KHAN ACADEMY: UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE …

Post on 23-Oct-2021

7 views 0 download

Transcript of KHAN ACADEMY: UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE …

1

1

KHANACADEMY:UTILIZAÇÃONOPROCESSODECONSTRUÇÃODALÓGICAÀLUZDAINTELIGÊNCIAMATEMÁTICADEGARDNER.

KHANACADEMY:THEUTILIZATIONINTHEPROCESSOFCONSTRUCTIONBASEDLOGICINTHELIGHTOF

GARDNER’STHEORYOFMATHEMATICALINTELLIGENCE.

MarisângelaMªRibeiroGuimarães(UECE–mm_rg@live.com)

Resumo:OobjetivodopresentetrabalhoéanalisarcomoautilizaçãodoKhanAcademypodeauxiliarna aprendizagem de jovens, atuando como um reforço na assimilação do conteúdoconvencionalaplicadoemsaladeaula,tendocomoreferênciaateoriaLógicoMatemáticadeGardner.Pretende-sedesenvolverumaanálisecríticadoreferidoAVA,namedidaemqueé verificado se ele atende às expectativas esperadas para um jogo, já que a plataformaassumeesse formatoduranteoprocessodeensino,aopossibilitarevoluçãoentreníveiseganho demedalhas de incentivos baseadas em vários critérios e etapas estabelecidas, deacordo com a curva de aprendizagem de cada um. Para atingir tal fim, foi aplicado umquestionáriopresencialentrealgunsalunosdoMódulo IdoProjetoe-Jovem,nacidadedeFortaleza/CE. As perguntas tinham o propósito de verificar os resultados da utilização doAVA,alémdeumaavaliaçãodaplataformautilizada.Otrabalhofinalizacomumaanálisedos dados coletados, com o intuito de verificar se o objetivo principal foi atingido,apresentandopreliminarmenteresultadosquepodemensejaroutrosestudos.Palavras-chave:KhanAcademy.Gardner.InteligênciasMúltiplas.Projetoe-Jovem.Abstract:The objective of this study is to analyze how the use of Khan Academy can assist in thelearningofyoungpeople,actingasreinforcementintheassimilationofconventionalcontentapplied intheclassroom,withreferencetotheMathematicalLogictheoryofGardner. It isintendedtodevelopacriticalanalysisoftheaforementionedAVA,inthatitisverifiedthatitmeetstheexpectationsintendedforagame,sincetheplatformtakesthisformatduringtheteachingprocess,byenablingprogressbetweenlevelsand incentivemedalswinsbasedonvarious criteria and steps set out in accordance with each individual’s learning curve. Toachieve this goal, a presential questionnaire was administered among some Module Istudentsofthee-JovemProjectinthecityofFortaleza/CE.ThequestionsweredesignedtoverifytheresultsoftheuseoftheAVA,andanevaluationoftheplatformused.Theworkisconcludedwithananalysisofdatacollected inorder toverify that themainobjectivewasachieved,withpreliminaryresultsthatcouldleadtootherstudies.Keywords:KhanAcademy.Gardner.MultipleIntelligences.Projetoe-Jovem.

2

2

1.Introdução

ApresentepesquisabuscadiscutiraspossibilidadesdeutilizaçãodosAmbientesVirtuais

deaprendizagem(AVA’s)comomeiosdeauxílioaoprocessodedesenvolvimentodalógicadosalunos,baseando-senateoriaLógico-Matemática.

Os AVA’s são hoje importantes softwares desenvolvidos com a principal finalidade detornar a experiência dos alunos mais proveitosa dentro da sala de aula virtual, oferecendoatividades lúdicas e atraentes, fazendo com que esses alunos aprendam de maneira maisprazerosa, desenvolvendoas atividadesno seupróprio ritmoalémdepossibilitar a interaçãoentreeles.SoftwarescomooKhanAcademyeCode.orgvemsetornandograndesaliadosdosprofessoresdentrodassalasdeaulapresenciais,poisadotamumaaprendizagembaseadaemjogos,oqueacabamotivandoasuautilizaçãoporserdivertidaeaomesmotempodesafiadora.

Eles têm facilitado o ensino demuitas disciplinas, entre elas está a lógica. Segundo odicionárioHouaiss Eletrônico (2009), lógica seria o “encadeamento coerentede alguma coisaqueobedeceacertasconvençõesouregras”,oquefazpensarqueéalgoutilizadoportodosnosmaisdiversosatosrealizadosnodia-a-dia,desdeonascimento.Sendoa lógicaaprincípioutilizada de maneira mais inconsciente na fase da infância, período em que se adquire acuriosidadedo “porquê”, e evoluindoao longodos anos até atingir um ladomais conscientecomo alcanceda fase adulta, pois “Àmedidaque vocêpassade criança a adulto, começa acompreenderqueumfatoacarretaooutro.Normalmenteessasconexõesentrecausaeefeitopodemserdispostasemproposiçõescondicionais”(ZEGARELLI,2013,p.10).

Anoçãodelógicapermeia,semdúvidas,amatemática.SegundoomatemáticoGeorgePolya(2004,s.p),asoluçãodeumdeterminadoproblema,porexemplo,deveseguirumaordemlógicadeexecuçãoparaquesepossaobterresultadosditossatisfatórios.Oprimeiropassoaserrealizado é o chamado “Entendimento do problema”, que é o mais importe de todos, poisdependedeleobomandamentododesenvolvimento.Apósisso,énecessáriaaelaboraçãodeumplano,seguidodaexecuçãoe,porfim,daavaliaçãodoresultado.

Associando lógica,matemática e aprendizado, Gardner, um norte-americano formadoempsicologia,professornaHarvardGraduateSchoolofEducation,propôs,em1983,umateoriaaqualchamoudeInteligênciasMúltiplas.Segundoele,osconhecidostestesparaamediçãodeQI analisam somente as capacidades lógicas e linguísticas, pois são as únicas normalmenteexigidasnasescolasenasociedade.Aoproporessanovateoria,Gardnerpretendeconsiderartambémasoutras“inteligências”menoslembradasnoprocessoeducativo.

SegundoAntunes(2014,p.25),baseadonasteoriascriadasporGardner(1983),“oserhumano seria proprietário de oito pontos diferentes no seu cérebro onde se abrigariamdiferentesinteligências”.

Dessa forma,Gardnerpropôsaexistênciados seguintes tiposde inteligênciamúltipla:Linguística, Musical, Lógico/Matemática, Visual/Espacial, Corporal/Cinestésica, Interpessoal eIntrapessoal. Propondo, posteriormente, outras duas inteligências, que são a Naturalista e a

3

3

Existencial. Segundoomesmo autor, o ser humano já nasce com todas as nove inteligênciasherdadasgeneticamente,porémnemtodasirãoserdesenvolvidasaolongodosanos,poisissose dará pelos próprios fatores genéticos ou pelas condições ambientais. Para fins destapesquisa, tratar-se-áda InteligênciaLógico-Matemática,queseráassociadaaoKhanAcademynoprocessodeaprendizagemdalógica.

Antunes(2014,p.23)afirmaqueainteligênciaLógico-Matemáticaatingeseuápicede1a 10 anos idade. E édurante esseperíodoque a criançadeve ser principalmenteestimuladaparaumamelhorevoluçãodasuacapacidadelógicaeporconsequêncianodesenvolvimentodasuainteligência.

Segundo divulgado pela Organização para a Cooperação e o DesenvolvimentoEconômico (OCDE) em 2012, o Brasil ficou em 58º lugar com apenas 391 pontos emmatemática,entre65países consultadospeloPrograma InternacionaldeAvaliaçãodealunos(PISA),noqual foram realizadas cercade510.000avaliaçõesentreestudantesde15anosdomundointeiro.NoBrasil,foramrealizadas19.877avaliaçõesentreestudantesde837escolas.Oteste tinha como objetivo a resolução de problemas matemáticos aplicados à vida real. Oresultado mostrou ainda que somente 1,1% dos alunos brasileiros conseguiram resolver osproblemas mais complexos do exame, quadro agravante se for comparado com a médiaestrangeiraquechegaacercade11%.

Fatorescomoadesigualdadedegêneroedeclasse,influenciamaindanosresultadosdoexame, pois, por exemplo, as meninas continuam obtendo um desempenho menor, secomparado aosmeninos, desde2003.Damesma forma, a pesquisa ainda afirmaque grandepartedabaixaperformanceporpartedosalunossedeuporcontadadiferençasocioeconômicadosestudantes, istoé,estudantesquetinhamummenorpoderaquisitivoconsequentementeforampioresnostestes.

Portanto, o presente artigo busca discutir sobre a possibilidade da utilização do AVAconhecidocomoKhanAcademy, juntamentecomateoria lógicomatemáticadas inteligênciasmúltiplas de Gardner como forma mais atrativa para a motivação e, portanto, melhordesenvolvimentodoraciocíniológicodosalunosemsaladeaula.2.Referencialteórico2.1.Oqueélógicamatemáticaeporqueelaassustatanto?

Como significado da palavra “matemática” temos a seguinte definição: “Ciência que

trata das medidas, propriedades e relações de quantidades e grandezas e que inclui aAritmética,aÁlgebra,aGeometria,aTrigonometriaetc”(Michaelis,2011).Eédevidoàgrandeáreaemqueelaéaplicada,quenormalmentequandoseperguntaparaalguémqualamatériaescolarquelhetrouxemaisdificuldade,arespostamaiscomumencontradaéaMatemática.Enaescolapesquisadaparaaelaboraçãodesseartigoopanoramanão foidiferente.Dosonze

4

4

alunosqueparticiparamdapesquisa,todosrelataramterdificuldadecomamatemática,sendoqueoutrasdisciplinastambémforamcitadasporeles,taiscomofísicaequímica.

SegundoGardner,autorreferênciadesteestudo,ainteligêncialógico-matemática,comoonomeimplica,éacapacidadelógicoematemática,assimcomoacapacidadecientífica,oquelevaacriarumeloentreastrêsmatériascitadaspelosalunospesquisados.

Antunes(2014),afirmaquea inteligência lógico-matemáticaestá ligadaàcompetênciaemcompreenderoselementosdalinguagemalgébricaenuméricaequeparaalgumaspessoas,o processo de resolução de problemas, principalmente que envolvem números ésurpreendentemente rápido fazendo inclusive um comparativo ao dizer que essas pessoasparecempensarcomnúmerosenãocompalavras.Porém,paraumaoutraparceladepessoas,autilizaçãodessainteligência,conformepodemosvernosresultadosdesteestudo,pareceseralgocomplicadoeimpossívelcomofoirelatadopelosalunosduranteapesquisa.

Omesmoautor,defendeciclosdeestimulaçãoparaodesenvolvimentodessalógica,quequando adotados de maneira eficiente promovem resultados positivos, principalmente noaumentodograudeQI.Nestesentido,“Algunsdetalhesdaestruturadainteligênciapodemseralterados com estímulos significativos aplicados em momentos cruciais do desenvolvimentohumano”(ANTUNES,2014p.16).Comagrandeevoluçãodaciência,hojeépossívelclaramenteseafirmaratravésdeevidênciascientíficaseficazes,queainteligênciahumanapodeedeveserestimulada desde os primeiros anos de vida. Para que isso ocorra, alguns pesquisadoresinclusivedefendemaideiaqueesseestímulodeveseriniciadoaindanomomentodegestação.Umexemplo é a pesquisa desenvolvida com ratos porMarkRosenzweig, naUniversidadedaCalifórnia, que consistia em criar dois grupos de ratos onde cada grupo seria submetido aambientes distintos. O primeiro teria um ambiente empobrecido de estímulos, porém comgrande fartura de alimentos, enquanto que o segundo teria uma quantidade reduzida dealimentos, basicamenteanecessáriapara sobreviver, porémenriquecidosdeestímulos comolabirintos,escadasediversosoutros“brinquedos”.Aofinaldoprazodeoitodias,todososratosforamsacrificadosetiveramseuscérebrosanalisadosoquetrouxecomoresultadoqueambososgrupostinhampromovidoumaumentopercentualnopesodocórtice,noentanto,ogrupoque tinha um ambientemais estimulante possuía um córtice com peso 4% àmais do que ooutro,alémdoqueeleserammaismagrosebemmaisativosdoqueosdooutrogrupo,queerambemmais sonolentos. Assim, “Empoucos dias, ficou evidente que os ratos criados emambientes estimulantes erammuitomelhores para “resolver os problemas” propostos pelosbrinquedosdesuagaiola”(ANTUNES,2014p.16).

Aonosbasearmosnessateoria,podemosconcluirquequandoosindivíduosforembemincentivados, despertados pelo interesse e principalmente, na idade correta, um melhorresultadopode ser alcançado, “As crianças são, em suamaioria, curiosaspornatureza. Estãosempre querendo saber o porquê de cada coisa e sempre têm outra pergunta para cadaresposta” (ZEGARELLI, 2013 p.10). É importante que ela não seja travada no momento dapergunta, principalmente pelos adultos em quem mais confiam, pois isso poderá acarretarmedoouinsegurançaemquererdescobrircoisasnovas,podendoinfluenciarnegativamenteo

5

5

seuprocessonaturaldeaprendizagem.SegundoPiaget (1969),éna fasePré-Operacionalquevaidos2aos7anosqueacriança irácomeçaradesenvolverseupensamentoeatravésdeleexplicar as coisas que acontecem no mundo ao seu redor. É nessa fase que ela inicia suapercepção sobreas coisasqueacontecemepassaa terumpontodevista,porémaindanãológicosobreoqueocorre.

O ser humano, independente da fase de desenvolvimento em que se encontra, tentaencontrar lógica nos acontecimentos do mundo em que vive. A criança, por sua naturezaquestionadoracaracterizadaespecialmentenaFaseOperatória-Concretaquevaidos7aos12anossegundoPiaget(1969),passaatervontadesobreascoisasecomeçaaentenderoconceitode reversibilidade1 que até então era algo complicado de ser assimilado. Segundo omesmoautor,“Nessaetapadodesenvolvimento,acriançaconsolidaasnoçõesdetempo,causalidadeeconservaçãocomoesquemasgeraisdopensamento”.Emresumo,elajáconsegueentenderdeformalógicaosacontecimentos,porémaindanãopossuiumentendimentoabstratosobreele,isto é, ela ainda necessita do “material concreto” para poder entender realmente o queaconteceaoseuredoreédaíquesurgeoseugrandegraudecuriosidade,porém,elasaindanão possuem recursos cognitivos suficientes para elaborar uma explicação tão detalhadaquantoadeumadulto.

SegundoZegarelli(2013),nessafaseOperatória-Concretaacriançaentendeaspremissascomofrasesdesconexas,porém,àmedidaemqueacriançapassaparaaidadeadulta,começaa compreender que um fato acarreta o outro. Conseguir entender essas proposiçõescondicionaiséalgo importantequandose refereà Lógica.Assim,é comosea curiosidadenaidade infantil fosse substituída pela experiência de vida, na idade adulta, causando umapercepçãomaissofisticadadaconexãoexistenteentrecausaeefeito.

Com essas reflexões surge o seguinte questionamento: a inteligência envelhece?SegundoAntunes(2014),omaislógicoseriaafirmarquesim,porémesseenvelhecimentonãoocorrecomamesmaintensidadenosdoishemisférioscerebrais.Deve-selembrarqueocérebroéummúsculoe,comotal,senãoforexercitadoperiodicamenteedemaneiracorreta,tendeairatrofiandocomotempo.Gardnerdefendeemsuateoriaotermo“janeladeoportunidades”,que nadamais é do que omomento ideal para incentivo de cada uma das nove diferentesinteligênciasquesetem,“Emboraessas janelasseabremesefechemaomesmotempoparatodas pessoas, sua abertura e seu fechamento dependem muito de cada inteligência emespecial”(ANTUNES,2014p.18).

Tabela1.AberturadaJaneladaOportunidade

INTELIGÊNCIA ABERTURADAJANELA

OQUEACONTECENOCÉREBRO

QUE“GINÁSTICAS”DESENVOLVER

1 Capacidade de antecipação das consequências e reconstituição dos estados anteriores.

6

6

Lógico-Matemática(lobosparietaisesquerdos)

De1a10anos O conhecimentomatemático derivainicialmente das ações dacriança sobre os objetosdo mundo (chupeta,berço, chocalho) e evoluipara suas expectativassobre como esses objetossecomportarãoemoutrascircunstâncias.

Acompanhar com atenção aevolução das funçõessimbólicas para as funçõesmotoras. Exercícios comatividades sonoras queaprimorem o raciocíniológico-matemático. Estimulardesenhos e facilitar adescoberta das escalaspresentesemtodasasfotosedesenhosmostrados.

Fonte:(ANTUNES,2014p.23)

Na próxima seção será explicado melhor o Ambiente Virtual de Aprendizagem (KhanAcademy)queseráoobjetodeaprendizadoutilizadoparaacomprovaçãodestapesquisa.2.2.KhanAcademy:aprendendobrincando

Com o surgimento da internet e a sua evolução, hoje pessoas de todos os cantos do

mundoconseguemteracessoaoconhecimentoeoportunidadesmaioresemaprender.Aideiaprincipal do Khan Academy, segundo seu idealizador, é diminuir distâncias e permitir que aspessoas fiquem mais ligadas umas às outras assumindo o aspecto de uma escola imensa einclusiva.Nomesmosentido:

“OAdventodatecnologiamóveltambémserviuparaaumentarousodetecnologianasaulas tradicionais.As tarefasagora incluemousodoTwitteredemensagensde texto,assimcomoapossibilidadedeseacessarsitesdecursoson-linepormeiodetelefonescelularesoudetablets,comooiPad”.(PALLOFF&PRATT,2015p.21)

Aideiainicialdaplataformaquehojeésucessoemtodoomundo,surgiudanecessidadede Khan ajudar Nádia, uma prima que morava na Índia e que passava por uma enormedificuldadeemmatemática.Eele, comoprofessordessamatéria,nãoentendia comoalguémpoderianãoaprendê-la.Porém,aopararparapensarnosmétodostradicionaisdeensino,maisdo que qualquer teoria pedagógica, ele levou em conta sua experiência pessoal. Foi nessemomentoqueeledecidiucriarummétodoquefosseaomesmotempoeficazedivertidoparaensinaressamatériaquepareciasertãocomplicadaparaNádia,concluindoque“Euqueriaqueas nossas aulas fossem uma experiência segura, humana, confortável e estimulante” (KHAN,2013p.26).

Através da leitura de um periódico científico chamado National Teaching & LearningForum (1996), ele descobriu importantes informações sobre o poder de concentração dosalunosduranteumaaula,porém,sedevelevaremcontaqueesseestudofoirealizadoantesdosurgimentodasredessociaisedemaisdispersantes.Destaforma,“supõe-sequeaatençãodos

7

7

jovens hoje em dia dure ainda menos ou que, no mínimo, esteja mais sujeita a distrações”(KHAN 2013 p.36). Nesta experiência, Khan optou por criar vídeo bem simples, de curtaduração,utilizandopraticamentesomenteumalousadigital,queeramcolocadosnoYoutube,possibilitandooacessoaqualqueralunodomundo.

Esse “novomodelo” de ensino fez umenorme sucesso e empouco tempo suas aulasobtiverammilhares de acessos. No entanto, ainda faltava algo nessemodelo que realmentedespertasse o interesse dos alunos em aprender e querer continuar aprendendo não porobrigaçãoesimporprazer.SegundoKhan(2013),comoobjetivodepreencheressas lacunaseducacionais ainda existentes e, sobretudo permitir que o aluno ganhasse tempo, além depromover uma evolução pessoal mais individualizada que surgiu a ideia da criação de umprograma de computador que fosse de fácil acesso, simples e que trabalhasse com amatemática.Acredita-seque“EmEaDcomonaaprendizagemabertaeautônomadaeducaçãodofuturo,oprofessordeverátorna-separceirodosestudantesnoprocessodeconstruçãodoconhecimento”(BELLONI,2006p.81).

Oprogramacomeçouatomarproporçõesgigantescas,ecomissopassouaserinevitávelsepensarnospróximospassosaseremseguidosparaquenãosecaíssena“mesmice”dasaladeaula.OdesafiodeKhanagoraeradesafiaressesalunos.Assim,“Foipensadonumamaneiraqueoprópriosistemafossecapazdeaconselharosalunossobreoassuntoasertrabalhadoaseguir”(KHAN,2013p.137).Aopermitirqueosistemaseencarregassedessatarefa,oprofessorficava“maislivre”paratrabalharapartehumanadoensino.

MasoquetornaoKhanAcademytãointeressante?Arespostaébemsimples:trata-sede um jogo! E como todo jogo, possui diversos desafios e possibilidades de conquistas. “Aatração irresistível que exercemos jogos virtuais, especialmente sobre os jovens, está dandoorigem a uma nova cultura que S. Turkle2 chama de “cultura da simulação” (BELLONI, 2006p.66).

E essa é sem dúvida amaior receita de sucesso do Khan Academy. Os alunos têm apossibilidade de aprender brincando e além disso, a plataforma permite que o professoracompanhetodaaevoluçãonãosódaturmacomoumtodo,mastambémindividualmente,decadaaluno,pois, “Maisumavez,ousoda tecnologia tornoua aulamaishumanaao facilitarinterações individualizadas, fazendo comque a professora soubesse quemprecisavamais dasuaatenção”(KHAN,2013p.146).

Outropontoquedeveserdestacadoéque,diferentedaescolaconvencional,queavaliaosalunosatravésdenotasnosboletins,osalunosnoKhanAcademyprogridemàmedidaquecriamproficiêncianosconceitosabordadosemcadaassunto.

MarcPrenskydefendequeaaprendizagembaseadaatravésde jogosdigitais funcionaprincipalmenteportrêsrazões:envolvimento,processointerativodeaprendizagemeamaneiracomoosdoisanterioressãounidos.Esseprocessoinduzos“jogadores”aquereremtreinarcadavezmais para adquirirem ummaior controle das habilidades o que os leva a aprenderem aresolverproblemascommais facilidadeseoprincipal,persistire lutaratéalcançaroobjetivofinaldojogo,écomosetodooprocessodeaprendizagemtivessequefazerpartedeumciclo

2 Professora de sociologia da ciência no MIT (Estados Unidos).

8

8

descritoporelecomo:“Iniciar>persistir>terêxito”(PRESKY,2012p.210).A ideia do Khan Academy não é a de substituir literalmente o professor, mas sim

possibilitarqueelesejautilizadocomoumaferramentaderevisãoereforço.JohnKernan,umdos vendedores mais bem-sucedidos jogos digitais no ramo da educação, afirma que se ascrianças irão utilizar seus programas em casa, eles têmque ser capazes de superar qualqueroutradistraçãocomotelevisõeseoutrosjogos,tendoemvistaqueemcasaacriançanãotemasobrigaçõesquetemnaescola,podendooptarporoutrascoisasdemaisinteresse.Portanto,essetempodeaprendizagememcasadeveantesdetudoserdivertidoerecompensador.

Fortalecendo a ideia da aprendizagembaseadano reforço provocadopor esses jogos,principalmentepelo“persistir”atéaobtençãodoobjetivo,aLightspan,empresaondeKernantrabalha,apóspesquisaschegouàconclusãoque“aojogarememmédia45minutospordiaealgumashorasemcada fimde semana,as criançasde fatoobtêmumdiaextradeescolanasemana,ouquasedoismesesamaisporano”(PRESKY,2012p.269).

Ofatoéquecomtodasessasmudançastecnológicasacontecendoedemaneirarápida,modificam tambémo papel dos professores, que deixa então de ser aquele centralizador doconhecimentoepassaaserparceirodoalunonaobtençãodosaber,seutilizandodessas“novastecnologias”comoferramentasmotivadorasnoprocessodoaprender.

Naúltimaseção,serãoanalisadososdadosobtidosnapesquisarealizadacomosalunosquefizeramusodoAmbienteVirtualdeAprendizagem–KhanAcademy.

3.PercursometodológicoEsta pesquisa foi desenvolvida com a utilização do método hipotético-dedutivo que

segundoGil (2008, p.12) é um procedimento lógico no qual as consequências são deduzidasatravésdeexperimentações.Nestecasoaexperimentaçãofoirealizadapormeiodeumestudosobreosambientesvirtuaisdeaprendizagemcomomeiosfacilitadoresvoltadosparaoensinodalógica.

Para tanto, foinecessáriaa realizaçãodeumapesquisabibliográficaeexperimental.ApesquisabibliográficasedimentouummelhorembasamentoteóricoecientíficoentreaTeoriadaAprendizagemLógico-MatemáticasegundoGardnereoAmbienteVirtualdeAprendizagemdenominadoKhanAcademy.Jáapesquisaexperimentalpossibilitoucomprovarque,atravésdautilização desse ambiente mais atrativo, é que se pode obter um melhor resultado nodesenvolvimentodalógicaentreosalunosemsala.

Paraestapesquisa,aabordagemutilizadafoiaQuali-Quantitativa(Mista).ConsiderandoqueparaMinayo (1994), as abordagensqualitativasequantitativasdemonstramqueasduasmetodologias são compatíveis, podendo ser integradas emummesmoprojeto. Alémdo queuma pesquisa quantitativa pode conduzir o investigador na escolha de um problema emparticulareanalisá-loemtodasuacomplexidade,atravésdemétodosetécnicasqualitativasevice-versa. Quanto à coleta de dados, foram utilizados como fonte primária questionários e

9

9

secundárialivros,sites,artigos,dissertações.Otratamentodessesdadosfoiqualitativo,tendoainvestigaçãoenquadradananaturezaqualitativaquetrabalhacomumadimensãoreduzidadasamostragens utilizadas e considera a qualidade e eficiência na utilização desse AVA nodesenvolvimentodalógicaporpartedosalunos,baseando-senateoriaLógico-Matemática.

A escola escolhida foi a E.E.M. Liceu de Messejana, por se tratar de uma escolareferênciadentrodoEnsinoPúbliconoEstadodoCearáeporfazerpartedoProjetoe-Jovem,que atualmente incentiva a utilização do Khan Academy por seus alunos doMódulo I, comoconteúdoextraclassenabuscapelodesenvolvimentodaLógicaMatemáticaeporconsequênciaumamaioradesãodessesalunoscommenosdificuldadesnoMóduloII.Portercomoprincipalfinanciador o FECOP (Fundo de Combate à Pobreza), o público alvo do Projeto e-Jovem são,principalmente,jovensemsituaçãoderisco,pobrezaequesejam,outenhamsido,estudantesdeescolapública.

Osalunospesquisadostotalizaramonze,compostospormeninosemeninascomafaixaetáriaentre15e18anos.Dezdessesalunosaindaestãonoensinomédiodaprópriaescolaeumdeleséegresso,porémparticipandodecursinhopreparatórioparaoEnem.Apesquisateveumaduraçãodedoismesesemeio,tendoinícionomêsdeagostode2015etérminonomêsdeoutubrode2015.Duranteesseperíodo,osalunosforamincentivadosautilizaroKhanAcademydesuascasasoudaprópriaescolaemhorárioslivres,comoformadeaprendermaisatravésdeumacompetiçãointerna.Nãofoiestimadotempolimitedessautilização,porémfoiindicadoautilizaçãodepelomenosduashorasporsemana.Todooincentivodeadesãoàessacompetiçãofoi realizado pelo educador da própria turma e acompanhado virtualmente através dosrelatórios impressos pelo próprio Khan Academy. Ao final desse período, foi aplicado umquestionárioelaboradopeloautordestetrabalho,comumtotaldequinzeperguntas,emsuamaioriaobjetivas,quetinhamcomoobjetivofinaldescobrirseautilizaçãodesseAVAhaviaounãocontribuídoparaummelhordesenvolvimentodessesalunos.

O questionário foi aplicado pela pesquisadora, demaneira presencial na turma comoformade garantir que os alunos não fossem induzidos nas respostas e, portanto, garantindointegridadenapesquisa.Aaplicaçãofoifeitaatodososonzealunosaomesmotempo,porémrespondidasdemaneiraindividual,tendoemvistaquetodosficaramdistantesunsdosoutrosenãofoipermitidocontatoouconversadurantesuaexecução.

Para a análise dos dados, foi utilizando o Microsoft Excel como forma de construirtabelas individuais para cada pergunta e através delas elaborar os gráficos que serãoapresentadosaseguir,nosresultadosdestapesquisa.4.Resultadosdapesquisa

Esta seção será dedicada a apresentar os resultados qualitativos obtidos na pesquisa

aplicadaaumuniversodeonzealunosnaescolaLiceudeMessejana,campoempíricoparaestapesquisa.Aseguir,ademonstraçãoatravésdegráficos,dasrespostasassinaladaspelosalunos

10

10

considerandoasperguntasjámencionadasnametodologia.Tendo em vista a realidade em que estão inseridas as escolas públicas brasileiras, a

questão da aprendizagem nas ciências exatas é um fator que desperta preocupação aoseducadoresdessasáreas,salientando-sequeháumabarreiraculturalvisívelquantoaograudedificuldadequelheéconferidopelosalunos.Nestesentido,aoseremperguntadossobrequaisas disciplinas que mais tinham dificuldade, os alunos responderam que Matemática era adisciplina que mais lhe causava dificuldade de aprendizagem, com 38% das respostas. Damesmaforma,comosetratavadeumaperguntanãoestimuladaeespontânea,foievidenciadatambém a Pré-álgebra, com 8% das respostas. Assim, pode-se concluir que Matemáticarepresenta,naverdade,umtotalde45%entreasdisciplinasquemaiscausamdificuldadedeaprendizagemparaosalunos.

Gráfico1.

Fonte:Autoriaprópria

“O sistema em vigor divide as disciplinas em “matérias”, ou seja, divide tudo em

unidadesindependentes,criandoassimaperigosailusãodequeostópicossãodistintosenãorelacionados”(KHAN,2013p.87)

Outrasdisciplinastambémapareceramcomoindicativasdedificuldade,destacando-seofato de que Química ocupou 25% das respostas, quase tanto quanto Matemática. TambémforammencionadasaFísica,com17%dasrespostaseaBiologia,com8%dasrespostas.Houve

11

11

aindaarespostaintituladaTodas,com4%,demonstrandoumapossíveldeficiênciasistêmicadepelomenosumdosalunos.

No intuito de verificar o perfil dos alunos quanto às notas anteriores, foi tambémperguntadaqualamédiadasnotasemmatemáticaantesdautilizaçãodoKhanAcademy,elesresponderamemsuamaioria,64%,queobtinhamnotasentre4,0e6,0.

Gráfico2.

Fonte:Autoriaprópria

Gráfico3.

Fonte:Autoriaprópria

12

12

Percebe-se,todavia,queaoseremperguntadossobreamédiaatual,pode-seidentificarum aumento no percentual de notas entre 7,0 e 8,0, que subiu de 27% para 45%, após autilizaçãodoAVA.Aopassoemqueháumadiminuiçãodopercentualdenotasde4,0a6,0,quepassouaser46%.

Ao mesmo tempo, os alunos que já se encontravam com média entre 7 e 8 nãoreconhecem uma melhora em suas notas após o uso do Khan Academy, pois ao seremperguntadosnestesentido,responderamque“Não”,conformegráficoaseguir:

Gráfico4.

Fonte:Autoriaprópria

Pode-se, ainda, observar que para os alunos que responderam “Sim”, houve uma

melhora em suas notas apóso contato comoAVA, tratam-sedosmesmos alunosque antesobtinhamnotasentre4e6.Issopodedemonstrarqueautilizaçãodaferramentaémaiseficazentreosalunoscomdificuldadesdeaprendizagemmaisproeminentes.Khan(2013,p.84)afirmaquesevocêdesejaqueumalunoaprendaporexemplogeometria,nãopodefazercomqueelefique simplesmente parado, escutando, lendo ou repetindo. Existe a necessidade de se tercuriosidadeemexploraroassuntoporsimesmo.

Os alunos foram ainda perguntados a respeito do grau de dificuldade em entender alógicamatemáticaantesdoKhanAcademy,avastamaioriarespondeuque“Sim”,numtotalde91%. Corroborando com a hipótese de que a maior dificuldade dos alunos em relação àmatemáticaé,naverdade,adificuldadedeconstruirumraciocíniológicoeconcatenadosobreoproblemaqueseapresenta.

13

Gráfico5.

Fonte:Autoriaprópria

Gráfico6.

Fonte:Autoriaprópria

Obviamente, os próprios alunos reconhecem que houve uma diminuição dasdificuldades na aprendizagemda lógicamatemática emdecorrência da utilizaçãodoAVA,conformeseverificanosgráficosacima.

Segundo Prenky (2015, p. 210), a aprendizagem baseada em jogos digitais estábastante de acordo com a teoria da inteligência múltipla principalmente ao fato de quetodaselasapoiamaaprendizagembaseadaemjogoseexperiências.

Nointuitodeidentificararazãoparaqueessadificuldadeapareça,perguntou-seaosalunos quais fatores eles consideravam justificar a dificuldade apresentada. Responderamque “Entender a explicação dos professores”, com 38%, era o fator mais predominante.Houveram ainda alunos que consideraram o “conteúdo muito difícil”, com 33% das

14

respostas. Dialogando, porém, com a primeira resposta, um total de 21% sugeriu que as“aulasdesinteressantes”sãotambémumfatorpresente.

Gráfico7.

Fonte:Autoriaprópria

Aperguntatraziarespostasdemúltiplaescolha,mascontinhaumaabertaintitulada

“Outros”.Dosalunosqueutilizaramesteespaço,destaca-seaquelequeescreveu“eutinhaumpoucodedificuldadedeaprenderrápido”(sic),sendoestaumarespostaquesinalizaumritmo de aprendizagem demasiadamente acelerado e que possivelmente desconsidera otempo individualizado do aluno, contrariando que “A portabilidade radical da educaçãobaseadanainternettornapossívelquecadaumestudedeacordocomseupróprioritmo,e,portanto,comamáximaeficiência”(KHAN,2013p.61).

Ainda segundo Khan, a mesma pessoa aprende em ritmos diferentes, em diasdiferentes e dependendo do assunto estudado. Por isso, o Khan Academy é baseadopraticamenteemmissõesquenadamaissãodoque“conjuntoorganizadodeconteúdoquepode ser acessado pelos usuários em seus painéis de aprendizado” (Site Oficial KhanAcademy).Atravésdessasmissões,osalunosconseguemserdirecionadosparaumnívelouassuntomaisapropriadodentrodacurvadeaprendizadoindividualdele.

Sobre a facilidade de utilização e rápida adesão dos alunos ao Khan Academy,podemosobservarquea ferramentae sua interfacede jogo, assimcomoa interatividadequeissolheproporciona,sãofatoresquesinalizamasuaeficiêncianoprocessodeensinoeaprendizagemdalógicamatemática.

15

Gráfico8.

Fonte:Autoriaprópria

É visível que a utilização da ferramenta gerou uma nova dinâmica de ensino e

aprendizagem da lógica matemática. Isso pode ser verificado não só pela melhora nosrendimentos dos alunos, mas pela mudança na relação que tem com o estudo dessadisciplina.Apossibilidadedeestudaremnovos formatos,apartirdeoutraperspectivadeseralunosãotransformaçõesimediatasdoformatotradicionaldeensino.

Na educação tradicional, o professor ainda possui o papel de centralizador dasinformações, sendo responsável por transmiti-las aos alunos que se tornammuitas vezesmerosouvintesouporvezessimplesrepetidoresdeinformações.Khan(2013,p.56)afirmaqueaabordagempedagógicaconvencionaltendeasermelancólicaerígida,oqueacabaporexplicarofatodosalunosesqueceremamaiorpartedeumamatérialogoapósteremfeitoasprovas.

Ao contrário de qualquer presunção, o ensino a distância vem com a proposta deumaaprendizagemcompartilhada.Poisnele,“oprofessordeixadeladoaresponsabilidadede ser um “ensinador de coisas” para se transformar em algo como um “fisioterapeutamental”,animadordaaprendizagemeestimuladordeinteligências”(ANTUNES,2014p.102).

5.ConsideraçõesfinaisDurantearealizaçãodapesquisa, foiassumidoodesafiodebuscaroenvolvimento

por parte dos alunos, de forma que toda a teoria pensada fosse aplicada com sucesso.Considera-se, baseando-se na análise dos dados, que o objetivo geral do trabalho foialcançado, tendo sido comprovado que houve umamelhora na aprendizagemdos alunosapesardopoucotempodeaplicaçãodapesquisa.

Ficouevidentetambémqueambientesvirtuaismaisinterativossão,semdúvida,umgrandeatrativoeumincentivadordaaprendizagemparaanovageração,queéconhecida

16

como geração “y” e que já nasceumergulhada em tecnologia, carecendo demeiosmaisdesafiadoresparadespertaraaprendizagem.

Damesmaforma,tambémficoucomprovadoduranteabuscaporumaescolaparaaaplicação da pesquisa que não só os alunos ainda desconhecem destes novos meios deaprendizagem gratuita como também professores e gestores escolares. Pode-se perceberquenamaioriadasescolaspúblicasascriançasqueseenquadramnafaixaetáriasugeridaporGardner,najaneladeoportunidades(1a10anos),nãopossuemacessoàcomputadoresincluídosemsuagradecurricularconvencional.Tal fatofazcomqueoacessodascriançasempotencialaprendizagemseja,muitasvezes,limitadoaredessociaisejogossemcarátereducativo.Conclui-se,nestecaso,queapesquisateveseuobjetivoprincipalalcançado.6.Referências

ANTUNES,C.Asinteligênciasmúltiplaseseusestímulos.17ed.Campinas,SP:Papirus,2014.

BELLONI,M.L.Educaçãoadistância.4ed.Campinas:AutoresAssociados,2006.

DICIONÁRIOEletrônicoHouaissdaLínguaPortuguesa.(v.3.0).RiodeJaneiro:Objetiva,2009.

GARDNER, Howard.; KORNHABER, Mindy L.; WAKE, Warren K. Inteligência: MúltiplasPerspectivas.2.ed.TraduçãodeMariaAdrianaVeríssimoVeronese.PortoAlegre:Artmed,2003.

GIL,A.C.MétodoseTécnicasdapesquisaSocial.6ed.SãoPaulo:Atlas,2008.

KHAN,Salman.Ummundo,umaescola:educaçãoreinventada.1.ed.TraduçãodeGeorgeSchkesunger.RiodeJaneiro:Intrínseca,2013.Khan Academy Oficial. Disponível em: < https://pt.khanacademy.org/coach-res/reference-for-coaches/how-to/a/choose-a-mission-for-your-class>.Acessoem:29out.2015.MINAYO,M.C.S.Odesafiodoconhecimentocientífico:pesquisaqualitativaemsaúde.2.ed.TraduçãodeFernandodeSiqueiraRodrigues;RevisãoTécnica:RégisTractenberg.SãoPaulo:Hucitec-Abrasco,1994PALLOFF,RenaM.;PRATT,Keith.LiçõesdaSaladeAulaVirtual:Asrealidadesdoensinoon-line.2.ed.PortoAlegre:Penso,2015.POLYA,G.HowtoSolveit:AnewaspectofMathematicalMethod.AdaptationJohnConway.2ed.rev.eaum.Whashington:PrincentonScienceLibrary,2004.PRENSKY,Marc.Aprendizagembaseadaemjogosdigitais.1.ed.TraduçãodeEricYamagute;revisãotécnicadeRomeroTorieDenioDiLascio.SãoPaulo:SenacSãoPaulo,2012

17

Programmeforinternationalstudentassessment(pisa)resultsfrompisa(2012).Disponívelem: < www.oecd.org/pisa/keyfindings/pisa-2012-results-brazil.pdf >. Acesso em: 08 mar.2015.ZEGARELLI,M.Lógicaparaleigos.1.ed.RiodeJaneiro:AltaBooks,2013.