Marco Antonio de Jesus Machado Arnaldo Turuo Ono Flávio Rodrigues Campos Débora Schuskel

Post on 22-Jan-2016

17 views 0 download

description

O estudo dos softwares de pesquisa Qualiquanti e CHIC por meio das análises das opiniões do Projeto UCA. Marco Antonio de Jesus Machado Arnaldo Turuo Ono Flávio Rodrigues Campos Débora Schuskel. Histórico. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Marco Antonio de Jesus Machado Arnaldo Turuo Ono Flávio Rodrigues Campos Débora Schuskel

O estudo dos softwares de pesquisa Qualiquanti e CHIC por meio das análises das opiniões do Projeto UCA

Marco Antonio de Jesus MachadoArnaldo Turuo OnoFlávio Rodrigues CamposDébora Schuskel

Histórico

• A utilização dos softwares de pesquisa ocorreu a partir dos dados levantados na palestra ministrada pelo Prof. David Cavallo, membro do Mídia Lab (MIT) no dia 20/03/2007 na PUC-SP sobre o Projeto UCA

Coleta dos Dados

• Na ocasião elaborou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi distribuído antes do início do evento, visando captar o pensamento coletivo dos participantes acerca da influência do uso de computadores portáteis na Educação e em suas vidas.

Análise

• Para a análise das respostas colhidas no questionário, o grupo utilizou inicialmente um software de análise de dados qualitativos denominado Qualiquantisoft

• (1). A finalidade ao adotar essa ferramenta era conhecer a potencialidade deste software para a pesquisa qualitativa, por meio dos dados colhidos no questionário.

• Por conta desse software, optou-se por adotar como estratégia metodológica inicial o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, pois esta era a metodologia que alicerçava a ferramenta digital escolhida.

• Procurou-se, dessa forma, dar a pesquisa um enfoque quali-quantitativo, por meio da captação do pensamento coletivo dos participantes sobre o uso dos computadores portáteis.

O Discurso do Sujeito Coletivo - DSC

• é uma forma de produzir um discurso contemplando a fala direta de todos os envolvidos, ele é composto de pedaços dos discursos individuais.

• Para compor o DSC foi necessário categorizar as respostas dos sujeitos e observar cuidadosamente as idéias centrais, quando parecidas ou complementares à de outra resposta era realizada a devida correspondência.

• LEFÈVRE F; LEFÈVRE AMC. O Discurso do Sujeito Coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos) . Caxias do Sul, Educs 2005.

Idéia Central - B Discurso do Sujeito Coletivo

INSTRUMENTO DE ENSINO

Os computadores portáteis influenciam na educação porque podem incluir e ajudar os alunos a partir dessa nova maneira de comunicação via internet. Com o auxilio dessa nova tecnologia, a comunicação e interação com o meio que nos rodeia é alterada, adaptando o conteúdo das mensagens de acordo com seus indivíduos.

Com vontade política e formação os laptops poderão contribuir para a melhoria das aulas, do processo de ensino e aprendizagem, facilitando a interação entre alunos e professores, modificando a forma dos alunos fazerem pesquisa em seus trabalhos escolares. Seu uso reflete-se na própria dinâmica de sala de aula e conseqüentemente no meu papel enquanto educador.

Porém, a mera utilização da máquina em si não resolve problema algum, caberá ao educador e a escola, aperfeiçoar a utilização dessas tecnologias, passando de um simples vídeo game para um poderoso instrumento ao professor, pois a utilização dos computadores portáteis transcende os muros da escola e o “controle” do professor.

Acredito que com esse modelo pode ser possível aplicar as idéias de Freire e unir as escolas em produções coletivas, devido ao fenômeno da Web 2.0 e da economia de rede não monetário (produtos como linux que são desenvolvidos por milhares de pessoas sem motivação monetária).

CHIC - Classificação Hierárquica Implicativa e Coercitiva

• Posteriormente aos resultados da análise das respostas abertas do questionário por meio do software Qualiquantisoft, foi realizada uma nova análise, utilizando agora o software CHIC - Classificação Hierárquica Implicativa e Coercitiva – com intuito de averiguar os níveis de similaridade das idéias-centrais retiradas dos discursos desses sujeitos.

O software CHIC pode ser usado para

• “identificar e visualizar semelhanças (dessemelhanças) e classes ou categorias de informações mapeadas em níveis de uma árvore hierárquica. [...] No mapeamento traçado pelo CHIC, o pesquisador desenvolve suas interpretações e significações construídas a partir de oposições ou aproximações, semelhanças, proximidades ou afastamentos, contradições ou repetições, que pela sua trajetória ou estrutura revelam as concepções profundas, mais autênticas dos indivíduos” (Almeida, 2004, p.178).

Análise a partir do software CHIC

• O tratamento dos dados para essa nova análise foi realizado a partir do discurso do sujeito coletivo, resultado da análise efetuada por meio do software Qualiquantisoft.

• Após a leitura do DSC de cada categoria, o grupo criou novas sub-categorias as quais foram analisadas a fim de verificar, quantas vezes foram mencionadas pelos entrevistados.

• O resultado dessa análise foi contabilizado numa planilha do software Excel, e após serem salvos em arquivo .csv, foram inseridos no software CHIC para montagem de uma grande árvore de relações

Árvore produzida pelo CHIC

Á rv o re de similar idade s : A :\2 tabe la limpa_ A rnaldo .csv

• Após a montagem da grande árvore, iniciou-se a leitura das relações pelos ramos onde havia um maior índice de coesão e também pelos nós mais significativos.

• Essa primeira análise tomou como referência o DSC resultante do trabalho realizado com o software Qualiquantisoft, nela foram identificadas sete classes ou categorias. Cada uma dessas classes formou uma árvore menor num total de sete, foram analisadas individualmente e nomeadas da seguinte forma: instrumento de ensino/aprendizagem, motivação e aprendizagem, mobilidade, autonomia, acesso, produção de conhecimento e mudança no ensino e aprendizagem.

CLASSE 1 – Instrumento de ensino/aprendizagem

• As relações da árvore apontam que o Laptop é um recurso, uma ferramenta usada em sala de aula para facilitar o trabalho, estimulando os alunos a ler, e, sobretudo, incentiva o seu aprendizado. O que pode provocar no docente uma busca por formação para trabalhar com essa nova ferramenta.

CLASSE 2 - Motivação e aprendizagem

• Trata-se de uma ferramenta poderosa que pode contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Há uma relação entre a mudança da prática e o incentivo ao aprendizado em sala de aula, facilitando o trabalho diário.

Conclusão

• As análises realizadas por meio dos softwares Qualiquanti e CHIC revelaram convergências e completudes, apontando aspectos importantes com relação ao uso de computadores portáteis em educação e aparentemente não revelam nenhuma divergência.

continua...

• Todas as análises apontam o Laptop como uma ferramenta de ensino motivadora da aprendizagem, sem perder de vista as implicações estruturais e pedagógicas envolvidas nesse projeto.

• Todavia, o CHIC indica que esse movimento gera no professor, a busca por formação. A importância da formação para o uso dessa tecnologia já foi apontada em outras pesquisas (Almeida, 2004; Caniz, 2006) e esse dado enfatiza mais uma vez essa premente e imprescindível necessidade.

ALGUMAS REFERÊNCIAS

• ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Editora Articulação, 2004.

• LEFÈVRE F; LEFÈVRE AMC. O Discurso do Sujeito Coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos) . Caxias do Sul, Educs 2005.

• Software, versão 1.3C, desenvolvido pela empresa SPI – Sales & Paschoal Informática, tendo como base a Teoria do Discurso do Sujeito Coletivo (Lefréve, F. e Lefréve, A. M. C, 2003). Link: www.ipdsc.com.br

• Software CHIC – Informações em: http://www.pucsp.br/pos/edmat/coloquio.html Acesso em: 15/09/2008.

OBRIGADO!

aono@ung.br