Jornal do Commercio - Copa do Mundo 2010 - Pág 2 - 09/07/2010

Post on 23-Jan-2015

319 views 5 download

description

A segunda página do caderno de Esportes do Jornal do Commercio da sexta-feira 09 de julho de 2010 traz as duas colunas Vuvuzelando (hoje com um texto de Breno Pires), tabelão de jogos, raio-X estatístico e artilharia.

Transcript of Jornal do Commercio - Copa do Mundo 2010 - Pág 2 - 09/07/2010

Esqueçam Maradona, amusa Larissa Riquelme, avuvuzela e o polvo Paul —personagens marcantes daCopa do Mundo 2010. OMundial da África do Sul ficarána história como o dos tabusquebrados.

Primeira Copa na África.Primeiro anfitrião eliminado naprimeira fase. Primeira finaleuropeia fora da Europa.Primeiro europeu campeãofora da Europa. Primeira Copaa não ter Brasil, Alemanha,Argentina ou Itália na final. Etambém a de Holanda ouEspanha – duas eternaspromessas dos Mundiais –levantar uma taça. Mas qualdelas?

Para a Espanha, a final será aprimeira, e os atletas chegamcom a pressão de seconstituírem na melhorgeração da história do futebolespanhol. Para a Holanda afinal não é novidade, já esteveem 1974 e 1978, mas pelaprimeira vez a “Oranje” nãoenfrentará o dono da casa –ponto positivo.

Analisando as duas equipes,duas tradições caíram. O estilode jogo das duas finalistas

mudou bastante.A Laranja não lembra o

Carrossel Holandês de Cruyffe Neeskens – tampouco asgerações de Gullit e deBergkamp. Movimentaçãoconstante, troca de posições,ofensividade extrema não sãocaracterísticas da Oranje atual,que é cautelosa, sorrateira e, omais importante, eficientíssima.Única equipe com 100% deaproveitamento.

A Espanha sequer parece aFúria de 1986, de altos ebaixo, capaz de golear aDinamáquina por 5x1, comquatro de Butragueño, e decair ante a Bélgica. Lembravaum touro, hoje lembra otoureiro: comanda as ações e,com a capa vermelha, vaidesnortendo o adversário atéo golpe fatal.

Se a Espanha levar a taça,outra escrita cairá. A de queuma seleção que perde naestreia, nunca levou o título.Além disso, os ibéricos nãovencem os holandeses há 27anos. São tantos os tabus paraa Espanha quebrar, que, nestaCopa, acredito ela será acampeã. Até porque tem maisqualidade.

Copa dos tabus quebrados

A abordagem foi provocativa.- Ei, tu gostas de futebol?- Gosto. Por quê?- Então tu vais escrever

sobre os homens bonitos daCopa.

Não, não vou escreversobre os homens bonitos daCopa. Porque nessecampeonato nem tinha tantabeldade assim. Não éverdade?

Cristiano Ronaldo. Tenta,mas metrossexual galã, sóDavid Beckham (que ficou defora, tadinho...) Por aí, noTwitter, andaram chamando oportuguês de Crica. DeBritney Spears da Copa.Maldade...

Dando uma de saudosa (issopega bem em páginas deEsportes, não é?), time bommesmo era o da Itália em 2006.Grandes tempos, aqueles! Esteano, o ensaio dos jogadorespara a linha de underwearmasculina da Dolce & Gabbananem encantou tanto. Na últimaCopa, a foto virou febre e atéocupou os desktops de váriastorcedoras. Claro, por purointeresse futebolístico. Tantoque eles foram os campeões. Eainda dizem que mulher não

gosta do bate-bola. Tolinhos.E Kaká, pelo amor de Deus,

nem encarnando o bad boypara perder aquela cara debom moço além da conta. Kakátem som de tédio. No campoe para as câmeras. Mas temgosto para tudo.

De resto, sobram uns naEspanha, outros na Argentina.Mas nada que mereça citação.Quem precisa de FernandoTorres? E David Villa, comaquele ar másculo, cuspindo nochão o tempo todo? Ai, ai.

No clube dos latinos, temmais candidatos a transformarálbum de figurinhas em bookde figurinhas.

Tem Roque Santa Cruz, doParaguai. Tem Diego Forlán,grande jogador uruguaio,talentosíssimo! Valeu a pena.

Lukas Podolski só chamou aatenção do público femininopor causa da eliminação, nassemifinais. Só por compaixão,claro. Teve Lucas Neil, daAustrália. Praticamentebrasileiro. Nada de mais.

Bem, mas isso é apenas umaanálise superficial. Sugiro quebusquem esses nomes noGoogle Imagens. Ali sim, rola olado bom da Copa.

As beldades da Copa

» Anfitrião sem vagaPor ser o país-sede, o Brasil éo único já classificado para aCopa do Mundo de 2014 enão vai precisar disputar asEliminatórias. Mas nemsempre foi assim. Mesmorecebendo o segundoMundial, em 1934, a Itália(foto) precisou garantir nocampo a sua presença. A vagasaiu após jogo único contra aGrécia, pelas Eliminatórias,com vitória por 4x0 em

Milão. Os gregos desistiramdo jogo de volta. Foi a únicavez que o anfitrião precisoudisputar o qualificatório. NaCopa, a Itália conquistou oseu primeiro título.

vuvuzelando 2

Breno Piresbpires@jc.com.br

vuvuzelando 1

Thaís Gouveiathaisgouveia1@gmail.com

» VOCÊ SABIA?

www.jc.com.br/copa2010mundial da África »