IMPRESSO NO BRASIL - batistaesperanca.com.br · A internet é uma mídia em expansão em todo o...

Post on 09-Nov-2018

219 views 0 download

Transcript of IMPRESSO NO BRASIL - batistaesperanca.com.br · A internet é uma mídia em expansão em todo o...

Copyright © 2010

Jornalista responsável: Antônio Moreira – MTB 47303138 (62) 3259-9834 / 8118-6098Direção executiva: Ezequiel Brasil – (62) 7813-5034Equipe editorial: Adnides Pereira João Damásio Pereira – Mestre em História / UFG Víbia Camargo – Jornalista Marcus Vinícius – Web Designer Hélio Rocha – Jornalista e escritor Paulo Roberto Prado – Jornalista Ana Cláudia Rocha – JornalistaFotografias: ArquivoseCEDOCdiversosProgramação Visual: Adriana da Costa Almeida

Fotos capa:

TODOSOSDIREITOSRESERVADOS–Éproibidaareproduçãototalouparcialdaobra,dequalquerformaou por qualquer meio sem a autorização prévia e por escrito da autora A violação dos Direitos Autorais (Lei nº 9610/98) é crime estabelecido pelo artigo 48 do Código Penal Brasileiro.

IMPRESSONOBRASILPrinted in Brazil 2010

1. PIBNatividade-RJ;2. Capela-cemitério-do-campo-santa-

bárbara-d’oeste-SP;3. SIBGoiânia-GO;4. PIBNiterói-RJ;5. PIBPará-PA;6. PIBBrás-SP;7. SIBCampos-RJ;8. ColégioBatistaBrasileiro;9. PIBBrasilBahia-BA;10.TerceiraIgrejaBatistaFidélis;

11.PrimeiraIgrejaBatistadeNovaOdessa.ÉanonaIgrejaBatistanoBrasileaprimeiraIgrejaBatistaLetanoEstadodeSãoPaulo-SP;

12.PIBJoãoPessoa-PB;13.PIBCuritiba-PR;14. 1º Memorial Batista de Brasilia-

DF;15.1ªBatistaItacuruça-RJ;16.PIBRiodeJaneiro-RJ;17.PIBItapetinga-SP;18.ColégioBatistaTijuca-RJ

ENCICLOPEDIAmovimento batista 3

movimento batistaAsagadosBatistas,suahistória,evoluçãoeexpansão,merecem

uma Enciclopédia. Com este propósito, a Associação ConectarconvidatodasasInstituiçõesBatistasparacelebrarumaaliançanaproduçãodestecompêndio,queterámaisde10.000verbetes(naspáginasseguintes,formatoeapresentação).

O rico painel sobre os Batistas terá linguagem acessível eobjetiva, e um texto de muita qualidade, mas também objetivoe ao máximo sucinto. Em forma de verbetes, o livro sobre oMovimento Batista informa tudo sobre essa religião e seus fieis. Oleitorpodeconferirmuitobemodesempenhodosbatistas,comdadosprecisossobreahistória,a teologia,suas lideranças,seusgrandes personagens, suas campanhas e suas causas. Entre osgrandespersonagensqueinfluenciaramahumanidade,seincluemomártir LutherKing e ex-presidentes dos EstadosUnidos, como

Capeladocampo,emSantaBárbaradoOeste

ENCICLOPEDIAmovimento batista4

JimmyCartereBillClinton,mastambémsãovalorizadostodososfiéisBatistas.

Otextolevaemcontaanecessidadedequetodosassimilemolivroeocompreendam,sejamjovensouadultos,comcursosuperiorou apenas a capacidade para uma boa leitura.

E todos também vão perceber a extensão do compromisso da confissão batista com valores como a ética, a fraternidade,a solidariedade e o humanismo. Perceber também o quanto a verdadefazpartedapautaedosprincípiosBatistas.Eentenderqueafirmezadeféacompanhapassoapassoadeterminaçãodeamorao próximo.

Concepção•LIVROIMPRESSO•DVD•SITENAINTERNET

ConteúdoAobraseráconstruída,considerandoaimportânciadecada

fato,podendoserumpequenoverbeteoutextomaislongo.Em sua maioria com imagem ou ilustração, valorizando o

trabalhoefazendoaconsultamaisatraente.

ENCICLOPEDIAmovimento batista 5

abrangência da obraDiantedoavançodacomunicação,diversasmídiaspoderãoser

utilizadas,facilitandooacessoàsinformações,deconformidadecomapreferênciadopesquisador.

Emboraolivroimpressoaindasejaopreferidopelamaioria,amídiaeletrônicacomoosCDs,DVDseaINTERNET,ocupalugarde destaque para consultas em uma boa parcela da população.

Por isso, o MOVIMENTO BATISTA – ENCICLOPÉDIA utilizarátodosestesformatosdeMídiadaatualidade.

ENCICLOPEDIAmovimento batista6

adesões ao ProjetoPara conhecer umpoucomais sobre as instituições organi-

zadas,aAssociaçãoConectar–Organizaçãonão-governamental–convidaa todososdirigentesde InstituiçõesBatistasepas-tores para, juntos, produzirmosumaEnciclopédia sobre oMo-vimento Batista. Para participar da construção do grande livro documentoereceberumexemplar,énecessáriopreencher,en-viaroquestionárioefichadeadesão(anexos)eatítulodepa-trocínioouapoiocultural,fazerodepósitonacontabancáriada

ASSOCIAÇÃOCONECTAR(CaixaEconomicaFederalAgência: 0996Operação: 003Conta corrente: 460-0Endereço: Avenida24deoutubro,nº764 CEP74543-100–Goiânia-GO.

Parainclusãodeverbetescomfotosetextos,depositaraim-portânciadeR$350,00(trezentosecinquentareais),garantin-do o recebimento de 01 (um) exemplar. Para inclusão de 1 (uma) página,R$1.750,00(hummilsetecentosecinquentareais),re-cebendo 05 exemplares da Enciclopédia.

Destaforma,alémdeajudaraproduziraobra,cadaInstitui-çãoreceberáabelíssimaEnciclopédia,ondeestarásuaprópriahistória.

Obs.: Despesas com correios e transportadoras ficarão por conta dos participantes.

ENCICLOPEDIAmovimento batista 7

o formato em LivrosEmboraasmídiaseletrônicasvenhamconquistandoaprefe-

rênciadeboaparceladepesquisadores,olivroimpresso,aindaépreferidopelagrandemaioria.Talvezpelaportabilidadeepelaconsulta direta a qualquer hora e em qualquer lugar.

A quantidade de volumes

da Enciclopédia fica vinculado

à quantidade de adesões

ao projeto.

ENCICLOPEDIAmovimento batista8

o formato em DvDO DVD, atualmente muito utilizado em documentários,

representa uma boa opção para os usuários habituais do computador.Nesteformatoosassuntostambémsãoordenadoseemordemalfabética.ODVD,alémdeconsultanocomputador,podeserutilizadonoaparelholigadoàtelevisão.

Divulgação na internetA internet é uma mídia em expansão em todo o planeta. As

informaçõesestãoaoalcancedosinternautasemtodoomundoe por isto é indispensável que um documento público como a enciclopédiaMOVIMENTOBATISTAestejanestamídia.

ENCICLOPEDIAmovimento batista 9verb

etes

v e r b e t e s

10 ENCICLOPEDIAmovimento batista

o batismo por imersão

Como indica a própria designação, a teologiaba-tista considera o batismo por imersão como obriga-toriedade para os que de-sejam professar essa fé.O batismo de imersão naágua, comoprocedia JoãoBatista no rio Jordão. Ao submergir na água o can-didato à fé batista simbo-licamente morre para a velhavidae,aoemergir,obatismo simboliza o novo nascimento para uma vida deféedecaminhadacomDeus.

o que é ser um batistaComopodemserdefinidososbatistas?Fundamentalmente,

batistassãoevangélicosqueseguemaSagradaBíbliacomoúni-caregradeféàprática.OsbatistasatribuemàDeusaautoriadosconjuntode livrosqueconstituemaBíblia,naqualosqueprofessamaféencontramasrespostasparaosseusanseios.ABíbliaé,portanto,paraavidadeumbatista,comoqueumroteirode comportamento e atitudes.

Imagemilustrativa

11ENCICLOPEDIAmovimento batista

Funcionamento das igrejas

Pastor martin Luther King

PrêmioNobeldaPaz,1964

As igrejas batistas funcionamcomo comunidades independen-tesentreelas, cadaumacomau-tonomia para decidir suas próprias questões, com todos osmembrosparticipando de modo democrá-tico.Osmembrospregama sepa-raçãoentrea igrejaeoEstado,aliberdade de consciência e a res-

ponsabilidade individual perante Deus. Crêem somente em Jesus CristocomoSalvadoreSenhordaIgreja,ouseja,sãocirstocêntricos.Sãobíblicos,poisseguemsomenteos mandamentos da Bíblia. E ne-otestamentários, ou seja, adotamas doutrinas ensinadas por Jesus Cristo e seus apóstolos.

MartinLutherKing.NascidoemAtlanta,naGeórgia,cidadenaqualse travou uma grande batalha da Guerra Civil dos Estados Unidos,elefoiumdosmaioreslíderesnor-te-americanos de todos os tempos. Tornou-se pastor batistamuito jo-vem, pois tinha apenas 19 anos.Liderou um movimento de protesto contra a discriminação racial no transporte coletivo que resultaria emumtriunfodosnegrosnaCorteSupremadosEstadosUnidos,quedecidiu proibir este tipo de discrimi-nação.

Martin Luther King ganhou em 1964oPrêmioNobeldaPaz.Tam-bém liderou movimento contra a Guerra do Vietnã. Tornou-se mártir dapaz,dosdireitoscivis,da liber-

dadeedas igualdades:em1968,foiassassinadoporumbrancora-cista.

12 ENCICLOPEDIAmovimento batista

William buck bagby (1855-1939)

William Buck Bagby juntamen-te com sua esposa, Ana Luther,foimissionário cristão pioneiro naimplantação dos batistas no Brasil e um dos principais colaboradores na luta pela liberdade religiosa em nossopaís.Muitosfatoresinfluen-ciaram a vinda dos Bagby’s para oBrasil,mas foi principalmente adeterminação de um chamado mis-sionário e um declarado amor pelo povo brasileiro que convenceram a JuntadeMissõesBatistasaenviaro casal ao Brasil

Em1884, Bagby plantou a Pri-meira Igreja Batista do Rio de Ja-neiro e em 1889 participou ativa-mente do processo de proclamação daRepublicaemnossopaís, sen-

do inclusive um dos consultores na elaboração de nossa primeira constituição.

Em1901,BagbyjuntamentecomsuaesposaAna,mudou-separaSãoPaulo onde organizaram varias igre-jas entre elas a Primeira Igreja Ba-tistadeSãoPaulo,aPrimeiraIgrejaBatistadeSantos,aPrimeira IgrejaBatista de Perdizes e o Colégio Batis-taBrasileiro,marcohistóriconacida-dedeSãoPaulo.

Um feriado pelo líderO calendário de feriadosnosEstadosUnidos presta homena-

gemàmemóriadopastorbatistaMartinLutherKingna terceirasegunda-feiradejaneiro.Éferiadonacional,umferiadão,comosediznoBrasil,poisantecedidoporumsábadoeumdomingo.Osnorte-americanostêmmuitoorgulhodoPrêmioNobeldaPazcon-feridoem1964aessegrandepersonagem.

William Buck Bagby e Ana Luther

13ENCICLOPEDIAmovimento batista

salomão Ginsburg (1867 – 1927)

Judeu convertido ao cristianis-mo,saiudasuaterranatalparaaInglaterra, onde foi evangelizado.Seupai,umrabinoaosaberdade-cisãodofilhoodeserdou.Foiresidirnum lar para judeus convertidos,ondeaprendeuoofíciodatipogra-fia. Sentindo o chamado missio-náriopreparou-se. Inicialmente foiparaPortugal,comomissionáriodaIgrejaCongregacional.Tevequeseretirardaliaoescreverum folhetopolêmico,acusandoaIgrejaCatóli-ca Romana.

Chegou ao Brasil, onde conhe-ceu o missionário Zacarias Clay Taylor,econvencendo-sequeosba-tistasrealizavamobatismobíblico,batizou-se nessa denominação. Foi nomeado pela Foreing Misson Bo-ard,ouJuntadeRichmond,comoéconhecida em 1891.

Casou-se em 1893 com Emma MortonGinsburg, tambémmissio-nária norte-americana, comquemteveseisfilhos.

ViveuemNiterói,Campos,SãoFi-délis,PernambucoefinalmenteSãoPaulo.Em1891,criouoCantorCris-tão, hinário das Igrejas Batistas noBrasil.FundouoSeminárioTeológico

BatistadoNortedoBrasilefoisecre-táriodaJuntadeMissõesNacionaisda Convenção Batista Brasileira.

Em 1894 fundou o jornal AsBoasNovas.

Foi preso em 9 de janeiro de1894nacidadedeSãoFidélisaopregar o evangelho, mas depoisde10dias foi solto.Nestacidadeatualmente existem mais de trinta igrejasbatistas.

Em8deabrilde1902,emMa-ceió, traduziu o hino Uma barcanaufragando,quemlhevalerá?quefazpartedoCantorCristão.

Em1905,FundouaIgrejaBatis-tadoCordeiroedepoisaIgrejaBa-

SalomãoGinsburg

14 ENCICLOPEDIAmovimento batista

Presidentes dos eUa batistas

Warren Harding(1921-1923)

Harry Truman(1945-1953)

Jimmy Carter(1977-1981)

Bill Clinton(1993-2000)

Quatro dos ex-presidentes dos EstadosUnidostiveramfiliaçãoba-tista.SãoelesWarrenHarding,HarryTruman,JimmyCartereBillClinton.HardingfoiinquilinodaCasaBrancaentre 1921 e 1923. Harry Truman era vice de Franklin Delano Rossel-velt, tendo assumido quando este

morreu,emabrilde1945,econse-guiu uma reeleição. Jimmy Carter sucedeu Gerald Ford, assumindoemjaneirode1977,sendosucedi-do por Ronald Reagan. Bill Clinton assumiuemjaneirode1993,fican-do por oito anos na Casa Branca,pois teve um segundo mandato.

tistaImperial.Em1912,chegandoaLondres, vindodeLisboa, reser-vou passagem para Nova Iorque.Algumasviagensforamsuprimidas,restando a Ginsburg escolher entre viajarnoMajestic,nodia2deabrilou Titanic no dia 10 de abril.

OdesejodeembarcarnoTita-niceragrande,masresolveuan-teciparsuaidaparaNovaIorque.

Viajandonumnaviobemmodes-to,GinsburgchegouaNovaIorqueem15deabril,naqueledomingotrágico.

Faleceuem1927,deixandoes-critaasuabiografianumlivrocha-madoUmJudeuErrantenoBrasil,publicado pela JUERP em 1932,traduzido pelo pastor Manuel Ave-linodeSouza.

15ENCICLOPEDIAmovimento batista

Waldemiro tymchak (1937-2007)

Ainda pequeno,Waldemiro, ou-via pelo rádio sermões em russo,em companhia de sua avó. Aos 12 anos perdeu o pai, o evangelistaBasílio, líderdeumacongregaçãoeslava.

FoibatizadonumaIgrejaRussae tornou-se líder de adolescentes e jovens. Aos 18 anos, o jovemcuritibano que mais parecia rus-so, começou a “abrasileirar-se”.

thomas Helwys(1570-1616)

Thomas Helwys

Em1609emAmisterdã,Holan-da,HelwyseJohnSmythporinflu-ênciadosmenonitas,abraçaramoprincípio do batismo por imersão. Em 1611, regressou a sua ter-ra natal na Inglaterra e formou aprimeiraigrejabatistaemsoloin-glês. Em seguida ele escreveu uma curta “Declaração do Mistérioda Iniquidade”, considerada por muitos historiadores um dos pri-meiros fundamentosparaa liber-dade de consciência, publicadoem inglês. Logo após a publicação dolivro,elefoidetidonaprisãode

Newgate, onde faleceu por voltade 1616.

Queria ser sociólogo, mas Deustinha algo bem melhor para ele. Interrompeu o curso, deixou aUniversidade Federal de Curitiba e ingressou no Seminário Teoló-gico Batista do Sul do Brasil, noRio de Janeiro. Ao terminar a gra-duação de Teologia ganhou uma bolsa de estudos no conceituado Spurgeon’sCollege, emLondres.Era o caminho de Deus abrindo

16 ENCICLOPEDIAmovimento batista

as portas do mundo para que seu ministério alcançasse os confinsda terra.

Em 1971, quando retornou aoBrasil, já não eramais omesmo.Oclamordospovosrussosestavamuitoforteemseucoração.

Neste período, conheceu aque-la que seria sua esposa, Acidália.Casaram-se e tiveram dois filhos:Nelson e Taís. O Pr. Waldemiro esuafamíliaerammembrosnaIgre-jaBatistaBoasNovasemSãoPau-lo–SP,quandooPrJosédosReisPereira, presidente da Junta deMissõesEstrangeiras, lhecomuni-cou a decisão de convidá-lo para ocuparocargodeSecretárioGeraleemjulhode1979torna-seentãooSecretárioGeraldaagênciamis-sionáriaconhecidahojecomoJun-tadeMissõesMundiais.Osquase28anosàfrentedaJMMrepresen-taram um período de grandes re-alizaçõeseo trabalhomissionáriorealizado pelos batistas brasileiros cresceu significativamente. Em1979, eram 56 missionários, em11campos.Em2007,eramcercade600obreiros,em63camposde62 países.

Nesseperíodo,osbatistasbra-sileiros,alcançarampaísesfecha-dosparaoEvangelho,comoÍndia,

Japão, Palestina, Líbano, Cuba,China, Iraque, Líbano e Sudão.Das 15 nações que formavam aUnião Soviética, como Ucrânia eFederaçãoRussa,apenasoQuir-guistão,não foraalcançadapelaJMM na gestão do Pastor Walde-miroTymchak.Nosúltimosanosaprioridadeforamospovosnão-al-cançados, especialmente os queestão na Janela 10/40 e no Leste Europeu.

Foi o Diretor Executivo que mais tempo ficou à frente da Junta deMissõesMundiais,ecomonãopo-deriadeixardeser,ficouconhecidoentre os batistas brasileiros como oSenhorMissões.

Waldemiro Tymchak

17ENCICLOPEDIAmovimento batista

Um brasileiro na aliança batistaOpastorNilsondoAmaralFani-

ni,quemorreuemNovaYork,aos77 anos, em 19 de setembro de2009,foioúnicobrasileiroaassu-mir o cargo de presidente da Alian-ça Batista Mundial.

Ele iniciou sua carreira religiosa sendoconsagradopastornaIgrejaBatistadaTijuca,nacidadedoRiodeJaneiro,pastoreadapelopastorOswaldo Ronis, em24 de novem-bro de 1955. Foi pastor itinerante no norte do estado do Paraná. Li-cenciado em Direito pela Universi-

dade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos daAmérica,recém-casadocomHelgaKepler Fanini, fez o mestrado noSouthwestern Baptist TheologicalSeminary, em Fort Worth, estadodo Texas, na segundametade dadécada de 1950. Pastoreou a Pri-meira IgrejaBatistadeNiteróipor41anos.Duranteesseperíodo foipresidente por 11 vezes da Con-venção Batista Brasileira, e presi-diu a Aliança Batista Mundial por trêsanos,nadécadade1990.

PastorNilsondoAmaralFanini,morreuemNovaYorK,aos77anos,no dia 14 de setembro de 2009

18 ENCICLOPEDIAmovimento batista

o legendário Coronel norris

os batistas e o algodãoOssulistasnorte-americanosqueoptarampeloBrasil,apósaGuerra

daSecessão,foramresponsáveispelaexpansãodocultivoalgodoeironointeriorpaulista.NaregiãodeSantaBárbaradoOesteencontraramclimaesoloparecidoscomosdoSuldosEstadosUnidos.Oalgodãoproduzidoestimulouaindústriatêxtil,razãodeserdacidadedeAmericana.

Lídernaturaldefamíliasdesulistas dos Estados Unidos que se fixaram em São Pau-lo depois da cruenta Guerra Civilnorte-americana,ocoro-nelWilliamHutchinsonNorrisestá sepultado no Cemitério doCampo,municípiodeSan-taBárbaradoOeste,fundado

emáreajuntoàprimeiraigre-ja batista do Brasil. Norris,nascidonaGeórgia,chegouaser eleito senador pelo Texas. ParaseabrigarnoBrasil,Nor-riscontoucomajudadosma-çons,quetinhamforçacomoimperadorDomPedro II, queintegrava a maçonaria.

19ENCICLOPEDIAmovimento batista

Os sulistas norte-americanosque optaram pelo interior paulista foram os primeiros moradores doque viria a ser o município de Ame-ricana, namicrorregiãodeCampi-nas. Escolheram local próximo àantigaestaçãoferroviáriadeSantaBárbaradoOeste.OlocalcomeçouaserchamadodeVilaAmericana,por causa deles. O município foifundadoem1875.Alémdosame-ricanos, portugueses, ingleses e,principalmente, italianos, tambémse instalaram no município. Que,atualmente, destaca-sepelaexce-

lente qualidade de vida. Americana é um dos principais pólos têxteis do Brasil.

O uso de uma confissão de fépublicada pelos Batistas vem des-deoSéculoXVII.Ahistóriafornece-nos informações que no início daobra Batista cada congregação ti-nhaasuaprópriaconfissãodefé.À medida que a obra espalhava-se naEuropaeAméricadoNorte,umcerto “sentimento associacional”começou a caracterizá-la, tornan-do-se inevitável o surgimento de confissõesdeféregionais.

VistaaéreadeAmericana–SP

a Fundação de americanaVistaaéreadeAmericana–SPVistaaéreadeAmericana–SP

20 ENCICLOPEDIAmovimento batista

Nahistóriadosbatistasaedu-cação é uma marca visível. Com o interesse pela educação religiosa,cultivada nas igrejas através dasorganizaçõesdetreinamentoedaEBD–EscolaBíblicaDominical,ostemplos se tornaram verdadeiros complexos educacionais.

Com a Educação Religiosa veio aEducaçãoTeológica,inicialmenteatravés de aulas dadas pelos mis-sionários em suas casas. Depois surgiramosSeminários:SeminárioTeológicoBatistadoNortedoBra-sil, organizadoemRecife (PE) por

SalomãoGinsburg,em1ºdeabrilde 1902 e o Seminário TeológicoBatista do Sul, fundado pelomis-sionárioJohnWatsonShepard,nacidadedoRiodeJaneiro,1908.

A estes dois Seminários, foramagregados dezenas de outros es-palhadosportodoopaís,commi-lhares de alunos. A Educação cha-madade geral, ou secular, teve amesma origem, o desejo de abriroportunidadesparaoestudodaju-ventudee,decriarumaescolacomcapacidadeparaexercerinfluênciasobre a sociedade brasileira.

os batistas e a educação

Ginásio (edepoisColégioOnzedeSetembro), fundadoem1959peloPastor IsraelGuerraemArcoverde (PE)

21ENCICLOPEDIAmovimento batista

Valem os registros do Ginásio (e depoisColégioOnzedeSetembro),fundado em 1959 pelo Pastor Is-rael Guerra, em Arcoverde (PE); aEscola Batista Zilda Cavalcanti de Sá,fundadaeconstruídapeloPas-torJoãoCamilo,emCabrobó(PE);oInstitutoBatista,fundadoecons-truídopeloPastorJoãoCamilo,emCabrobó(PE)paraalfabetizaçãodeadultos; o Instituto Batista GeraldB.Serigthda IBdeSerraTalhada,fundado pelo Pastor Antônio G.Barbosa,duranteoseupastoradode 1954 a 1958 (o Instituto era dirigido pela professora Maria dos Anjos. Foto e informações extraí-dos do livro de: Gomes, Aparecida Maria Alvino Cavalcanti. Tempo de Celebrar. Serra Talhada: Gráfica

Ponto Final, 2007. p. 148) e a Escola Bíbli-ca de Serra Verde, em Triunfo (PE).

Além destes Colé-gios dezenas de ou-tros foram organiza-dos com a ajuda dosmissionários ou por iniciativa de igrejas,ConvençõesEstaduaise de particulares batis-tas. A contribuição dos batistas na área edu-

cacionalérealmentenotável,con-siderando tanto a qualidade quan-toaquantidade.Hoje,maisdedoismilhõesdebrasileiros,jápassarampelas escolas batistas.

EscolaBatistaZildaCavalcantideSá,fundadaeconstruídapelo Pastor João Camilo em Cabrobó (PE)

Instituto Batista, fundado e construído peloPastor João Camilo em Cabrobó (PE) para alfabetizaçãodeadultos

22 ENCICLOPEDIAmovimento batista

Nodia30denovembrode1956,nopontomaisaltodoquemaistardeviriaaseroEixoMonumentaldoPlanoPilotodeBrasília.Nodetalhe,oatualpastor,Dr.JosuéSalgado

igreja memorial batistaHojecommaisdedoismilmem-

bros,aIgrejaMemorialBatista,quese destaca em beleza singela no ponto mais alto do Eixo Monumen-taldoPlanoPilotodeBrasília,tema sua história ligada ao surgimento da nova capital da república. Brasí-lia nasceu visualizando a modesta igrejaconstruídaem1960comoosímbolo material da presença de Deus entre os homens e mulheres que deram o seu suor para erguer a mais moderna cidade do Brasil.

OprojetodaIgrejaMemorialBa-tista nasceu em 30 de novembro

de 1956, data em que, no localqueaabriga,ospastoresEliasBri-toSobrinhoeSilasdeBritoLopes,além do missionário James Everett Musgrave Jr. e o irmão Marcelino Cardoso reuniram-se pela primeira vez.Nosolescaldantedoverãoda-queleano,emmeioaodesertodaenorme chapada que cedia sua ve-getação retorcida para dar lugar ao futuro,ospastoresbatistassonha-ram com a implantação do Evange-lhonafuturacapitaldoBrasil.

A decisão – quando encaminha-da pela vontade de Deus – de ir em

23ENCICLOPEDIAmovimento batista

frenteecumpriramissãodelevarapalavradoEvangelhoatodosfezcomque,jáemjaneirodoanose-guinte,omissionárioMusgraveeoirmão Waldemar Magalhães sais-semdeGoiâniacomopropósitodeinciar o trabalho batista. Tudo co-meçou com uma Escola Bíblica em umbarraconaCidadeLivre,acam-pamento da obra da nova capital.

No ano seguinte, ao tomar co-nhecimento da construção de Bra-sília,odiáconobatistanorte-ameri-canoMaxeyJarman,doouU$300milparaaedificaçãodeumtemplo

noPlanoPiloto.Asobrasforamin-ciadasem1960,antesmesmodaorganização da Igreja MemorialBatista,fatoqueocorreuem22dejulhode1960.

Foram dois anos de trabalho paraergueranovaigreja.Ainaugu-ração deu-se em 15 de dezembro de1962.Naquelaépocaosmem-brosdaIgrejaMemorialBatistanãopassavam de 200 pessoas.

A IMB integra o rol das igrejasda Convenção Batista do Distrito Federal e da Convenção Batista Brasileira.

PERÍODO PASTOR NATUREZA

22.07.60 a 25.07.62 Pr. James Everet Musgrave Jr Titular

25.07.62 a 29.07.62 Pr. Jessé Moreira Vice-Moderador

29.07.62 a 02.03.63 Pr.JamesAcreeLunsford Interino

02.03.63 a 09.01.93 Pr.ÉberVasconcelos Titular

09.01.93 a 06.12.98 Pr.NortonRikerLages Titular

06.12.98 a 11.03.00 Pr.ÉberVasconcelos Interino

11.03.2000 a ... Pr.JosuéMelloSalgado Titular

GALERIA DE EX-PASTORES DA IGREJA MEMORIAL BATISTA DE BRASILIA

Pr. James Musgrave Jr

Pr.ÉberVasconcelos

Pr.NortonLages

Pr.JamesLunsford

24 ENCICLOPEDIAmovimento batista

FachadamodernadaSegundaIgrejaBatistaemGoiânia

2ª igreja batista: ícone de CampinasEm18dejunhode1944acon-

gregaçãobatistafoiorganizadaju-ridicamentecomoSegunda IgrejaBatistadeGoiânia–SIB.Seupri-meiro grande desafio foi adquirirum terreno para a construção do templodefinitivo.Quase todos os50membrosdaigrejaeramdaPIBdeGoiâniaedascidadesdePor-toNacionalePedroAfonso,hoje,Estado do Tocantins e Araguari-MG, articularam para adquiriruma grande área na Avenida 24 deOutubroesquinacomaAlbertoMiguel.

Osprimeirospastoresda IgrejaBatista de Campinas eram missio-nários norte-americanos que saí-ram dos Estados Unidos para tra-balhar na evangelização em Goiás. OprimeiropastorfoioDr.WalterMcNealy (1944-1945), Dr.TcBagby(1946-1948), Evangelista AroldoBertrand(interino1949),Pr.Hora-cioBuddim(1949-1951),Pr.James

Musgrave (1952). Anos mais tarde a igreja passa a ser liderada porpastores brasileiros: Pr. Silas deBritoLopes (1952-1963),Pr. JoãoDuduch(interino1963),Pr.TitoAs-sisRibeiro(1963-1967),Pr.JorgeCowsert,estenorte-americano(in-terino1968),Dr.HeldoVictorMula-tinho(1969-1972),Pr.ArildoMot-ta dos Reis Pessoa (1973-1974),Pr. Wanderley José Álvares (interino 1975), Pr. Oswaldo Gonçalves deOliveira(1976),Pr.ArildoMottadosReisPessoa (1977-1990), Pr.EdirFélixdosSantos(1991-1995),Pr.Robert Lee Hensley, este norte-americano(interino1995),Pr.LevyPenido (1996-2000),Pr. JoséOli-veira Reis (2001-2006). E mais re-cente,em31deMaiode2008umexseminaristadaprópria igreja,omissionárioEzequielBrasilPereira,recebeocajadoeaschavesassu-mindo o pastorado como pastor presidente.

25ENCICLOPEDIAmovimento batista

Questionário e Pesquisa1. NomedaIgrejaLocal2. Denominação Batista3. Endereço 4. DatadeorganizaçãoemCongregaçãoeIgreja5. Nomedoprimeiropastoroumissionário(a)organizador.6. Nomedoatualpastoreministrosauxiliares(pastorauxiliar,música,educaçãocris-

tã,etc.).7. Númerodemembrosecongregadosdaigreja(congregados:freqüentadoresque

aindanãosãomembros,crianças,casaiscomimpedimento,alunosdeclassedebatismo,etc.).

8. NomeeendereçodasCongregações9. Quaisosprincipaisministériosrealizadospelaigreja(açãosocial,escola,colégio,

Seminário,Faculdade,orfanato,creche,casaderecuperaçãodedependentesquí-micos,etc.).

10. Emsuaavaliaçãociteosbatistasmaisinfluentes:a) EMPREENDEDORES&PIONEIROS?(tornaram-sereferencianafundaçãodeinstitui-

çõesbatistasoupara-eclesiásticasquecontribuíramsignificativamentenahistóriadosbatistas,exercem(ouexerceram)influêncianasociedadeatravésdotrabalhosecularrealizado,contribuiucomotrabalhobatistademaneiramuitosignificativa.

b) LÍDERES & PENSADORES (escritores, filósofos, educadores, pastores, políticos,juristas,executivos),quemostramespecial influênciaoucapacidadedegestão,reformaeinovação.

c) MISSIONÁRIOS&EVANGELISTAS (executivosdeagênciasmissionárias,missiólo-gos, missionários estrangeiros e brasileiros, promotores demissões, evangelis-tas).

d) BENFEITORES(tornaram-seexemplosatravésdaaçãosocial,voluntariado,finan-ciamentodeprojetossociaisoumissionários).

e) MÍDIA(formadoresdeopinião,jornalistas,blogueiroseusuáriosderedessociais,colunistasdejornaiserevistas).

11. Citeoslivroseoupublicaçõesmaisimportantes.12. CiteonomedasinstituiçõesbatistasmaisinfluentesnoBrasilenomundo(igrejas

eorganizações).13. Relacionar os principais fatos ocorridos, que tiveramparticipação dosBatistas.

(extra questionário).14. Enviarfotosparailustraçãodostextos,inclusivedospastoresedostemplos.Acres-

centarinformaçõesconsideradasimportantes,quepossamenriquecerahistóriados Batistas no Brasil e que não constam do questionário. Cópia de Atas e outros documentos,reportagens,livros,etc.

15. Osmateriaisenviadospassarãoafazerpartedoacervodoprojeto.

________________________________________Obs.: Informar o e-mail, site ou blog da instituição. Informar o e-mail, site ou blog dos líderes da institui-

ção. Informar nome de grupos musicais, quartetos e Coral.

26 ENCICLOPEDIAmovimento batista

REGULAMENTO

ENCICLOPÉDIA

MOVIMENTO BATISTA 1. OsqueparticiparemantecipadamentedoProjetoEnciclopédiaMovimen-

toBatistacompatrocíniosouinvestimentosemapoiocultural,receberãoexemplares da Enciclopédia Movimento Batista de acordo com o valor de adesão.

2. Oscritériosparapublicaçãodefotos,verbetes,artigos,matériasjornalísti-cas,correção,redaçãofinaldostextos,interpretaçãodedados,pesquisasequestionárioséderesponsabilidadeexclusivadaequipedejornalistaseescritores da Enciclopédia Movimento Batista.

3. Osartigosacadêmicosematérias jornalísticasselecionados,enviadosatítulo de colaboração não serão necessariamente publicados na íntegra.

4. Fotografias,cópiasdeAtaseoutrosdocumentos,bemcomoosartigosematériasjornalísticasenviadosfarãopartedoacervoENCICLOPÉDIAMOVI-MENTOBATISTAepermanecerãosobaguardadaConvençãoBatistaBrasi-leira.

5. Ocréditodasmatériasocorrerásomentecomregistroprofissionaldejorna-lista,trabalhosacadêmicoseescritorescomtrabalhospublicados.DemaiscolaboradoresserãoidentificadoscomodepoimentosoucontribuiçãoCE-DOC(CentrodeDocumentaçãodaInstituição).

6. OProjetoENCICLOPÉDIAMOVIMENTOBATISTAficaisentodeobrigaçõestra-balhistascomoscolaboradoresJornalistas,articulistaseescritores.

7. Depoimentos,históriadefamíliasbatistas,biografiasdepastores,missio-nárioseoutros líderes,deverão indicaroutras fontesdepesquisadispo-níveis, taiscomoreportagens, livrose identificaçãocomnomeendereço,e-mail,telefonedosresponsáveispelasinformações.

8. Contribuições fornecidasporministérios eclesiásticos (MinistériodeMú-sica,MinistérioDiaconal,MinistériodeEducaçãoCristã,MinistériodeCa-sais,gruposmusicais,músicosecantoresprofissionais,etc.)deverãoserencaminhadosatravésdainstituiçãomantenedoraouigrejaresponsável.

27ENCICLOPEDIAmovimento batista

FICHADEADESÃO

RazãoSocial __________________________________________________________

NomeFantasia ________________________________________________________

Endereço _____________________________________________________________

Cidade__________________________________________ UF __________________

CNPJ_____________________________Inscrição ___________________________

Quant. de verbetes _______________ Quant. exemplares _____________________(01 verbete = R$350,00 / 05 verbetes = R$1.750,00)

Formadepagamento: DEPÓSITOEMCONTA ASSOCIAÇÃO CONECTAR Caixa Economica Federal Agência: 0996 Operação:003 Conta corrente: 460-0 (Anexar cópia do depósito)

Entregadaobraprevistapara:JANEIRO/2012

Autorizamos e assumimos total responsabilidade pelo pagamento do produtoacimadescrito,nascondiçõesacertadas.

Goiânia,_______de_________________de20______.

__________________________________________________ParticipantedoProjeto

__________________________________________________Contato autorizado

Avenida 24 de outubro nº 764CEP74543-100–Goiânia-GO

www.movimentobatista.com.brcontato@movimentobatista.com.br

Obs.: Despesas com correios e transportadoras ficarão por conta dos participantes.

28 ENCICLOPEDIAmovimento batista