miniguia saw boneca final 30 12 - Unimed Imperatriz · 2015-11-11 · MINIGUIA SAW 8 9 O SAW está...

Post on 24-Jul-2020

1 views 0 download

Transcript of miniguia saw boneca final 30 12 - Unimed Imperatriz · 2015-11-11 · MINIGUIA SAW 8 9 O SAW está...

ÁREA: ATENDIMENTO PERFIL: PRESTADOR

MINIGUIAOPERACIONAL

SISTEMA DE ATENDIMENTO WEB

ÁREA: ATENDIMENTO PERFIL: PRESTADOR

MINIGUIAOPERACIONAL

SAWSISTEMA DE ATENDIMENTO WEB

2015

Versão 1.0

4 5MINIGUIA SAW

Este miniguia demonstra, de maneira prática, as principais funções reali-zadas no SAW por estabelecimentos como Consultórios, Laboratórios, Clínicas e Hospitais, direcionado espe-cificamente à área de Atendimento.

6MINIGUIA SAW

SUMÁRIO

Acesso ao Sistema e Recuperação de Senha ..............06

Registro de Atendimento ........................................08

Elegibilidade de Beneficiário ..................................12

Status (situação) da Guia ........................................16

Ações da Guia ......................................................18

Legenda dos Ícones ..............................................20

Guia de Consulta Eletiva .......................................24

Guia de SP/SADT ................................................28

Guia de Internação ...............................................32

Guia de Prorrogação .............................................36

Guia de Odontologia .............................................40

MINIGUIASAWOPERACIONALSISTEMA DE ATENDIMENTO WEB

Guias de Anexos

• Guia de OPME .........................................44

• Guia de Radioterapia ................................48

• Guia de Quimioterapia .............................52

Comunicação de Internação e/ ou Alta de Beneficiários ....56

Relatórios ............................................................57

Realização de Procedimentos da Guia .....................58

Pesquisa de Guias .................................................60

Impressão de Guias ................................................62

Resposta de pendências para a Operadora .............64

Envio de documentos digitalizados (anexar arquivos) ........66

Conteúdo Online ..................................................68

8 9MINIGUIA SAW

O SAW está disponível na internet, no endereço https://saw.trixti.com.br. Para acessá-lo, é necessário ser cadastrado pela Operadora. Cada pessoa que acessa o SAW deve possuir login e senha únicos, aos quais es-tarão vinculados os dados e os registros de ações individuais, preservando o histórico de tudo o que é feito durante o uso do sistema. Por isso é importante que cada usuário do sistema mantenha os dados de acesso de modo restrito, não os repassando a outra pessoa.

Se você ainda não possui login e senha para acessar o SAW, mande um email para suporte@trixti.com.br e solicite seu acesso ou entre em contato com a Operadora.

Abaixo, a tela de acesso do SAW, onde são solicitadas as informações de login e senha:

Caso o usuário esqueça a senha, acesse o link ʻEsqueceu sua senha?ʼ para receber uma nova temporária por email. A senha para acesso ao SAW deve conter, no mínimo, 6 dígitos e, pelo menos, 1 letra e 1 número. Será necessário informar o login cadastrado e um código randômico de segurança. A qualquer momento, depois de conectado ao sistema, o usuário pode alterar sua senha e os seus dados pessoais, como nome, telefone e email. Para alterar essas e outras informações, acesse o menu ‘Confi gurações ‘.

ACESSO AO SISTEMA E RECUPERAÇÃO DE SENHA

Após preencher e enviar o formulário acima, o usuário receberá um e-mail de Recuperação de Senha com o código enviado pelo SAW, conforme imagem abaixo:

Após cinco tentativas consecutivas inválidas de login o usuário será bloqueado. Para reativá-lo é necessário contactar o suporte: suporte@trixti.com.br

SAW

10 11MINIGUIA SAW

TIPOS DE GUIAS E SUAS APLICAÇÕES

O Registro de Atendimentos no SAW é realizado a partir das guias do padrão TISS - Troca de Informação em Saúde Suplementar da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Nos próximos itens deste manual serão explicados os passos necessários para o cadastro e o acompanhamento de guias de atendimento no SAW. A seguir, um breve resumo sobre os tipos de guias e suas aplicações.

A Guia de Consulta Eletiva deve ser utilizada para cobrança do respectivo honorário médico referente a consulta em caráter eletivo e sem procedimento médico associado.

Em alguns casos, a Guia de Consulta Eletiva pode ser utilizada para elegibilidade e autorização de atendimentos, conforme critérios estabelecidos pela Operadora. Não deve ser usada para atendimentos em hospitais, em caráter de urgência/emergência ou para consultas de referência.

A Guia de SP/SADT - Serviços Profissionais / Servi-ço Auxiliar Diagnóstico e Terapia - é utilizada para solicitação (autorização), quando é o caso, e/ou para realização (execução) de procedimentos, medicamentos, taxas e equipamentos, com ex-ceção de casos de pacientes internados. Também deve ser utilizada para consultas de urgência/emergência em hospitais e consulta de referência (realizada a partir da indicação de um outro pro-fissional médico para continuidade do tratamen-to). A Guia de SP/SADT Também é utilizada para fins de cobrança.

REGISTRO DEATENDIMENTOS

12 13MINIGUIA SAW

A Guia de Internação é destinada para solici-tações de autorizações de atendimentos com pacientes internados e deve ser utilizada para atendimentos em regime hospitalar, hospital-dia ou domiciliar. Pode ser utilizada também para remoções de pacientes internados.

A nova guia de Solicitação de Prorrogação foi adicionada com a versão 3.0 da TISS. Ela deve ser utilizada somente para complementação de um atendimento inicial de um paciente internado. Essa guia deve estar vinculada a uma guia de Solicitação de Internação já cadastrada no SAW e com o status Autorizada ou Autorizada Parcial.

A Guia de Solicitação de Tratamento Odontológico pode ser utilizada para elaboração do tratamento, solicitação (autorização) e/ou para cobrança de procedimentos realizados por dentistas e/ou ci-rurgiões-dentistas em consultórios ou em clínicas odontológicas. Pode ser vinculada a outra guia de odontologia para exames complementares, como, por exemplo, exames de imagem.

A Guia de Anexo de Solicitação de OPME - Órtese, Prótese e Materiais Especiais - deve ser utilizada para a complementação de um procedimento médico, geralmente um ato cirúrgico.

A Guia de Anexo de Solicitação de Radioterapia é utilizada para complementar a autorização de procedimentos radioterápicos, exigidos para o tratamento de doenças oncológicas, dentre ou-tras. Também pode ser utilizada em tratamentos cirúrgicos, pré ou pós-operatórios.

A Guia de Anexo de Solicitação de Quimioterapia é utilizada também para o complemento de me-dicamentos para o tratamento de doenças onco-lógicas, dentre outras. Também pode ser utilizada em combinação com atos cirúrgicos e tratamento de radioterapia.

SOLICITAÇÃO DE GUIAS DE ANEXOSAs Guias de Anexos servem para solicitação e/ou autorização de comple-mentos de um pedido inicial, que podem ser Guia de SP/SADT e/ou Guia de Solicitação de Internação.

15

A elegibilidade é o mecanismo sistêmico definido pela Operadora que autoriza a continuidade ou não do atendimento aos clientes (Beneficiários). O SAW é uma solução que se integra totalmente aos sistemas das Operado-ras de plano de saúde, possibilitando que a elegibilidade dos clientes seja realizada em tempo real, a partir de uma consulta online diretamente na base de dados da Operadora.

Contudo, o SAW ainda disponibiliza três formas para verificar a pessoali-dade dos clientes da Operadora, aferindo que a pessoa que está sendo aten-dida é, de fato, o cliente do plano de saúde. As três formas de elegibilidade de Beneficiários que o SAW dispõe estão declaradas a seguir:

ELEGIBILIDADE DE BENEFICIÁRIOS

Digitação do Código do Cartão do Beneficiário Esse é o mecanismo mais básico para identificação do cliente. Se essa opção estiver definida pela Operadora, o SAW apresentará o(s) campo(s) para a digitação do código de identificação do cliente, que pode ser composto do código da Operadora e do código único de identificação do cliente na empresa.

A utilização de leitor de cartões (leitor de tarja magnética) é o mecanismo mais utilizado por Operadoras para aferição da pessoalidade de seus clientes. Se você possui um leitor de cartões e a Operadora definiu esse mecanismo para uso, o SAW apresentará um único campo para identificação do cliente. Esse campo deve ser selecionado e, em seguida, o cartão do cliente da Operadora deve ser ‘passado’ na leitora de cartões. As informações contidas na carteirinha de plano de saúde do cliente serão traduzidas, e o sistema preencherá automa-ticamente os campos que se referem à identificação do cliente.

Utilização de Leitor de Cartões

do código da Operadora e do código único de identificação do cliente na

Se o Sistema não conseguir identificar o cliente, ten-te passar o cartão novamente na leitora. Se mesmo assim não obtiver sucesso, tente limpar a tarja mag-nética do cartão (faixa preta no verso).

16 17MINIGUIA SAW

Caso o cliente já possua o cadastro da digital, o SAW apresentará a tela de Autenticação Biométrica, que inclusive mostrará qual dedo está cadastrado, bastando que o cliente insira-o no leitor biométrico quando solicitado pelo sistema. Abaixo, a tela de autenticação biométrica:

Na imagem acima, também pode ser visualizada a opção ‘Isen-tar Biometriaʼ. Se essa opção estiver habilitada, será permitida a escolha de uma justificativa pré-definida para a não utilização do mecanismo de biometria.

A isenção do uso da Biometria pode ser limitada pela Opera-dora e, de qualquer forma, produz alertas para que a empre-sa possa realizar auditorias sobre esses eventos.

SAW

Após o cadastro da digital, será solicitado a leitura digital novamen-te para o segmento da operação.

Autenticação por Biometria O funcionamento do mecanismo de biome-tria do SAW requer, além do leitor de digitais, a instalação do programa Java®, versão 6 ou supe-rior. A autenticação por biometria é o mecanismo mais seguro que o sistema disponibiliza e, geralmen-te, é utilizado com a leitura do cartão do cliente. De qualquer forma, os dados do cliente da Operadora devem ser inseridos para que o sistema apresente a tela para identificação biométrica. A imagem a seguir representa a tela de Cadastro de Digital do Beneficiário, que é apresentada somente se o cliente ainda não possui a digital cadastrada. Para cadastrar é necessário a escolha de um dos dedos para a captura da digital.

18 19MINIGUIA SAW

STATUS DA GUIAPERFIL PRESTADOR

STATUS

STATUS

JUSTIFICATIVA

JUSTIFICATIVA

EM TRAMITAÇÃO

IMPORTADA

RESPONDIDA

CANCELADA

EXPIRADA

NEGADA

PRÉ-AUTORIZADA

A COMPLEMENTAR

Guias que necessitam de complementação. Para que a guia seja enviada à Operadora, é necessário responder à seguinte pergunta: ‘Deseja solicitar um anexo?’

AUTORIZADARepresenta que a Guia está autorizada pela Operadora, ou seja, todas os serviços requisitados foram autorizados.

CADASTRADA

Guias sem prestador executante vinculado. O Estado da Guia será atualizado assim que o prestador executante as-sumir a guia. É também utilizado em guias de cobrança.

Significa que a Operadora definiu uma pendência a ser verificada e respondida.

Guias importadas a partir do arquivo de cobrança em formato XML, desde que não tramite no SAW.

Guias em que as pendências associadas foram respondidas.

AGUARDANDO

Estado inicial da Guia quando não é finalizada de forma automática pela Operadora. A guia foi enviada à Operado-ra e é necessário aguardar sua finalização. O preenchimen-to do campo ‘Observação também direciona a este status

AUTORIZADAPARCIAL

Representa que a Guia está autorizada parcialmente pela Operadora, ou seja, há serviços não autorizados ou autorizados parcialmente.

Representa uma Guia sem efeito, anulada, eliminada, suprimida.

Guias antigas que já ultrapassaram o prazo de trami-tação no Sistema, que é definido pela Operadora.

Guias Negadas pela Operadora por alguma restrição contratual.

Guias avulsas, somente cadastradas, sem nenhuma vali-dação com a Operadora, utilizadas apenas para cobrança.

20 21MINIGUIA SAW

AÇÕES DA GUIA

GUIA DE SP/SADT

GUIA DE INTERNAÇÃO

GUIA DE ODONTOLOGIA

GUIA DE PRORROGAÇÃO

GUIAS DE ANEXOS

GUIA DE CONSULTA ELETIVA

Durante o uso do SAW, cada guia permite a seleção de ícones para ações específicas, inclusive conforme o status em que a guia se encontra. As possíveis ações para cada guia estão declaradas a seguir:

22 23MINIGUIA SAW

NOVO - Define uma nova guia com todos os campos de formulário vazios ou com valor inicial.

DADOS BENEFICIÁRIO - Permite a definição ou a visualização dos dados de contato (telefone, email) do Beneficiário da guia.

PEDIR REVISÃO - Permite o questionamento de uma negativa ou de uma autorização fornecida pela Operadora. Define a guia com o status Aguardando.

DESPESAS - Permite anexar uma guia de Outras Despesas a uma guia de SP/SADT ou Resumo de Internação. Objetiva o envio de cobrança para a Operadora.

IMPRIMIR - Permite a impressão da guia em formato PDF. É necessária a instalação do software Adobe Reader®.

CANCELAR - Define a guia para o status Cancelada, impossibilitando qualquer alteração posterior.

ANEXAR LAUDOS - Permite o envio de arquivos para uma guia já cadastrada.

ALTERAR - Permite a edição de alguns campos da guia, conforme definição da Operadora ou pelo próprio padrão TISS.

GUIA PRINCIPAL - Permite a vinculação da guia a uma guia já existente, com o status ‘Autorizada’ ou autorizada parcial.

RECARREGAR - Atualiza a página, limpando todos os campos de formulário.

DOWNLOAD XML - Permite o download de um arquivo no formato XML-TISS contendo os dados da guia registrada.

INTERNAÇÃO/ALTA - Informa a Operadora sobre a finalização de um atendimento hospitalar (com paciente internado ou não).

LEGENDA DOS ÍCONES

ANEXOS - Permite solicitar e acompanhar os processos de anexos (OPME, Quimioterapia e Radioterapia) do TISS 3.02.

GUIA MODELO - Permite a utilização de modelos pré-defi-nidos para o preenchimento automático dos campos da guia.

EXECUTANTE - Permite a alteração do contratado executante da guia de SP/SADT.

24MINIGUIA SAW

N. DE GUIA/ BENEF. - Permite a abertura de uma nova guia com os mesmos dados de Beneficiário de uma guia já cadastrada.

REALIZADO - Indica que o procedimento da guia foi completamente ou parcialmente realizado.

ATESTADO - Permite a geração/visualização de atestados médicos em formato eletrônico.

PEDIDO MÉDICO - Possibilita a um profissional médico o registro eletrônico de um pedido médico.

EXIBIR GUIAS - Abre uma nova janela com o conteúdo da guia cadastrada.

GUIA AVULSA - Permite o registro de uma nova guia a partir da transcrição de uma guia preenchida manualmente (guia em papel).

GRAVAR - Finaliza o cadastro da guia.

LIMPAR - Remove todo o preenchimento dos campos de formulário da guia.

PRORROGAR - Permite solicitar e acompanhar os pedidos de prorrogação de uma internação já autorizada.

VOLTAR - Retorna à guia que estava aberta antes desta opção estar disponível.

EXECUTAR - Permite a declaração da execução do(s) procedimento(s) autorizado(s) da guia.

EXECUTADO - Informa que o(s) procedimento(s) autorizado(s) da guia já foram executados.

27

ConsultaEletiva

Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), localizada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

IMPORTANTE: Em todas as guias, os campos brancos são OBRIGA-TÓRIOS e os verdes são OPCIONAIS.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

Para registrar uma guia de Consulta Eletiva no SAW, você pode aces-sar a opção de Menu ‘Solicitar -> Consulta Eletivaʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de Execução ,̓ no ícone correspondente.

Posteriormente, você pode enviar a cobrança dessa Guia, no padrão TISS, pelo próprio SAW. Basta acessar o Menu ‘TISS -> Fatu-ramento Eletrônicoʼ. Para mais informações, acesse: http://helpsaw.trixti.com.br.

SAW

28MINIGUIA SAW

Consulta Eletiva

GUIA DE SOLICITAÇÃODESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS

Número da guia atribuído pela operadora: campo destinado ao preenchimento do número da guia que é gerado automaticamente pela operadora. O número só é gerado e apresentado após o cadastro da guia.

Número da guia do Prestador: campo destinado ao preenchimento do número da guia do prestador, fornecido pelo sistema do prestador. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema gera o número automaticamente.

Observação/ Justifi cativa: Caso seja inserida alguma informação neste campo, a guia estará condicionada à auditoria médica da Operadora.

Atendimento a RN: destinado para indicação de recém-nascido. Deve ser utilizado no prazo de até 30 dias após o nascimento da criança, período determinado como legal (Art. 12, inciso III, alínea A da Lei 9.656 de 1998) pela ANS para realização de procedimentos com o código da carteira da mãe (titular do plano).

30MINIGUIA SAW

SP/SADT Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), localizada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

REGRAS E DICAS DE PREENCHIMENTO

Para registrar uma guia de tratamento SP/SADT no SAW, você pode acessar a opção de Menu ‘Solicitar -> SP/SADTʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de Execuçãoʼ, no ícone correspondente.

Também é possível informar o número de guia principal vinculando-a a uma guia de SP/SADT ou de Internação com status já Autorizada ou Autori-zada Parcial.

Se a guia está com status Aguardando, fique atento. Antecipe a solicitação da operadora e envie o laudo médico ou o relatório, se necessário.

32 33MINIGUIA SAW

SP/SADT

GUIA DE SOLICITAÇÃODESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS

Número da guia principal: campo destinado à inclusão do número da guia principal. Seu preen-chimento é opcional para a guia SP/SADT, mas obrigatório para todas as guias de anexo.

Muita atenção com este campo. Ao selecionar um tipo, ele poderá definir ações diferentes quanto à autorização.

Número da guia atri-buído pela operado-ra: campo destinado ao preenchimento do número da guia que é gerado automatica-mente pela operadora. O número só é gerado e apresentado após o cadastro da guia.

Atendimento a RN: destinado para indica-ção de recém-nascido. Deve ser utilizado no prazo de até 30 dias após o nascimento da criança, período determinado como legal (Art. 12, inciso III, alínea A da Lei 9.656 de 1998) pela ANS para realização de procedimentos com o código da carteira da mãe (titular do plano).

Número da guia do Prestador: campo destinado ao preenchimento do número da guia do prestador, fornecido pelo sistema do prestador. Caso o usu-ário não preencha o campo, o sistema gera o número automaticamente.

35

Internação

Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), localizada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

REGRAS E DICAS DE PREENCHIMENTO

Para o preenchimento de uma guia de internação, é necessário ter, ao menos, um código de diária.

Procure sempre inserir o maior número de informações na guia. Se possível, já anexe relatório e/ou laudo médico ao gravar, para facilitar a auditoria da operadora.

Para registrar uma guia de solicitação de internação no SAW, você pode acessar a opção de Menu ‘Solicitar -> Internaçãoʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de execuçãoʼ, no ícone correspondente.

O SAW apresenta uma lista contendo os tipos de diárias que o beneficiário tem contratado. SAW

36 37MINIGUIA SAW

GUIA DE SOLICITAÇÃO

Número da guia atribuído pela operadora: campo des-tinado ao preenchimento do número da guia que é gerado au-tomaticamente pela operadora. O número só é gerado e apresenta-do após o cadastro da guia.

DESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS

Internação Atendimento a RN: destinado para indicação de recém-nascido. Deve ser utilizado no prazo de até 30 dias após o nascimento da criança, período determinado como legal (Art. 12, inciso III, alínea A da Lei 9.656 de 1998) pela ANS para realização de procedimentos com o código da carteira da mãe (titular do plano).

Previsão de uso de OPME: destinado a seleção de resposta ʻSimʼ ou ̒ Nãoʼ para indicação de previsão de uso de órteses, próte-ses e medicamentos especiais.

Previsão de uso de quimio-terapia: destinado a seleção de resposta ʻSimʼ ou ʻNãoʼ para indicação de previsão de procedimentos de quimioterapia.

Indicação de acidente (aci-dente ou doença relaciona-da): destinado a seleção de resposta para indicação de aci-dente. O preenchimento correto deste campo facilita a geração de indicadores de saúde reais para a ANS.

Caráter da Internação: Ele-tiva ou Urgência/Emergência. A solicitação do médico deve ser informada de forma ade-quada. Essa informação impli-cará na forma da autorização.

Os dois primeiros campos são direcionados à solicitação de diárias. O preenchimento desses campos é condicionado à Operadora. Os serviços passam a ser inseridos somente a partir do terceiro.

Procure descrever o motivo da internação e o estado do beneficiário de forma bem clara, já que um auditor da operadora terá que interpretar a informação.

38MINIGUIA SAW

Prorrogação Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), localizada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

REGRAS E DICAS DE PREENCHIMENTO

Obrigatoriamente, para solicitar uma prorrogação, a guia de internação deve estar com status Autorizada ou Autorizada Parcial. Pode conter apenas diárias, apenas procedimentos ou procedimentos e diárias.

Para registrar uma guia de prorrogação no SAW, você pode acessar a opção de Menu ‘Solicitar -> Prorrogaçãoʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de Execuçãoʼ. É possível ainda fazer uso do ícone ‘Prorrogação ,̓ localizado nas ações da guia de solicitação de internação.

40 41MINIGUIA SAW

Prorrogação

GUIA DE SOLICITAÇÃODESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS

Número da Guia de Solicitação de Internação: destinado ao fornecimento do número da guia de soli-citação de internação inicial. É de preenchimento obri-gatório e garante o vínculo com a solicitação inicial.

Número da guia atribuído pela operadora: campo destinado ao preen-chimento do número da guia que é gerado automaticamente pela operadora. O número só é gerado e apresentado após o cadastro da guia.

Procure descrever o mo-tivo da internação e o estado do beneficiário de forma bem clara, já que um auditor da operadora terá que interpretar a in-formação.

Procedimentos adicionais solicitados. As três primei-ras linhas são direcionadas para solicitação de diárias, sendo que a primeira e a segunda podem prorrogar as diárias que foram pre-enchidas na guia princi-pal. Os procedimentos são inseridos apenas a partir da quarta linha.

Número da guia do Prestador: campo destinado ao preenchi-mento do número da guia do prestador, fornecido pelo sistema do prestador. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema gera o número automaticamente.

43

Odontologia

Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), localizada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

REGRAS E DICAS DE PREENCHIMENTO

Para registrar uma guia de tratamento odontológico no SAW, você pode acessar a opção de Menu ‘Solicitar -> Odontologiaʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de Execução .̓

Também é possível informar o número de guia principal para a guia de tratamento odontológico vinculando-a a uma Guia de Solicitação de Odontologia já cadastrada no sistema e com status Autorizada ou Autorizada Parcial.

Obrigatoriamente, para se cadastrar uma guia de tratamento odon-tológico no SAW, é necessário informar o código do beneficiário, o prestador executante (dentista) e, no mínimo, um procedimento.

Posteriormente, você pode enviar a cobrança dessa Guia, no padrão TISS, pelo próprio SAW. Basta acessar o Menu ‘TISS -> Faturamento Eletrônicoʼ. Para mais infor-mações, acesse: http://helpsaw.trixti.com.br.

SAW

44 45MINIGUIA SAW

Odontologia

GUIA DE SOLICITAÇÃODESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS

Número da guia referenciada: campo de preenchimento condicional, tornando-se obrigatório em casos de atendimentos anteriores. Deve ser informado no momento do registro da solicitação.

Número da guia atribuído pela operadora: campo destinado ao preen-chimento do número da guia que é gerado automaticamente pela operadora. O número só é gerado e apresentado após o cadastro da guia.

Número da guia do Prestador: campo destinado ao preenchi-mento do número da guia do prestador, fornecido pelo sistema do prestador. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema gera o número automaticamente.

47

OPMEGUIAS DE ANEXOS

Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), locali-zada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

REGRAS E DICAS DE PREENCHIMENTO

A Guia de OPME deve ser utilizada para solicitação de autorizações de Órtese, Prótese e Materiais Especiais.

A guia de OPME foi criada para substituir os campos existente nas guias de SP/SADT e de Internação. No entanto, nunca deixa de estar vinculada a uma dessas. Para registrar um Anexo de OPME no SAW, você pode acessar a opção de

Menu ʻSolicitar -> OPMEʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de Execução .̓ É possível ainda fazer uso do ícone ‘Anexosʼ, localizado nas ações da guia de solicitação de internação ou de tratamento SP/SADT.

48 49MINIGUIA SAW

OPMEGUIAS DE ANEXOS

Número da guia referenciada: campo de preenchi-mento obrigatório. Deve ser informado no momento do re-gistro o número da solicitação principal que deu origem ao atendimento.

Número da guia atribuído pela operadora: campo destinado ao preenchimento do número da guia que é gerado automaticamente pela operadora. O número só é gerado e apresentado após o cadastro da guia.

O nome do médico solicitan-te e o telefone do profissio-nal se tornam obrigatórios para o preenchimento.

Onde os códigos de OPME são inseridos. Foi adicionado o campo op-ção, que vai informar ao auditor da operadora qual será a preferência do médico solicitante.

Procure descrever o motivo da solicitação de OPME e o estado do beneficiário de forma bem clara, já que um auditor da operadora terá que interpretar a informação.

GUIA DE SOLICITAÇÃODESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS Número da guia do Prestador: campo destinado ao preenchi-

mento do número da guia do prestador, fornecido pelo sistema do prestador. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema gera o número automaticamente.

50MINIGUIA SAW

RadioterapiaGUIAS DE ANEXOS

Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), localizada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

REGRAS E DICAS DE PREENCHIMENTO

Para substituir o antigo formulário que era anexado a uma guia de SP/SADT ou de internação, foi criado o anexo de Radioterapia, sendo vinculado sempre a uma guia principal (SP/SADT ou Internação). Seu preenchimento é igual ao do antigo formulário, porém, de forma eletrônica.

Para registrar um Anexo de Radioterapia no SAW, você pode acessar a opção de Menu ‘Solicitar -> Radioterapiaʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de execuçãoʼ. É possível ainda fazer uso do ícone ‘Anexosʼ, localizado nas ações da guia de solicitação de internação ou de tratamento SP/SADT.

52 53MINIGUIA SAW

RADIOTERAPIAGUIA DE SOLICITAÇÃODESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS

GUIAS DE ANEXOS

Número da guia referenciada: campo de preenchimento obrigatório. Deve ser informado no momento do registro da solicitação.

Número da guia atribuído pela operadora: campo destinado ao preen-chimento do número da guia que é gerado automaticamente pela operadora. O número só é gerado e apresentado após o cadastro da guia.

Serão aceitos somente códigos de serviço nestes campos.

O nome do médico solicitante e o telefone do profissional se tornam obrigatórios para o preenchimento.

Número da guia do Prestador: campo destinado ao preenchimento do número da guia do prestador, fornecido pelo sistema do prestador. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema gera o número automaticamente.

54 55MINIGUIA SAW

QuimioterapiaGUIAS DE ANEXOS

Após o preenchimento dos campos obrigatórios, para finalizar o registro da guia, acesse a opção (gravar), localizada na barra de ações, no canto superior esquerdo da tela de cadastro da guia. Caso a operação seja finalizada sem erros, o sistema apresentará uma mensagem de sucesso para o usuário.

ACESSO

FINALIZAÇÃO DO CADASTRO

REGRAS E DICAS DE PREENCHIMENTO

Para registrar um Anexo de Quimioterapia no SAW, você pode aces-sar a opção de Menu ‘Solicitar -> Quimioterapiaʼ ou utilizar a opção de Menu ‘TISS -> Painel de execução .̓ É possível ainda fazer uso do ícone ‘Anexosʼ, localizado nas ações da guia de solicitação de inter-nação ou de tratamento SP/SADT.

Para substituir o antigo formulário que era anexado a uma guia de SP/SADT ou de internação, foi criado o anexo de Quimioterapia, sendo vinculado sempre a uma guia principal (SP/SADT ou Inter-nação). Seu preenchimento é igual ao do antigo formulário, porém, de forma eletrônica.

Posteriormente, você pode enviar a co-brança dessa Guia, no padrão TISS, pelo próprio SAW. Basta acessar o Menu ‘TISS -> Faturamento Eletrônicoʼ. Para mais informações, acesse: http://helpsaw.trixti.com.br.

SAW

56 57MINIGUIA SAW

QUIMIOTERAPIAGUIA DE SOLICITAÇÃODESTAQUE DOS PRINCIPAIS CAMPOS

GUIAS DE ANEXOS

Número da guia referenciada: campo de preenchimento obrigatório. Deve ser informado no momento do registro da solicitação.

Número da guia atribuído pela operadora: campo destinado ao preen-chimento do número da guia que é gerado automaticamente pela operadora. O número só é gerado e apresentado após o cadastro da guia.

O nome do médico solicitante e o telefone do profissional se tornam obrigatórios para o preenchimento.

Serão aceitos medi-camentos (decrição ou códigos) nestes campos.

Número da guia do Prestador: campo destinado ao preenchimento do número da guia do prestador, fornecido pelo sistema do prestador. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema gera o número automaticamente.

58 59MINIGUIA SAW

COMUNICADO DE INTERNAÇÃO E/OU ALTA DE BENEFICIÁRIOS

GERENCIADOR DE RELATÓRIOS

A versão 3.0.2 do TISS estabelece uma mensagem que deve ser enviada pelo Prestador à Operadora, com o objetivo de informar uma alta ou inter-nação de algum Beneficiário. A mensagem deve ser enviada eletronicamente por meio de troca de arquivos em formato XML(WebServices) ou na própria interface do SAW, acessando a opção de menu: TISS -> COMUNICAÇÃO INT/ALTA BENEFICIÁRIO. Esta ação também pode ser realizada acessando o ícone (ícone Internação/Alta) na barra de ações da guia de Internação com o Status: AUTORIZADA ou AGUARDANDO. A tela abaixo será apresentada para o registro da mensagem sobre a internação ou alta de um Beneficiário.

O SAW disponibiliza diversos relatórios e mecanismos de acompanhamento de informações sobre os atendimentos realizados durante um período. Para aces-sar os relatórios acesse o menu Relatórios.

Após o registro da mensagem o SAW apresenta uma lista, contendo todas as mensagens já envidas e o seu respectivo retorno de confirmação de recebi-mento pela Operadora, conforme imagem abaixo:

Cada relatório disponível no sistema possui opções de filtro específicas, mas todos seguem um mesmo padrão de apresentação, conforme pode ser visualiza-do na imagem abaixo:

Para visualizar os relatórios você deve ter instalado um software, em seu computador ou smartphone, para visualização de documentos de formato PDF. SAW

61

REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DA GUIA A realização (execução) de procedimentos no SAW consolida o atendimento ao Beneficiário e, posteriormente, permite a cobrança desses procedimentos pelo prestador à operadora. Para realizar um ou mais procedimentos de uma guia no SAW, ela precisa estar com status Autorizada ou Autorizada Parcial.

Após identificar a guia, é necessário acessar a opção , localizada na barra de ações da guia de SP/SADT correspondente. A imagem abaixo corresponde à tela de realização de todos os procedimentos da guia:

Conforme a imagem acima, para um ou mais procedimentos da guia, será sempre obrigatório o preenchimento dos campos ‘Data’, ‘Hora Inicial/Final’ e ʻQuantidade a realizarʼ. A quantidade de procedimentos a realizar deverá ser sempre menor ou igual à quantidade de procedimentos autorizada. Após realizar o(s) procedimento(s) da guia, o sistema apresentará as informações sobre a realização no grupo de campos ‘Procedimentos e Exames Realizados’, conforme imagem abaixo:

A realização de procedimentos está sujeita aos mecanis-mos de elegibilidade definidos pela Operadora e disponí-veis no SAW. Veja a página 12.

62 63MINIGUIA SAW

Listagem de Guias: nesta área estão apresentadas as seguintes informações: Histórico da Guia, Autenticação Biométrica, Nú-mero de Guia da Operadora, Número de Guia do Prestador e Tipo da Guia.

PESQUISA DE GUIAS Todas as guias registradas no SAW estão acessíveis para consulta, impressão e outras ações por meio do Menu ʻTISS ->Painel de execução .̓

Guias TISS: nesta área estão disponíveis as Guias para preenchimento. Os tipos de guia disponíveis para registro podem ser definidos pela Operadora.

Status de Impressão: nesta área é possível acompanhar o status de cada guia e/ou gerar o arquivo em formato PDF para impressão acessando o ícone , que também é visualizado na Guia TISS.

Paginação de Resultados: Caso a pesquisa retorne muitos registros, é possível navegar entre os resultados por esta área.

Filtros de Pesquisa: aqui estão as diversas opções de pesquisa para localização de uma ou várias guias. Os campos Tipo de Guia e Período de Pesquisa são obrigatórios.Para a localização de guias, você

pode utilizar as opções de filtro de pesquisa, conforme a imagem ao lado.

Você pode ordenar o resultado de sua pesquisa acessando o nome da coluna correspondente.

64 65MINIGUIA SAW

IMPRESSÃO DE GUIAS O SAW disponibiliza funcionalidade exclusiva de impressão de guias TISSgeralmente utilizadas em contingência (indisponibilidade de energia e/ou acesso ao SAW). A impressão de guias é feita de maneira avulsa para cada tipo de guia padrão TISS.

Para imprimir guias TISS o prestador deve acessar a opção de menuTISS > IMPRESSÃO DE GUIAS. Abaixo a tela com a listagem de guias já geradas em destaque o acesso à ação GERAR NOVAS GUIAS.

Antes da geração de guias para impressão o usuário deve informar o tipo de guia, a versão TISS a ser utilizada, a quantidade de guias a serem geradas para impressão, o prestador solicitante e executante quando for o caso. Abaixo a imagem a tela de geração de guias TISS para impressão, o prestador deve informar o campos orbigatórios e acessar a opção GERAR.

Após a geração das guias o usuário deve retornar a listagem de guias geradas e acessar a opção DETALHAR LISTAGEM DE GUIAS GERADAS, a partir do ícone “ ” conforme pode ser observado na imagem abaixo.partir do ícone “ ” conforme pode ser observado na imagem abaixo.

Por último o usuário deve, na tela de LISTAGEM DE GUIAS GERADAS PARA IMPRESSÃO, acessar à ação IMPRIMIR disponível a partir do ícone “ ”, conforme pode ser observado na imagem abaixo.“ ”, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

66 67MINIGUIA SAW

RESPOSTA DE PENDÊNCIAS PARA A OPERADORA Após o registro da Guia, o SAW retorna uma mensagem da Operadora, informando o status (situação) em que ela se encontra. Mediante a análise da Operadora, a guia pode apresentar, dentre outros, o status Em Tramitação, que significa que a Operadora está solicitando uma resposta sobre algum questionamento realizado por ela referente à Guia registrada inicialmente.

É necessário responder à pendência definida pela Operadora para que a ela finalize a análise/auditoria da Guia. Uma Guia com alguma pendência a ser respondida pode ser localizada com a pesquisa de Guias no Painel de Execução (Menu ʻTiss -> Painel de Execuçãoʼ), definindo o campo do filtro ʻStatus da Guiaʼ com a opção Em Tramitação. Após acessar a ação de Pesquisa, o SAW mostrará todas as guias que precisam de resposta para continuar o processo de autorização.

Clique no Número da Guia para abrir e, em seguida, verifique a(s) mensagem(ens) de pendência que aparecem no topo da página e/ou no(s) procedimento(s) da Guia.

Para responder à pendência de um Procedimento, localize-o na Guia, no grupo de campos de ʻProcedimentos/Exames Solicitados ,̓ com o Status Pendente. Para cada Procedimento com status Pendente haverá um ícone, conforme a imagem abaixo:

Após acessar o ícone para responder à pendência do Procedimento, o SAW apresentará as informações detalhadas da pendência, com a opção’ ‘. A tela abaixo é utilizada para inserir os dados de resposta da pendência, inclusive para o envio de arquivos em formato digital.

apresentará as informações detalhadas da pendência, com a opção’ ‘.

68 69MINIGUIA SAW

ENVIO DE DOCUMENTOS DIGITALIZADOS

SAW

O SAW informa a docu-mentação exigida pela Operadora para cada Procedimento digitado na Guia!

O tamanho máximo do arquivo a ser transmitido não pode ultrapassar 5MB. Arquivos em formatos que não sejam de imagem deverão ser baixados e visualizados com os respectivos softwares de leitura instalados na máquina do usuário

Em alguns casos, será neces-sário o envio de documentos em formato digital, para que a Ope-radora finalize a análise de uma Guia já cadastrada ou quando a própria natureza/complexidade do pedido médico exigir. O SAW permite anexar arquivos, sem limite de quantidade, em qualquer formato di-gital voltado para textos e imagens. Esses arquivos servirão para a Operadora continuar o processo de regulação e atendimento da Guia registrada.

Para anexar arquivos à Guia já cadastrada, identifique na barra de ações da Guia correspondente o ícone . O SAW apresentará a tela correspon-dente à imagem abaixo:

O envio de arquivos em formato digital para a Operadora pode ser feito para Guias de SP/SADT, Internação, Prorrogação, Quimioterapia, Radioterapia, OPME e Odontologia, desde que estejam com Status: Aguardando, Em Atendimento, Em Tramitação, Em Análise, Em Auditoria, Na Unimed e em Cotação.

Para visualizar os arquivos já enviados para uma Guia, basta acessar o ícone , na barra de ações.

70 71MINIGUIA SAW

SAW

A Trix TI disponibiliza uma equipe de suporte 24 horas, todos os dias da semana, e pode ser contactada pelo email suporte@trixti.com.br e por meio do Canal de Relacionamento:

Email: relacionamento@trixti.com.brTelefone: 61 3403 5353

CONTEÚDO ONLINE

Este miniguia pode ser acessado eletronicamente por meio do endereço na internet http://miniguiasaw.trixti.com.br.

Administrador

SAW

Auditor

Operadora

Analista deContasPrestador

Contratos

• Concessão• Regras

Auditoria

• Regulação• Triagem• OPME

• Recepção• Análise• Retorno

• Pedido• Execução• Cobrança

• Registro• Auditoria•Regulação

Para uma busca mais precisa das funcionalidades do sistema, acesse o endereço http://helpsaw.trixti.com.br. Você encontrará o manual online completo do SAW. Ele contém a explicação de todas as funcionalidades, distribuídas de acordo com o perfil de usuário de acesso.

72 73MINIGUIA SAW

ANOTAÇÕES ANOTAÇÕES

74 75MINIGUIA SAW

ANOTAÇÕES ANOTAÇÕES

76MINIGUIA SAW