Homem branco domina topo da carreira de juiz · Homem branco domina topo da carreira de juiz ... de...

Post on 09-Nov-2018

215 views 0 download

Transcript of Homem branco domina topo da carreira de juiz · Homem branco domina topo da carreira de juiz ... de...

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OU

TRO

LEI

TOR

���������������� ��������������������������

���� ����� ��� ���� ����� �� ��������������

Homem branco domina topo da carreira de juizPanorama. Levantamento do Conselho Nacional de Justiça revela que 84% dos membros dos tribunais superiores são homens. No patamar mais inferior, de juiz substituto, 44% são mulheres. Estudo mostra que, de cada dez magistrados brasileiros, dois são negros PÁG. 03

Polícia prende autoras de ‘boa noite, Cinderelo’

Dólar quebra novo recorde e vai a R$ 4,19

Bolsonaro se recupera bem após nova cirurgia

Mulheres são suspeitas de dopar homens mais velhos após seduzi-los em bares. Um deles morreu PÁG. 08

Incerteza no cenário eleitoral gera instabilidade no câmbio; cotação no turismo chega a R$ 4,65 PÁG. 10

Candidato do PSL está na UTI depois da desobstrução no intestino, mas sem febre ou infecção PÁG. 02

www.metrojornal.com.br | leitor.bsb@metrojornal.com.br | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_BSBwww.metrojornal.com.br | leitor.bsb@metrojornal.com.br | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_BSBwww.metrojornal.com.br | leitor.bsb@metrojornal.com.br | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_BSBwww.metrojornal.com.br | leitor.bsb@metrojornal.com.br | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_BSB

BRASÍLIA Sexta-feira,

14 de setembro de 2018

Edição nº 1.569, ano 7

MÍN: 18°CMÁX: 31°C

RISADARIA, O MAIOR FESTIVAL DE HUMOR DO MUNDO, CHEGA AO DF PÁG. 14

QUE TAL RIR UM POUCO?

15 anos e em obras

“Lance Maior” será homenageado “Caminho dos gigantes”, do Festivalzinho Longa “Domingo” , filme de abertura

“Excelentíssimos” da

mostra “Onde estamos,

para onde vamos?”

“New Life S. A.”, o representante do DF

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa hoje com mais de 150 filmes na agenda e resiste às remodelações no entorno do Cine Brasília” PÁG. 12 E 13

2018

ELEIÇÕES

Rogério Vilela

estará no festival

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 02| {BRASIL}

1FOCO

EXPEDIENTEMetro Jornal. ������� !�" Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145) E��!or Chefe: Luiz Rivoiro (MTB 21.162) Diretor Comercial: Rogério Domingues Diretora Financeira: Sara VellosoEditor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso

Metro Jornal Brasília. Diretor-editor: Cláudio Humberto. Editores de Arte: Cláudia Lorena e Priscila S. Belavenute. Coordenadora Comercial: Isabela Ramos Grupo Bandeirantes de Comunicação Brasília. Diretor Geral: Flávio Lara Resende

FALE COM A REDAÇÃOleitor.bsb@metrojornal.com.br(61) 3966-4607

COMERCIAL: (61) 3966-4615

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A, CNPJ 07.780.914/0001-61. Endereço: SBS Quadra.02 - Bloco "Q" - Ed. João Carlos Saad - 15º andar, CEP 70070-120, Brasília, DF, Tel.: (61) 3966-4615. O Metro Jornal Brasília é impresso na iGráfica Editora Ltda.

Filiado ao

O Metro Jornal circula em 21 países e tem alcance diário superior a 18 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, ABC, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Espírito Santo e Maringá, somando 505 mil exemplares diários.

Um comitê internacional reunido em Florianópo-lis irá definir hoje se libe-ra ou mantém a proibição sobre a pesca de baleias. A decisão era para ser defe-rida ontem, mas a votação foi adiada.

Liderados pelo Japão, al-guns países, como a Islân-dia e a Noruega, defendem a retomada da pesca comer-cial em todo o mundo.

O Brasil se encontra no grupo de nações que dese-jam a preservação, portan-to, se posicionou contra a volta da atividade.

A tendência é que a proi-bição seja mantida, já que no encontro de ontem o co-mitê aprovou a Declaração de Florianópolis, um docu-mento que propõe que os

recursos da Comissão In-ternacional da Baleia sejam destinados à preservação das espécies.

A caça comercial de ba-leias é proibida há 32 anos no mundo. A proposta japo-

nesa para a volta da práti-ca incluiria um tipo de re-gulação especial, que prevê cotas por país e a criação de um comitê para contro-lar a pesca dos mamíferos.

METRO POA

Definição sobre caça a baleias é adiada para hoje

Houve protestos para a preservação | ANTONIO CARLOS MAFALDA/ MAFALDA PRESS/FOLHAPRESS

‘Notáveis’

Constituinte

sem eleitosEm palestra ontem no IEP

(Instituto de Engenharia

do Paraná), o general

Hamilton Mourão (PRTB),

candidato a vice-presidente

na chapa de Jair Bolsonaro

(PSL), defendeu uma

nova Constituição para

o Brasil, a ser feita sem

representantes eleitos.

“Nossa Constituição é

extensa demais, devia ser

só princípios e valores”,

defendeu. “Não precisa

de Constituinte, fazemos

um conselho de notáveis

e depois submetemos

a plebiscito. Uma

constituição não precisa ser

feita por eleitos pelo povo”,

afirmou, ponderando ser

essa opinião apenas sua,

não a de Bolsonaro ou da

chapa da qual ele faz parte.

Ferramenta que ajuda o eleitor a escolher o seu can-didato, o Índice Band mos-tra que Jair Bolsonaro (PSL) mantém a ponta na corri-da pelo Palácio do Planalto enquanto Ciro Gomes (PDT) sobe e toma a vice-liderança de Marina Silva (Rede).

De acordo com o índice – que leva em conta as úl-timas pesquisas feitas pelo Ibope e Datafolha, conside-rando apenas os votos vá-lidos e excluindo brancos, nulos e indecisos –, Bolso-naro passou de 32% no pri-meiro levantamento, de 24 de agosto, para 33% ontem e se mantém à frente.

Marina caiu de 20% para 13% e foi superada por Ciro, que subiu de 13% para 16%. O tucano Geraldo Alckmin manteve os seus 12% en-quanto o petista Fernando Haddad foi de 7% para 11%.

Cientista político e res-ponsável pelo Índice Band, Antonio Lavareda afirmou que o cenário é de incertezas e que o momento ainda ofe-rece mais perguntas do que respostas. METRO

Índice Band mostra alta de Ciro e queda de Marina

ÍNDICE BAND Veja os números, em %

24/8 13/9

• Vera Lúcia (PSTU)• Cabo Daciolo (Patri)• Guilherme Boulos (Psol)

1%• João Goulart Filho (PPL)• Eymael (DC)

NÃO PONTUARAM:

4

3233

20

13

64

2

4

2

13

16

12 12

7

11

FONTE: ÍNDICE BAND (ELABORADO PELO IPESPE (INSTITUTO DE PESQUISAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS)

Ciro Gomes(PDT)

Marina Silva(Rede)

Jair Bolsonaro (PSL)

Fernando Haddad (PT)

Henrique Meirelles (MDB)

João Amoêdo (Novo)

Alvaro Dias(Pode)

Geraldo Alckmin(PSDB)

Internado. Candidato à presidência passou por cirurgia de emergência; estado é estável

Bolsonaro segue na UTI após cirurgia

A equipe médica do Hospi-tal Albert Einstein, em São Paulo, considera que o qua-dro de saúde do candidato à presidência da república Jair Bolsonaro (PSL) evoluiu bem após a realização de ci-rurgia de emergência para desobstrução do intestino.

Segundo o boletim mé-dico, seu quadro é estável e Bolsonaro passou o dia de ontem na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sem apre-sentar sangramentos, febre ou outras infecções e com função renal normal. O can-didato foi medicado com analgésicos para controlar a dor e se alimentou exclu-sivamente pela veia. Ainda não há previsão de alta.

No fim da noite de quar-ta-feira, uma tomografia re-velou uma obstrução intes-tinal e o candidato precisou ser submetido a cirurgia de urgência. O procedimen-to para desfazer as aderên-cias do intestino durou duas horas e foi realizado com sucesso.

Jair Bolsonaro está inter-nado desde semana passada para se recuperar de uma fa-cada no abdômen que rece-beu no último dia 6 durante atividade de campanha em Juiz de Fora (MG). O autor do ataque está preso e dis-se ter se sentido ameaçado pelo discurso do candidato.

Campanha x recuperaçãoDeputado federal e candida-to ao Senado por São Pau-lo, Major Olímpio (PSL) vi-sitou Bolsonaro na manhã de ontem e afirmou que a

recuperação é a priorida-de do presidenciável. Neste momento, um debate divi-de o partido sobre como se-rão as atividades de campa-nha durante o período de internação.

“O que vai ditar o que fa-rá Bolsonaro é a orientação médica e não o calendário eleitoral”, disse Olímpio. O deputado afirmou, porém, que a ausência do presi-denciável nas ruas prejudi-ca. “Nós estamos fazendo a campanha”, mas não “te-mos essa capacidade de le-var milhares de pessoas as ruas, como é a característica e a força do Jair Bolsonaro.”

Candidato a vice, o ge-neral Hamilton Mourão (PSL) quer ir aos debates que restam na televisão no lugar de Bolsonaro, mas a sua participação ainda não foi autorizada pelo partido nem pela Justiça Eleitoral.

METRO BRASÍLIA

Bolsonaro se recupera bem

| DIVULGAÇÃO

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br {BRASIL} 03|

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgou ontem um levantamento que apon-ta um predomínio masculi-no na magistratura. Além de serem minoria no número absoluto (38%), as mulheres perdem representatividade conforme se avança na carrei-ra: elas são 44% entre os juí-zes substitutos e a parcela cai gradativamente até chegar a 16% entre ministros de tribu-nais superiores e do STF (Su-premo Tribunal Federal).

“Mulheres e homens com-petem por meio de provas. No entanto, algumas pro-gressões dependem de indi-cações. Mas não creio que se-ja só isso. As mulheres ainda têm muitas atribuições do-mésticas e isso gera impacto profissional”, avalia Maria Te-

reza Sadek, diretora de Pes-quisas Judiciárias do CNJ.

“De qualquer forma, é um dado que precisa ser estuda-do, já que não fomos a fundo em relação aos motivos des-sa diferença e ela pode ser ob-servada também em outras carreiras”, completa.

O Brasil tem hoje 18.168 juízes. Feita de 9 de abril a 30 de maio deste ano, a pesqui-sa entrevistou 11.348 deles (62,5% do total) e foi o segun-do levantamento de abran-gência nacional do CNJ – o primeiro havia sido em 2013.

Na comparação entre as duas pesquisas, a fatia de mu-lheres no Judiciário subiu li-geiramente (foi de 36% para 38%), mas a parcela no ponto mais alto da carreira, o de mi-nistros de tribunais superio-

res, caiu de 18% para 16%. No STF há hoje duas mulheres – Cármen Lúcia e Rosa Weber – entre os 11 ministros.

RaçaDe cada 10 magistrados bra-sileiros, 8 são brancos. Entre 2013 e 2018, a parcela de pre-tos e pardos somados subiu de 15,6% para 18,1%.

Em nenhum estado da fe-deração os pretos e pardos são maioria entre os juízes. No Piauí, os dois segmentos somados representam 45%. No outro extremo, apenas 3% dos juízes são pretos ou par-dos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Justiça. Levantamento do CNJ aponta que mulheres são 44% dos juízes substitutos, mas apenas 16% entre ministros de tribunais superiores

Quanto mais alto na carreira dos juízes, menos mulheres

Rosa Weber e Cármen Lúcia são hoje as únicas mulheres no STF | FÁBIO POZZEBOM / ABR

RAFAEL NEVES METRO BRASÍLIA

Toffoli assume presidência do STF até setembro de 2020O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffo-li assumiu ontem a presi-dência da Corte pelos próxi-mos dois anos. Aos 50 anos, Toffoli passa a ser o presi-dente mais jovem da histó-ria do tribunal. Antes esse título pertencia ao ministro Celso de Mello, que tornou--se presidente do Supremo aos 52 anos.

Toffoli ficará à frente do STF por dois anos, até se-tembro de 2020. O ministro Luiz Fux passa a ser o vice--presidente da Corte.

Nomeado pelo ex-presi-dente Luiz Inácio Lula da Silva, Toffoli entrou para o STF em outubro de 2009, após dois anos e meio como advogado-geral da União.

Em seu discurso de pos-

se, Toffoli destacou o papel de ‘poder moderador’ do Ju-diciário, mas pediu humil-dade à classe.

“Não somos mais nem menos que os outros pode-

res. Com eles e ao lado de-les, harmoniosamente, ser-vimos ao povo e à nação brasileira. Por isso, nós, juí-zes, precisamos ter prudên-cia”, declarou. METRO BRASÍLIA

Aos 50 anos, Toffoli é o presidente mais jovem da história do STF | JOSÉ CRUZ / ABR

Programada para terminar hoje, a campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia in-fantil) se aproximou da me-ta do Ministério da Saúde – imunizar 95% do público-alvo – após ter sido estendida por duas semanas além do prazo original, mas alguns indica-dores ainda preocupam.

Todas as crianças de um ano até 4 anos e 11 meses de-vem ser vacinadas. Das 11,2 milhões de crianças nessa fai-xa etária esperadas nas uni-dades de saúde, 10,4 milhões já receberam as doses.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura já ultra-passou a meta (96,95% pa-ra sarampo e 95,44% pa-ra pólio). Entre as crianças de um ano, porém, a taxa

ainda está em 85,45%.Onze estados já ultrapas-

saram cobertura de 95% pa-ra ambas as doenças, mas alguns têm índices que preo-cupam o ministério: o Rio de Janeiro está abaixo de 80% pa-ra ambas as vacinas, Roraima – onde a migração venezuela-na representa um foco adicio-nal de atenção – está na faixa de 83% para ambas e o Distri-to Federal não ultrapassa 87% nas duas. METRO BRASÍLIA

Vacinação. Campanha ainda fraqueja entre crianças de um ano

11,2 mide crianças estão na faixa etária – de 1 ano a 4 anos e 11 meses – que deve se vacinar, mas 800 mil ainda não foram imunizadas

Ação contra Mantega é suspensa

Na última terça-feira, dois dias antes de tomar pos-se na presidência do STF, Toffoli suspendeu uma ação contra o ex-ministro Guido Mantega que cor-re no Paraná, a cargo do juiz Sergio Moro. Aberto no início de agosto, o pro-cesso aponta pagamentos da Odebrecht ao PT, mas Toffoli considerou que o caso compete à Justiça Eleitoral. METRO BRASÍLIA

Lava Jato

P A R D O S

16, 5%14, 2%

B R A N C O S

80, 3%82, 8%

P R E T O S

O JUIZ BRASILEIRO É HOMEM E BRANCODe cada 10 magistrados, 4 são mulheres. Mas a taxa feminina, que é de 44% entre os juízes substitutos, decresce a cada nível que se sobe na carreira. De cada 100 juízes, 80 são brancos e 18 pretos ou pardos

FONTE: PESQUISAS DO CNJ (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA) FEITAS EM 2013 E 2018

H O M E N S M U L H E R E S

P erfil dos magistrados por sexo

Perfil dos magistrados por raça

Percentuais nos níveis de carreira em 2018

2018

2013

MINISTROS (TRIBUNAISSUPERIORES E STF)

DESEMBARGADORES

JUÍZESTITULARES

JUÍZESSUBSTITUTOS

64%

62%

36%

38%

56%

61%

77%

84%

44%

39%

23%

16%

44%

39%

23%

16%1,4% 1,6%

ASIÁTICOS E INDÍGENAS

1,6% 1,6%

2013 2018

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 04| {BRASIL}

ATENTADO CANCELOU 7 DE SETEMBRO FESTIVO LÁ FORATão logo soube do atentado a Jair Bolsonaro (PSL), na quinta (6), o Ministério das Relações Exteriores orde-nou a todos os embaixadores do Brasil mundo afora “observar a devida sobriedade” nas celebrações de 7 de Setembro, “em razão da consternação” envolvendo o fato, cancelando inclusive shows artísticos e culturais. A Circular Telegráfica, à qual esta coluna teve acesso, foi acatada pelos embaixadores.

DISSIMULAÇÃO?A Circular Telegráfica nº 108709 foi enviada de forma particular, por e-mail. Mensagens oficiais são transmi-tidas na série telegráfica normal.

NÃO FOI PARTICULARA Circular é expediente oficial, informa o embaixador Tarcísio Costa, do Itamaraty, e “não tem absolutamen-te nada de particular nisso”.

TODOS ESTRANHARAM“Verdade isso que recebi?”, indagou embaixador, em grupo restrito de diplomatas no whatsapp. “Não sei, mas vou sondar”, respondeu outro.

DIPLOMATAS INCRÉDULOS“É verdade, sim”, esclareceu um terceiro. “Cancelar eventos é meio forte”, disse mais um, incrédulo. “Um tanto demais, né?”.

REI DAS DISTRIBUIDORAS QUER BANCADA NO CONGRESSO

O bilionário Rubens Ometto, que multiplicou a fortu-na no ramo de combustíveis, parece formar uma tro-pa de choque na política: ele é o maior financiador de campanhas, com R$ 3,65 milhões até agora. O financia-mento de Ometto coincide com a iminente votação, no Congresso, de projetos que ameaçam seu negócio mais rentável: a obrigação de refinarias e destilarias de ven-derem seus produtos às distribuidoras como a Cosan, que ele controla e cujo conselho preside.

RESOLUÇÃO SUSPEITAA obrigação é determinada por uma suspeita resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP), cuja revogação é defendida pelo Cade.

ESTRANHO INTERESSERubens Ometto fez doações a candidatos a deputado federal, senador, governador e deputado estadual do MDB, PT, PSDB, PP, DEM e PSD.

BANCADA DE RESPEITOSe forem eleitos, os financiados por Rubens Ometto se-riam a 4ª maior bancada no Senado e a 10ª na Câmara, à frente de PCdoB, Psol etc.

GAIOLA DE OURODos 14 presos preventivamente na Operação Vostok, no Mato Grosso do Sul, o mais pobre tem cinco fazen-das. Um deles, Zelito Alves Ribeiro, é dono de 27 e nas-ceu rico, assim como todos os outros.

GARÇONS NO PODERO ministro Dias Toffoli só tem fãs no aclamado restau-rante Santo Colomba, em São Paulo. Ele fez questão de mandar vistoso convite, com letras douradas, aos gar-çons do restaurante da Alameda Lorena.

ALIANÇA RECONSTRUÍDA

O ministro Carlos Marun disse à coluna que ignora a articulação do MDB com o PT, por meio de José Dirceu, para apoiar Haddad (PT) no segundo turno. Mas não achou isso o fim do mundo.

CREDIBILIDADE NAS RUASCandidato à Câmara dos Deputados pelo PPS de Brasí-lia, o delegado federal Luciano Leiro está cada vez mais orgulhoso da sua corporação. Onde chega, em campa-nha, é saudado por integrar a Polícia Federal.

EMPRESÁRIOS NO PAREDÓNCandidata do PSTU a presidente, Vera Lúcia, fez um sorriso maroto ao ser indagada, em entrevista à TV Brasil, como escolheria as 100 maiores empresas que ameaça estatizar: “Estão na lista da Forbes...”.

MELHOR TER CUIDADOApesar da ordem da Justiça Eleitoral, a campanha do PT nas redes sociais continua a fingir que Lula é o can-didato. E dizem ainda que “Haddad é Lula”. Periga tam-bém acabar preso por corrupção.

É DE CHORARA profusão dos candidatos que se apresentam como “professores” no horário gratuito, muitos deles porta-dores de (vá lá) propostas confusas e obtusas, serve pa-ra explicar a tragédia da Educação no Brasil.

CACHIMBO DA PAZOs ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski tiveram o mesmo entendimento favorável à descrimi-nalização da importação de sementes de maconha, em julgamento na Segunda Turma do STF.

PENSANDO BEM......se quisesse mesmo votar, em vez de pedir uma urna Lula devia pedir transferência para um presídio comum.

“Ao lado deles, harmoniosamente, servimos ao povo e à nação.”

NOVO PRESIDENTE DO STF, DIAS TOFFOLI PREGA A “HARMONIA” ENTRE OS PODERES DO BRASIL

PODER SEM PUDORLIÇÃO DE ESPECIALISTA

O advogado e ex-deputado Genival Tourinho acompa-nhou o conterrâneo Darcy Ribeiro num jantar com San-tiago Dantas, em Paris, em 1977. O sommelier, com um provador de prata pendu-rado no pescoço, sugeriu o “vinho ideal” para acompa-nhar o pedido, mas Santia-go discordou da safra e tra-

vou com o especialista do restaurante uma discussão sobre a superioridade das uvas plantadas às margens esquerda ou direita do rio. Tourinho recordou: “Caipi-ras de Montes Claros, tes-temunhamos, eu e Darcy, o sommelier francês se render aos argumentos de Santiago Dantas.”

Rubens Ometto | RAQUEL CUNHA/FOLHAPRESS

Carlos Marun | MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

CLÁUDIO HUMBERTOWWW.DIARIODOPODER.COM.BR

COM ANDRÉ BRITO E TIAGO VASCONCELOS

Política

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 06| {BRASÍLIA}

Eleições. Cidadãos que acompanham o Metro Jornal enviaram perguntas

aos candidatos do GDF. As respostas vêm sendo publicadas em uma série.

Com uma frota de quase 2 mi-lhões de veículos, combinada a um transporte público que deixa a desejar, o DF vive pro-blemas de mobilidade de ci-dade grande. Longos engarra-famentos nas principais vias, durante os horários de pico, viraram rotina. Os candida-tos ao Palácio do Buriti, certa-mente, precisarão lidar com os desafios do transporte.

Além de resolver a ques-tão da frota de ônibus e do metrô, o futuro governante

do DF precisará estar atento a uma questão que já incomo-da há tempos: a faixa exclusi-va da EPTG. O leitor do Metro Jornal Cláudio Correia levan-tou o questionamento e pro-curamos os candidatos para saber como será resolvido o problema.

A faixa exclusiva, no mo-mento, só é utilizada pelos veículos expressos -- os ôni-bus convencionais têm a porta do lado direito, e não do lado esquerdo, onde es-

tão as paradas. Esse “peque-no” erro estratégico irrita os motoristas, que vêm a faixa subaproveitada.

No ano passado, uma lei aprovada pela Câmara Legis-lativa liberou a faixa exclusi-va para todos os veículos fora dos horários de pico. A deci-são durou pouco: logo depois, o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territó-rios) derrubou a lei. Confira o que os candidatos pretendem fazer a respeito METRO BRASÍLIA

“GOSTARIA DE SABER QUAL O PLANO DOS CANDIDATOS PARA UTILIZAÇÃO DA FAIXA EXCLUSIVADA EPTG, ATÉ HOJE SUBUTILIZADA.”PERGUNTA DO LEITOR CLÁUDIO CORREIA

2018

ELEIÇÕES

O LEITOR PERGUNTA

MOBILIDADE

TEMA

“É preciso concluir a EPTG. A obra foi inaugurada pela meta-de e é por isso que há engarrafa-mento nas duas pontas. Com a conclusão dos acessos no Plano Piloto e a construção do túnel de Taguatinga, a pista poderá real-mente desafogar o trânsito. Com isso, será resolvida também a questão das faixas de ônibus, que foram construídas do lado errado, mas tem jeito, com a construção de passarelas.”

IBANEIS ROCHA (MDB)

“Diminuir o engarrafamento nas principais vias de ligação é um grande desafi o devido ao grande número de carros no DF. Vamos implantar novas vias de ligação como a Interbairros que aumentará a quantidade de faixas aos veículos, sem interfe-rir na faixa exclusiva.”

ROGÉRIO ROSSO (PSD)

“A faixa exclusiva da EPTG não é subutilizada. Existem linhas expressas que utilizam tanto essa via quanto a EPNB e dimi-nuem o tempo de viagem entre regiões mais distantes e o Plano Piloto. É importante priorizar o transporte coletivo. Na próxima gestão, vamos ampliar o metrô e implantar o BRT por meio da compra de frota com portas que se abrem à esquerda e à direita. A portaria determinando o empresário a realizar a mudan-ça dos veículos já foi publicada.”

RODRIGO ROLLEMBERG (PSB)

“A primeira medida será revisar os contratos das empresas de ônibus e determinar a compra de ônibus com portas dos dois lados, aumentando o número de ônibus no Sistema de Trans-porte Coletivo do DF. No plano de investimentos de curto pra-zo, faremos as reformas neces-sárias das paradas de ônibus do corredor da EPTG. Emergencial-mente, também estudaremos mudanças no trânsito para possibilitar o uso imediato da pista exclusiva pelos ônibus disponíveis.”

FÁTIMA SOUZA (PSOL)

“Não só na EPTG, mas todas as vias exclusivas do DF serão utilizadas nos horários de pico e fora deles os veículos poderão circular normalmente.”

ELIANA PEDROSA (PROS)

“Consideramos o uso da faixa exclusiva por táxis e motoristas de aplicativos, além de vans e ônibus privados, em horários que não sejam de pico.”

ALEXANDRE GUERRA (NOVO)

O candidato não enviou as respostas no prazo solicitado.

ANTÔNIO GUILLEN (PSTU)

“Concluir a mudança das portas nos ônibus para sua utilização plena. Além disso, vamos tripli-car a implantação de faixas ex-clusivas no DF como forma de melhorar a mobilidade do DF e, principalmente, diminuir o tem-po de deslocamento dos cida-dãos que andam de ônibus.”

JÚLIO MIRAGAYA (PT)

“Quando fui secretário de Trans-portes deixei preparado todo o processo para licitar o sistema de transporte urbano do DF, no texto fi cou determinado que os ônibus deveriam ter portas do lado es-querdo, mas nem para isso o go-verno teve competência. Com esse tipo de veículo as paradas seriam melhor aproveitadas e todos os ônibus utilizariam a faixa exclusi-va. Também é preciso investir no sistema de transporte público, comprar mais ônibus e implantar linhas expressas. No meu governo o transporte coletivo e o melhor uso da faixa exclusiva serão priori-dade!”

ALBERTO FRAGA (DEM)

O candidato não enviou as respostas no prazo solicitado.

GENERAL PAULO CHAGAS (PRP)

O CANDIDATO AO GOVERNO RENAN

ROSA, DO PCO, TEVE SUA CANDIDATURA

IMPUGNADA PELO TRE-DF, ASSIM COMO

OCORREU COM TODAS AS OUTRAS

CANDIDATURAS DO PARTIDO, POR

PROBLEMAS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS.

POR ESSE MOTIVO, O CANDIDATO FOI

RETIRADO DESTA SESSÃO. ELE RECORRE

DA DECISÃO DO TRE. EM CASO DE

RECONSIDERAÇÃO DO TRIBUNAL, O

METRO VOLTARÁ A PUBLICAR SUAS

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS

OBSERVAÇÃO

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 08| {BRASÍLIA}

A Polícia Civil do DF prendeu ontem duas mulheres, de 27 e 29 anos, por seduzir e rou-bar homens após sedá-los, no golpe conhecido como “boa noite, Cinderela”. Uma ter-ceira suspeita foi identificada e está foragida, e os policiais investigam a participação de um homem.

Desde o começo de agos-to, seis ocorrências da ação de Maira Cristina Ferreira e

Iraneide Alves do Rosário fo-ram registradas, nas regiões do Guará, Riacho Fundo, Águas Claras, Taguatinga, Gama e Águas Lindas (GO).

No dia 28, uma das ví-timas -- um homem de 63 anos, servidor aposentado do Senado Federal -- não re-sistiu ao sedativo e morreu, no Gama.

Segundo o delegado da 4ª Delegacia de Polícia, John-

son Kennedy, as suspeitas iam a bares da cidade e es-colhiam homens mais ve-lhos, com vida financeira estabelecida.

Após uma aproximação natural, as mulheres pediam para ir para um lugar reser-vado, como a casa da víti-ma, quartos de hotéis ou até mesmo o carro. Ali, elas da-vam a medicação misturada na bebida, e fugiam com ob-

jetos (ou os veículos) rouba-dos após os homens escolhi-dos ficarem desacordados.

Em um dos primeiros re-gistros, no Guará, a vítima levou as suspeitas para casa e, quando acordou, todos os objetos e aparelhos eletrodo-mésticos, como televisão, ti-nham sido roubados.

A polícia acredita que a lista de crimes seja mais ex-tensa do que o registrado.

“Sabemos que elas vinham cometendo vários crimes, dia sim, dia não. Provavel-mente existem mais casos, mas as vítimas preferiram não denunciar. Acredita-mos que muitos sejam ho-mens casados”, afirma o delegado.

Operação. PCDF prende duas mulheres e procura uma terceira por golpes em homens. Suspeitas seduziam e dopavam vítimas para fazer roubos

‘Boa noite, Cinderelo’6Casos foram registrados pela 4ª Delegacia de Polícia: no Guará, em Riacho Fundo, Águas Claras, Taguatinga, Gama e Águas Lindas. Em um dos casos, a vítima não resistiu aos medicamentos e morreu. A polícia estima que mais golpes tenham acontecido

Um homem foi preso na madrugada de ontem, por injúria racial, após ofender a funcionária de um esta-belecimento na 402 Sul. Ele chamou a jovem de “negra incompetente”.

No dia 3 de setembro, a mesma mulher havia regis-trado uma ocorrência con-tra o homem, que tem 55 anos por injúria racial, via delegacia eletrônica.

Ele foi levado à 1ª DP e foi liberado após pagar fiança de R$ 3 mil.

Casos

Segundo a Secretaria de Se-gurança Pública do DF, no primeiro semestre deste ano foram registradas 211 ocorrências de injúria ra-cial, número 3,4% maior do que o do ano passado, quando houve 204 casos.

METRO BRASÍLIA

Injúria racial. Homem xinga funcionária e acaba preso

O Corpo de Bombeiros do DF foi acionado na tarde de ontem para combater um incêndio no primeiro andar do Edifício Assis Chateau-briand, um dos principais prédios comerciais do Se-tor de Rádio de TV Sul. Nin-guém ficou ferido, apesar do susto.

Segundo a corporação, quando os militares chega-ram, com duas viaturas e 12 militares, os bombeiros do prédio já haviam controla-do parcialmente o incêndio

e executado o procedimento de esvaziamento das pessoas que trabalhavam no local.

Os bombeiros, portanto, atuaram apenas no proces-so de rescaldo, para garantir que o fogo não se espalhasse ainda mais.

A perícia será feita para determinar as causas do in-cêndio, que destruiu gran-de parte do primeiro an-dar do centro comercial. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 30 dias.

METRO BRASÍLIA

Setor de Rádio e TV Sul. Bombeiros combatemfogo em prédio comercial

Metroviários podem entrar em greve na próxima semana

Os metroviários do DF fa-zem assembleia, neste do-mingo, às 20h, e podem deflagrar greve já na próxi-ma semana, após organizar com o Metrô-DF uma opera-ção de emergência.

Além da falta do paga-mento dos reajustes, de 8,4%, os servidores estão in-satisfeitos com a não con-tratação de todos os fun-cionários aprovados em concurso, negociação que se estende desde 2015.

Em novembro de 2017, inclusive, os metroviários deflagraram o movimento de paralisação pelo mesmo motivo.

Na ocasião, a greve du-rou 40 dias e só foi encer-rada por decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

Os metroviários ain-da aguardam uma reunião com a cúpula do Metrô--DF para levar a proposta à assembleia. METRO BRASÍLIAMetrô pode parar | GABRIEL JABUR/AGÊNCIA BRASÍLIA

FABIANEGUIMARÃES METRO BRASÍLIA

A quarta turma do TST (Tri-bunal Superior do Trabalho) manteve ontem a condena-ção por danos morais de uma empresa de telemarketing do DF que duvidou da gravidez de uma funcionária e a de-mitiu em seguida. A empresa precisará pagar R$ 12 mil de indenização.

Segundo a denúncia, a en-tão empregada recebeu avi-so-prévio e informou imedia-tamente que estava grávida, apresentando o exame. A em-presa, contudo, duvidou do re-sultado e pediu uma segunda testagem. Logo após o resulta-do, demitiu a funcionária.

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região foi quem julgou a ação primei-ramente e estipulou multa de R$ 90 mil. O TST, contudo, achou que o valor era exage-rado e reduziu para R$ 12 mil. METRO BRASÍLIA

TST. Empresa duvida de funcionária eé condenada

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 10| {ECONOMIA}

MUNDO

Pyotr Verzilov, 30 anos, membro do grupo de punk rock ativista Pussy Riot, foi internado em estado gra-ve na última terça-feira no hospital Bakhrushin, em Moscou, com suspeita de envenenamento. A infor-mação foi divulgada ontem por integrantes do grupo. “Nosso amigo, irmão, ca-marada Pyotr Verzilov es-tá em reanimação. Sua vida corre risco. Achamos que ele foi envenenado”, disse o Pussy Riot em sua conta oficial no Twitter.

Segundo a mulher de Verzilov, a também ativis-ta Nadia Tolokonnikova, o militante teria dado entra-da no departamento de to-xicologia da unidade de saúde com dificuldade pa-ra enxergar e falar. O si-te de notícias russo “Medu-za” publicou reportagem na qual relata que família e amigos do ativista estão im-pedidos de visitá-lo.

Verzilov invadiu o cam-po de futebol em Moscou durante a final da Copa do Mundo da Rússia em julho deste ano, junto com três

mulheres ligadas à banda Pussy Riot. Na ocasião, eles declararam que o ato tinha como objetivo defender a liberdade de expressão.

Verzilov é editor do “MediaZona”, site de notí-cias russo que se concentra em violações de direitos humanos dentro do siste-ma penal do país. METRO

Verzilov: opositor do Kremlin e do

presidente Putin | REUTERS

Rússia. Ativista do Pussy Riot é hospitalizado com suspeita de envenenamento

As extremidades do fura-cão “Florence” começaram ontem a castigar o litoral do estado norte-americano da Carolina do Norte com ventos fortes e alagamen-tos de estradas. A previsão era de que o centro do “Flo-rence” atingiria hoje a cos-ta sul da Carolina do Norte, rumando depois para o su-doeste e em seguida, ama-nhã, terra adentro, tempo suficiente para provocar ao menos cem milímetros de chuva em alguns locais, se-gundo o NHC (Centro Nacio-nal de Furacões, na sigla em inglês).

Casas e negócios litorâ-neos foram cobertos por tábuas por precaução. Cer-ca de 1,7 milhão de pes-soas receberam ordens de retirada nas Caroli-nas e na Virgínia, e milha-res foram para abrigos de

emergências, informaram autoridades.

Os ventos contínuos má-ximos do “Florence” chega-ram ontem a 165 quilôme-tros por hora, quando ele

foi rebaixado para a catego-ria 2 na escala Saffir-Simp-son, de 5 graus. No início da semana, os ventos chega-ram a até 224 quilômetros por hora.

FilipinasDo outro lado do mundo, as autoridades filipinas alertaram ontem para o impacto do tufão (no Pací-fico, o mesmo que furacão) “Mangkhut”, que pode ser “tão devastador” quanto o “Haiyan”, que em 2013 dei-xou mais de 6 mil mortos e 14 mil desalojados no país. “As agências governamen-tais estão preparadas para o pior”, disse o diretor-exe-cutivo do NDRRMC (Cen-tro Nacional para a Redu-ção de Desastres), Ricardo Jawad. As autoridades fili-pinas já implantaram equi-pes de serviços de emer-gência na ilha de Luzon, no norte do país, onde o “Mangkhut” deve tocar a terra amanhã de manhã.

METRO

EUA. Ontem, ventos e alagamentos foram os primeiros alertas da proximidade do furacão

Ondas do mar invadem propriedade em Avon, na Carolina do Norte | REUTERS

‘Florence’ chega perto e já inunda

Leia mais no metrojornal.com.br

Preocupações com o cenário eleitoral fizeram com que o dólar batesse o valor recor-de do Plano Real. A divisa norte-americana avançou 1,21%, a R$ 4,1957 na ven-da, maior nível, em termos nominais, desde a criação da moeda brasileira. Até en-tão, o recorde era de 21 de janeiro de 2016, quando ter-minou em R$ 4,1655.

Neste mês, o dólar já su-biu 3,03% ante o real. On-tem, marcou a máxima de R$ 4,2069 e foi a R$ 4,1245 na mínima do dia, logo depois da abertura dos negócios.

“Os mercados seguem atentos às pesquisas e tam-bém aos boletins médicos após nova cirurgia em Jair Bolsonaro que, apesar de passar bem, segue na UTI, com cuidados redobrados”, escreveu a Advanced Corre-tora em relatório.

Na noite de quarta-fei-ra, o líder das pesquisas

de intenção de votos pas-sou por uma nova cirurgia e seu retorno à campanha pode ser afetado.

O mercado aguardava ainda novas pesquisas de in-tenção de votos, com desta-que para o Datafolha, que se-rá divulgado hoje. Os dados para esse levantamento esta-vam sendo colhidos ontem.

O mercado teme que um candidato que considere me-nos comprometido com o ajuste fiscal ganhe a disputa pela Presidência em outubro.

Na contramão do exteriorCom o nervosismo eleitoral, o mercado doméstico aca-bou se descolando do exte-rior, que teve dia de busca pe-

lo risco, após a Turquia elevar os juros e os dados de infla-ção ao consumidor nos EUA não reforçarem apostas de subida mais intensa dos juros no país, segundo a “Reuters”.

O dólar caiu ante divisas de países emergentes, com des-taque para a lira turca, após o banco central do país subir os juros para 24%. METRO

Corrida presidencial. Divisa norte-americana sobe 1,21% e atinge R$ 4,1957, maior valor nominal desde a criação do Plano Real. Incertezas eleitorais pesam no mercado câmbio

DISPARADA

FONTE: REUTERS

3,4

3,6

4

4,25

3

3,2

S E T / 1 7 N O V J A N M A R M A I J U L S E T

28/8/17

3,162

ONTEM

4,196

2/1/18

3,2601

DÓLAR COMERCIAL, EM R$

Dólar encosta em R$ 4,20Após reajustar ontem os pre-ços da gasolina, a Petrobras promove hoje uma nova alta de 1% no valor médio do com-bustível, que passa para R$ 2,2514. É uma nova máxima histórica desde que a estatal passou a adotar sua atual po-lítica de reajustes até diários, em meados do ano passado.

A alta vem após uma des-valorização do real frente ao dólar e em meio a uma ele-vação nos preços do petróleo no mercado internacional.

Na semana passada, a Pe-trobras passou a adotar me-canismos de hedge para a ga-solina em busca de reduzir a frequência dos reajustes em momentos de volatilidade, o que permite manter preços congelados por até 15 dias.

Nos postos, o preço mé-dio da gasolina atingiu R$ 4,525 por litro na semana passada, maior valor desde a semana encerrada em 23 de junho, quando atingiu R$ 4,538. METRO

Gasolina. Petrobras eleva preço a novo recorde

Turismo bate R$ 4,65 no pré-pago O dólar e o euro também subiram em relação ao real nas casas de câmbio. Em momentos de forte os-cilação, a principal dica dos especialistas é com-prar a moeda aos poucos, até a data da viagem.

Em São Paulo, a moe-da chegou a ser vendida, por volta das 18h, a R$ 4,65, no cartão pré-pago, segundo pesquisa no site Melhor Câmbio. A menor cotação na modalidade era de R$ 4,61. Em espé-cie, os valores variavam entre R$ 4,40 e R$ 4,43.

Para comprar euro, o turista precisava desem-bolsar de R$ 5,40 a R$ 5,47 no cartão pré-pago. Em es-pécie, a moeda saía entre R$ 5,15 e R$ 5,20. METRO

Casas de câmbio

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 12 CULTURA

2CULTURA Com as obras da estação de

metrô da 106 Sul, o Festival de Brasília do Cinema Brasi-leiro terá mudanças. O even-to começa hoje e segue até o dia 23 ocupando o Cine Bra-sília, mas terá seus estaciona-mentos fechados e o trânsito restringido. Com isso, a busca por vagas, que já era tarefa in-grata, se tornará hercúlea pa-ra o público. O mais recomen-dado é usar os aplicativos de transporte que terão uma parceria com o evento. Cui-dado, porém, para não errar também a entrada: o Festival se voltará para a parte trasei-ra do prédio, ocupando a pra-ça ao redor do Cine Brasília com uma vila gastronômica e exposição de fotos, um con-ceito para fugir da barulheira e da poeira na parte da frente do edifício.

As mudanças também são o foco principal da edição no plano das ideias, como refle-tem as produções escolhidas para integrar a programação. O festival sempre teve um tom político e não foge des-ta temática – a dificuldade que transexuais têm de acei-tação e a greve dos caminho-neiros são apenas alguns dos assuntos que serão tratados na mostra competitiva (veja os filmes selecionados ao la-do), sem contar mostras pa-ralelas que têm o objetivo, justamente, de discutir as re-voluções sociais, para o bem e para o mal, pelas quais o Brasil está passando, como é o caso da mostra “Onde esta-mos e para onde vamos?”.

Estes debates estarão não só na casa em reformas do fes-tival, como também nas casas que ele vem adotando ao lon-go dos anos em seu plano de expansão pelo DF – serão se-te locais exibindo os filmes, recebendo debates ou even-tos mercadológicos, além de exibições ao ar livre que de-vem passar por 13 regiões ad-ministrativas do DF. A progra-mação completa do evento, dia a dia, pode ser conferida no site festivaldebrasilia.com.br e no aplicativo do evento – artigo essencial para quem for ver a mostra competitiva, já que é pelo aplicativo que o público vota em seus preferi-dos. Tirando as sessões com-petitivas no Cine Brasília, com inteira a R$ 6, o resto do evento tem entrada gratuita.

Em construção. Sempre com tom político, evento investe em filmes que refletem sobre a mudança enquanto o próprio Cine Brasília passa por adequações

Festival:

BRUNOBUCIS METRO BRASÍLIA

longas disputam a mostra competitiva

Ficção (BA) de Ary Rosa e Glenda Nicácio, premiados na 50ª edição. Narra a vida de um homem que acha que sua vida daria um filme e que sequestra um premiado diretor para filmá-lo.

“O Festival

de Brasília

sempre

ocupou

um lugar

de discutir

temas tanto

da sociedade

como da

arte. Eles

continuam

presentes na

competição,

só ganharam

um espaço

ainda maior

agora [com

mostras

paralelas]”

Quarta

(dia 19),

às 21h

Homenageados

Ismail

XavierQuatro nomes serão

homenageados nesta

edição do Festival de

Brasília do Cinema

Brasileiro. A medalha

Paulo Emílio Salles

Gomes, maior honraria

do evento, será dada

ao professor de cinema

Ismail Xavier (foto), e

a um dos idealizadores

do Festival de Brasília, o

arquivista Walter Mello.

Este ano também foi

criado o Prêmio Leila

Diniz, que celebra a

presença de figuras

femininas na produção

do cinema nacional. As

primeiras vencedoras

deste prêmio serão a atriz

Ittala Nandi e a diretora

Cristina Amaral.

filmes compõem a agenda do evento, que terá sessões não só no Cine Brasília

como também no Museu Nacional, nos teatros de Taguatinga e de Sobradinho

e nos IFBs de Riacho Fundo e São Sebastião. Lançamentos de livros e

encontros de debate também integram a programação.

Ficção (SP) de Gabriela Amaral Almeida. A relação de pai e filha que não se comunicam e vivem de lembranças da mãe morta.

Quinta

(dia 20),

às 20h30

A SOMBRA DO PAIDocumentário (SP) de Claudia Priscilla e Kiko Goifman. Acompanha a vida e as reflexões da cantora transexual Linn da Quebrada e seus manifestos políticos.

BIXA TRAVESTY

Sábado

(dia 22),

às 18h

Documentário (PE/RJ) de Quentin Delaroche e Victória Álvares. Feito quase sem edição, filme acompanha bloqueio em uma BR durante a greve dos caminhoneiros de maio.

Terça

(dia 18),

às 21h

BLOQUEIO

Amanhã, às 21h

ILHA LOS SILÊNCIOS Ficção (SP) de Beatriz Seigner. Narra o cotidiano de violência e o embate entre tradição e modernidade na fronteira do Brasil com Colômbia e Peru. Foi exibido durante o Festival de Cannes 2018.

TORRE DAS DONZELAS Documentário (RJ) de Susanna Lira. Relatos da ex-presidente Dilma e das mulheres com que dividiu cela durante a ditadura.

TEMPORADA Ficção (MG) de André Novais Oliveira. Narra, com atores e não-atores, a vida de uma mulher que se muda para o interior mineiro para trabalhar no combate a endemias.

LUNA Ficção (MG) de Cris Azzi. Aborda a amizade entre duas meninas no fim do ensino médio e de como o vazamento de uma foto íntima de uma delas altera as relações que elas têm com o cotidiano.

NEW LIFE S.A.Ficção (DF) de André Carvalheira. Conta a vida de um arquiteto recém-formado que tenta fugir das garras do mercado e criar uma mudança social a partir de seus projetos.

Amanhã,

às 18h

Sexta

(dia 21),

às 21hDomingo (dia 17), às 21h

Segunda

(dia 18),

às 21h

150

EDUARDO VALENTE,

DIREÇÃO ARTÍSTICA

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br CULTURA 13

Aulas que Matei. de Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia (DF), ficção. Os desafios sociais e emocionais do ensino médio. Exibição quarta (19), às 20h30.

Boca de Loba. de Bárbara Cabeça (CE), ficção. Mulheres em atos contra machismos. Exibição

amanhã, às 18h.

BR-3. de Bruno Ribeiro (RJ), ficção. O cotidiano de travestis em beira de estrada. Exibição sábado (22), às 18h.

Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotados. de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito (PE/MG), documentário. Um noite na vida de militantes. Exibição terça (18), às 21h.

Eu, Minha Mãe e Wallace. de Irmãos Carvalho (SP/RJ), ficção. Uma foto inspira lembranças de uma família destruída. Exibição sexta (21), às 21h.

Guaxuma. de Nara Normande (PE), animação. Lembranças de uma amizade feminina nas areias de uma praia. Exibição quinta (20), às 21h.

Kairo. de Fabio Rodrigo (SP), ficção. Uma assistente social leva noticias ruins a uma criança. Exibição amanhã, às 21h.

Liberdade. de Pedro Nishi e Vinicius Silva (SP), documentário. As imigrações do passado e presente que formam o bairro pauslista. Exibição domingo (16), às 21h.

Mesmo com Tanta Agonia. de Alice Andrade Drummond (SP), ficção. O suicídio de um homem atrasa uma mãe que quer ver o aniversário da filha. Exibição

segunda (17), às 21h.

Plano Controle. de Juliana Antunes (MG), ficção. Operadora limita franquia de teletransporte de usuária. Exibição quinta (20), às 21h.

Reforma. de Fábio Leal (PE), ficção. Amigos não se entendem em um debate sobre peso. Exibição sábado (22), às 18h.

Sempre Verei Cores no seu Cinza. de Anabela Roque (RJ), documentário. A luta de ativistas como Matheusa Passareli pela universidade pública. Exibição domingo (16), às 21h.

curtas competem

pelo troféu candango

filmes representam Brasília nos selecionados

Mostras Paralelas usam os excluídos e os premiados

Mostras Especiais trazem clássicos e novidades

HOMENAGEMO filme “Lance Maior”, de 1968, de Sylvio Back, vencedor da segunda edição do Festival de Brasília, será exibido em sessão especial no domingo, às 19h.

ENCERRAMENTOAlém da premiação, o dia 23, domingo, terá a exibição do filme “América Armada”, coprodução Brasil, Colômbia e México sobre a violência urbana, às 16h.

ABERTURA“Domingo”, filme de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, que estreou no Festival de Veneza, fará a abertura do Festival. Ittala Nandi, protagonista do longa, é uma das homenageadas da edição.

filmes foram inscritos para disputar

a Mostra Competitiva. Todos os 21

selecionados foram agraciados com

prêmios de participação de até R$ 15 mil

“Kairo” (SP)

“Boca de Loba” (CE)

“Eu, Minha Mãe e Wallace” (SP/RJ)

“Guaxuma” (PE)

A programação do festi-val terá filmes que origi-nalmente haviam se inscri-to para a competição, mas que devido a suas afinida-des temáticas foram orga-nizados em mostras que ocuparão a agenda do iní-cio da noite no evento.

Além das já tradicionais Mostra Brasília (com filmes locais) e Festivalzinho (com filmes infantis), o evento contará ainda com outras cinco mostras, algumas com excluídos da mostra competitiva e outras com convidados.

Entre os convidados, está a mostra Festival dos Festi-vais, que reúne filmes brasi-leiros que foram premiados em outros eventos pelo país e que ainda não haviam si-do exibidos no DF.

Dos filmes realocados, há a mostra Caleidoscópio (que apresenta filmes de estética vanguardista); a Arte da Vi-da (que apresenta filmes so-bre processos artísticos, in-cluindo um documentário sobre o artista Frans Krajc-berg); e Onde Estamos e Pa-ra Onde Vamos? (documen-tários sobre o momento da política nacional).

Há ainda a mostra de promessas, Futuro Brasil, que engloba filmes que ain-da não foram finalizados – e que não tem sessões públicas.

O Candango,

troféu

entregue pelo

Festival

O longa “New

Life S.A”-

Competitiva

O curta “As aulas

que matei” -

Competitiva

O longa “A Roda da Vida” participa da

mostra paralela A Arte da Vida

o cinema e o

724

país em obras

FESTIVALZINHO Programação voltada às crianças apresenta seis curtas nesta edição, tais como “Bola de Trapos”. Eles serão apresentados em sequência do dia 19 ao dia 22, sempre às 10h.

FESTIVAL DOS FESTIVAIS Mostra quer apresentar um pouco do que foi lançado em outros eventos deste ano como “Sol Alegria”, do 7º Olhar de Cinema.

CALEIDOSCÓPIOMostra dos “filmes cabeça”, busca incentivar produções com olhares vanguardistas e inovações técnicas. Entre os escolhidos está o longa “Os Sonâmbulos” (MG).

Brasília terá três filmes represen-tantes no festi-val, desconside-

rando, claro, as 21 produções locais

que concorrem na Mos-tra Brasília – cuja pro-gramação ocupará todas as tardes do Cine Brasí-lia durante dos 10 dias do festival.

Como no ano passa-do, Brasília conseguiu

emplacar dois filmes na mostra competi-

tiva: o longa “New Li-fe S.A”, de André Carva-lheira, e o curta “Aulas que Matei”, de Aman-da Vevulsky e Pedro B. Gargia.

A participação nas duas categorias será fei-ta pelo terceiro ano con-secutivo no DF e repre-senta, para o diretor artístico do Festival, Eduardo Valente, um re-flexo da importância do evento. “As oficinas do Festival e eventos para-lelos como o Ambiente de Mercado contribuem para que a produção au-diovisual do DF esteja cada vez mais competi-tiva”, diz.

Brasília terá ainda re-presentante na mostra paralela A Arte da Vida: o longa “A Roda da Vi-da”, de William Alves e Zefel Coff.

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 14| {CULTURA}

TURNÊ DE RISOS CHEGA A BRASÍLIA

Depois do sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, a 9ª edição do Festival Risada-ria cai na estrada e a primei-ra parada dos humoristas será em Brasília.

O evento que reúne um elenco com premiados hu-moristas da TV os colocará em um mesmo palco, o Tea-tro da Caesb (Águas Claras), em uma mesma noite, ama-nhã, a partir das 20h.

Os ingressos custam R$ 60 e estão à venda no site www.risadaria.com.br. As meias custam R$ 30 (dispo-níveis apenas para os bene-ficiários previstos em lei).

Ao longo de aproxima-damente 1h30 de espetácu-lo, passarão pelo teatro os stand-ups de Daniel Villas Bôas, Igor Guimarães, Pauli-nho Serra, Rogério Vilela e Victor Sarro (saiba mais so-bre eles no box ao lado).

A presença de Villas Bôas é um dos maiores destaques da seleção, afinal o humo-rista é natural de Brasília. “Que honra participar deste evento! Segura essa seleção. Vai ser uma noite incrível”, disse o humorista.

Os números dos humo-ristas serão todos inédi-tos. O atual clima políti-co do país, definido pelo idealizador do Risadaria, o humorista Paulo Bon-fá, como “uma questão de saúde pública” será te-ma, claro, de boa parte das apresentações.

O evento, maior encon-tro de humoristas do mun-do, concentra boa parte de sua programação na capi-tal paulista – onde mais de 170 comediantes se apre-sentaram –, mas tem in-vestido mais a cada ano em um trânsito por cidades do país. De Brasília, a turnê nacional do evento passará por Porto Alegre, Curitiba e Salvador.

Risadaria. Maior festival de humor do país passa pela capital federal levando nomes como Paulinho Serra e Victor Sarro para o mesmo palco, amanhã, em Águas Claras

Conheça mais sobre alguns

dos humoristas que se

apresentam no Risadaria.

• Daniel Villas Bôas. Natural de Brasília é

membro da companhia

Setebeleos e integra

também o elenco da

Comedians Club, a casa

de Stand Up de Danilo

Gentili e Rafinha Bastos.

• Paulinho Serra. Conhecido VJ da MTV

Brasil, é um dos grandes

parceiros de Tatá Werneck

e conhecido por suas

versões de músicas e

apresentações non sense.

• Victor Sarro. Comediante

integrante do elenco de

programas como Esquenta

e Encontro com Fátima

Bernardes, da TV Globo,

é uma celebridade do

Instagram.

• Rogério Vilela. Humorista que já foi do

quadro da MTV e da TV

Record integra o “Mundo

Canibal”, do Multishow.

O elenco

Cícero faz show no domingoO cantor Cícero se apresenta neste domingo, em duas sessões, às 20h e às 21h30, no Teatro do Brasília Shopping com o repertório do seu álbum mais recente, “Cícero & Albatroz” (2017), além de sucessos dos dois discos anteriores. Os ingressos custam R$ 80. | DIVULGAÇÃO

MúsicaMakossa. Embora o

festival Makossa só comece

dia 22, o evento fará um

aquecimento com Batalha

de Rimas, Dança de Rua e

palestras, incluindo uma

sobre empoderamento

feminino com mediação da

cantora Thabata

Lorena. CAL e Museu dos

Correios (Setor Comercial Sul), às 15h. De graça.

ArtePrêmio Transborda. O

prêmio de arte

contemporânea do DF

anuncia os premiados da

exposição. Caixa Cultural, domingo, 16h. Grátis.

O Metro indica

A companhia de dança pau-lista Mário Nascimento com-pleta duas décadas de atuação neste ano e, para celebrar, es-tá fazendo pequenas tempo-radas nas Caixas Culturais do país. Brasília recebe de hoje a domingo dois espetáculos do repertório do grupo: “Garra-fa Enforcada”, hoje, às 20h; e “Zhu”, amanhã, às 20h, e do-mingo às 19h. Os ingressos custam R$ 15 para doadores de 1kg de alimento.

“Garrafa Enforcada” é ins-pirado no livro “História dos Nossos Gestos” (1976), de Câ-

mara Cascudo. O gesto é a ins-piração para “Zhu” também, mas vindo de outra fonte: a

cultura chinesa e sua relação entre o movimento e a cura de doenças. METRO BRASÍLIA

Caixa comemora 20 anos de companhia de dança

“Zhu” se inspira na cultura chinesa | AURELIO PRATES/DIVULGAÇÃO

BRUNOBUCIS METRO BRASÍLIA

DIV

ULG

ÃO

Victor Sarro

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br {PUBLIMETRO} 15|

Leitor fala

Guará inseguroAtualmente o Guará sofre com a insegu-rança e impunidade dos menores infra-tores. Andando por conjuntos da cidade administrativa, os moradores procuram passar rapidamente por medo de encon-trar crianças e adolescentes que vivem de pequenos furtos para sustentar o uso de drogas e entorpecentes. Por isso é bastante comum grupos de aplicativos formados por moradores criados para troca de informações, fotos dos suspei-tos. Quando a polícia consegue pegá-los, em poucos dias já estão soltos agindo na mesma área. Falta educação, políticas públicas e segurança pública. Um peque-no retrato de todo Distrito Federal, na verdade de todo país.ESTHÉFANE MORAES, GUARÁ I (DF)

Chance a quem mereceTenho tido muita dificuldade emencontrar um emprego recentemente.A situação está feia e não temos umamelhora em muito tempo. Não sei oobjetivo dos candidatos para isso, mas élógico que o principal deveria ser daroportunidade às pessoas, não ficar aíreclamando do outro ou prometendoinventar a roda. Não é certo pensar noservidor, nem na elite, mas no povo.ANDRÉ LUÍS, VALPARAÍSO (GO)

Quer mais?

Clique metrojornal.com.br para acessar conteúdo exclusivo, atualização de nossas reportagens, todos os nossos colunistas e galerias com as melhores imagens do dia.

Para falar com a redação: leitor.bsb@metrojornal.com.brParticipe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Fase em que a introspecção lhe fortalece e ajuda a rever os problemas. Sua autocrítica tende a

lhe melhorar como pessoa.

Suas alianças se expandem e as pessoas tendem a notar suas convicções com lucidez. Valorize-se e

tome iniciativas produtivas.

Sua energia e rendimento crescem de uma forma geral. Não se sobrecarregue e busque

estabilidade emocional.

Suas habilidades se expandem e você tende a lidar melhor com as pessoas. Encare as divergências

com serenidade e liderança.

Fase de união e vitórias familiares. Momento bom para tomar iniciativas produtivas, apesar dos

problemas. Busque superação.

Seus relacionamentos de amizade se fortalecem e você tende a ajudar quem precisar.

Sua estabilidade interior tende a se firmar.

Fase em que você tende a vencer os desafios com facilidade. Sua habilidade transformadora cresce e

lhe confere ousadia.

Sua vida profissional tende a se fortalecer. Invista em seus negócios, de ordem pessoal ou coletiva.

Fase de crescimento interior diante de suas metas de vida. Planeje-se melhor e lute pelo que deseja.

Sua espontaneidade e extroversão crescem. O diálogo se mostra revelador e tende a valorizar suas

metas pessoais.

Fase de vitórias financeiras, já que sua habilidade de otimizar seus recursos cresce. Estimule seu

empreendedorismo.

Sua confiança pessoal cresce e você tende a relaxar mais. Respeite o espaço das pessoas e

divida o protagonismo.

Horóscopowww.personare.com.br

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Soluções

DANIEL.BORK@METROJORNAL.COM.BR

Rece

Daniel Bork

Rece

Para a Massa: 3 ovos ¼ xícara (chá) de óleo

(40ml) 1 ½ xícara (chá) de leite

(315ml) 200 gramas de creme de

leite de caixinha 2 xícaras (chá) de farinha de

trigo (280g) 1 colher (sopa) de fermento

em pó Sal a gosto

Para o Recheio: 2 xícaras (chá) de queijo

muçarela ralado (200g) 1 ½ xícara (chá) de presunto

ralado (150g) ½ xícara (chá) de cebola

ralada (85g) 3 ovos cozidos fatiados 3/4 xícara (chá) de bacon

em cubinhos (100g) 25 gramas de azeitonas

verdes picadas 25 gramas de azeitonas

pretas picadas ½ xícara (chá) de ervilha

fresca Orégano, sal e pimenta-do-

reino a gosto

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO:

Para o Recheio:Em uma panela, frite o bacon. Reserve. Em um recipiente, mistu-re todos os ingredientes, adicione o bacon e mexa bem. Reserve.

Para a Massa:Em um liquidificador coloque todos os ingredientes, menos a farinha de trigo e o fermento, bata até ficar uma mistura homogênea. Em um recipiente transfira esta mistura e adicione a farinha de trigo e o fermento. Mexa delicadamente com a ajuda de um fouet até que tudo esteja incorporado. Em uma assadeira, coloque esta massa, adicione o recheio reservado e leve para o forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 50 minutos. Retire e sirva.

Rende: 12 porções

TORTA PORTUGUESA

DE LIQUIDIFICADOR

Daniel Bork apresenta o programa Dia Dia de segunda a sexta às 9h, na Band

BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018www.metrojornal.com.br 16| {ESPORTE}

Brasileirão

DOMINGO

11h

XBOTAFOGO AMÉRICA

16h

XCRUZEIRO ATLÉTICO-MG

16h

XATLÉTICO-PR FLUMINENSE

16h

XBAHIA PALMEIRAS

16h

XSANTOS SÃO PAULO

19h

XCORINTHIANS SPORT

25a rodada

AMANHÃ

16h

XCEARÁ VITÓRIA

16h

XGRÊMIO PARANÁ

19h

X VASCO FLAMENGO

SEGUNDA-FEIRA

20h

XCHAPECOENSE INTER

12 golstem Gabriel do Santos, o Gabigol, artilheiro isolado da Série A. Ele é seguido por Ricardo Oliveira, do Galo, e Pedro, do Flu, com 10

“E aí, galera, cade o VAR? VAR existe pra quê? Isso só existe contra o Palmeiras.”

FELIPE MELO, QUE NÃO PARTICIPOU

DO JOGO, NAS REDES SOCIAIS

O relógio já estava nos acréscimos no Allianz Par-que na última quarta-feira e o Palmeiras se jogava ao ataque para buscar o em-pate contra o Cruzeiro, que vencia por 1 a 0, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Edu Dracena é lança-do na área e de cabeça, res-vala a bola para Antônio Carlos igualar o marcador. No meio do caminho, o go-leiro Fábio vai em cima do zagueiro alviverde e trom-ba, para o árbitro Wag-ner Reway anular a jogada e o gol, o que revoltou os donos da casa.

A decisão fez o diretor de futebol Alexandre Mattos fazer duras críticas após o jogo. A principal queixa re-cai sobre a não utilização do árbitro de vídeo (VAR, na si-gla em inglês) no lance. Se-gundo o dirigente, antes do começo da partida o coorde-nador do VAR na CBF, Sér-gio Corrêa, foi ao vestiário e deu ao elenco do Palmeiras uma explicação não cum-prida na prática.

“Se é um lance capital de jogo, segue e depois se ana-lisa. O erro aconteceu por ser precipitado, porque pa-rou o lance. Foi um lance em que ele foi totalmente contra a recomendação da CBF, e espero que ele seja punido por isso”, afirmou Mattos.

Corrêa, porém, defendeu a atuação da arbitragem. Se-gundo ele, não houve erro

de procedimento, uma vez que ele anotou falta de Dra-cena em Fábio, num lance

interpretativo e que, por-tanto, não cabe o uso do VAR. “O que existe é uma divisão de opiniões sobre o lance, que é de caráter in-terpretativo”, declarou.

Mesmo com as explica-ções, a diretoria do Palmei-ras decidiu enviar um dos-siê para a CBF elencando os erros de arbitragem de Wagner Reway na partida.

METRO

Copa do Brasil. Palmeiras se queixa de gol anulado que daria o empate contra o Cruzeiro

Um jogo sem final

Jogadores posam com o novo uniforme do PSG | DIVULGAÇÃO

O PSG apresentou seu novo uniforme, produzido exclu-sivamente para a disputa da Liga dos Campeões. Os dois modelos, preto e branco, são da marca de roupas esporti-vas do ex-jogador de basque-te Michael Jordan, na pri-meira incursão de sua linha de produtos no futebol. A es-treia da roupa será na próxi-ma terça-feira, contra o Li-verpool, na Inglaterra.

Batizada de Jumpman, a marca estará presente não só no uniforme, como em toda linha de treino e pas-seio do clube, além de rou-pas casuais. A marca é um resultado da parceria da

Nike – fornecedora de ma-terial esportivo do PSG –, com a Air Jordan, que tem como logo a silhueta do ex-astro da NBA.

“A parceria entre o PSG e a Air Jordan reflete a ambi-ção das duas marcas de aliar estilo, performance e inova-ção. Temos diversos valores em comum com a marca, conhecida mundialmente por sua história no basque-te. Esta parceria é animado-ra para a torcida, e vai nos ajudar a atingir um novo público e ampliar nosso al-cance global”, afirmou Nas-ser Al-Khelaifi, presidente do clube. METRO

PSG. Novo uniforme é da marca de Michael Jordan

Copas Davis tem semifi naisAs semifinais da Copa Davis serão disputadas entre hoje e domingo.

Na França, os donos da casa vão enfrentar a Espanha, que jogará sem a presença de Rafael Na-dal. Na outra semi, na Croácia, os tenistas lo-cais terão pela frente os Estados Unidos.

METRO POA

Júlio Almeida conquista MundialO brasileiro Julio Almei-da conquistou a meda-lha de ouro no Mundial de Tiro Esportivo, reali-zado em Changwon, na Coreia do Sul. Ontem, ele venceu ontem a pro-va de pistola 25 metros de fogo central, disputa que não faz parte do pro-grama olímpico.

METRO

Tiro esportivo Tênis

3ESPORTE

Fórmula 1

“Porque eu quero. Por que você quer tornar isso mais

complicado? Não foi minha decisão [sair da Ferrari], me adapto às decisões dos demais, e este é o resultado. Vamos ver no futuro,

não sei o que vai acontecer com

a Sauber.”

KIMI RAIKKONEN, AO FALAR SOBRE

SUA SAÍDA DA FERRARI PARA A SAUBER

EM 2019. NESTE FIM DE SEMANA SERÁ

DISPUTADO O GP DE CINGAPURA, COM

LARGADA ÀS 9H (DE BRASÍLIA) DE

DOMINGO.

A dividida entre o goleiro Fábio e o zagueiro Edu Dracena | PAULO WHITAKER/REUTERS