HISTÓRIA EJA 4ª PROF. FELIPE CANTALICE€¦ · O Brasil Holandês Durante o domínio da União...

Post on 30-Oct-2020

4 views 0 download

Transcript of HISTÓRIA EJA 4ª PROF. FELIPE CANTALICE€¦ · O Brasil Holandês Durante o domínio da União...

HISTÓRIA PROF. FELIPE CANTALICEEJA 4ªFASE

Unidade IIIIdentidades, Diversidade e Direitos humanos

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 16.2ConteúdoA economia do Brasil Colônia

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Relacionar o cancelamento temporário dos limites

do Tratado de Tordesilhas à ampliação do território brasileiro.

• Identificar as causas da invasão holandesa a Pernambuco.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Economia AçucareiraO açúcar representou a primeira riqueza produzida no país, acompanhada da ocupação do mesmo. Deu origem às três primeiras capitanias: Pernambuco, Bahia e São Vicente. Localizadas nas costas litorâneas do território, fizeram com que o Brasil se tornasse o maior produtor e exportador de açúcar da época.

AULA

5

Pernambuco era a capitania mais rica, tinha as maiores fazendas e era a mais poderosa. Essas plantações ficaram conhecidas como “plantation”, pois eram grandes fazendas que produziam apenas uma cultura (monocultura) e sua produção era totalmente voltada ao comércio exterior.

AULA

7

O pacto colonial assegurava que tudo que fosse produzido no Brasil seria comercializado com a metrópole portuguesa e assim foi estabelecido um monopólio comercial dos portugueses que puderam comercializar com outros países europeus e ficar com a maior parte dos lucros.

AULA

8

AULA

9

“A maioria da população colonial brasileira era composta por africanos e seus descendentes escravizados. O desenvolvimento da economia colonial era garantido pela mão de obra escrava, que era empregada em diversas áreas: pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Os escravizados também realizavam uma diversidade de atividades desde o plantio (diversas culturas) até a preparação e o processamento do açúcar.”

AULA

10

Os homens bonsNo processo de organização da administração colonial, percebemos que a Coroa Portuguesa tinha claras pretensões em preservar seus interesses particulares em território brasileiro.

AULA

12

Na formação das vilas e cidades, observamos que as Câmaras Municipais deveriam tratar dos problemas e questões que atingiam aquela localidade. Ao mesmo tempo, manifestando a sua integração ao projeto colonizador, essas mesmas Câmaras deveriam fazer cumprir os ordenamentos emitidos pela metrópole.

AULA

14

Foi nesse contexto que a ideia de “homem bom” surgiu na colônia para determinar as pessoas que poderiam ocupar cargos políticos na esfera local.

AULA

15

AULA

16

1. Para garantir a posse da terra, Portugal decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantar em certos trechos do litoral:

a) a produção açucareira.b) a exploração do ouro.c) a extração do pau-brasil.d) a criação de gado.e) o comércio de especiarias.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

17

2. Qual era a estrutura básica da produção de açúcar implantada por Portugal no Brasil?

a) policultura, trabalho assalariado e grande propriedade.b) monocultura, trabalho escravo e pequena propriedade

familiar.c) monocultura, trabalho assalariado e pequena

propriedade familiar.d) monocultura, trabalho escravo e grande propriedade.e) policultura, trabalho escravo e grande propriedade.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

18

O Brasil HolandêsDurante o domínio da União Ibérica, reino que unia Espanha e Portugal, a Holanda pertenceu à Espanha. Somente em 1581, os holandeses conquistaram sua independência.Com a emancipação holandesa, Felipe II, rei da Espanha, fechou os portos da União Ibérica para os holandeses.Revoltado, o governo da Holanda criou a Companhia das Índias Orientais. O objetivo era ampliar o comércio com a África e a América, em especial o de cana-de-açúcar.

AULA

19

AULA

20

Principais realizações de Maurício de Nassau: • Nassau concedeu empréstimos aos Senhores de

Engenho, para que estes investissem no cultivo do açúcar;

• O holandês investe na infraestrutura da cidade de Recife, antes uma pequena vila, agora se torna um grande centro urbano;

• Nassau concede liberdade religiosa entre brasileiros (católicos) e holandeses (protestantes);

AULA

21

• Em 1640, holandeses e ingleses apoiam Portugal no processo de libertação do domínio espanhol. Fim da União Ibérica.

AULA

22

União IbéricaA União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha.O rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros no Marrocos, em 1578. Como o rei não havia deixado herdeiros para sucedê-lo,

AULA

24

quem assumiu foi seu tio-avô, D. Henrique. No entanto, D. Henrique acabou morrendo dois anos depois e, como também não possuía herdeiros diretos, foi iniciada uma

AULA

25

Divisão do Mundo entre Portugal e Castela segundo os tratados de Alcáçovas e Tordesilhas

Mer

idia

no d

e To

rdes

ilhas

370 Léguas

Prop

osta

do

Papa

Ale

xand

re V

I

Linha do tratado Alcáçovas (1479)

ÁREA DE DOMÍNIO ESPANHOL ÁREA DE DOMÍNIO ESPANHOLÁREA DE DOMÍNIO PORTUGUÊS

Oceano Pacífico

Oceano Pacífico

Oceano Índico

Oceano Atlântico

AULA

26

Fim da União IbéricaEm 1640, ocorreu a Restauração Portuguesa, movimento que colocou fim à União Ibérica. Durante esse acontecimento, os portugueses engajaram-se na luta para retomar o controle de seus territórios, inclusive das colônias. Foi travada uma guerra que resultou na expulsão dos espanhóis e na coroação de D. João IV, fato que marcou o início da dinastia de Bragança.

AULA

27

Depois que os portugueses retomaram o controle de seu trono e de seus territórios, iniciaram uma luta contra os holandeses para os expulsarem de Pernambuco. Essa luta ficou conhecida como Guerras Brasílicas e concretizou-se em 1654, ano em que os holandeses foram expulsos definitivamente de Pernambuco.

AULA

28

AULA

29

As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido

a) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.

b) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre Brasil e Portugal.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

c) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.

d) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.

e) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

Índios isolados

DESAFIO DO DIA

32

Como você imagina que tenha sido o primeiro contato entre portugueses e indígenas?

DESAFIO DO DIA

33

• A chegada dos portugueses • As primeiras feitorias • O governo colonial

RESUMO DO DIA

34

• A economia açucareira

RESUMO DO DIA

35

• O Brasil Holandês

RESUMO DO DIA

36