Lição 05 - O Arrebatamento da Igreja

Post on 18-Feb-2017

351 views 15 download

Transcript of Lição 05 - O Arrebatamento da Igreja

Texto Áureo

"Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens [ . . . ] . " (1 Ts 4.17)

Verdade Prática

O arrebatamento da Igreja será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados.

13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

15 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

LEITURA BÍBLICA1 Tessalonicenses

4.13-18

Objetivo Geral

Ressaltar que o arrebatamento da Igreja será a completude da salvação.

Objetivos Específicos

1. Saber que todos os salvos serão arrebatados;

2. Explicar como se dará o arrebatamento e a ressurreição dos mortos;

3. Compreender o que acontecerá antes e depois do arrebatamento.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃONa l ição de hoje , estudaremos a respei to

de um dos acontec imentos mais

g lor iosos e esperados desde que o

Senhor Jesus fo i assunto aos céus - o

ar rebatamento da Igre ja . Esta l ição é de

máxima impor tância para os nossos d ias ,

já que u l t imamente se ensina tão pouco a

respei to da vol ta de Jesus.

PONTO CENTRAL

A Igre ja de Cr isto será arrebatada pelo Senhor. Todos os sa lvos subirão para se encontrarem com Jesus

I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS

I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS

Na pr imeira fase de sua v inda, no

arrebatamento da Igre ja , Jesus não tocará

na Terra . E le estará "nos ares" ou "nas

nuvens" (1 Ts 4 .17) .

I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS

1. A reunião dos sa lvos no encont ro com Cr is to .

A p a l a v r a a r r e b a t a m e n t o n o g r e g o é h a r p a z o . E s t e

v o c á b u l o d á a i d e i a d e r a p t o , o u d e r e m o ç ã o

r e p e n t i n a , d e m o d o s ú b i t o . O a r r e b a t a m e n t o d a

I g r e j a r e u n i r á o s q u e m o r r e r a m e m C r i s t o , i s t o é ,

c o n f e s s a r a m a J e s u s c o m o s e u S a l v a d o r e

p e r m a n e c e r a m f i é i s a t é a m o r t e ( A p 2 . 1 0 ; 1 Ts

5 . 2 3 ) , e o s q u e e s t i v e r e m v i v o s , a g u a r d a n d o o

g l o r i o s o e v e n t o ( 1 Ts 4 . 1 3 ) .

I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS

2. Quem será arrebatado?

To do s os sa lvos q ue fo ram t rans fo rmado s

med i an t e o n ovo nasc i ment o . Só cheg arão

ao s céus aq ue l es q ue l avaram suas ves t es n o

sang ue d o Cord e i ro . A v id a c r is tã não é f ác i l ,

ex ige renún c i a . O cami nho qu e co ndu z ao céu

é es t re i to . Todo c ren te , em sua jo rnada aq u i

na t e r ra , en f ren t a mon tes e va les , a legr i as e

t r i s tezas .

I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS

2. Quem será arrebatado? c o n t .

I n f e l i zmen te , mu i t os n ão p erseveram e acab am vo l tando a t rás , se d esv iam e acabam venc ido s p e la carn e , o mund o e Sa t an ás . Se ja f i e l , meu i rmão e minh a i rmã , p o i s há uma recompensa para os que são f i é is e igu a l mente pa ra to do s os in f i é is . A Pa lavra d e Deus a le r ta qu e n o g ran de d ia do Senh or o s ímp io s " f i ca rão d e fo ra" (Ap 22 .15 ) , mas o s qu e permaneceram no Sen ho r serão t rans formado s e sub i rão para se enco nt ra r co m Deu s . A p romessa d o a r reba tamen to e d o céu é pa ra qu em vencer (Ap 3 .12 ) . Não des is ta !

SINOPSE DO TÓPICO I

Todos os salvos em

Jesus Cristo serão

arrebatados.

II - O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS

MORTOS

1.A I G N O R Â N C I A A C E R C A D O S M O R T O S ( 1 T S 4 . 1 3 )

A o f a z e r m o s u m a l e i t u r a a t e n t a d a s p r i m e i r a s E p i s t o l a s a o s Te s s a l o n i c e n s e s e C o r í n t i o s , v e m o s q u e o s c r e n t e s t i n h a m m u i t a s d ú v i d a s a c e r c a d o s m o r t o s e m C r i s t o ( 1 C o 1 5 . 1 2 - 2 3 , 3 5 - 5 4 ) . E r r o n e a m e n t e , a c r e d i t a v a m q u e n a v o l t a d e J e s u s , o s q u e j á h a v i a m m o r r i d o n ã o t i n h a m m a i s e s p e r a n ç a d e r e s s u s c i t a r . A t u a l m e n t e , m u i t o s t a m b é m t ê m d ú v i d a s q u a n d o o a s s u n t o é a c e r c a d o s q u e j á d o r m e m . P o r é m , a P a l a v r a d e D e u s a s s e g u r a - n o s q u e o s m o r t o s h ã o d e r e s s u s c i t a r : " P o r q u e , s e c r e m o s q u e J e s u s m o r r e u e r e s s u s c i t o u , a s s i m t a m b é m a o s q u e e m J e s u s d o r m e m D e u s o s t o r n a r á a t r a z e r c o m e l e " ( 1 Ts 4 . 1 4 ) .

I I - O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS

1.A I G N O R Â N C I A A C E R C A D O S M O R T O S ( 1 T S 4 . 1 3 )

E m o u t r a o c a s i ã o , t r a t a n d o d e s s e m e s m o a s s u n t o , P a u l o a i n d a a f i r m a : " M a s , a g o r a , C r i s t o r e s s u s c i t o u d o s m o r t o s e f o i f e i t o a s p r i m í c i a s d o s q u e d o r m e m . P o r q u e , a s s i m c o m o a m o r t e v e i o p o r u m h o m e m , t a m b é m a r e s s u r r e i ç ã o d o s m o r t o s v e i o p o r u m h o m e m . P o r q u e , a s s i m c o m o t o d o s m o r r e m e m A d ã o , a s s i m t a m b é m t o d o s s e r ã o v i v i f i c a d o s e m C r i s t o . M a s c a d a u m p o r s u a o r d e m : C r i s t o , a s p r i m í c i a s ; d e p o i s , o s q u e s ã o d e C r i s t o , n a s u a v i n d a " ( 1 C o 1 5 . 2 0 - 2 3 ) . N ã o p r e c i s a m o s n o s p r e o c u p a r c o m a q u e l e s q u e j á d o r m e m c o m o S e n h o r, p o i s q u a n d o c h e g a r m o s a o s c é u s o s e n c o n t r a r e m o s .

I I - O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS

2. A pr imei ra e a segunda ressurre ição.

É a r e s s u r r e i ç ã o d o s s a l v o s , d a q u e l e s q u e e s p e r a m a v o l t a d e J e s u s . O p r i m e i r o a d a r i n í c i o à p r i m e i r a r e s s u r r e i ç ã o f o i J e s u s . N i n g u é m r e v i v e u , v e n c e n d o a m o r t e f í s i c a , d e f i n i t i v a m e n t e o u p a r a s e m p r e , a n t e s d E l e . C r i s t o é " a s p r i m í c i a s d o s q u e d o r m e m " , c o n f o r m e d i s s e P a u l o ( 1 C o 1 5 . 2 0 ) . C o n t u d o , n a p r i m e i r a r e s s u r r e i ç ã o , f a r ã o t a m b é m p a r t e d e s s e e v e n t o g l o r i o s o : " a s d u a s t e s t e m u n h a s " ( A p 11 . 1 - 1 2 ) ; o g r u p o d o s " m á r t i r e s " , a q u e l e s q u e a c e i t a r ã o a C r i s t o n a " g r a n d e t r i b u l a ç ã o " ( A p 7 . 9 - 1 7 ) . A s e g u n d a r e s s u r r e i ç ã o s e r á p a r a o s í m p i o s , a p ó s o m i l ê n i o ( A p 2 0 . 5 , 6 ) .

I I - O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS

3. A T R A N S F O R M A Ç Ã O D O S C R E N T E S Q U E E S T I V E R E M V I V O S Q U A N D O J E S U S V O LTA R .

O s s a l v o s q u e e s t i v e r e m v i v o s n a v o l t a d e J e s u s s e r ã o a r r e b a t a d o s e t r a n s f o r m a d o s ( 1 Ts 4 . 1 7 ) . A t r a n s f o r m a ç ã o d o s v i v o s é u m m i s t é r i o : " E i s a q u i v o s d i g o u m m i s t é r i o : [ . . . ] n ó s s e r e m o s t r a n s f o r m a d o s . P o r q u e c o n v é m q u e i s t o q u e é c o r r u p t í v e l s e r e v i s t a d a i n c o r r u p t i b i l i d a d e , e i s t o q u e é m o r t a l s e r e v i s t a d a i m o r t a l i d a d e " ( 1 C o 1 5 . 5 1 - 5 3 ) . P e l a t r a n s f o r m a ç ã o , o c o r p o s e t o r n a r á e s p i r i t u a l e g l o r i f i c a d o .

D i z a B í b l i a " q u e c a r n e e s a n g u e n ã o p o d e m h e r d a r o R e i n o d e D e u s , n e m a c o r r u p ç ã o h e r d a r a i n c o r r r u p ç ã o " ( 1 C o 1 5 . 5 0 ) . C o m c o r p o s g l o r i f i c a d o s , s e m e l h a n t e s a o d e J e s u s ( F p 3 . 2 1 ) , o s s a l v o s p o d e r ã o i r " a o e n c o n t r o d o S e n h o r n o s a r e s " .

I I - O ARREBATAMENTO E A RESSSURREIÇÃO DOS MORTOS

SINOPSE DO TÓPICO II

Os que estiverem vivos

na segunda vinda de

Cristo serão

arrebatados e os que

morreram em Cristo

ressuscitarão para a

vida eterna.

III - ANTES DO ARREBATAMENTO E

DEPOIS DELE

I I I - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

1. Antes , é prec iso v ig i lância .

C o m o j á é d o s e u c o n h e c i m e n t o , t o d o c r e n t e d e v e e s t a r p r e p a r a d o a c a d a d i a , a c a d a i n s t a n t e p a r a o a r r e b a t a m e n t o . A o d e i t a r e a o l e v a n t a r , o c r e n t e p r e c i s a e s t a r p r e p a r a d o e s p i r i t u a l m e n t e , p o i s , q u a n d o " a t r o m b e t a d e D e u s " t o c a r , a n u n c i a n d o a v o l t a d e C r i s t o , n ã o h a v e r á m a i s t e m p o , u m s e g u n d o s e q u e r, p a r a a l g u é m s e p r e p a r a r .

O s p a i s n ã o p o d e r ã o a v i s a r a o s f i l h o s ; o s e s p o s o s n ã o p o d e r ã o a v i s a r à s e s p o s a s e v i c e - v e r s a . To d o s e s s e s a l e r t a s d e v e m s e r d a d o s a g o r a , n o d i a q u e s e c h a m a h o j e . P o r q u e , n o a r r e b a t a m e n t o , o s e v e n t o s f i n a i s s e r ã o d e u m a r a p i d e z s u r p r e e n d e n t e , " n u m a b r i r e f e c h a r d e o l h o s " ( 1 C o 1 5 . 5 2 ) .

I I I - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

2. Depo is , v i ve remos fe l i zes pa ra semp re .

Jesu s , a expressão máx ima do amo r d e Deus , vo l ta rá pa ra b u scar a sua amad a I g re ja (Jo 14 .3 ) . A Ig re ja , a " No iva do Corde i ro" , há d e se en co nt ra r co m seu "No ivo" , nas n uven s , e v i verão fe l i zes p or to da a e te rn id ad e . Desde o seu in íc io , a Ig re ja tem sof r id o t odo t ip o d e persegu ição e in fo r tú n i o . Mas em tod os os embates , e l a sa i u v i to r iosa . Po rqu e Jesus , o No ivo , a f i rmo u: " [ . . . ] ed i f i ca re i a m inh a ig re ja , e as p or tas do in fe rno n ão p reva l ecerão con t ra e l a" (Mt 16 .18 ) .

I I I - ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

2. Depo i s , v iveremo s f e l i zes p ara semp re . ( C o n t . )

Atu a lmente a I g re ja e os c ren tes são persegu i do s em mui tos pa íses , mas a No iva do Sen ho r su b i rá ao encont ro dE le , p ara encon t rá - lo " nas n uvens" ( 1 Ts 4 .17 ) . João v iu o f ina l d a h is tór ia do s c r is tão s e a legrou- se mu i to : " Rego z i j emo-n os , e a legremo-n os , e demo s- lh e g ló r ia , po rqu e v ind as são as b od as do Corde i ro , e j á a su a esp osa se ap ro nto u" (Ap 19 .7 ) .

*

SINOPSE DO TÓPICO III

Antes

do

arrebatamento estamos

sujeitos às intempéries

da vida, mas depois do

arrebatamento

viveremos felizes para

sempre com Jesus

Cristo.

CONCLUSÃONo grande evento (o arrebatamento da Igreja), esperado pelos

salvos, dar-se-á a reunião de todos os filhos de Deus, que nEle

creem, desde a fundação do mundo. Os mortos serão ressuscitados

e os vivos serão arrebatados.

Por isso, se você crê no arrebatamento da Igreja, tenha esperança e

procure purificar-se a cada dia mais, pois em breve a Igreja do

Senhor não estará mais neste mundo tenebroso (1 Jo 3.3).

PARA REFLETIR

1) Na primeira fase da sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus tocará na Terra?

Na primeira fase de sua vinda, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará na Terra.

2) Qual o significado da palavra arrebatamento?A palavra arrebatamento no grego é harpazó. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito.

3) Quem será arrebatado?Todos os salvos que foram transformados mediante o novo nascimento.

4) Quem foi feito as primícias dos que dormem?Jesus Cristo.

5) Quem fará parte da primeira ressurreição?Os salvos que esperam a volta de Jesus.

A respeito da Escatologia Bíblica, responda: