Mediunidade - O que é, como se Apresenta e como Desenvolvê-la

Post on 05-Dec-2014

3.172 views 0 download

description

Apresentação realizada durante a XV Jornada Espírita de Currais Novos, dia 19/11/2011, no Núcleo Espírita Seara de Luz.

Transcript of Mediunidade - O que é, como se Apresenta e como Desenvolvê-la

Conceituar mediunidade sob a ótica espírita; enfatizar a importância da mediunidade que dentre suas inúmeras utilidades e aplicações, consola, esclarece, cura, reequilibra; é bênção de Deus, quando colocada a serviço da caridade; é porta aberta para o congraçamento entre irmãos, nessa grande jornada espiritual que é a Vida.

REFLEXÕES INICIAIS...

2010: Centenário de Nascimento do Chico

Medianeiro

2011: Sesquicentenário de O Livro dos Médiuns

Roteiro

Mas antes de continuar, permitam que eu leia uma carta...

Querida mãezinha...Sou eu! Seu filho Théo.Estou aqui com o meu professor e é ele quem me ajuda a escrever porque ainda estou aprendendo.Estou te vendo.Sinto saudades...Mas minha alegria em estar aqui é maior do que tudo.

Eu já estava doente quando brincava e falava com você.Depois bati com a cabeça no chão, mas fiquei forte.A cabeça ficou pesada, não da queda, mas de uma doença que nasceu comigo.Lica não teve culpa de nada!

Quando chorei muito com dor de cabeça, você ligou pro meu pai.Ele ficou assustado e com muito medo.Depois não vi mais nada.Tudo ficou tão escuro...Depois ouvi meu pai chorando por mim. Quis responder...Não consegui. Não podia mais...

Depois dormi.Quando acordei estava perto da minha bisavó Lia que me abraçou e disse que ia cuidar de mim como você fazia.Desde então, eu estou cercado de carinho, atenção...Por isso mamãe, não chore mais por mim. Estou bem!

Seja forte! Ajude meu pai.Quero que ele se lembre dos nossos momentos de felicidade como o nosso passeio na praia, quando brincamos juntos de mergulhador.Nada apaga a eternidade desses momentos felizes.

Um dia estaremos juntos de novo!Amo muito vocês dois.Do seu filho,

Théo.

“A mediunidade é ponte através da qual os imortais retornam à convivência com as criaturas reencarnadas, advertindo-as, confortando-as, preparando-as para a sobrevivência à morte.”

(Joanna de Ângelis, Do Livro: Jesus e Vida)

A mediunidade como grande mecanismo de intercâmbio entre os dois planos da Vida...

Do Livro: Momentos de Consciência“A mediunidade é ponte valiosa

unindo os hemisférios da vida e da morte físicas, eliminando distâncias, e preenchendo o fosso separatista entre ambos existentes. Por ela transitam as energias libertadoras do conhecimento, do amor, da razão.”

“A mediunidade é ponte de serviço, pela qual chegaram à Terra as informações do mundo espiritual, ensejando a Allan Kardec a construção da incomparável Obra que legou à humanidade como patrimônio indestrutível para os tempos do futuro.”

“A mediunidade é um dom inerente a todos os seres, como a faculdade de respirar, e cada criatura assimila as forças superiores ou inferiores com as quais sintoniza.”

A Vida não cessa!A Vida é Fonte Eterna...

Mediunidade não é apenas campo experimental com laboratório de fórmulas mágicas. É solo de serviço edificante tendo por base de trabalho o sacrifício e a renúncia pessoal. (Do Livro: Espírito e Vida)

Agora, lembremos com

Joanna que Mediunidade =

Serviço.

“Sendo luz que brilha na carne, a mediunidade é atributo do Espírito, patrimônio da alma imortal, elemento renovador da posição moral da criatura terrena, enriquecendo todos os seus valores no capítulo da virtude e da inteligência, sempre que se encontre ligada aos princípios evangélicos na sua trajetória pela face do mundo.” (Emmanuel, Do Livro: O Consolador)

“A mediunidade é uma delicada flor que, para desabrochar, necessita de acuradas precauções e assíduos cuidados. Exige método e paciência.”

Léon DENIS, No Invisível, p. 67.

Mas... Eu não tenho mediunidade, o que será de mim?

“Se, todavia, não experimentares os sintomas mais evidentes da mediunidade, transforma-te espontaneamente em instrumento do amor e acende a lâmpada do auxílio fraterno no coração, a fim de que a caridade te transforme em médium da esperança entre os que aspiram a um Mundo renovado e ditoso para o futuro, desde hoje.”

(Do Livro: Convites da Vida)

Tens muito a oferecer. Descobrir tais valores, seja o teu primeiropasso. Pô-los a benefício do próximo,o imediato. Ninguém está privado dos bens espirituais, que não possa disporde alguma coisa para oferecer.

(Do Livro: Vida Feliz)

“Unge-te de amor e faze-te médium da alegria como da caridade superior, vivendo, por alguns momentos embora, as dificuldades dos que sofrem e clareando-os com a dádiva da tua auto-oferta, para que te tenham verdadeiramente como amigo e sejas realmente irmão de todos eles.”

MUITO OBRIGADO!MUITA PAZ!

igor.mateus@oi.com.br http://estudosespiritas.tk

(Joanna de Ângelis – Do Livro: Celeiro de Bençãos)