Matacões – Problemas técnicos causados em obras de

Post on 01-Jan-2016

148 views 0 download

Transcript of Matacões – Problemas técnicos causados em obras de

ARTHUR DE ARAUJO BATISTA RA: 5119298 LEONARDO MANOUKIAN TELES RA:

5118764 RODRIGO MARTINS DE SOUSA RA:

5112775ROGERIO LEAL BARRA RA:5109360

Matacões – Problemas técnicos causados em obras

de engenharia e soluções

O que são e onde ocorrem?

Os matacões são blocos de rocha que podem ser subterrâneos ou superficialmente expostos. Geralmente têm formato arredondado, moldados pela ação de intemperismos - variação de temperatura, ação de ventos e da água de chuva e das águas residuais presentes no solo do entorno, no subsolo, eles podem ocorrer lado a lado ou um acima do outro.

Dimensões

De acordo com a norma NBR 6502 - Rochas e Solos, os matacões são pedaços de rocha com diâmetros médios variando de 20 cm a 1 m. Mas a prática geotécnica consagrou o entendimento de que os matacões correspondem a grandes blocos isolados de rocha, com diâmetros médios variando de algumas dezenas de centímetros a vários metros.

Problemas na construção civil

Esses blocos rochosos criam problemas especialmente em três situações: fundações, encostas naturais e taludes e serviços de terraplenagem.

Para as fundações profundas, são um impedimento físico de difícil superação. No caso de encostas taludes, há riscos de os matacões rolarem e atingirem edificações ou veículos, por conta do descalçamento promovido por intervenções de engenharia. E, na terraplenagem, são obstáculos que complicam e atrasam os serviços.

Em Fundações

Em Encostas e Taludes

Investigação do solo

Matacões podem gerar problemas de interpretação nas sondagens, além de interferir na construção de fundações para as edificações. Uma investigação geotécnica equivocada somada a um projeto mal-elaborado pode levar a uma falsa interpretação do perfil geotécnico, induzindo a uma solução de fundação não compatível com o comportamento da massa de solo.

Prevenção

Na grande maioria dos casos, a sondagem a percussão acaba indicando de maneira eficiente a presença dessas rochas no subsolo. Com uma quantidade adequada de pontos de investigação, analisando os perfis de sondagem, teremos artifícios para caracterizar as anomalias da investigação e descobrir se teremos matacões no terreno.

Em função do porte da obra, deverão ser feitas investigações geotécnicas que possam caracterizar de forma mais eficiente a presença dos matacões, as suas dimensões e continuidade no maciço – por meio, por exemplo, de sondagens rotativas.

Investigar com método

A primeira caracterização do terreno deve ser feita a partir de pesquisa em livros técnicos, análise de imagens e fotos aéreas do local e métodos rotineiros investigativos de campo. Sem esse trabalho preliminar o uso de sondagens aleatórias pode trazer mais problemas do que soluções – custos elevados de investigação, interpretações equivocadas do solo, escolhas indevidas de soluções de engenharia.

Declives

Em áreas florestadas, os matacões costumam estar escondidos por troncos de árvores e enraizamentos, ou envoltos pela vegetação densa, e por isso não são facilmente detectáveis. Seu rolamento encosta abaixo pode acontecer por conta de desmatamento, erosão de sua base de apoio no solo ou descalçamento direto. O problema pode ser resolvido por sua contenção ou por sua remoção. "Caso se escolha removê-los, deve-se avaliar cuidadosamente o risco de promover o descalçamento de outras estruturas acima deles"

São provocados por fenômenos erosivos que ao desestabilizarem a base sobre a qual o matacão se assenta, altera o equilíbrio estável do mesmo provocando o rolamento do bloco encosta abaixo.

Soluções

Durante as escavações do terreno, o construtor poderá se deparar com matacões não identificados nos trabalhos de sondagem. Quando isso acontece, é importante entrar em contato imediatamente com projetista das fundações para que compareça ao local e verifique as condições reais do problema. Somente assim o projetista poderá solicitar uma investigação adicional do solo ou readequar seu projeto de forma segura. Entre as soluções geralmente adotadas estão a fixação, o chumbamento, a desagregação química ou até mesmo a reformulação do projeto.

Desmonte de Matacões

O desmonte de de matacão se da de forma mecânica ou com explosivos.

MECÂNICO Esse procedimento limita-se à remoção

do solo vegetal e da cobertura de rochas moles e de dureza intermediária, principalmente se estiverem intemperizadas ou fraturadas. Se necessário, o desmonte mecânico pode ter o auxílio de explosivos ou da escarificação.

Vantagens

1 – Ruídos, vibrações e ultralançamentos não afetam o meio ambiente;

2 – Elimina o risco de explosão;3 – Favorece a lavra seletiva;4 – Elimina os problemas de vibração em minas de grande

profundidade;5 – Não causa danos por microfraturamento;6 – Não produz chamas;7 – Proporciona baixa perda por finos;8 – Não precisa parar o equipamento para remover o

material coletado.

Desvantagens

1 – Gera altos custos, dependendo da situação;2 – Produz em pequena escala em

determinadas situações;3 – Necessita de um longo período de trabalho.

EXPLOSIVOS

Funções1 – Quebrar a rocha/minério:escavação;carregamento;transporte.2 – Mover a rocha:pilha adequada;empurrar o material.

Vantagens1- Para permitir uma escavação eficiente

criar vazios / espaço2-Aumentar a permeabilidade e minimizar

danos a estrutura rochosa3-Prover um produto da melhor maneira

possível para os processos posteriores de carregamento e transporte

Categoria de Materiais

Material de 1ª categoriaCompreende os solos em geral, residual

ou sedimentar, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo e inferior a 0,15m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado.

Material de 2ª categoriaCompreende os de resistência ao desmonte

mecânico inferior à rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente poderá envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado, incluídos nesta classificação os blocos de rocha, de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio entre 0,15m e 1,00m.

Material de 3ª categoria Compreende os de resistência ao

desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada e blocos de rocha, com diâmetro médio superior a 1,00m, ou de volume igual ou superior a 2m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento se processem com o emprego contínuo de explosivos.

Tipos de Desmontes

Desmonte de rocha com uso de cunhas hidráulicas e pneumáticas

Desmonte de rocha com uso de argamassa expansiva.Desmonte com uso de maquina de fio diamantado.Desmonte de rocha em obras de dutos e construção

civil.Desmonte de rocha em tubulões.Desmonte de rochas com serração.Desmonte de rochas com serração para Sapatas

4*4*4.Desmonte a friodesmonte e perfuração de rochas sub aquática.

Conclusão

A prevenção sem duvidas é a melhor alternativa para um bom projeto de obras da terra. Estudos de históricos, campo e análise de fotos aéreas antes de sondagens é aconselhado para evitar futuros gastos desnecessários e possíveis conclusões de dados pós sondagens. A sondagem é uma alternativa altamente necessária devido ao prejuízo acarretado em um projeto estruturado em presença matacões. Recalques e ate desabamentos se faz presente quando não se tem um estudo do solo eficaz.

Bibliografia

Revista Equipe de Obra | Matacões,PINI,Novembro 2011, Reportagem: Rodnei Corsini

Apostila de fundações -Universidade Federal do Rio Grande do Sul Geologia de Engenharia II – ENG5102