[Garoto] 22 11 13

Post on 20-Jul-2015

529 views 2 download

Transcript of [Garoto] 22 11 13

Informativo dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do ES - 22 de novembro de 2013 - Distribuição: Garoto

Sindicato vai ajuizar ação pela correção de perdas do FGTSEntenda o motivo da ação e quem terá direito a receber. Apenas trabalhadores sindicalizados serão incluídos no processo.

O Sindicato avaliou e decidiu abrir uma ação coletiva pela correção das perdas nas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) sobre os anos em que a corre-ção monetária ficou abaixo da inflação. Os trabalhadores que formalizarem a sua sindicalização até o dia 28 de no-vembro terão seus nomes incluídos no processo.

Para compreender melhor a origem das perdas e como será o processo, é necessário conhecer a taxa referencial (TR). A TR é um fator de atualização monetária utilizada para reajustar preços, por exemplo, de aluguéis, contratos, dívi-das e, inclusive, as contas do FGTS. Com a queda da infla-ção depois do Plano Real, a TR passou, gradativamente, a fazer um reajuste das contas abaixo da inflação, o que ge-rou perdas nas contas. Em 21 anos, de 1991 até 2012, a TR ficou acima da inflação apenas durante nove anos. Confira a tabela detalhada abaixo.

Ação coletivaA Central Única dos Trabalhadores (CUT) vem propon-

do e discutindo mudanças na correção do fundo de garan-tia desde 2005. Para os sindicatos que queiram entrar com ação, ela orienta que as entidades abram uma ação co-letiva, e não individual. É assim que o Sindialimentação vai fazer. O objetivo é diminuir os custos do processo para os trabalhadores e evitar decisões conflitantes.

O FGTS é como uma “poupança” dos trabalhadores que é deposita-

da mensalmente pelos empregado-res em contas da Caixa Econômica

Federal. Cada trabalhador recebe 8% do salário mensal. A finalidade principal é amparar os tra-balhadores em caso de desemprego, situação de doença grave ou catástrofes naturais. O FGTS também pode ser destinado a investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura. O saque das contas pode ser feito de acordo com uma série de fatores estabelecidos por lei.

A Central Única dos Trabalhadores é uma organização que reúne

mais de 3.800 sindicatos de diversos setores e de várias partes do Brasil. Ela re-

presenta nacionalmente os interesses da classe trabalhadora na defesa de ações e estratégias que melhorem as condições de vida e de traba-lho em todo o país.

Tira-dúvidas1. Quem tem dinheiro a receber?

Todos os trabalhadores com saldo na conta do FGTS entre 1991 e 2013.

2. Quanto eu vou receber?

O valor dependerá do saldo da sua conta do FGTS durante o período em que houve perdas. Cada caso será calculado posteriormente, de acordo com possíveis saques ou diferen-ças salariais feitas ao longo do período.

3. Quando eu vou receber?

Se a justiça avaliar o processo em favor do Sindicato, será estabelecido um prazo para o pagamento dessa quantia. Ela provavelmente será depositada diretamente no seu fun-do de garantia. O saque poderá ser feito de acordo com as regras comuns do FGTS.

Ano Diferença Ano Diferença

1991 -8,41% 2002 -10,40%

1992 0,57% 2003 -5,20%

1993 -0,56% 2004 -4,07%

1994 2,12% 2005 -2,11%

1995 7,90% 2006 -0,75%

1996 0,43% 2007 -3,53%

1997 5,22% 2008 -4,55%

1998 5,18% 2009 -3,27%

1999 -2,49% 2010 -5,43%

2000 -3,02% 2011 -4,59%

2001 -6,54% 2012 -5,56%

Variação da taxa referencial em relação à inflação

Festa marca 27 anos de história pelo trabalhador!

Uma noite para comemorar. Foi assim a celebração do ani-versário de 27 anos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Espírito Santo, realizado no CEG no dia 15 de novembro. Os trabalhadores e familiares marcaram presença e deixaram a festa ainda mais especial. “Ver a participação de tan-tos trabalhadores é muito bom. Hoje é diferente, antigamente as pessoas tinham receio, hoje elas participam”, afirmou a ex-diretora Arlete Soares da Silva, que tem quase 30 anos de Garoto e foi dire-tora sindical durante 18 anos.

Os trabalhadores mostraram o reconhecimento pela trajetória do Sindicato. “Tem muita conquista que vem sendo conseguida. Também tem as conquistas históricas que vieram por muitas lutas que a gente tem hoje”, afirmou uma trabalhadora do Cobom. Ou-tro trabalhador também do Cobom enumera as conquistas que são desfrutadas por toda a categoria depois de muita insistência e negociação do Sindicato: “os benefícios, PLR, aumento do salário que a gente não esperava que fosse tanto, os auxílios, coisa que a gente não esperava, a gente tem que agradecer ao Sindicato”.

A ex-diretora Arlete Soares da Silva também marcou presença na festa. Ao longo dos quase 30 anos em que trabalhou na Garoto, ela foi diretora do Sindialimentação durante 18 anos.

Ser sindicalizado “fortalece a atuação”Os trabalhadores acreditam e confiam na ação do Sindi-

cato para garantir segurança no trabalho. “O Sindicato pode brigar por uma causa. Eu tenho a quem recorrer, se precisar”, explica A.R. “Contribuir com o Sindicato também fortalece a atuação”, ressalta R.N.

A noite também foi a oportunidade de reencontrar ami-gos de fábrica num ambiente de descontração e alegria.

Em seu discurso, a coordenadora geral Linda Morais agradeceu a presença de todos os trabalhadores e seus familiares e destacou a importância de cada trabalhador para o Sindialimentação. “Em nome de toda a diretoria, re-assumimos e reafirmamos nosso compromisso com você, tra-balhador. É motivo de alegria e orgulho representarmos essa categoria. Existem muitas conquistas que nós alcançamos primeiro aqui e se tornaram referência nacional”, registrou.

“Ao logo desses anos, temos realizado um trabalho co-letivo, feito por cada um que participa das nossas ações em favor da qualidade de vida dos trabalhadores, pela manu-tenção das conquistas e da ampliação dos direitos.”, afir-mou a coordenadora geral.

O Sindialimentação atende uma base de cerca de 10 mil trabalhadores. E o histórico de lutas é grande. A recente conquista foi a inclusão dos maridos das trabalhadoras da Garoto no plano médico, odontológico e farmaceutico.

+ fotos no

facebook.com/SindialimentacaoAtitude

Nós temos orgulho de estar junto de vocês

INFORMATIVO DOS TRABALHADORES NASINDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO DO ES

Estrada Jerônimo Monteiro, 1732 - Vila Velha - ESTelefone: 3339-5027E-mail: comunica.sindi@terra.com.br

COORDENADORA GERAL DO SINDICATOLinda Morais

COORDENADOR DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃOElifas Medeiros

EQUIPE DE JORNALISMOMarina DenadaiSylvia Ruth

facebook.com/SindialimentacaoAtitude

Junte-se a nós também no Facebook!

Durante mui-to tempo, os au-

xiliares da refinaria eram obrigados a rea-

lizar uma espécie de rodízio para cobrir uma vaga de operador 2 no transporte pneumático. Essa prática fere o Acordo Coletivo, que prevê a efetivação do traba-lhador após três meses exercen-do o cargo que ele substitui. Para que ninguém fosse efetivado, a Garoto substituía de tempos em tempos os trabalhadores que exerciam a função.

O Sindicato cobrou o setor

Pneumático: Sindialimentação reivindica, e problema é solucionado

de Recursos Humanos da empre-sa a solução para o problema, caracterizado como desvio de função, e a empresa promoveu o auxiliar ao cargo de operador 2.

Trabalhador, se você per-ceber algo semelhante aconte-cendo no seu setor, denuncie ao Sindicato através dos diretores ou enviando sua reclamação por e--mail, pela página do Facebook ou carta.

Contamos com sua contri-buição para que juntos possamos defender nossos direitos!

O ano de 2013 já está chegando ao fim. E para montar-mos o nosso calen-dário anual, conta-mos com a parceria dos trabalhadores. A proposta é que cada mês contenha fotos temáticas de crian-ças de 0 a 12 anos.

Para participar, inscreva sua criança (filho, sobrinho, neto, afilhado...) do dia 25 ao dia 29 de novembro. Basta entrar em

Na quarta-feira, 13, a direto-ria esteve no Espaço Atitude distri-buindo camisas para os trabalha-dores associados, em virtude da campanha Novembro Azul. Vários trabalhadores compareceram e retiraram seu brinde, que incluía um panfleto informativo sobre a campanha.

Muitos homens ainda relutam em aderir ao movimento. O que eles não sabem é que, no Brasil, o câncer de próstata é o segun-do mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O maior tabu em rela-

Sindialimentação distribui camisas em campanha pelo NOVEMBRO AZUL

Depois do sucesso do Outubro Rosa, os homens pediram e o mês de novembro foi a vez deles mostrarem que também têm força para lutar contra o câncer.

Ainda dá tempo de pegar a sua camisa!

Basta se dirigir à sede do Sindialimentação.

contato com o Sindiali-mentação pelo núme-ro 3339-5027 para se cadastrar e reservar a data. Do dia 2 ao dia 6 de dezembro, serão feitas as sessões de fo-tos. Serão selecionadas 6 crianças para cada tema, por ordem de ins-

crição.

Mais informações, ligue para a sede do Sindialimentação ou entre em contato conosco pelo Facebook.

Calendário 2014: traga sua criança para fazer parte!

ção à doença é o exame diagnóstico: o toque. Mas, nem sempre é preciso realizá-lo. Apenas se no exame de sangue (PSA) constar alguma alteração.

Homens, não dei-xem de se prevenir. O câncer de próstata tem cura se diagnosticado em suas fases iniciais. Visite anualmente o seu mé-dico, faça os exames. Você é a for-ça da sua casa, não deixe que uma doença lhe enfraqueça. Previna-se!