Meios Digitais: Makro

Post on 22-Jan-2018

283 views 0 download

Transcript of Meios Digitais: Makro

MEIOS DIGITAIS

2016

Liliane Gonçalves 500 34530

Afonso Domingos 500 34854

Isela Rivera 500 34208

Marta Barroso 500 27348

Carlos Francisco Leitão 500 33705

João Ambrosio 500 34963

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Briefing do cliente:Enquadramento

A Makro é uma empresa líder a nível europeu na distribuição grossista,dedicando-se à venda de produtos alimentares e não alimentares, prestando umserviço destinado a suprir as necessidades de empresas dos setores de retalho,restauração, hotelaria e similares (HORECA).

A empresa possui uma excelente base dados no sistema de CRM com muitainformação sobre clientes e respectivos perfis de consumo. Também possui umsistema de entregas aos clientes e uma cobertura nacional com 10 lojas.A concorrência é muito forte e variada, sendo o maior concorrente a nívelnacional o Recheio, embora localmente existam cash&carry’s, centrais de comprase cash & carry’s especializados em determinados segmentos de produtos cujopoder de mercado é relevante. Por exemplo em bebidas (Garcias) ou nos frescos (mercado abastecedor de Lisboa).

Muitos dos concorrentes não estão presentes nas redes sociais e tão pouco sãoativos como a Makro a participar e patrocinar eventos ligados à restauração. Mas oprincipal concorrente já iniciou o comércio online, pelo que a Makro queracompanhar o mercado e marcar a sua presença no digital. Por esta razão irálançar no final do 1º semestre um site e uma APP para os seus clientes.

2

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

A Makro pretende:

•Estar presente no mundo digital através das redes sociais;•Lançar o serviço de  e-commerce.

TimingsO objetivo é que a presença no e-commerce e redes sociais se inicie antesdo final do corrente ano.

MeiosDigitais / podemos utilizar os meios que temos actualmente, envioquinzenal de catálogos de produtos e preços . Revista Makro trimestralcom notícias sobre Makro, clientes, chefs, eventos, etc...

TargetO público-alvo definido para esta campanha é formado por empresa dossectores Retalho e HORECA

BudgetO orçamento alocado ao desenvolvimento do e-commerce e restantecampanha é de € 200.000.

Objectivos da Campanha

3

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Plano de Meio

1. Sumário

2. Objectivo

3. Público Alvo

4. Pesquisa

5. Plano detalhado- Meios- Consumidores impactados em cada meio- Frequência de publicação- Integração entre meios

6. Cronograma

7. Budget

8. Métricas

4

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

1. Sumário

A proposta está estruturada em duas partes

1.Lançamento do comércio on-line e como este será comunicado.

2.Presença nos meios digitais, incluindo redes sociais,  como forma de diferenciação.A proposta para atingir os objectivos apresenta duas vertentes:

1. Desenvolvimento do site para e-commerce e uma APP;2. Integração de meios digitais  e não digitais como meios de comunicação com clientes.

O público-alvo é formado pelo canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e o setor doretalho.

A campanha de lançamento da Makro no mundo digital chamar-se-á:“Makro Digital”

5

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

2 - Objetivo:Problema:

Não estar presente nas redes sociais nem ter e-commerce, o que leva à perda deoportunidades de negócio e de visibilidade no meio digital.

Objectivo inicial:

Obter vendas através de e-commerce que representem pelo menos 10% da faturação anualda empresa e incrementar o total das vendas em 5% até o final de 2017.

Critica do objectivo:Para uma empresa que não está presente no e-commerce levará tempo para que os atuaisclientes habituem-se e passem a utilizar o novo canal de distribuição. Por outro lado,também levará tempo até que atuais não-clientes passem a conhecer e utilizar o novo canalde distribuição.

Objectivo final:Espera-se que 10% da faturação tenha origem no e-commerce até junho de 2017.

6

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Canal HORECA, com ênfase em restauraçãoe hotelaria.

3 – Público Alvo

7

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

4. Fontes de Informação

Uma análise  dos sites do Grupo Metro – empresa mãe do Makro - nos vários paísesdemonstra que apenas Portugal não está presente nas redes sociais.

O site Makro Alemanha (http://www.metrogroup.de/en/metro-cash-and-carry )tem ligação a Facebook, Youtube e blogue. A estratégia de comunicação nas redes sociaspassa pela landpage do blogue. O blogue tem ligações para Facebook, Goggle +, Instagram,Pinterest, Twitter e Youtube.

Makro Espanha está presente no facebook, Youtube, Twitter e tem uma APP de receitas.

Metro France está presente Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube.

A seguir são apresentadas mais algumas fontes de ajuda na escolha dos meios selecionados:

8

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

https://www.adroll.com/ 

- Facebook by the Numbers 2015

9

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

https://www.tune.com/GLOBAL MOBILE 2016: WHY 2016 IS THEGLOBAL TIPPING POINT FOR THE MOBILEECONOMYEsta informação serviu de base na tomada dedecisão para a criação de uma app.

10

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

https://www.business2community.com/ - “Why B2B marketers should use Linkedin”

11

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

5. Plano detalhado

A seguir são apresentados os meios selecionados. Propõe-se o melhor do mundo online e off-line com o objetivode gerar mais conteúdo e melhorar a ligação entre os meios de forma a obter uma comunicação eficiente.

Email marketing

Pretende-se rentabilizar a base dados existente com envio de newsletters.

Serão criadas duas newsletters: uma para comunicação institucional e outra para anunciar promoções.

Este meio será utilizado para atualizar dados dos clientes, apresentar novidades, concursos ecomunicar serviços.

Nas principais campanhas promocionais de Verão, Natal, Festas dos Santos Populares e outros serãoenvidas newsletters promocionais com ofertas.

Trimestralmente serão realizadas campanhas de email marketing com o objetivo de angariar novos clientes.

Pretende-se que todos os clientes classificados como de restauração e hotelaria recebamo email.

12

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Landing Page

Todas as grandes campanhas e concursos estarão associados a uma landing page. 

Pretendese que a landing page seja explicativa da campanha e do concurso mas o objectivo é o registo de novos clientes, confirmação de dados e enriquecimento da based de dados com novos elementos relativos ao negócio do cliente. Por exemplo saber razão do cliente não comprar determinado produto na Makro. Para incentivar a resposta serão oferecidos descontos ou produtos.(ver proposta no próximo slide)

Display Advertising

Será realizado durante lançamento da campanha. Será realizada publicidade em páginas e revistas de associações de restauração e hotelaria, empresas do setor e fornecedores de equipamentos para hotelaria e restauração.

Pretende-se divulgar os novos meios à disposição do canal HORECA por forma angariar novos clientes.

Pretende-se também que os atuais clientes  experimentem novos serviços e incrementem o valor realizado nas compras.

13

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Proposta de Landing Page

14

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Blogue

Será utilizado como centro de produção e exposição de conteúdos.Pretende-se comunicar  e criarligação emocional com especialistas do setor: chefes de cozinha,escansões, produtores,industria alimentar  e nutricionistas por forma a que eles  possamproduzir, comentar egerar conteúdo sobre a Makro, seus produtos e serviços.

A monitorização do blogue poderá ser uma excelente fonte deinformação sobre tendências no setore poderá ser utilizada pelos gestores de produto e de categoria paraatualizar as linhas de produtos.

A geração de conteúdos para o blogue deverá ser diária.

15

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Facebook

Facebook será o eixo da comunidade e o lugar onde serão realizados ecomunicados concursos, campanhas, lançamento de produtos, apresentaçõesde folhetos e promoções.

O objetivo é que  todos os clientes de restauração e hotelaria sejam seguidoresda página. Será uma forma de estarem informados sobre as últimas novidadesdo mundo Makro.No lançamento do e-commerce e dos novos serviços será realizadoinvestimento em adds no Facebook para divulgar as novidades.

Pretende-se chegar às páginas dos clientes de restaurantes e hotéis, revistas dosector, entre outros.

16

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Youtube

Youtube será a plataforma onde se pretende melhorar a visibilidade criarviralidade e reforçar a imagem de marca. Serão criados videos com oschefs, clientes e funcionários, além de tutoriais sobre os serviços serviçosdisponibilizados (qualidade do produto, sugestões de pratos, comomelhorar a rentabilidade do negócio mediante racionalização do menu,novos pratos, best practices do HCCP, etc…).O objetivo é criar videos numa primeira fase semanalmente,posteriomente quinzenalmente, conforme proposta no slide seguinte:

Instagram

Instagram será o album visual. Serão criados vários álbuns com imagende pratos, produtos, restaurantes clientes e eventos. Espera-se atingir ajovens proprietários de estabelecimento de restauração e também futurosprofissionais da área de restauração e hotelaria (estudantes nas escolas deculinária, escolas profissionais de hotelaria, etc...).

17

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

18

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Linkedin

Linkedin - será o ponto de encontro dos profissionais ondese pretende estabelecer e reforçar os laços profissionais egerar networking, conforme indicado na proposta no slideseguinte.

Google ads – click to pay

Pretende-se otimizar site com SEO e será realizadoinvestimento em Google ads com as novidades.O objetivo é que o site seja facilmente encontrado pelopúblico-alvo, de forma a ser a marca top of mind. Daí oinvestimento em key words como, por exemplo “alimentar”,“HORECA”, “restauração”, “hotelaria”, “fornecedoralimentar”, de forma a que apresentem referência no topo daprimeira página de resultados do Google.

19

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

20

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Loja on-line

A loja online terá, além das características comuns, as seguintesfuncionalidades:

•Possibiliade de realizar a encomenda e marcar a entrega directamenteno local definido pelo cliente;

•Criação de lista de compras para impressão e posterior aquisição na lojafísica;

•Gestor de menu e Receitas - é um portal onde o cliente pode procurarreceitas, fazer análise de custos e planificação de lucros. É apossibilidade de fazer crescer o menu de acordo com diversos estilosde culinária.  “Podem manter o Vosso menu sempre renovado comcentenas de receitas para pratos de peixe, carne, entradas, sobremesase muito mais com ingredientes para pratos étnicos “

•Organizador de eventos – ajuda para o planeamento de eventos, comuma ferramenta que permite seleccionar um evento e a sua respectivainformação especifica. Ajuda para o planeamento do menu, estimativade custos e criação de lista de compras.

A proposta de loja on-line encontra-se no slide seguinte.

21

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

22

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Mobile APP – (Mobile Makro)

Associado à loja on-line propõe-se também a criação aplicação específica paraclientes Makro. Esta App será única no mercado português e permitirá aos clientesmaior facilidade na gestão do negócio uma vez que não há necessidade dedeslocar-se a uma loja física ou mesmo ter que aceder a um computador. A apppossuirá as seguintes funcionalidades:

•Gestor da lista de compras: lista de artigos que são comprados regularmente pelocliente com possibilidade descontos especiais. Será possível carregar uma lista naapp e comprar toda a lista ou apenas alguns produtos, sem necessidade derealizar o mesmo processo de criação de lista de compras mais que uma vez;

•Gestor de receitas e menus – com base no histórico de compras do cliente, a appcria   automaticamente sugestões de menus a apresentar na semana seguinte;

•Com base nas promoções e descontos a app irá sugerir novos pratos a fazer edessa forma o cliente pode poupar, otimizar o menu e rentabilizar tempo semter que preocupar-se com a criação de novos menus;

•Envio de mensagens com prazos para entrega obrigações fiscais, formações enovos produtos ou serviços;

•De  acordo com a lista de compras a app ajuda a optimizar a visita à loja dandoindicação do percurso a ser seguido de forma a minimizar o tempo usado para arealização das compras. Proposta no próximo slide.

23

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

24

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

25

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

1. Deseja-se comunicar com empresários, proprietários de estabelecimentos  derestauração e hotelaria e responsáveis de compras, de forma a que incrementem oticket médio de comrpas.

2. ZMOT-  O público-alvo pode ser encontrado no estabelecimento durante o horáriocomercial  ou à noite quando estão em casa.

3. Comunicar com o público-alvo antes de irem às compras e de decidirem o menu dapróxima semana com o objetivo de levá-los a poupar tempo e otimizar a despesa dascompras.

4. A mensagem deverá sempre conter resposta para a perguntar: Como poupar tempo edinheiro?

5. Relevância do conteúdo (Ganhar dinheiro e poupar tempo).

6. Comunicar a existência de e-commerce, a presença nas redes sociais  e a ideia depoupança dedinheiro e tempo ao realizar compras e gerir o negócio através da app Makro Mobile.

7. Os proprietários de estabelecimentos de restauração querem saber como aumentaras vendas e rentabilizar o negócio. A Makro tem a resposta.

Estratégia de comunicação:

26

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Criação de conteúdos:

A Makro  cria muita informação que não é divulgada ou é comunicada de forma ineficiente.Inicialemente serão utilizados estes conteúdos para dinamizar as várias plataformas de social media.

A Makro patrocina eventos, escolas de cozinheiros e chefs e outros. Será solicitado aos participantes  epatrocinados que criem conteúdos para as páginas da Makro nas redes sociais.

Pretende-se que toda a comunicação online passe por valor acrescentado. Não havará foco da comunicação nopreço. O objetivo é comunicar sobre o “saber fazer” e como a Makro pode ajudaro negócio dos clientes. Preço, produto e disponibilidade são pontos de comunicação via offlinecom os folhetos quinzenais e catálogos mensais e online com as newsletters promocionais.

O eixo da comunicação será sobre os serviços de valor acrescentado que permitem ao cliente poupar tempo edinheiro. Serviços informativos, entregas, acompanhamento pelo gestor de clientes, qualidade dos produtos,frescura e variedade serão outros pontos a destacar.

27

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

6- Cronograma

28

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

7- BudgetOrçamento de meios

29

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

Métricas de avaliação da campanha:

E-marketing:•Taxas de abertura•CTR click to rate

Facebook:•Nº de fãs da página•Nº partilhas•Nº likes

Youtube:•Nº visualizações•Nº subscrições

Linkedin:•Nº total de contactos•Seguidores página empresa•Nº visitas do perfil

8. ResultadosInstagram:•Taxas de crescimento de seguidores•Nº de curtidas e comentários

Blogue:•Taxa de clicks•Taxa de partilhas•Inbound links (links realizados em sites de terceiros que

redireccionam os visitantes para o blogue)

30

GRUPO 6: PLANO MEIOS DIGITAIS

31