Graffiti

Post on 17-May-2015

1.437 views 1 download

Transcript of Graffiti

Graffiti

História do Grafitti

• Surgiu em Nova York no ano de 1970.• Até ser aceito como forma de arte, era tido

como vandalismo.• Eram feito apenas em muros e paredes, até

entrar também para as galerias de arte

Características

• Servem para expressar ideias e sentimentos ou apenas para deixar sua marca.

• Pode ser feito com pincel, rolo, Spray e compressor.

Na antiguidade• As primeiras formas de expressão

consideradas “Graffiti” foram as pinturas rupestres, ou seja, as pinturas na caverna.

Ligação com o Hip Hop• O Hip Hop e o Graffiti tem a mesma origem, ambos

surgiram nos bairros pobres do Estados Unidos como reação aos conflitos sociais e violência sofridas pelas classes menos favorecidas.

Artistas

Basquiat

• Nasceu em 1960 no Brooklyn.

• Foi quem popularizou o graffiti pelo mundo.

• Graffitava nas ruas, até sua arte ser levada para as galerias com a ajuda de Andy Warhol.

Basquiat

Andy Warhol

• Artista da Pop Art.

Bansky

• Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

Stencil

• Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato. Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.

Grafiteiros Brasileiros

• OsGemeos• Nina Pandolfo•Mateu Velasco

OsGemeosOsgemeos por Ana Carolina Ralston(1974 – São Paulo, Brasil)Destas duas mentes transbordam todas as cores e sabores da imaginação. Lá tudo é possível e qualquer sonho se torna realidade. A inspiração para tantos desenhos e fábulas mágicas vem da forma com que a dupla Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como OSGEMEOS,refletem em seu interior a realidade e a fantasia que lhes rodeiam. Cada pequeno detalhe, porque são através deles que suas obras assumem esta forma já tão reconhecível, são componentes importantes na criação do mundo fantástico, cheio de histórias cotidianas em forma de poesia. O mundo encantado em que vivem todos os seus personagens e que funciona como a janela da alma única dos irmãos gêmeos é repleto de uma mistura harmoniosa entre realismo e ficção. Suas histórias dançam entre dois importantes pilares. O olhar sonhador que possibilita a materialização de um mundo cheio de fantasias e suas críticas incisivas sobre as dificuldades enfrentadas por tantos cidadãos espalhados pelo mundo,vitimas de um modelo socioeconômico que se encontra em grande transformação. Dessa união nascem obras que invocam um universo lírico e criações que mesclam ambas projeções, como se os próprios personagens mágicos criticassem com olhos inocentes toda a discrepância que existe nesta sociedade.

Nina Pandolfo

• Nascida no interior de SP, filha mais nova do total de 5 meninas.

• Com traço suave e de personalidade suas obras podem ser vistas nas ruas ou em galerias.

• Um dos nomes femininos mais forte da arte contemporânea brasileira.

Mateu Velasco Mateu Velasco nasceu em 1980, em Nova Iorque, mas desde pequeno viveno Rio

de Janeiro. Em 2003 formou-se em desenho industrial pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Tendo realizado cursos degravura, ilustração, caligrafia experimental e computação gráfica, Mateu desenvolveu um estilo próprio de ilustração e grafite, que podem ser encontrados pelos muros e galerias do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Paris, Lisboa e EUA.O trabalho de Mateu discute com um processo de democratização da arte, ao ir além dos limites formais e culturais, convertendo o espaço público em opção de espaço estético.A arte de Mateu revela uma realidade que vivemos e não percebemos, ativando nossa memória e sensibilidade através de sua poética crítica e conceitual. Repletos de referências do cotidiano urbano, seus grafites sinalizam uma insistente necessidade de humanização da cidade. Os tentáculos, quase sempre presentes no trabalho de Mateu capturam o espectador e o transporta para um mundo de superposições e signos gráficosrecortados de elementos do mundo real com caráter lúdico: selos, cartas e manuscritos, gotas, nuvens, flores. O resultado é uma colagem de pedaços de memórias que despertam nosso olhar, afirmando sua qualidade etérea.

Pichação x Graffiti