Joao, desporto adaptado

Post on 06-Jun-2015

2.347 views 2 download

Transcript of Joao, desporto adaptado

Desporto Adaptado

Educação Física

Escola Secundária Martinho Árias2011/2012

Introdução

Na possibilidade de escolha do tema, obtei por estudar os atletas com deficiência.

No desporto existem várias vertentes como a educativa, a recreativa, a terapêutica e a competitiva, sendo todas elas aplicáveis às pessoas com deficiências.

Os Atletas

Os portadores de deficiência tiram proveito da prática de desporto:

A nível psicomotor, ou seja, na melhoria do controlo e coordenação postural motora: o conhecimento do corpo e das suas restantes capacidades e ainda a nível do desenvolvimento da condição física, assim como o aumento da força, da resistência, da velocidade e da flexibilidade.

As Vantagens do Desporto Adaptado

Ao nível do atleta poderá contribuir para: A estimulação de centros nervosos e de estruturas

anatómicas lesadas, que poderá acelerar o processo terapêutico;

Potenciar o desenvolvimento cognitivo; Redução dos estados de irritabilidade e agressividade; Produção de uma sensação de bem-estar e equilíbrio; Ajudar no desenvolvimento intelectual; Potenciar a integração social e a qualidade de vida.

ModalidadesAlgumas das modalidades do desporto Adaptado:

Atletismo Esgrima em cadeira de rodas Râguebi em cadeira de rodas Basquetebol em cadeira de rodas Futebol de 5 Futebol 7 Goalball Halterofilismo Judo

Natação Remo Ténis de Mesa Tiro Tiro com arco Vela Voleibol Equitação Boccia Ciclismo

AtletismoEsta modalidade destina-se a

atletas com diversos tipos de deficiência tais como, deficiências motoras, visuais e com paralisia cerebral, em ambos os sexos.

As provas podem decorrer em pista ou no campo, consoante sejam as corridas de velocidade, de meio-fundo e de fundo, em distâncias de 100, 200, 400, 800, 1500, 5000 e 10000 metros e ainda nas provas de dardo, disco, peso e saltos: em altura, em comprimento e triplo salto)

Esgrima em Cadeira de Rodas

A modalidade pode ser praticada por atletas do sexo feminino e masculino com deficiências a nível de membros amputados, paraplégicos ou com paralisia cerebral e podem estar em equipas ou individualmente.

As armas utilizadas são a espada, o florete e o sabre.

Râguebi em cadeira de rodas

O râguebi em cadeira de rodas é um desporto coletivo muito exigente. Está destinado a atletas tetraplégicos do sexo masculino e feminino.

Implica grande contacto físico, à medida que os atletas tentam passar a bola para lá da linha de baliza da equipa adversária.

Basquetebol em cadeira de rodas

Nesta modalidade mantêm-se o recinto, as tabelas e a bola, tornando-a muito semelhante à versão jogada por não deficientes. Difere apenas no meio de locomoção dos jogadores, que podem ser portadores de deficiência mental, física e motora.

Futebol de 5 para cegosNesta modalidade um jogo

tem a duração de 50 minutos, com duas partes de 25 minutos e um intervalo de 10 minutos. O guarda-redes é um atleta nomo visual ou amblíope. Cada equipa tem cinco jogadores. A bola tem um dispositivo sonoro para que os atletas a consigam localizar. Existe ainda um guia que orienta os jogadores no modo como se posicionam em campo e para onde devem lançar a bola.

Futebol de 7Sendo um dos desportos mais

populares, é específico para atletas com paralisia cerebral. Segue as regras que são habitualmente usadas pela FIFA, mas com algumas alterações como por exemplo, a inexistência de "foras de jogo". O campo também é adaptado e é de menores dimensões, assim como as balizas.

Cada jogo tem a duração de 60 minutos dividida em duas partes de 30 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos.

GoalballEspecífico para cegos e

amblíopes, praticado por equipas femininas e masculinas de três elementos.

A modalidade tem como objetivo marcar golo na baliza da equipa adversária arremessando com a mão uma bola, que contém no seu interior um dispositivo sonoro, através do qual os jogadores conseguem saber a localização da bola.

O jogo decorre com dois períodos de 7 e com um intervalo de 4 minutos.

HalterofilismoO halterofilismo está

dividido em 10 categorias diferentes divididas pelo peso corporal.

A competição está aberta a atletas com paralisia cerebral, lesões da medula espinal, amputados (somente amputados dos membros inferiores).

NataçãoAs competições podem ser

praticadas tanto por atletas do sexo feminino como do sexo masculino, portadores de deficiência motora e visual.

As regras internacionais são seguidas, mas com algumas exceções, uma das quais o facto de os atletas, nalgumas provas, poderem escolher se partem da plataforma ou da água.

Para os atletas com deficiência visual utiliza-se uma bastão revestido de esponja para tocar no nadador quando este se aproxima da parede no momento da chegada ou da viragem.

RemoA competição de Remo adaptado está disponível para vários tipos de embarcações onde podem participar atletas com deficiência visual, paralisia cerebral e deficiências motoras.As competições são disputadas em provas de 1000 metros para todas as embarcações.

Ténis de mesaO ténis de mesa é uma

modalidade que pode ser jogada por atletas de todos os grupos de deficiência, à exceção da deficiência visual.

As competições desta modalidade estão agrupadas em provas de pé ou em cadeira de rodas, e para indivíduos com deficiência intelectual. Pode ser disputada por atletas de ambos os sexos em pares, equipas ou individualmente.

Ténis em cadeira de rodas

Tendo tido origem nos EUA, este jogo rege-se pelas regras tradicionais do ténis. A única diferença entre o ténis em cadeira de rodas e o ténis praticado por não deficientes é que a bola pode tocar duas vezes no campo adversário sem produzir ponto.

Tiro com arcoEste desporto põe à prova

as capacidades de precisão, força e concentração.

Estando disponível para atletas com deficiências motoras, como amputados, lesões da medula espinal, paralisia cerebral e outras, pode ainda ser disputada por equipas ou individualmente em pé ou em cadeira de rodas.

O alvo tem 122 centímetros de diâmetro e está situado a 70 metros de distância do atirador.

VelaDisponível para atletas

amputados, com paralisia cerebral, deficiência visual, deficiências motoras e em cadeira de rodas, nesta modalidade o sistema de classificação baseia-se em quatro fatores - estabilidade, função manual, mobilidade e visão.

VoleibolDestinado a pessoas

com incapacidade física e mobilidade reduzida, este desporto divide-se em duas modalidades: de pé e sentado.

No voleibol sentado, o campo tem menor dimensão, com 10 metros de comprimento por 6 de largura.

EquitaçãoA equitação é um desporto

que está disponível para tos os tipos de deficiência. As provas são mistas e agrupadas de acordo com os perfis das capacidades funcionais.

Os atletas competem em duas provas de "dressage", uma prova de campeonato de movimentos predefinidos e uma prova livre acompanhada de música. Existe ainda uma prova em equipa para três ou quatro atletas.

BocciaÉ uma modalidade exclusiva

para portadores de paralisia cerebral e deficiências motoras, sendo praticada em cadeira de rodas, em recintos fechados. Este jogo é composto por dois conjuntos de seis bolas cada, um conjunto de cor vermelha, outro de cor azul e uma bola branca - a bola alvo.

Neste jogo o objetivo é a equipa colocar todas as bolas o mais perto possível da bola alvo. As bolas podem ser lançadas com a mão ou com o pé.

CiclismoDependendo da deficiência,

os atletas utilizam uma bicicleta de dois lugares adaptadas para propulsão manual.

O programa de competições inclui provas de pista e de estrada para atletas individuais. Para as equipas existem provas de velocidade, perseguição individual, contrarrelógio dos 1000 metros, corridas em estrada e corridas em estrada em contrarrelógio. As provas podem ser praticadas por atletas do sexo feminino e masculino.

Jogos ParalímpicosEm 1948, Ludwing Guttmann organizou uma competição

desportiva para combatentes da 2ª Guerra Mundial que tinham sofrido lesões na coluna vertebral. Quatros anos após este evento, juntaram-se a estes jogos participantes da Holanda e nasceu assim o movimento internacional denominado Paralímpico.

Os Jogos Olímpicos para atletas com deficiência foram pela primeira vez organizados em 1960, na capital italiana, Roma.

Jogos Paralímpicos: A participação Portuguesa

A primeira participação portuguesa foi no ano de 1972 em Heidelberg, com apenas 9 atletas somente para a modalidade de basquetebol em cadeira de rodas. Não conseguiram medalhas.

Na XII edição dos Jogos Paraolímpicos, que decorreram em Atenas, decorria o ano de 2004, Portugal conseguiu 12 medalhas, duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.

Na ultima edição dos jogos paralímpicos Portugal arrecadou sete medalhas, uma de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Associação de Apoio ao Desporto para Deficientes

As seguintes associações estão destinadas a apoiar os atletas portadores de deficiências.

ANDDVIS - Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais;

ANDDEMOT - Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores;

LPDS - Liga Portuguesa de Desportos para Surdos; ANDDEM - Associação Nacional de Desporto para Deficientes

Mentais; PCAND - Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto

Trabalho Realizado por:

João Brito 11ºB nº172011/2012