Nova apresentação cristina (1)

Post on 06-Jun-2015

256 views 1 download

description

Projeto de leitura e escrita baseado em visitação à exposição "Olhos de Barros", evento cujo tema foi a obra do escritor Manoel de Barros. Desenvolvido com alunos de 8º ano da E.E. Iolanda Vellutini - Pindamonhangaba/SP o projeto teve como objetivos principais o desenvolvimento de habilidades relacioandas à fruição de textos literários e à produção de relatos sobre a experiência. O projeto apresentou diversas etapas: inicialmente os alunos foram apresentados ao projeto é às suas principais etapas (leitura de textos poéticos de Manoel de Barros, visitação da exposição e produção de relatos). Em seguida, houve a apresentação da biografia do autor e a leitura de materiais informativos sobre a exposição. Depois, foram realizadas várias aulas de leitura de textos do autor, retirados da internet e de seu livro "Memórias Inventadas". Durante a visita à exposição os alunos foram incentivados a observar a intertextualidade entre as obras expostas e os textos de Manoel de Barros, anotando detalhes que seriam utilizados para a produção de relatos. Também ouviram um texto inspirado na vida do autor, contado por um ator/contador de histórias. Foram incentivados a fruir as obras em seus detalhes estéticos e éticos. Na escola, foram realizados trabalhos em grupos, de produção de relatos sobre a visita. Nessa última etapa, foram desenvolvidos os seguintes passos: ativação do conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero relato, escrita de esquemas, com a utilização das anotações realizadas na exposição, efetivação da escrita dos textos pelos alunos, revisão e escrita dos textos finais, com posterior exibição em evento da escola.

Transcript of Nova apresentação cristina (1)

MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO

E. E. Profª Iolanda Vellutini Língua Portuguesa

Projeto de leitura e escrita baseado em visitação à exposição “Olhos de Barros”

Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba

Projeto desenvolvido com turmas de 8º ano na E.E. Iolanda Vellutini – Pindamonhangaba/SP

PALAVRAS CHAVE:

Leitura / produção de texto

Gêneros textuais Relato Texto poético

OBJETIVOS:

Favorecer a aquisição de habilidades referentes à fruição de textos literários;

Favorecer a aquisição de habilidades referentes à apreensão de textos literários como objetos geradores de significação e integradores da organização do mundo e da própria identidade;

OBJETIVOS: Identificação dos mecanismos de

construção de poemas e textos poéticos;

Produzir texto do gênero relato de experiência, sobre passeio realizado para visitação da exposição do Sesc Taubaté “Olhos de Barros”.

O que se espera que o aluno tenha aprendido?

Leitura (compartilhada, em grupos, individual) de textos de Manoel de Barros disponibilizados na exposição e retirados do livro “Memórias Inventadas”, do mesmo autor;

O que se espera que o aluno tenha aprendido?

Escuta de texto poético baseado na vida de Manoel de Barros, identificação de intertextualidade entre as obras artísticas expostas, que utilizam várias técnicas produtivas (escultura, fotografia, etc.) e a obra do autor;

O que se espera que o aluno tenha aprendido?

Identificação de formas linguísticas características de poemas e textos poéticos – palavras conotativas, ritmo, figuras de estilo e linguagem;

Produção de textos relatando a visita.

METODOLOGIA

Passo 1 Os alunos foram

preparados para a visitação através da apresentação do projeto e de suas diversas etapas: a) a leitura de textos poéticos de Manoel de Barros b) a visitação de uma exposição sobre a sua obra e c) a produção de relatos.

METODOLOGIA

Com o mesmo propósito foi realizada a apresentação do autor (sua biografia, comentários interativos sobre seu estilo) e de elementos contextuais de sua obra.

Houve também a socialização de materiais informativos sobre a exposição.

METODOLOGIA

Passo 2 Foram realizadas

várias aulas de leitura de textos do poeta – retirados da Internet e do livro “Memórias inventadas”.

METODOLOGIAPasso 3 Durante a visita os

alunos foram incentivados a observar a intertextualidade entre as obras expostas e os textos de Manoel de Barros, anotando detalhes que seriam utilizados para a produção de relatos.

METODOLOGIA Ouviram um texto

baseado na vida do autor contado por um ator / contador de histórias. Foram incentivados a observar que o texto poético ouvido não pertencia ao poeta, mas referia-se à sua obra, em sua sonoridade, no seu vocabulário e temática.

METODOLOGIA Foram

incentivados a fruir as obras em seus detalhes estéticos e éticos.

METODOLOGIAPasso 4

Na escola foi realizado um trabalho em grupo, de produção de textos do gênero relato. Para isso foram realizadas várias etapas:

ativação do conhecimento prévio dos alunos sobre as características do gênero;

escrita de esquemas, com a utilização de anotações na elaboração de um pré-texto;

efetivação da escrita pelos alunos, auxiliados pela professora;

revisão e escrita dos textos finais, com posterior exposição em evento da escola.

Exposição na escola

JUSTIFICATIVA O projeto representou uma

importante ampliação do universo cultural dos alunos, pois, além de apresentar a eles, de maneira bastante completa, a obra e a vida de um autor de destaque na literatura, possibilitou a visita a um espaço de cultura e lazer (o Sesc de Taubaté), o que significa para o público-alvo um ganho significativo em termos de conhecimento de mundo .

Justificativa

O desenvolvimento das atividades configurou-se também como um momento bastante especial, pois agregou vários aspectos favoráveis aos propósitos do projeto: protagonismo juvenil e integração entre diversos motivadores para o desencadeamento do prazer afetivo e de fruição estética (passeio, observação de obras, leitura de poemas), em relação estreita com a aquisição de habilidades de leitura e de escrita.

AVALIAÇÃO

As avaliações foram realizadas durante todo o projeto, principalmente nos momentos de leitura e produção textual.

MATERIAIS

Foram utilizados textos de sites de divulgação da obra do autor e do próprio Sesc.

Textos impressos da exposição.

Livro “Memórias Inventadas”.

REFERÊNCIAS

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Matrizes de referência para a avaliação Saresp: documento básico/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2009.

Rojo, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em <http://ggte.unicamp.br/redefor3/cursos/diretorio/apoio_758_24//Semana%202_Rojo_2004.pdf?1353978343>. Acesso em 12 out. 2012.

Referências

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita - elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, R. H. R.;  CORDEIRO, G. S. (Orgs./Trads.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004[1996], p. 41-70.