IMPERIALISMO (neocolonialismo) no Sec XIX - Professor Menezes

Post on 15-Jun-2015

1.620 views 6 download

Transcript of IMPERIALISMO (neocolonialismo) no Sec XIX - Professor Menezes

IMPERIALISMO EUROPEU

COLONIZAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA

Sec XIX

Professor Menezes

IMPERIALISMO EUROPEU (NEOCOLONISLISMO)

Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados.

No século XIX, ocorreu a dominação da África, pela destruição de muitos reinos africanos, cujo processo culminou com a partilha do Continente Negro pelos estados europeus na Conferência de Berlim, em 1885.

O imperialismo europeu que ocorreu no Sec XIX é também conhecido como NEOCOLONIALISMO. As potências industrializadas da Europa travam uma corrida por novas terras que pudessem vender matérias-primas baratas, e que pudessem comprar os seus produtos.

A 2ª Revolução Industrial gerou um excesso de produção de Bens, que deveriam ser vendidos em outras partes do mundo. Portanto, os países industrializados da Europa precisavam conquistar novos mercados, para vender seus produtos e para comprar matérias-primas baratas.

Na Europa, no Sec XIX, as ciências biológicas humanas alcançaram um desenvolvimento extraordinário, e entre os estudiosos se destacam o inglês Charles Darwin (autor da teoria “A Evolução das Espécies”) e o inglês Herbert Spencer, autor do “darwinismo social”.

Os europeus fizeram uma releitura dessas teorias, para poderem explicar que a raça branca européia era superior às outras raças do mundo, que viviam fora da Europa.

Portanto, o colonialismo busca uma justificativa racial para dominar os outros povos, e estabelecer colônias no mundo.

PARTILHA DA ÁFRICA (1876)Essa corrida imperialista, na qual participaram as potênciasIndustrializadas da Europa, gerou uma série de conflitos, que inclusive vão levar muitos países à declararem guerras, entre às quais, a 1ª Guerra Mundial.

Essas colônias, como já foi dito anteriormente, deveriam consumir produtos industrializados da Europa, e fornecerem matéria-prima barata para as indústrias. Esse imperialismo ocorrido no Sec XIX, é conhecido também como neocolonialismo.

Bismarck, o unificador da Alemanha, convocou representantes de outras potências européias para participarem da CONFERÊNCIA DE BERLIM, em 1876, exatamente para partilhar (dividir) as regiões da África em favor dos países industrializados da Europa. Partilharam a África em reunião lá na Europa.

FATOS IMPOSTANTES PARA COMPREENDER ESSE PERÍODO DO NEOCOLONIALISMO (Século XIX)

- Partilha da África (1876)- Unificação da Alemanha (1834 a 1870/71)- Unificação da Itália (1860 a 1870/71)- Ocupação e construção Canal Suez (1875), pela Inglaterra- Conquista da Índia pela Inglaterra (Sec XVIII) - Guerra dos Cipaios (Inglaterra X Índia) - 1858- Guerra dos Boeres - ingleses X holandeses – 1899 a 1902- Guerra do Ópio - ingleses invadem a China - 1840 a 1842- Guerra Civil Americana - Norte X Sul EUA - 1861 a 1865- Doutrina Monroe (1823) – EUA impede recolonização América- Conquista do Oeste EUA - EUA X Espanha - EUA X México .... Ver filmes de faroeste (conquista do este dos EUA)- Paz Armada (1871 a 1914). Paz, invenções e corrida armamentista) .... Belle Époque (expansão da cultura européia - modo de vida)- Imperialismo japonês (início do expansionismo - Formosa e Invasão da Coréia (1910)

ANÁLISE DE MAPAS

1492

1550

1660

1754

1800

1822

1885

1890

Gran Bretaña

   Francia

   España

   Portugal

   Países Bajos

   Alemania

   Imperio Otomano

   Bélgica

   Russia

   Japón

   Dinastia Qing China

   Imperio Austro-Hungaro

   Dinamarca

   Suecia-Noruega

   E.U.A

   Italia

  

Final Sec XIX

1914

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA

A DESCOLONIZAÇÃO só é conseguida com conflitos entre a Colônia e a Metrópole.

Geralmente, a descolonização ocorre pormeio de guerras entre as colônias e as metrópoles.

Independência é a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia.

O conceito de independência de um país ou território é a conquista e manutenção da sua soberania política e econômica.

A independência diz respeito aos estados que possuem integral governo de seus atos, no plano interno, regido pelo Estado de Direito.