Mapa de meus gostos

Post on 17-Jan-2017

74 views 3 download

Transcript of Mapa de meus gostos

Mapa demeus Gostos

por Bruno Carrasco

SobreO Mapa de meus Gostos é uma atividade que auxilia a perceber melhor o que nos satisfaz, ou seja, o que fazemos, as pessoas que encontramos e os lugares que frequentamos que fazem bem para nós mesmos.

Fazer essa atividade, pode nos desenvolver uma compreensão mais ampla sobre nós mesmos, para seguir em direção do que nos faz bem!

Você pode imprimir a página seguinte ou usar uma folha em branco para desenhar e fazer de sua maneira, utilizando este material como referência.

Bruno Carrasco.

MEUS GOSTOS

Mapa de meus Gostos Data: / /

PESSOASQUE ME RELACIONO

atividadesLAZER, CULTURAIS,

ESPORTIVAS

LUGARESQUE FREQUENTO

TRABALHOSQUE DESEMPENHO

1. Tente se recordar de seus gostos, do que te satisfaz: as pessoas que se relaciona, os lugares que frequenta, as atividades que realiza e os trabalhos que desenvolve, quais deles te fazem sentir bem?

2. Anote nos espaços em branco o que se lembrar, se precisar trace novas linhas, tente preencher com o que percebe que realmente seja agradável para você. Evite incluir atividades que sente obrigação de fazer, mas que não sejam agradáveis para você.

3. Se não se recordar no momento, não se preocupe! Deixe de lado o mapa, viva sua vida e quando se recordar de algo, alguém ou alguma atividade que percebe que te faz bem, retome o mapa e anote.

Como usar?

Sente dificuldade em encontrar o que te satisfaz e de perceber as atividades que se interessa? Esse material pode te auxiliar a encontrar.

O que você busca provavelmente não está num programa de tv, num jornal, numa loja ou num site. Está em você mesmo, porém é preciso olhar para si, para que possa reencontrar. Sim, reencontrar!

Com esta atividade você vai reencontrar o que te satisfaz. Provavelmente você já sabe o que te faz bem, mas pode ter esquecido se ocupando com atividades que não te fazem bem.

Como encontrar meus gostos?

Sabe aqueles momentos em nossa vida que recordamos com prazer, seja um lugar que visitou, a presença de uma pessoa que encontrou, uma atividade que fez ou um trabalho que desenvolveu?

Aquilo que você experimentou te fez bem, depois de um tempo você até sentiu saudades, ou recordou com boas emoções? É bem possível que lá esteja uma de suas satisfações.

Porém, como nos comprometemos com várias atividades, pessoas e trabalhos, acabamos nos perdendo e nem sempre nos dedicamos ao que nos satisfaz. Preenchemos nossa vida com afazeres, sem parar para avaliar se o que estamos a fazer nos está fazendo bem.

Quando vivemos somente correspondendo ao que nos comprometemos, com passar do tempo vamos nos sentindo desmotivados e desinteressados, pois não escolhemos o que estamos a fazer, simplesmente fomos fazendo.

Se você se sente assim, talvez esse seja o melhor momento para parar e rever seus reais interesses. Uma maneira de perceber o que nos faz bem é recordar o que vivemos que nos fez sentir bem.

Fazer a atividade do “Mapa de meus Gostos” pode auxiliar a reencontrar-se consigo mesmo, com o que para faz sentido para você. Após fazer esta atividade e rever o que realmente é importante para si, você poderá então fazer novas e melhores escolhas futuras!

Mapa demeus Gostos

Este material está licenciado com uma licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Você tem o direito de compartilhar e distribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que dê crédito ao autor e não utilize para fins comerciais.por Bruno Carrasco

Bruno CarrascoPsicoterapeuta que acredita na importância de valorizar cada pessoa em seu modo de ser autêntico, promovendo a sua realização pessoal e ampliando suas possibilidades de ser e escolher sua vida.

No atendimento terapêutico, auxilia a pessoa atendida a compreender seus sentimentos, pensamentos, valores e buscas, de modo a encontrar novos meios de lidar com as dificuldades que surgem na vida, estimulando sua autonomia psíquica.

Ser e conviverSer e conviver é um espaço online com conteúdos, serviços e cursos para o autoconhecimento e a realização pessoal, valorizando a nossa liberdade de ser quem somos e o desenvolvimento de nossas potencialidades.

Ser e Conviversereconviver.com

2016

ex-isto