Movimentos de Vanguarda no Modernismo

Post on 19-Jul-2015

84 views 1 download

Transcript of Movimentos de Vanguarda no Modernismo

LITERATURA III

MODERNISMO:

* OS MOVIMENTOS DE VANGUARDA

OS MOVIMENTOS DE VANGUARDA

O período denominado Belle Époque gerou no homem entusiasmo, euforia e deslumbramento diante do progresso atingido no final do século XIX e início do século XX. Os artistas sensíveis à realidade à sua volta encantaram-se com a era da máquina.

Surgiu uma pluralidade de ideias de renovadoras no campo da arte, Denominados movimentos de vanguarda, o Futurismo, O Expressionismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo deram início ao processo de transformação ocorrido na arte do século XX.

No Brasil, estes movimentos tiveram considerável influência na formação dos jovens modernistas. Absorveram as ideias renovadoras dos movimentos de vanguarda da Europa, mas voltaram-se, consideravelmente, para a criação de uma arte cada vez mais brasileira.

FUTURISMO

A importância desse movimento estava mais ligada à quantidade de manifestos do que a produção de obras. Em seus manifestos, a temática predominante é o entusiasmo diante da era da máquina. O importante era menosprezar o passado, estático, o preestabelecido, e exaltar a agitação e o dinamismo da vida urbana e moderna.

PARA PESQUISAR!

Manifesto do Futurismo:

Ler e destacar dois pontos que julgue mais importante

EXPRESSIONISMO

O movimento caracterizou-se pela busca da expressão, porém da expressão imersa no interior do ser humano. O artista deveria exprimir seu universo interior, seu sentimentos mais íntimos, com total liberdade, sob o impulso das imagens e dos sentidos. A lógica, a objetividade e o equilíbrio do mundo exterior e real desaparecem na arte expressionista.

PARA PESQUISAR!

Ler sobre vida e obra de Van Gogh e Anita Malfatti

CUBISMO

Desenvolveu-se uma poesia caracterizada pela ausência de pontuação, pela presença do ilogismo e do humor e pela simultaneidade da linguagem, às vezes caótica ou fragmentada.

DADAÍSMO

Recuperava os ruídos, a expressividade sonora das palavras, explorava a livre associação dos vocábulos, gerando a falta de lógica e coerência na mensagem.

SURREALISMO

Os surrealistas buscavam um novo sentido para a vida e para a arte, em uma época de pós guerra. Acreditavam na libertação total do homem, através do conhecimento do seu lado irracional.

PRÓXIMO TEMA:

Semana de Arte moderna de 1922