HISTÓRIA 8º ANO PROF.€¦ · A unificação italiana foi o processo de união territorial que...

Post on 23-Jul-2020

1 views 0 download

Transcript of HISTÓRIA 8º ANO PROF.€¦ · A unificação italiana foi o processo de união territorial que...

HISTÓRIAPROF. AMAURY PIO

PROF.a VIRGÍNIA TORRES8º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IVNatureza-Sociedade: questões ambientais

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 22.2ConteúdoEuropa no Século XIX

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeDescrever os principais motivos associados às Revoluções na Europa do século XIX.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

O anarquismo • O anarquismo foi um movimento contemporâneo

às teorias socialistas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels. Um dos primeiros a lançar as primeiras ideias anarquistas foi William Godwin (1756 – 1836), que propôs uma radical transformação nas bases organizacionais da sociedade.

• Ele acreditava na criação de uma organização comunitária fundada na abolição da propriedade privada e o repúdio a qualquer tipo de lei ou governo.

AULA

5

Símbolo Anarquismo

AULA

6

William Godwin

AULA

7

Mas vai ser na Europa em nações como a Rússia, Itália e França que ganharão novos teóricos importantes: Piotr KropótkinComo muitos revolucionários russos do século 19, ele nasceu em uma família nobre e abastada e pertencia à elite. Seu pai possuía mais de 1.000 servos e três propriedades. Kropotkin graduou-se no Corpo de Pajens, a mais seleta escola militar da Rússia e foi pajem pessoal do Imperador Aleksandr 2º. Diante dele se apresentavam as mais brilhantes possibilidades: ele poderia ter se tornado um general ou um ministro.

AULA

8

Piotr Kropótkin

AULA

9

Outros importantes nomes do Anarquismo foram Mikhail Bakunin e Joseph Proudhon.

Joseph Proudhon Mikhail Bakunin

AULA

10

A razão seria o guia maior dessa nova sociedade e a total liberdade ética e política deveriam ser garantidas.O termo anarquismo tem origem grega, e não consiste em um sinônimo de desordem ou baderna. Sua significação mais simples é “sem governo” e, na verdade, resume a oposição política a qualquer forma de poder que limite as liberdades individuais.

AULA

11

Os indivíduos na sociedade anarquista devem adotar formas de cooperação voluntária e autodisciplina, capazes de estabelecer um equilíbrio ideal entre a ordem social e as liberdades do indivíduo.No Brasil, observou-se durante o reinado de D. Pedro II uma experiência anarquista composta por imigrantes italianos no Paraná: a Colônia Cecília. A experiência porém durou poucos anos.

AULA

12

AULA

13

Colônia Cecília

AULA

14

Aponte ao menos duas ideias defendidas pelos primeiros anarquistas:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

A Restauração dos Bourbons e a Revolução de 1830A Revolução Francesa havia condenado o último rei Bourbon, Luís XVI em 1893. Entre 1814 e 1830 esta família volta a governar a França. Uma nova Revolução os retira do poder em julho de 1930.Após os três dias de lutas (os Três Gloriosos) nas ruas de Paris, o último rei da Casa de Bourbon é obrigado a partir para o exílio, já no começo de agosto.

AULA

16

Restauração dos Bourbons

AULA

17

Revolução de 1830

AULA

18

O governo de Luís Filipe (1830 à 1848)Teve um rápido governo e é considerado como último rei francês. Luís Filipe promoveu uma amizade com o Reino Unido e apoiou uma expansão colonial, notavelmente a conquista da Argélia. Sua popularidade diminuiu e ele foi forçado a abdicar em fevereiro de 1848, vivendo o resto de sua vida em exílio no Reino Unido.

AULA

19

Luís Filipe

AULA

20

A Revolução de 1848 e a Ascensão de Luís NapoleãoEste conjunto de revoluções, de caráter nacionalista, liberal, socialista e democrático, foi iniciado por uma crise econômica na França, e foi a onda revolucionária mais abrangente da Europa, embora em menos de um ano, forças reacionárias tenham retomado o controle e as revoluções em cada nação tenham sido dissipadas. O primeiro presidente eleito para esse cargo foi Luís Bonaparte, sobrinho do imperador Napoleão Bonaparte.

AULA

21

Os levantes foram liderados por uma mistura de reformadores, de membros da classe média e de trabalhadores, que não se mantiveram unidos por muito tempo.

AULA

22

Luís Napoleão

AULA

23

Revolução de 1848

AULA

24

A Unificação da ItáliaA unificação italiana foi o processo de união territorial que resultou no surgimento do Estado-nação da Itália na segunda metade do século XIX. Esse processo foi liderado pelo Reino de Piemonte-Sardenha que, nessa época, era governado pelo rei Vitor Emanuel II, da Casa de Saboia.Importante personagem na unificação da Itália, Giuseppe Garibaldi havia antes emigrado e vivido no Brasil onde atuou na Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul.

AULA

25

Unificação Italiana - mapa

AULA

26

AULA

27

Garibaldi

AULA

28

AULA

29

Cidade de Garibaldi

AULA

30

AULA

31

A Unificação da AlemanhaAntes da unificação, o território germânico estava fragmentando em 39 estados que formavam a Confederação Germânica. A Confederação era governada por uma assembleia com representantes de todos os estados. Porém, eram os representantes dos maiores estados, Prússia e Áustria, que tinham maior poder e acabam por decidir quase tudo.

AULA

32

Havia também um conflito de interesses entre Áustria e Prússia. Enquanto a Áustria era contrária à unificação, a Prússia era favorável, pois pretendia aumentar seu poder sobre o território germânico e ampliar o desenvolvimento industrial.

AULA

33

Unificação Alemã

AULA

34

AULA

35

Otto von Bismarck

AULA

36

AULA

37

A Comuna de Paris, principais causas • Dominação política e econômica da burguesia parisiense

sobre a classe operária; • Péssimas condições de trabalho dos operários; • Derrota da França na Guerra Franco-Prussiana (1871); • Os operários franceses não concordaram com a rendição

da França para a Prússia; • Tentativa do governo em jogar para cima dos

trabalhadores as dívidas de guerra, que deveriam ser pagas com aumento de impostos.

AULA

38

Comuna de Paris

AULA

39

AULA

40

AULA

41

AULA

42

Utilizando o que você aprendeu nesta aula, descreva o que foram as Unificações da Itália e Alemanha:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

43

Aula 1 • O viver em cidades • O liberalismo • O socialismo

RESUMO DO DIA

44

ALPHA de Adam Smith

RESUMO DO DIA

45

ALPHA de Karl Marx

RESUMO DO DIA

46

Aula 2 • O anarquismo • Colônia Cecília • Revoluções na Europa do século XIX • Ascensão dos Bourbons • Unificação Italiana • Unificação Alemã • Comuna de Paris

RESUMO DO DIA

47

Colônia Cecília

RESUMO DO DIA

48

RESUMO DO DIA

49

RESUMO DO DIA

50

Garibaldi

RESUMO DO DIA

51

RESUMO DO DIA

52

RESUMO DO DIA

53

Otto von Bismarck

RESUMO DO DIA

54

Comuna de Paris

RESUMO DO DIA

55

RESUMO DO DIA

56

RESUMO DO DIA

57

Tempos Modernos

DESAFIO DO DIA

58

Que relação podemos fazer do trecho do filme com a aula de hoje?

DESAFIO DO DIA

59