INFORMÁTICA ANDRÉ ALENCAR. PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto...

Post on 21-Apr-2015

143 views 1 download

Transcript of INFORMÁTICA ANDRÉ ALENCAR. PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE Editor de texto...

INFORMÁTICA

ANDRÉ ALENCAR

PACOTE OFFICE MICROSOFT OFFICE X BROFFICE/LIBRE OFFICE

Editor de texto Word WriterPlanilha eletrônica Excel CalcApresentações Power Point Impress

Microsoft Office INTERFACE: - 2003 (Menus e Barras de Ferramentas)- 2007/2010 (Guias e Faixa de Opções)

1. EXCEL 2003

IntroduçãoPrograma editor de planilhas (tabelas de cálculos).O arquivo do Excel é chamado (temporariamente) de PASTA1, PASTA2...Cada arquivo ("Pasta") contém três Planilhas, Plan1, Plan2, Plan3O usuário pode renomear (Clique duplo ou botão direito/renomear).Pode criar novas planilhas ou excluir uma planilha atual.Também é possível copiar ou mover uma planilha para outro local ou para outra pasta (arquivo).

PlanilhaÉ formada por Linhas e ColunasLinhas = números arábicos, vai da linha 1 até a linha 65.536.Colunas = nomeadas com as letras do alfabeto, vai da coluna A até a coluna IV (256 Colunas).Cada encontro de uma coluna com uma linha forma uma CÉLULA. É o núcleo de trabalho do Excel. Cada célula tem um endereço próprio, a primeira é A1 e a última é IV65536.

4. Prova: FUNIVERSA - 2011 - EMBRATUR - Técnico Especializado I I

Essa figura representa planilha feita no Microsoft Office Excel 2007, versão em português.

Nela, os dois retângulos delimitados, respectivamente, pelas células de A4 até A6 e de D3

até E6 podem ser especificados em conjunto da seguinte forma:

a) A4:E6

b) A4:A6-D3:E6

c) A4-A6;D3-E6

d) A4:A6;D3:E6

e) A4,E6;D3,E6

gabarito: D

Conteúdo das células

Pode conter textos (caracteres alfanuméricos: texto, teste, despesa, aula1, 1dia...). Os textos, por padrão, são alinhados à ESQUERDA

Pode conter números (caracteres numéricos ou datas ou moedas: 10, 2.020, R$50,00, 01/05/2012). Os números são alinhados, por padrão, à DIREITA

Podem conter FÓRMULAS (FUNÇÕES DO EXCEL ou FÓRMULAS MATEMÁTICAS "SIMPLES").*TODA FÓRMULA NO EXCEL É PRECEDIDA DE = (IGUAL)*Exemplo:=A1+A2=56-22=SOMA(A1:A4)

Operadores aritméticos + : Soma - : Subtração * : Multiplicação / : Divisão^ :Exponenciação/Potência.

Obs: Ordem dos operadores1º resolve o que estiver dentro dos parênteses ( ).2º faz a exponenciação;3º resolve Multiplicação ou Divisão (pode ser na ordem que aparecem).4º resolve Soma ou Subtração (pode ser na ordem que aparecem).ex: =b2+b3+b4/3

FUNÇÕES (MAIS IMPORTANTES):1º: SOMA2º: MÉDIA3º: MÁXIMO e MÍNIMO4º: SE5º... MAIOR, SOMASE, CONT.NUM, CONT.SE, MED, MOD, MODO, AGORA, E, OU

Símbolo &: Junta ou une duas partes em uma só.

2. Prova: FUNIVERSA - 2010 - MTur - Agente Administrativo

Com relação ao Microsoft Excel 2007, versão em português, considere a planilha a seguir e assinale a

alternativa que apresenta o resultado da fórmula ="2+3="&2+3 na célula A1.

a) 2+3=2+3

b) 2+3=&2+3

c) 5=&5

d) 2+3=5

e) 2&2=3&3

Gabarito: D

1. Prova: FUNIVERSA - 2010 - MTur - Administrador

De acordo com a planilha do Microsoft Excel, versão em português, ilustrada na figura acima, o “Total

de Vendas”, célula C8, pode ser calculado por meio da seguinte fórmula:

a) =SOMA(C3:D6).

b) =SOMA(C3*D3:C6*D6).

c) =SOMA(C3*D3...C6*D6).

d) =SOMA(C3*D3&C6*D6).

e) =SOMA(C3*D3;C4*D4;C5*D5;C6*D6).

Gabarito: E

3. Prova: FUNIVERSA - 2010 - MTur - Agente Administrativo

A figura a seguir ilustra uma planilha elaborada no Microsoft Excel 2007, versão em português.

Na planilha acima, a média das vendas de Thiago (célula F5) pode ser calculada de várias formas.

Entre as alternativas a seguir, assinale a que não apresenta uma fórmula correta para o cálculo dessa

média.

a) =E5/3

b) =MÉDIA(B5:D5)

c) =SOMA(B5:D5)/3

d) =SOMA(B5/3;C5/3;D5/3)

e) =SOMA(B5/3:D5/3)

Obs:' (APÓSTROFE): O excel irá interpretar os dados como texto, porém, o apóstrofe não será exibido na tela.

Operadores de comparação = : Igualdade> : Maior que< : Menor que>= : Maior ou igual a<= : Menor ou igual a<> : Diferente de

FÓRMULA DO SE=SE(TESTE_LÓGICO;SE_VERDADEIRO;SE_FALSO)= SE(TESTE_LÓGICO;SE_VERDADEIRO;SE_FALSO)

6. Prova: FUNIVERSA - 2009 - PC-DF - Agente de Polícia

Um professor utiliza o Microsoft Excel 2003 (com sua instalação padrão), para controlar as notas dos

seus alunos, conforme mostra a figura abaixo. Ele deseja lançar, na coluna "E" da planilha, o conceito

"Aprovado", quando a média do aluno for superior ou igual a 5, ou o conceito "Reprovado", quando a

média do aluno for inferior a 5 aplicando a função lógica "SE". Assinale a alternativa que apresenta

corretamente o uso da função "SE" para que o professor lance o conceito da aluna Maria.

a) =SE(D2:D6>=5;"Aprovado";"Reprovado")

b) =SE(D2>=5;"Aprovado";"Reprovado")

c) =SE(media>=5;"Aprovado";"Reprovado")

d) =SE(E2>=5;"Aprovado";"Reprovado")

e) =SE(A2>=5;"Aprovado";"Reprovado")

BOTÕES DA BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO

A) AUTOSOMA

a1) Botão (sem o dropdown)

É utilizado apenas para fazer a função SOMA!

1ª forma de utilizá-lo: Selecionar as células a serem somadas e/ou também onde ficará o resultado. Exemplo: Quero somar de B2 a B4 e colocar o resultado em B5 - Pode-se selecionar de B2 a B4 (O Excel jogará o resultado na próxima - B5) ou Pode-se selecionar de B2 a B5 (O Excel jogará o resultado na última - B5). Não é necessário confirmar a fórmula criada.

2ª forma de utilizá-lo: Clicar a célula onde ficará o resultado. Exemplo: Clicar a célula B5. Depois clicar o botão Autosoma, aparecerá a fórmula somando, por padrão, os elementos não vazios acima da célula atual. Poderá ser confirmada a fórmula, pressionando-se a tecla ENTER.Exemplo: Clicar a célula B5, clicar o botão autosoma, aparecerá a fórmula: =SOMA(B2:B4) e pressiona-se ENTER para confirmar.

Obs: Se os dados selecionados pelo Excel estiverem errados pode-se corrigir com o mouse ou com o teclado antes de pressionar Enter para confirmar.Obs2: Se várias colunas forem selecionadas, o Excel fará a soma de cada coluna separadamente.Obs3: Para o Excel fazer a soma de várias linhas deve-se selecionar as linhas e também onde ficará o resultado.

a2) Botão dropdownÉ possível fazer outras funções além da SOMA: MÉDIA, CONTAR (CONT.NUM), MAX (MÁXIMO), MIN (MÍNIMO) e OUTRAS FUNÇÕES (Caixa de diálogo de Inserir Função).

B) CLASSIFICAR EM ORDEM CRESCENTE1ª Forma: Colocar os dados selecionados em ordem crescente (do menor para o maior, do mais antigo para o mais recente ou de A para Z - ordem alfabética).

2ª Forma: Se os dados estiverem relacionados a outros (dados ao lado) o Excel irá perguntar se também deve ser expandida a seleção para os dados relacionados (por padrão a resposta pré-selecionada é que deve ser expandida a seleção) - Quando se expande a seleção a classificação será feita da "PLANILHA TODA"

C) CLASSIFICAR EM ORDEM DESCRESCENTE1ª Forma: Colocar os dados selecionados em ordem decrescente (do maior para o menor, do mais recente para o mais antigo ou de Z para A - ordem alfabética).

2ª Forma: Se os dados estiverem relacionados a outros (dados ao lado) o Excel irá perguntar se também deve ser expandida a seleção para os dados relacionados (por padrão a resposta pré-selecionada é que deve ser expandida a seleção) - Quando se expande a seleção a classificação será feita da "PLANILHA TODA"

Obs: Também é possível fazer a classificação (da planilha inteira) utilizando-se o menu Dados, opção Classificar!Obs2: Pelo menu Dados é possível também especificar critérios de desempate - "em seguida classificar por"

D) ASSISTENTE DE GRÁFICOAbre um "assistente" (passo a passo) com 4 (quatro) etapas:1ª Selecionar o tipo de gráfico (Colunas, Barras, Pizza...)2ª Selecionar os dados de origem (O excel seleciona a planilha inteira por padrão - é possível modificar a seleção para apenas uma parte (uma ou mais colunas, por exemplo).3ª Opções do Gráfico: Títulos, tabela, cores...4ª Local do gráfico: Por padrão é como objeto na planilha atual mas pode ser posicionado como uma nova "planilha" (folha de gráfico).

5. Prova: FUNIVERSA - 2009 - ADASA - Advogado

Entre vários recursos oferecidos pelo Microsoft Excel, tem-se a geração de gráficos como exemplifica

a figura a seguir.

Para criar um gráfico no Microsoft Excel, o procedimento correto é a utilização do menu

a) "Exibir".

b) "Inserir".

c) "Formatar".

d) "Ferramentas".

e) "Dados".

BARRA DE FERRAMENTAS FORMATAÇÃO

BOTÕES DA BARRA DE FERRAMENTAS FORMATAÇÃO

A) MESCLAR E CENTRALIZAR

No Excel o botão Junta, Une, transforma duas ou mais células em uma só (MESCLAR) - é útil quando se trabalha com títulos! Após a mesclagem o botão irá centralizar os textos horizontalmente.

Obs1: É possível mesclar na horizontal (para os lados) ou na vertical (cima/baixo) ou ainda na diagonal (horizontal e vertical ao mesmo tempo).Obs2: Quando se tenta mesclar células não vazias o Excel avisa que só será mantida a célula "primeira" a do canto superior esquerdo. Quando se desfaz a mesclagem os dados originais não são recuperados no Excel (serão recuperados no CALC).Obs3: Mesmo que se faça a mesclagem de mais de uma linha o Excel não faz alinhamento vertical.Obs4: Mesmo que sejam selecionadas as células da direita para a esquerda (ou de baixo para cima) o Excel só manterá o dado superior esquerdo.

B) ESTILO DE MOEDA (Estilo Contábil)Transforma os valores numéricos em valores de moeda no formato contábil.Ex: 7 --> R$ 7,00Evita que o usuário tenha que digitar o símbolo de moeda e também evita que se tenha que digitar as casas decimais!Moeda: O símbolo de moeda é alinhado junto ao número;Contábil: O símbolo de moeda é alinhado à esquerda e o número é alinhado à direita.Obs1: Por meio do Menu Formatar / Opção Células (CTRL + 1) é possível selecionar várias opções de moeda ou de contabilização, incluindo opções de símbolo de moeda e de casas decimais.

C) ESTILO DE PORCENTAGEMO botão de porcentagem trabalha com porcentagens numa escala de 0 (0%) a 1 (100%).Ex: 2 --> 200%"Macete": Decora que esse botão "multiplica por 100" e coloca o sinal de porcentagem.

D) SEPARADOR DE MILHARESTransforma os números em formato de millhares.48729874298 --> 48.729.874.298,00

E) AUMENTAR CASAS DECIMAISAcrescenta casas decimais ao número, por exemplo: 3 --> 3,0;Acrescenta uma casa decimal a cada clique. Ex2: 3,14 --> 3,140

F) DIMINUIR CASAS DECIMAIS"Arredondamento"Ex: 5,1--> 5Ex2: 5,9 --> 6Regra de arredondamento: Quando a casa decimal for maior ou igual a 5, arredonda para cima. Menor que 5 arredonda para baixo.

REFERÊNCIASSão os endereços das células e são utilizadas para "retomar" o valor/dado existente na célula.Considerando que A1= 18 e A2 = 14, então ao invés de se fazer =18+14, utiliza-se as referências das células =A1+A2;

A) RELATIVAS (Padrão)São aquelas que se atualizam automaticamente e na mesma proporção em que for alterado o endereço da célula por meio de ações de copiar ou propagar.São as mais utilizadas.Ex: A1, D6, G3

B) ABSOLUTAS (Precisam do símbolo $)São aquelas que não se alteram / não se atualizam mesmo quando copiadas ou propagadas para outro local.Ex: $A$1, $D$6, $G$3

C) MISTAS (metade relativa e metade absoluta)Contém uma parte que pode se alterar (porque é relativa) e uma parte que não sofre alterações (porque é aboluta).Ex: $A1, A$1O símbolo $ torna absoluta a parte posterior a ele da referência.

Preste atenção no endereço da fórmula E3 =B$2+$C3E4 =B$2+$C4

0|1E3 =B$2+$C3F4 =C$2+$C4

O símbolo !é utilizado para se referir a outra planilha, por exemplo: =plan2!A5*3"Excel calcule a multiplicação da célula A5 da plan2 por 3.[]: São utilizados para se referir a outro arquivo, por exemplo:=[arquivox.xls]plan1!A2Excel pegue a célula A2 da plan1 do arquivox.xls

1. Sobre o uso do Excel assinale a alternativa correta. (A) O uso do separador de milhar e decimal segue necessariamente as configurações

previamente estabelecidas na guia “Opções regionais e de idioma” do painel de controle.

(B) O cálculo das células de uma planilha é sempre feito automaticamente, a escolha da forma como as células serão calculadas é feita no momento da instalação do Excel.

(C) Planilhas podem ser utilizadas, simultaneamente, por mais de um usuário numa rede, mas isso só é possível para os arquivos gravados na pasta “Allusers” do Windows.

(D) Na formatação da célula, pode-se escolher o formato moeda, cuja conversão para a moeda nacional poderá ser feita automaticamente, através do menu “Ferramentas”, opção “Internacional” e guia “Automações”.

(E) A função “Dia Semana” converte o conteúdo de uma célula que contenha números entre 1 e 7 para o formato extenso do dia da semana (segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo).

GABARITO: A

1. Foi criada uma planilha no Excel 2003 para controle de notas dos alunos de uma turma. Na coluna “A” foram escritos os nomes dos alunos e na coluna “B” suas respectivas notas da prova. Com o uso do mouse foram selecionadas as colunas “A” e “B” desta planilha e, através do Assistente de Gráfico, foi montado um gráfico de colunas com todas as opções padrão do Assistente. Assinale a alternativa correta.

(A) Se for ocultada a coluna “A” o gráfico permanecerá inalterado. (B) Se for ocultada a coluna “B” o gráfico manterá a exibição dos nomes dos alunos e as

notas serão ocultadas. (C) Se forem ocultadas as colunas “A” e “B” o gráfico deixará de existir e o mesmo será

apagado da planilha. (D) Se for ocultada a coluna “A” o gráfico manterá a exibição das notas e deixarão de

aparecer os nomes dos alunos. (E) Se for excluída a coluna “B” o gráfico manterá os nomes dos alunos e as notas

assumirão valores zero. GABARITO: D

Analista Econômico e Financeiro – Consultor 1. Esta figura apresenta uma tabela de gastos no primeiro semestre de 2006. Qual

afirmativa está correta?

(A) Para saber a soma total de gastos de mês de janeiro, basta selecionar os valores do

mês dejaneiro e clicar em .

(B) Para fazer a média de gastos nesta tabela, basta selecionar a tabela e clicar em . (C) c) Para organizar os gastos em ordem alfabética, basta selecionar a tabela de A3 até

G10 (A3:G10) e logo em seguida clicar em . (D) Para mostrar esta tabela no formato de um gráfico, basta selecionar a tabela e clicar

em . (E) Para saber o maior gasto no mês de janeiro, basta selecionar o mês de janeiro e clicar

em . Gabarito: A

1. A imagem abaixoé de uma tela do software Excel. O cursor esta posicionado na

Celula A6. Ao se clicar no botão ( ), também chamado de Auto Soma, no canto superior da tela, pergunta-se:

I - qual o resultado que será impresso na tela na posição da célula A6 ? II .qual a informação que aparecera na Barra de Formulas?

(A) I – ``400´´; II - ``=SOMA(A1:B5)´´ (B) I – ``60´´; II - ``=SOMA(A5:A6)´´ (C) I – ``200´´; II - ``=SOMA(A1:A5)´´ (D) I – ``400´´; II - ``=SOMA(A1:A5)*2´´ (E) I – ``200´´; II - ``=SOMA(B1:B5)´´

Gabarito: C