Imagens do Passado Parte III HAGOP GARAGEM Apresenta.

Post on 18-Apr-2015

132 views 7 download

Transcript of Imagens do Passado Parte III HAGOP GARAGEM Apresenta.

Imagens do Passado

ParteIII

HAGOP GARAGEM

Apresenta

Etimologia

Photo (do grego, quer dizer luz) – Photos – Foto

Graphy (do grego, significa escrita) – Graphos – Grafia

Photographia – Photo Grafia – Fotografia = Luz Desenhada

Portanto, fotografia é desenhar com a luz ou “escrita da luz”.

Fotografia é, como resultado final, uma imagem inalterável, criada pela reflexão da luz.

Um pouco de história e curiosidades da fotografia

Breve história da fotografia...Evolução cronológica dos principais registros:

Grécia, antes de Cristo – Aristóteles – Criação da imagem através de um orifício. Século X – Alhazen (árabe) descreveu como observar um eclipse solar no interior de uma câmera obscura.

Século XVI – Redução da câmera obscura (auxiliar na pintura).

Século XIX (1826) – Joseph Nicephore Niépce (francês) foi a primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia - processo heliográfico com 8 horas de exposição à luz.

Ano de 1830 – Josef Petzval criou uma nova lente dupla abertura F 3.6 (30 vezes mais rápida que a anterior).

1832/1833 – Hércules Florence descobre isoladamente a fotografia no Brasil, na vila de São Carlos, atual cidade de Campinas (SP).

1835 – Louis Jacques Mandé Daguerre, firmou-se como único inventor da fotografia prática, através de seu Daguerreótipo – chapa de cobre revestida com prata, banhada com iodeto de prata. Na presença de vapor de mercúrio surge a imagem, gerando um único positivo (era o “polaroid” da época).

1840 – Willian H. Fhox Talbot, descobre o processo negativo/positivo usando como filme folhas de papel sensibilizado (preparado para reagir à luz) que depois foi substituído por vidro. Os negativos de vidro foram usados até os anos 50.

1871 – Richard Leach Maddox, primeira chapa usando gelatina para manter o brometo de prata no lugar.

1877 – George Eastman, popularizou a fotografia com a criação do filme flexível (em rolo), que tinha o nome de “American Film” e vinha com 100 poses. 1925 – Lançamento da câmera 35 mm (Leica)...

Uma equipe de peritos confirmou esta semana que os negativos, comprados em 2000 por um professor de Fresno, na Califórnia, numa venda de garagem, eram da autoria do fotógrafo norte-americano Ansel Adams e que valiam 200 milhões de dólares (150 milhões de euros), bem mais do que os 45 dólares que Rick Norsigian pagou na altura.

Para Patrick Alt, um dos peritos da equipe, não há dúvidas acerca da autenticidade dos 65 negativos em placa de vidro encontrados: “Em quase todas as fotografias, as composições não apresentam nenhuma falha, sendo evidente que foram feitas por um fotógrafo com uma visão e um talento singulares”, disse, citado no site PRWeb.

Também um especialista em caligrafia confirmou que as palavras nos envelopes dos negativos tinham sido escritas por Ansel Adams.

Estas fotografias terão sido captadas entre 1919 e o início dos anos 1930, escreve o site da CNN, antes de Adams ter se tornado um fotógrafo conhecido nos Estados Unidos.

Nos anos 1940, Adams viria a ser considerado o pai da fotografia norte-americana e, para alguns, o melhor fotógrafo do século XX.

Rick Norsigian exibe um dos negativos em placa de vidro supostamente feito por Ansel Adams encontrado numa venda de garagem nos EUA

Rick Norsigian um armênio de sorte

Uma câmera antiga (de cerca de 1890)

caixa com placas de vidro e os chassis

Negativo de vidro

Música: The Marlboro Theme

Compositor: Hugo Montenegro

Seleção de Fotos e Montagem:

Hagop Koulkdjian Neto

contato : hagopk@uol.com.br

Breve – parte iv

Abraçossssss

A todos