IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO...

Post on 24-Jul-2015

66 views 0 download

Transcript of IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÁSFACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ACADÊMICOS: PRISCILA NUNES

JOÃO VICTOR

LEANDRO RUBENS

A área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas é composta pelos diversos recursos tecnológicos e midiáticos que compõem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que representam todas as ferramentas tecnológicas tradicionais que podem e/ou são utilizadas na educação como o quadro, o giz, retroprojetor, vídeo, livros, manuais, jogos didáticos até as novas TICs formadas pela informática (que abrange todo tipo de computador e periféricos), também as teleconferências, as videoconferências e a mídia impressa, o rádio, a televisão e o telefone.

As tecnologias têm aumentado à expectativa de vida das pessoas, auxiliando na produção de alimentos e na intervenção sobre o corpo humano mas, elas também podem acarretar sérios prejuízos à saúde, levando ao sedentarismo, ao isolamento social e ao consumismo.

Conforme Hate et. al (2004) "essa emergente realidade requer do professor, novas e constantes aprendizagens, pois, pairam sobre ele características como um dos principais mediadores entre a sociedade e as TICs". A expressão "novas linguagens comunicacionais e tecnológicas", empregada neste estudo, abrange todas as formas de tecnologias de comunicação e informação (TICs).

Segundo Betti (1999: 395) "as TICs compreendem desde a Internet, as redes eletrônicas, a televisão, o videogame, as multimídias, enfim tecnologias que envolvem amplo uso dos sistemas de satélites e de telefonia, terminais de computadores e computadores pessoais e que podem auxiliar na Formação Profissional".

Um dos problemas apontado, na pesquisa, refere-se à falta de uma formação profissional que capacite para lidar e integrar as inúmeras informações que compõe as TICs, produzindo uma educação emancipatória diante das tecnologias e dos seus reflexos nos modos de vida sócio-cultural. Além disso, a resistência de alguns professores e alunos as TICs amplia esse problema.

Assim, como qualquer outra ferramenta pedagógica, as TICs devem ser utilizadas na Educação Física, principalmente na Formação de Professor, para construir uma nova realidade e sugerir novos caminhos às metodologias fragmentadas.

A educação acompanha as mudanças que ocorrem na sociedade, sendo que não aderir a elas, provoca uma defasagem nesse processo. Esse estudo foi uma tentativa inicial de discutir a presença da área nos novos Cursos de Educação Física, a partir das DCN's, contudo, sabe-se que muito há o que se questionar e pesquisar em relação às tecnologias e mídias quando se trata da Educação Física.

Diante da atual realidade, pode-se afirmar que as Instituições de Ensino (básico e superior), juntamente com os professores, devem preparar-se para as mudanças significativas, nas novas linguagens comunicacionais e tecnológicas, que repercutirá, diretamente, no processo ensino-aprendizagem.

Obrigada!