GLOBALIZAÇÃO Teve início nas Grandes Navegações. As relações entre os lugares aumentaram...

Post on 07-Apr-2016

213 views 0 download

Transcript of GLOBALIZAÇÃO Teve início nas Grandes Navegações. As relações entre os lugares aumentaram...

Para saber mais!

Globalização e ConsumoO poder das transnacionais e das propagandas.

GLOBALIZAÇÃO

Teve início nas Grandes Navegações. As relações entre os lugares aumentaram diante do

avanço tecnológico.

O termo globalização surgiu após

a Guerra Fria;

Conectou países e povos dando a

impressão de que o planeta está

ficando cada vez menor;

A INTERNET é facilitadora desse

fenômeno. Proporciona viajar pelo

mundo sem sair do lugar,

conhecer novas culturas, saber sobre

assuntos diversos e ainda através

dela, fechar milhões de negócios por

dia.

Essa integração ocorre por meio das inovações tecnológicas... Mas por que?

O CAPITALISMO possui necessidade de conquistar novos mercados!

Com algumas condições...

Primeiro: a compra de matérias-primas deve pode ser em qualquer lugar do mundo, desde que seja barata e de boa qualidade.

Segundo: as fábricas são instaladas onde houver mão de obra barata ou qualificada dependendo da necessidade.

Terceiro: a distribuição dos produtos pode ser para qualquer lugar do mundo.

A GLOBALIZAÇÃO é a integração econômica, cultural, social e política entre os países.

Não podemos negar que a globalização facilita a vida das pessoas, por exemplo o consumidor foi beneficiado, pois podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, porém ela também pode dificultar. Uma das grandes desvantagens da globalização é o desemprego. Muitas empresas aprenderam a produzir mais com menos gente, e para tal feito elas usavam novas tecnologias fazendo com que o trabalhador perdesse espaço.

Mas a Globalização é um fenômeno HOMOGÊNEO?

Os países desenvolvidos possuem maior participação

na GLOBALIZAÇÃO, pois possuem maior poder

econômico para produzir e comprar produtos.

Um único morador da Califórnia consome mais proteína, água, gasolina, e eletricidade do que toda uma vila do Sudeste Asiático.

A globalização se caracteriza pelo empobrecimento da maioria da população e enriquecimento de uma minoria, além do aumento das desigualdades tecnológicas. Isso se deve ao fato de os países pobres não terem conseguido acompanhar a intensa aceleração no avanços tecnológicos alcançada pelas nações mais ricas.

Conclui-se então que a globalização é a lógica da acumulação capitalista, baseada na CONCENTRAÇÃO DA RIQUEZAS.

Relação entre Exploradores/Subordinados entre os países do mundo.

Transnacionais

As transnacionais são empresas que ultrapassam as fronteiras de seu país de origem.

A maior das transnacionais são de países desenvolvidos e se localizam em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

As transnacionais são importantes para o desenvolvimento desses países gerando postos de trabalho e dinamizando a economia, por exemplo. Mas, não possuem função social, pelo contrário vão em busca de privilégios como isenção de impostos e mão de obra barata.

A globalização é fundamental para a atuação das transnacionais, pois oferece tecnologia para os serviços de telecomunicação, transporte para a realização das atividades econômicas em escala global.

TRANSNACIONAIS E PROPAGANDA“INFORMAÇÃO É PODER” e os MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (aqueles mais acessíveis como TV, rádio, jornal e internet) são os que mais transferem informações às pessoas (formando opiniões e hábitos).

Logo, QUEM ESTÁ NA MÍDIA É RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE (DES) INFORMAÇÕES E SE TORNA PODEROSO!

O problema enfrentado ultimamente é o modo pelo qual essa transmissão é feita. Existe abuso por parte das empresas, de jornalistas e dos donos das mídias ao transmitirem informações, pois o fazem de acordo com seus interesses.

Mídia nos EUA: apenas 6 Corporações controlam a Informação.

Em 1983, havia cerca de 50 corporações que controlavam a grande maioria de todos os meios de comunicação nos Estados Unidos. Hoje, a propriedade da mídia jornalística esta concentrada nas mãos de apenas seis-6 corporações de mídia incrivelmente poderosas.

O americano assiste em média 153 horas de televisão por mês (6,375 dias ou 21,25% do mês inteiro).

A Seis Grandes (“Big Six”) empresas que coletivamente controlam a mídia dos EUA são:

Time Warner: Home Box Office (HBO), Warner Bros Entertainment Inc., CW Network (propriedade parcial), Cinemax, Cartoon Network, TBS, TNT, Marie Clare, revista PeopleWalt Disney: ESPN Inc., Disney Channel, Buena Vista Home Entertainment, Buena Vista Records, Disney Records, Hollywood Records, Miramax Films, , Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios, Buena Vista Games.Viacom: Paramount Pictures, Paramount Home Entertainment, Comedy Central, MTV, Nick Revista, Nick Jr., Nickelodeon. News Corporation: Dow Jones & Company, Inc., FOX REDE , O National Geographic Channel.CBS Corporation: Canais CBS, NBC Universal: Universal Pictures, Universal Home Studio vídeo.

Retirado de: http://thoth3126.com.br/midia-dos-eua-as-6-corporacoes-que-controlam-a-informacao/

Televisão ainda é o meio de comunicação predominante entre os brasileiros

Levantamento

De acordo com levantamento, 95% dos brasileiros assistem TV regularmente e 74% a veem todos os dias. A pesquisa apontou também que o rádio ainda é o segundo meio mais utilizado, apesar do crescimento da internet.

Realizada pelo Ibope, a PBM entrevistou mais de 18 mil pessoas em todo o País e confirmou a predominância dos meios eletrônicos nos hábitos de consumo da população brasileira. Prova disso, é que os expectadores brasileiros passam em média 4h31 em frente à TV durante a semana e 4h14 nos finais de semana.

Retirado de: http://www.brasil.gov.br/governo/2014/12/televisao-ainda-e-o-meio-de-comunicacao-predominante-entre-os-brasileiros

Para pensar!

Sociedade de consumoA sociedade de consumo situa-se em uma perspectiva econômica que vem apresentando sinais de esgotamento, o que avoluma o número de críticas.

A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. Uma ruptura nesse modelo representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado.

Retirado de: http://www.mundoeducacao.com/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm

GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Hoje, os meios de comunicação de massa (jornais, televisão, etc.) têm papel decisivo nos processos de formação de opiniões sobre a questão ambiental, uma vez que a participação da sociedade é fundamental para a implantação de um novo padrão de desenvolvimento com equilíbrio, que visa atingir melhoria na qualidade de vida.

Até pouco tempo, o ser humano encarava a natureza e seus complexos ecossistemas, como fontes inesgotáveis de energia e matéria-prima e ainda, como recipiente dos dejetos produzidos por suas atividades, industriais agrícolas e urbanas. Tudo era visado apenas, como fontes de lucro.

Retirado de : https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/18229/globalizacao-e-meio-ambiente. Acesso em

31 de março de 2015.

Catador de lixo em Colombo, no Sri Lanka. (Foto: Reuters)

O documento lembra que, em muitos casos, as populações menos favorecidas são as mais afetadas pela deterioração do meio ambiente, ainda que sejam os que menos contribuem para isso. O relatório ressalta que uma pessoa num país com um IDH muito elevado é responsável, em média, por mais de quatro vezes as emissões de dióxido de carbono e cerca de duas vezes as emissões de metano e óxido nitroso de uma pessoa num país com IDH baixo, médio ou elevado.

Nações com maiores emissões tendem a ter atividade econômica maior, o que faz seu IDH aumentar, mas não implica que tenham bons indicadores em outras componentes do índice, como saúde e educação.

As privações ambientais vividas pelas famílias, como a poluição do ar e a falta de acesso a água potável e saneamento, por exemplo, são mais graves nas regiões com níveis mais baixos de IDH e diminuem à medida que o índice aumenta.

Usina elétrica movida a carvão perto de Cottbus, na Alemanha. (Foto: Reuters)

ONU alerta para efeitos de problemas ambientais sobre os mais pobres (02/11/2011)

Retirado de: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/11/onu-alerta-para-efeitos-de-problemas-ambientais-sobre-os-mais-pobres.html

. Acesso em 01 de abril de 2015.

Modelo econômico x Meio Ambiente

“O derretimento de geleiras, o desmatamento das árvores, isso tudo é globalização. Mas existe outros

problemas como: desperdício de água, a poluição do ar são um dos problemas que mas prejudica a natureza.

Tantos os países desenvolvidos, como o subdesenvolvido está sofrendo com este tipo de problema, que está cada

vez se agravando mais”.

SOCIEDADE DO CONSUMO E OS VALORES INVERTIDOS

https://www.youtube.com/watch?v=x_PmgSf3LSs

https://www.youtube.com/watch?v=5XqfNmML_V4

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/01/videos-mostra-como-sao-feitas-comidas-de-

propaganda.html