esta música foi composta e está sendo interpretada por um indígena ou um europeu?Justifique sua resposta.

DESAFIO DO DIA

44

O que a música de Chico Science & Nação Zumbi retrata?

Qual o nome que você daria para esta música?

DESAFIO DO DIA

45

EtniaSomos todos juntos uma miscigenaçãoE não podemos fugir da nossa etniaÍndios, brancos, negros e mestiçosNada de errado em seus princípiosO seu e o meu são iguaisCorre nas veias sem pararCostumes, é folclore é tradiçãoCapoeira que rasga o chãoSamba que sai da favela acabadaÉ hip hop na minha embolada

DESAFIO DO DIA

46

É o povo na arteÉ arte no povoE não o povo na arte De quem faz arte com o povo

Por de trás de algo que se esconde Há sempre uma grande mina de conhecimentos e sentimentos

Não há mistérios em descobrir

DESAFIO DO DIA

47

Não há mistérios em descobrir O que você tem e o que gosta

Chico Science & Nação Zumbi

DESAFIO DO DIA

48