Meio natural 2

Post on 10-Jul-2015

250 views 1 download

Transcript of Meio natural 2

RelevoA grande diversidade de paisagens que encontramos em toda a superfície terrestre,caracteriza-se também pelo RELEVO.O que é o RELEVO?O relevo é o conjunto das irregularidades que a superfície terrestre apresenta.

Um dos elementos que nos permite caracterizar o relevo, é a ALTITUDE . Esta éentendida como a distância em metros, medida na vertical, entre o nível médio daságuas do mar e um dado lugar (lugar A).Conforme a posição do lugar em relação ao nível médio das águias do mar, assim aaltitude também pode ser negativa, isto é, quando os lugares se localizam abaixo donível médio das águas do mar (lugares B e C).À medida, na vertical, entre o nível médio das águas do mar e um dado lugarsubmerso chama-se profundidade (lugar C) .

A - Montanha - formas de relevo muito elevadas.B e E - Planalto - terrenos quase planos a grande ou média altitude (entre 200 a 1000 metros)C - Encosta ou Vertente - direcção da inclinação do relevo.D - Vale - zona baixa, alongada entre montanhas.F - Planície - áreas planas e a baixa altitude (inferior a 200 metros)

Vamos recordar as formas de relevo...

PlanaltoPirenéus

Vale do Rio Douro Planície Alentejana

Continente Cadeia Montanhosa

Maior Montanha Planícies Importantes

Ásia Himalaias Monte Everest 8 850 m

Siberiana

África Atlas Monte Kilimanjaro 5 895 m

Rio Nilo/ Rio Congo

América do Norte

Montanhas Rochosas

Monte McKinley 6 194 m

Central Norte Americana

América do Sul

Andes Monte Aconcágua6 960 m

Bacia do Amazonas

Oceânia Grande Cordilheira

Divisória

Monte Kosciusko 2 230 m

Bacia do Murray-Darling

Antárctida Montes Transantárticos

Monte Vinson 5 140 m

-

À escalaMundial...

DINÂMICA DAS FORMAS DE RELEVO

Processo de erosão

- O desgaste, é a fragmentação das rochas;- O transporte, é o movimento dos materiais erodidos;- A sedimentação, é o depósito dos materiais erodidos e

transportados.

Fases do processo de erosão:

Agentes erosivos

• Temperatura

• Vento

• Seres vivos

• Águas subterrâneas

• Glaciares

• Rios

• Mar

DINÂMICA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

As águas que se precipitam sobre o solo

PODEM SER:1- De carácter temporário - designam-se de torrentes, que só existemem ocasiões em que chove, secando noutras épocas.São cursos de água de montanha, rápidos e irregulares,constituídos:

a) Bacia de recepção – recebe as águas da chuva.b) Canal de escoamento – onde as águas atingem muita velocidade e

recebem muitos materiais.c) Cone de dejecção – depósito de materiais na base da montanha.

2- De carácter permanente - os rios e ribeiros correm em canais queeles próprios escavam (vales). Nascem nas montanhas (nascente),e juntam-se a outros cursos de água, formando uma redeorganizada de água doce – Rede hidrográfica. Vão desaguar no mar– foz.

Um rio caracteriza-se pelo:

* seu comprimento

* caudal – volume de água que passa numa secçãodo rio durante uma unidade de tempo

* regime hidrológico – variação do caudal ao longodo ano. Depende das precipitações: níveis baixosleito de estiagem (seca); níveis mais elevados –leito de inundação (cheia)

* bacia hidrográfica - área cujas águas confluempara a mesma rede hidrográfica (área por ondecirculam os rios)

Podemos identificar três leitos em função do caudal que o rio transporta.

Leito de estiagem - corresponde ao leito por onde corre um curso de água durante os períodos de estiagem (de seca). Nalgumas regiões, o rio chega mesmo a secar.

Leito normal - como o próprio nome indicacorresponde ao leito normal do rio.

Leito de inundação ou de cheia - nos períodosde chuvas intensas, por vezes, as águas sobeme transbordam as margens do leito normal.

Os rios estão organizados em Redes Hidrográficas, que é oconjunto de cursos de água constituído por um rio principal,afluentes e subafluentes (tributários)

A rede hidrográfica, por sua vez drena uma BaciaHidrográfica, que compreende toda a área drenada pelo rioprincipal e seus tributários (afluentes e subafluentes).

Bacia Hidrográfica

Rede Hidrográfica

Os rios modelam a paisagem criado formas derelevo muito diferentes na superfície queatravessam.

No seu percurso, desde a nascente até à foz, orio desenvolve um trabalho de desgaste dosterrenos por onde passa, de transporte dosmateriais arrancados e de acumulação dessesmateriais, em planícies aluviais.

Este processo designa-se de EROSÃO FLUVIAL.

Elementos topográficos de uma rede hidrográfica

O curso de um rio, desde a nascente, até ao momento emque a sua água se mistura com a água do mar, pode sercomparado à história de uma vida, dividindo-se em trêsfases: juventude, maturidade e velhice.

Na fase inicial ou de juventude, no curso superior, osrios correm geralmente entre montanhas, o declive dosterrenos é acentuado e a força das águas é muitosignificativa. Assim, o desgaste na vertical é acentuado eos vales apresentam vertentes abruptas: são os valesem V fechado.

Curso Superior

Forte declive – água desloca-se a grande velocidade.

Acção de desgaste.

Vales estreitos e profundos coma forma de um “V” fechado.

Na fase de maturidade, no curso médio, o declivedo terreno não é tão acentuado, o desgaste faz-sena horizontal alargando o leito do rio, forma-sevales mais abertos: são os vales em V abertos.

Curso Médio

Declive mais suave.

Acção de transporte.

Vale em forma de um “V”mais aberto.

Na fase de velhice, no curso inferior, o rio perdevelocidade e dá-se a deposição dos materiais(aluviões) que o rio transportou durante o seupercurso, forma-se vales em caleira aluvial, defundo largo e plano.

Curso Inferior

Declive fraco

Acção de acumulação

Vale geralmente largo e commargens baixas.

Quais são os elementos topográficos associados a uma bacia hidrográfica?