Impressoras 3D

Post on 17-Jan-2017

33 views 0 download

Transcript of Impressoras 3D

Impressoras 3D

Equipe: Professora: Fernanda Loss

Design de Produto1° Semestre – Turma 03

• A primeira impressora 3D foi inventada em 1984 por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, utilizando a estereolitografia. Hull já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.

Como surgiu?

• Poucos anos depois, Chuck Hull fundou a 3D Systems, patenteando sua criação e diversas formas de impressão, assim como iniciando a comercialização da tecnologia. O custo de fabricação e o avanço nos métodos de impressão vem barateando cada vez mais essas impressoras.

Como surgiu?

Produtos criados pela impressora 3D

Fones• Um dos objetos que as impressoras 3D são capazes

de fazer são fones de ouvido feitos especialmente para se adaptar ao formato do ouvido do usuário. É o caso do Normal, e do OwnPhones, que ainda é wireless e funciona via Bluetooth.

 

• Depois da Airbike, a bicicleta feita de nylon, chegou a vez de criar um carro usando a tecnologia. O veículo foi apresentado em uma mostra internacional, em setembro de 2014, e teve seu test drive feito por jornalistas americanos nas ruas de Nova York. Além do mais, o carro pode ser derretido para dar forma a um novo.

Veículos

• Impressoras 3D foram capazes de fabricar casas, prédios e até um castelo. Depois do projeto de construção de um prédio totalmente a partir desta tecnologia, e da produção decasas impressas em 3D com lama, chegou a vez dos castelos. Projetado pelo americano Andrey Rudenko,o castelo foi criado com as dimensões de uma casa para crianças.

Casas

• A tecnologia também chegou ao mundo da moda, produzindo roupas e acessórios. É o caso do vestido inteligente que capta sinapses cerebrais do usuário para reunir suas informações biológicas e batimentos cardíacos e das perucas com cabelos realistas, criadas pela Disney para serem usadas em esculturas.

Roupas e Acessórios

• As impressões tridimensionais já começaram a invadir o mundo da música, como, por exemplo, a guitarra brasileira com estrutura totalmente criada através de impressoras 3D. Ainda, um grupo de estudantes, na Suécia, se tornou a primeira banda a fazer um show a partir de instrumentos fabricados pela impressora 3D.

Instrumentos Musicais

• Diversos tipos de ferramentas também podem ser fabricados por meio de impressão tridimensional a partir de cola e de papel. Além de ser mais barato do que os modelos criados com plásticos, essa alternativa ainda é menos prejudicial ao meio ambiente.

Ferramentas

• Além de produzir objetos, as impressoras 3D ainda são capazes de exercer a função de alguns profissionais, como, por exemplo, a impressora tatuadora. A Tatoué, criada a partir da união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem, é capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 perfurações por segundo. 

Tatuagens

• Uma das utilidades mais significativas das impressoras em 3D, é ajudar na medicina. Cada vez mais, a tecnologia é capaz de produzir objetos que ajudem em pesquisas, no tratamento ou recuperação de pacientes com os mais diversos tipos de doença.

Avanços na medicina

Tipos de Impressão em 3D

• Funciona de maneira bastante simples, sem a necessidade de cabeças de impressão a laser, ou com luz. O processo funciona a partir de um extrusor que libera camadas subsequentes de um material plástico aquecido. Seguindo as orientações do arquivo de impressão, a cabeça extrusora libera o material de camada em camada, dando assim os contornos para o objeto desejado.

Extrusão

• Nesse cenário, o laser percorre a resina, aplicando calor em pontos determinados pelo arquivo de impressão. Nos pontos onde o laser atinge a resina, há um endurecimento do material, que começa a assumir as formas desejadas. Esse processo é realizado de camada em camada, até que o objeto esteja corretamente impresso.

Estereolitografia

• A sigla, em inglês, se refere a “impressão direta por luz” e serve para designar um tipo de impressora bastante similar com as estereolitográficas. Nesse modelo, o equipamento usa uma fonte de luz diferente do laser e, em vez de enrijecer o material de impressão por camadas, o processo ocorre de uma só vez.

DLP

• Esse método adota o conceito de jato para criar formas. Há duas formas dessa tecnologia. A primeira usa um tipo de material aglutinante. A outra forma de impressão 3D é a jato de tinta, em que o material liberado pelo jato é a tinta, e não um aglutinante.

Jato de tinta

Olo

• As impressoras 3D ainda são muito caras, espaçosas e complexas, mas isso está mudando. A Olo é uma impressora compacta que produz pequenos objetos tridimensionais e funciona com a ajuda do seu smartphone.

Olo

• A Olo tem previsão para ser entregue aos interessados a partir de setembro e já arrecadou mais de US$ 1,5 milhão. A impressora consegue ser tão barata em comparação com as outras porque, como a própria empresa diz, metade do produto já está no seu bolso.

Olo

• A Olo utiliza a tela do seu próprio smartphone para secar o material: um aplicativo para Android, iPhone e Windows faz o display emitir certos padrões de luz, que são direcionados para a resina líquida, e o objeto tridimensional se forma em cima do seu aparelho.

Como funciona?

• http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/descubra-como-surgiu-impressora-3d.html

• http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/03/o-que-uma-impressora-3d-e-capaz-de-fazer-veja-lista-de-objetos.html

• https://www.oficinadanet.com.br/post/11352-como-funciona-e-como-surgiu-a-impressora-3d

• https://tecnoblog.net/193645/olo-impressora-3d-smartphone/

Referências Bibliográficas