II) “Terra do Brasil”: Período pré-colonial (1500-1532) · Popular da China neste período,...

Post on 17-Jun-2020

0 views 0 download

Transcript of II) “Terra do Brasil”: Período pré-colonial (1500-1532) · Popular da China neste período,...

HISTÓRIA

MÓDULO 16Terceira República (1946 – 1964) - II

Governos Jânio Quadros e João Goulart

Professor Orlando Stiebler

Na área econômica, o governo se deparou com uma crise financeira aguda causada por intensa inflação, déficit da balança comercial e crescimento da dívida externa. O governo adotou medidas drásticas, restringindo o crédito, congelando os salários e incentivando as exportações.

Enquanto desenvolvia uma política interna considerada conservadora e plenamente aceita pelos Estados Unidos, procurou afirmar no plano externo os princípios de uma política independente e aberta a relações com todos os países do mundo.

Condecoração do cosmonauta soviético , primeiro homem a realizar a viagem espacial.

Para muitos historiadores e analistas, o convite de Jânio ir à China seria uma armadilha preparada por Jânio para afastar do país o vice e evitar que este assumisse de imediato a presidência (na imagem acima, Jango ao lado do primeiro-ministro chinês Chu En-Lai)

Ao completar presidencial, o governo de

Jânio Quadros ficou isolado política e socialmente. Jânio Quadros renunciou em .

Jânio esperava uma reação ao seu pedido de renúncia, que as multidões saíssem às ruas pedindo o seu retorno e que as Forças Armadas em peso também fizessem o mesmo. Nenhuma coisa e nem outra ocorreu.

Após a renúncia do titular Jânio Quadros, e durante a ausência do vice-presidente João Goulart, que estava em visita oficial à República Popular da China neste período, Ranieri Mazzilli

, de 25 de agosto a 8 de setembro de 1961

A crise política aberta com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, iniciou-se com a recusa dos militares em permitir a posse do vice-presidente João Goulart e terminou com o golpe de Estado realizado pelas Forças Armadas em 1º de Abril de 1964

, então governador do Rio Grande do Sul, inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de Jango. Brizola falava ao povo pela Rádio Guaíba e iniciou o movimento denominado a

. Os discursos de Brizola eram transmitidos a partir de um estúdio montado no porão do palácio

No dia 6 de janeiro de 1963 o eleitorado brasileiro foi consultado, através de um plebiscito, sobre a manutenção do regime parlamentarista instaurado no país em setembro de 1961.

Congresso Nacional aprovou a adoção do regime parlamentarista de governo no Brasil. Foram menos de 17 meses de parlamentarismo, com três gabinetes e nenhuma realização política ou econômica digna de nota.

Tancredo Neves1961 a 1962

Francisco de Paula Brochado da Rocha12 de julho de 1962

a 18 de setembro de 1962

Hermes Lima8 de setembro de 1962a 24 de janeiro de 1963

Em 7 de setembro de 1961, João Goulart assumiu a vaga deixada por Jânio Quadros.

A mais bela primeira-dama da história

Procurou diminuir a participação de empresas estrangeiras em setores estratégicos da economia, instituiu um limite para a remessa de lucros das empresas internacionais e seguiu as orientações do FMI (Fundo Monetário Internacional).

O Presidente sempre foi maleável com relação às reivindicações sociais. Em Julho de 1962, os trabalhadores organizaram o CGG (Comando Geral de Greve), convocando uma greve geral. Conquistaram com este movimento um antigo sonho dos funcionários: o 13º salário.

O foi uma proposta elaborada por que visava combater a inflação e fazer o Brasil crescer a uma taxa de 7% ao ano, além de iniciar uma política de distribuição de renda. A execução do Plano Trienal partia do princípio de substituição das mercadorias importadas por mercadorias nacionais, feita de forma gradual.

Comício da Central do Brasil

Concentração realizada no Rio de Janeiro no dia 13 de março de 1964, em frente à estação ferroviária Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o Comício das Reformas, também conhecido por Comício da Central, reuniu cerca de 150 mil pessoas.

A demonstrou a

organização e união da classe média com as “forças reacionárias” contra o governo de Jango. A Marcha foi organizada após o comício de 13 de Março de 1964

A revolta dos marinheiros

Nome com que ficou conhecido o episódio originado pela resistência dos marinheiros, reunidos na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro no dia 25 de março de 1964, à ordem de prisão emitida pelo ministro da Marinha, Sílvio Mota.

No dia 30 de março de 1964, João Goulart compareceu, como convidado de honra, a uma festa promovida pela Associação dos Sargentos e Suboficiais da Polícia Militar, no

, no centro do Rio. Neste local, o presidente discursou para cerca de mil sargentos. Jango chegou acompanhado de quase todos os ministros civis e encontrou o salão repleto de militares pró-governo.

O golpe militar foi deflagrado na madrugada do dia 31 de março, com a movimentação de tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão Filho, no estado de Minas Gerais, que saíram em direção ao Rio de Janeiro.