HISTÓRIA EJA 4ª PROF. FELIPE CANTALICE · AULA 5. Os caminhos encontrados pelos A cultura...

Post on 17-Aug-2020

2 views 0 download

Transcript of HISTÓRIA EJA 4ª PROF. FELIPE CANTALICE · AULA 5. Os caminhos encontrados pelos A cultura...

HISTÓRIA PROF. FELIPE CANTALICEEJA 4ªFASE

Unidade ITempo, Espaço, Fontes Históricas e Diversidade étnica

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 3.2ConteúdoPovos indígenas: aprender para valorizar

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Destacar formas encontradas pelos grupos indígenas

para preservar suas culturas. • Identificar características sociais e culturais dos grupos

indígenas na atualidade.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Os caminhos encontrados pelos indígenas em busca de uma identidade e respeito sociais

• Apesar das centenas de anos de contato com a sociedade de fora, na maioria dos casos, os índios lutaram para manter sua língua e costumes em face à luta contra a invasão das suas terras, que continua nos dias atuais.

AULA

5

Os caminhos encontrados pelos A cultura indígena está presente na língua materna, nos costumes, cantos, danças, pinturas corporais, ritos, narrativas, saberes e tecnologias. Ela é uma das raízes ou matrizes da cultura brasileira atual.

AULA

6

Seus traços são encontrados em diferentes momentos cotidianos dos brasileiros: em nossa alimentação (em comidas como mandioca, pipoca e tapioca), em objetos, como a rede de descanso, no conhecimento das ervas medicinais, na nomenclatura de animais, no folclore, religiões, em manifestações culturais tradicionais e na relação com a natureza.

AULA

7

Em aldeias mais isoladas, a cultura indígena é forte e está “preservada”. Mas a grande realidade hoje é que a maioria dos indígenas está imersa em duas culturas e dois mundos: a convivência com os brancos e a vivência da cultura tradicional.

AULA

8

Historicamente, quanto maior é a convivência com os brancos, maior o risco de se perder as tradições. No atual contexto, a preservação do território e da cultura constituem os principais desafios dos povos indígenas.

AULA

9

1. Destaque algumas formas encontradas pelos indígenas para preservar suas culturas.

2. Aponte como as trocas culturais entre indígenas e “brancos” são vistas pela sociedade.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

10

Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas.

AULA

11

Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente porque, para os povos indígenas, os espaços em que se mora, planta, caça ou caminha vão além das fronteiras criadas pelo homem branco. E porque ninguém deixa de ser índio por estar em uma região considerada urbana, fora das fronteiras definidas para suas terras.

AULA

12

O professor José Ribamar Bessa Freire elencou os cinco equívocos mais comuns sobre os povos indígenas.

Primeiro equívoco: o índio genéricoA primeira ideia que a maioria dos brasileiros têm sobre os índios é a de que eles constituem um bloco único, com a mesma cultura, compartilhando as mesmas crenças, a mesma língua. Ora, essa é uma ideia equivocada, que reduz culturas tão diferenciadas a uma entidade supraétnica.

AULA

13

O segundo equívoco: culturas atrasadasA segunda ideia equivocada é considerar as culturas indígenas como atrasadas e primitivas. Os povos indígenas produziram saberes, ciências, arte refinada, literatura, poesia, música, religião.Suas culturas não são atrasadas como durante muito tempo pensaram os colonizadores e como ainda pensa muita gente ignorante.

AULA

14

Terceiro equívoco: culturas congeladasO terceiro equívoco é o congelamento das culturas indígenas. Enfiaram na cabeça da maioria dos brasileiros uma imagem de como deve ser o índio: nu ou de tanga, no meio da floresta, de arco e flecha, tal como foi descrito por Pero Vaz de Caminha. E essa imagem foi congelada. Qualquer mudança

AULA

15

nela provoca estranhamento. Quando o índio não se enquadra nessa imagem, vem logo a reação: “Ah! Não é mais índio”. Na cabeça dessas pessoas, o “índio autêntico” é o índio de papel da carta do Caminha, não aquele índio de carne e osso que convive conosco, que está hoje no meio de nós.

AULA

16

Quarto equívoco: os índios pertencem ao passadoO quarto equívoco consiste em achar que os índios fazem parte apenas do passado do Brasil.

AULA

17

O quinto equívoco: o brasileiro não é índioPor último, o quinto equívoco é o brasileiro não considerar a existência do índio na formação de sua identidade. Há 500 anos não existia no planeta Terra um povo com o nome de povo brasileiro. Esse povo é novo, foi formado nos últimos cinco séculos com a contribuição, entre outras, de três grandes matrizes: europeus, africanos e indígenas.

AULA

18

1. Reflita sobre os cinco equívocos apresentados na aula e aponte as suas possíveis causas.

2. Por que é um equívoco imaginar que as culturas indígenas estão congeladas?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

19

Desafio do dia

DESAFIO DO DIA

20

Você conhece a lenda que está sendo representada e qual sua importância?

DESAFIO DO DIA

21

• Identificar a importância da cultura indígena para as sociedades atuais.

• Analisar as tradições indígenas e sua existência em nossa sociedade.

RESUMO DO DIA

22

• Destacar formas encontradas pelos grupos indígenas para preservar suas culturas.

RESUMO DO DIA

23