Mobilidade e o mercado de usuários de telefonia móvel em Teresina

Post on 29-Jun-2015

346 views 3 download

description

Uma breve pesquisa realizada nas redes sociais sobre usuários e seus aparelhos. Uma breve explanação também sobre a economia da atenção e a publicidade contemporânea. Como o celular obteve um papel importante no dia a dia dos usuários. Uma breve explanação de um perfil padrão da amostra pesquisada. (para maiores informações entre em contato via e-mail.) Slides de apresentação de monografia para conclusão de curso de Bacharelado em Comunicação social com habilitação para publicidade e propaganda.

Transcript of Mobilidade e o mercado de usuários de telefonia móvel em Teresina

Mobilidade e o mercado de usuários de telefonia móvel em Teresina.Alysson DinisProf.ª Pollyana Gali

À medida que a tecnologia anuncia uma nova era de maior facilidade de comunicação de informação e novos veículos para geri-las e transmiti-las, a economia da publicidade do mercado de massa passa por mudanças consideráveis. Como nossa capacidade de produzir e distribuir informações aumentou, somos bombardeados por milhares delas sob o formato de textos, imagens e sons todos os dias. O mercado está saturado de mensagens, todas competindo por nossa atenção. Nesse ambiente, a atenção torna-se uma mercadoria rara. (ADLER, FIRESTONE, 2002, p.10) 

Saturação publicitária: [...] O primeiro objetivo das agências de publicidade e anunciantes, portanto, é desenhar peças que se sobressaiam, que rompam com a monotonia e que chamem a atenção; Intrusão da publicidade: [...] o segundo objetivo de agências e anunciantes é emocionar, segurar a audiência, envolvê-la na peça publicitária uma vez que o público está sendo forçosamente exposto a ela. (ROMÁN, 2007, P.4)

- Simultânea- Descentralizada- Fluída

A pesquisa buscou investigar como o consumidor se relaciona com as tecnologias presentes em seus dispositivos móveis.

18~24

Baixam de 2 a 4 aplicativos por mês (jogos inclusos).  Mulheres, entre 18 a 24 anos com smartphones Nokia de entrada.  Internet: Mais de uma hora por dia, pelo menos uma vez por semana via celular.  Classe C - de 4 a 10 salários mínimos.   Preferem compartilhar conteúdo através de postagem em redes sociais.

53% usam para trabalho e estudo.   42% Concordam que o conteúdo disponível não satisfaz.   66% querem mais conteúdo disponível.  

16% (4%) = 20% de uso para email.   20% (2%) = 22% de uso para buscas.   14% (3%) = 17% de uso para noticias.   34% (10%) = 44% de uso para social media.

12% de uso para e-commerce.      18% de uso para e-banking.   Hardware necessário para ações.    

O perfil da amostra aponta que o consumo de smartphones tende a seguir um aumento significativo de trocas de aparelho entre um mês a um ano. Após esse período de troca, os usuários adotam um perfil de heavy-user passando mais tempo com o mesmo aparelho usufruindo melhor seus benefícios e tecnologias. O tempo de escolha dos usuários aumenta até surgir necessidade de troca por aparelho mais avançado tecnologicamente.

1- Aparelhos mais potentes. (processamento e hardware)2- Aparelhos mais resistentes. (materiais de fabricação)3- Aparelhos mais eficientes. (maior agregamento de funções)4- Usuários mais aptos e curiosos por novas tecnologias.

Obrigado!