HISTÓRIA EJA 4ª PROF. FELIPE CANTALICE · A chegada dos portugueses ao Brasil Ocorreu no dia 22...

Post on 20-Jul-2020

7 views 0 download

Transcript of HISTÓRIA EJA 4ª PROF. FELIPE CANTALICE · A chegada dos portugueses ao Brasil Ocorreu no dia 22...

HISTÓRIA PROF. FELIPE CANTALICEEJA 4ªFASE

Unidade IIIIdentidades, Diversidade e Direitos humanos

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 16.1ConteúdoPeríodo Colonial do Brasil

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Identifique o principal motivo que impulsionou o início

da ocupação do território brasileiro pelos portugueses a partir de 1531.

• Descrever a situação do território que hoje forma o Brasil durante o período que se estende de 1500 a 1530.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

• Itália, o berço do renascimento • O humanismo • Renascimento científico

REVISÃO

5

Índios isolados

DESAFIO DO DIA

6

Como você imagina que tenha sido o primeiro contato entre portugueses e indígenas?

DESAFIO DO DIA

7

A chegada dos portugueses ao Brasil Ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data, as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia.No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha, este foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural existente entre os dois povos.

AULA

8

Primeiros contatos com os indígenas Logo de cara, os índios apontaram para objetos de prata e ouro. Este fato fez com que os portugueses pensassem que houvesse estes metais preciosos no Brasil. Neste contato, que foi um verdadeiro “choque de culturas”, houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.

AULA

10

Chegada dos Portugueses

AULA

11

Feitoria Era um local, fortificado ou não, geralmente próximo a um porto. Funcionavam como entreposto comercial nas colônias das potências europeias na época da expansão marítima.

AULA

12

AULA

13

Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito “prazer e devoção”, a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (…) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

14

Este contato amistoso entre brancos e índios era preservado:

a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.

b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.

c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como “o bom selvagem e forte colaborador da colonização”.

e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

16

Governo ColonialCapitanias Hereditárias foram um sistema administrativo implementado pela Coroa Portuguesa no Brasil em 1534.O território do Brasil, pertencente a Portugal, foi dividido em faixas de terras e concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557). Essas poderiam ser passadas de pai pra filho e, por isso, foram chamadas de hereditárias.

AULA

17

AULA

18

AULA

19

Os principais objetivos eram povoar a colônia e dividir a administração colonial. As Capitanias Hereditárias, porém, tiveram vida curta e foram abolidas dezesseis anos após sua criação.

AULA

20

O sistema de capitanias hereditárias foi implantado a partir da expedição de Martim Afonso de Sousa, em 1530. Os portugueses tiveram receio de perderem suas terras conquistadas para outros europeus que já estavam negociando com os indígenas e buscavam se fixar ali.Para tanto, a Coroa Portuguesa imediatamente adotou medidas para povoar a colônia, evitando, dessa maneira, possíveis ataques e invasões.

AULA

21

Governo Geral Representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

AULA

22

O governador-geral, indicado pelo rei, seria responsável pelo desenvolvimento econômico da colônia, desde criação de engenhos, administração e proteção de terras, inserção dos indígenas na população, dentre outros.

AULA

23

AULA

24

Os três primeiros governadores-gerais que administraram o Brasil Colônia foram: Tomé de Souza (1549 a 1553), seguido de Duarte da Costa (1553 a 1558) e Mem de Sá (1558 e 1572). A administração de Tomé de Sousa iniciou o processo de restabelecimento da Coroa Portuguesa nas terras brasileiras. Por conseguinte, Duarte da Costa entrou em diversos conflitos com os indígenas; por outro lado, Mem de Sá aproveitou para se aproximar dos índios e utilizá-los como força para combater os franceses invasores.

AULA

25

Duarte da Costa Tomé de Souza Mem de Sá

AULA

26

A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo-Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.a) As capitanias, mesmo havendo um processo de

exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.

b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.

d) O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.

e) O governo-geral extinguiu as donatárias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28