Habilitação no Radar Fase_4

Post on 29-Mar-2016

223 views 2 download

description

Habilitação no Radar Fase_4

Transcript of Habilitação no Radar Fase_4

www.abracomex.org

Apresentação do PalestranteApresentação do Palestrante

l újCarlos Araújo @Comexblog@Comexblog

Professor de cursos de formação em comércio exterior e logísticapela Abracomex Além da experiência acadêmica é Despachantepela Abracomex. Além da experiência acadêmica, é DespachanteAduaneiro atuante no Porto de Vitória com extensão em váriosportos brasileiros, possuindo experiência com Bens de Capital,

www.abracomex.org

p , p p p ,Eletrônicos, Automóveis, Alimentos Perecíveis, Bebidas e Granito.

A Análise da Habilitação no RadarOs documentos exigidosOs documentos exigidosA Habitualidade no Comércio ExteriorA H bilit ã E dA Habilitação por EncomendaA Análise da capacidade econômico‐pfinanceiraA capacidade operacionalA capacidade operacional

www.abracomex.org

• Preferencialmente, umaempresa que acaba de iniciarseus negócios internacionaisdeve pedir a habilitaçãodeve pedir a habilitaçãosimplificada de pequena monta,por se tratar de procedimentopor se tratar de procedimentode análise sumária e que o fiscoavalia apenas verificaçõescadastrais.

www.abracomex.org

Elas são customizadas para os intervenientes de menor risco e sãoconcedidas, estando tudo de acordo, em até 10 dias corridos doprotocolo.

www.abracomex.org

• Já para empresas que possuem habitualidade nas operaçõesde comércio exterior, a modalidade ordinária é a indicada e,por ser mais completa, exige um volume muito maior deinformações pois requer uma análise muito mais criteriosa dainformações pois requer uma análise muito mais criteriosa dacapacidade econômica, financeira e patrimonial da empresainteressada.interessada.

www.abracomex.org

A pessoa jurídica que requereu esse tipo de modalidade serásubmetida a uma análise fiscal baseada nas informaçõessubmetida a uma análise fiscal, baseada nas informaçõesdisponibilizadas à Receita Federal por intermédio dosformulários, dos documentos descritos anteriormente e tambémpor aqueles fornecidos nas declarações fiscais entreguesperiodicamente.

www.abracomex.org

• O auditor fiscal irá verificar acompatibilidade entre asinformações prestadas, asdisponíveis nas bases de dados dadisponíveis nas bases de dados daRFB e aquelas constantes dorequerimento.requerimento.

www.abracomex.org

Também será conferido se a capacidade operacional da pessoajurídica isto é recursos humanos materiais logísticos bens dejurídica, isto é, recursos humanos, materiais, logísticos, bens decapital, imóveis, tecnologia, entre outros, estão condizentes comaquelas necessárias para a condução das importações eq p ç p çexportações presentes e futuras.

www.abracomex.org

• Além disso, a análise verificará acapacidade empresarial eeconômica dos sócios em relaçãoao capital integralizado na empresaao capital integralizado na empresae passará pelo crivo do fisco acapacidade financeira da pessoacapacidade financeira da pessoajurídica para implementar suastransações comerciaisinternacionais, com uma previsãopara os próximos seis meses.

www.abracomex.org

Ao final, que pode levar até 30 dias corridos da protocolizaçãodo processo, e estando tudo de acordo com as regras atuais,será concedida a habilitação na modalidade ordinária, em que orequerente será cientificado sobre o valor da estimativarequerente será cientificado sobre o valor da estimativa.

www.abracomex.org

A empresa importadora ou exportadora poderá a qualquer temposolicitar a atualização das informações de sua situaçãoeconômico‐financeira para fins de revisão da referida estimativa.

www.abracomex.org

Uma empresa que acabou de ser aberta, pode solicitar ahabilitação no Radar por Encomenda, Pequena Monta ou

di á i ã i i d d f éOrdinária, não existindo regra de fases. Entretanto, éaconselhável que ela inicie seu processo pela segunda.Essa afirmação é:Essa afirmação é:

A Verdadeira

B Falsa

www.abracomex.org

Uma empresa que acabou de ser aberta, pode solicitar ah b l ã d dhabilitação no Radar por Encomenda, Pequena Monta ouOrdinária, não existindo regra de fases. Entretanto, éaconselhável que ela inicie seu processo pela segundaaconselhável que ela inicie seu processo pela segunda.Essa afirmação é:

A VerdadeiraA Verdadeira

B Falsa

www.abracomex.org

A análise do processo de habilitação ordinária é densa, eleva em consideração, principalmente:ç , p p

A A capacidade econômico‐financeira

B A capacidade operacional

C Ambos os pontosC Ambos os pontos

www.abracomex.org

A análise do processo de habilitação ordinária é densa, ep ç ,leva em consideração, principalmente:

A A capacidade econômico‐financeiraA A capacidade econômico financeira

B A capacidade operacional

C Ambos os pontos

www.abracomex.org

O d t lh t d dO detalhamento do processo de habilitaçãoçA capacidade econômico‐financeira e operacional da empresa

www.abracomex.org

operacional da empresa

Obrigado pela participação!Contatos:www.abracomex.org | atendimento@abracomex.orghttp://twitter.com/abracomex | Skype: abracomexPortal de ensino: www.abracomexonline.orgl f lTelefone: 4062‐0660 Ramal:0405 

www.abracomex.org