Nr25.resíduos industriais resíduos biológicos químicos e radioativos.

Post on 05-Jun-2015

5.981 views 8 download

description

Trabalho sobre Nr25.resíduos industriais resíduos biológicos químicos e radioativos. Composta pelo meu grupo No IFAL

Transcript of Nr25.resíduos industriais resíduos biológicos químicos e radioativos.

NR25.Resíduos Industriais Resíduos Biológicos

Químicos e radioativos.

1’Equipe:

EdnaElidiannyJanielsonNiedjaWandrikWillians

Entende-se como resíduos industriais aqueles provenientes dos processos industriais, na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação dessas, e que por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos.

NR25.Resíduos industriais

Ex.:De Resíduos Industriais

Vidro Pneus Plástico Copos descartáveis Chicletes Papel

Tempo Indeterminado

Tempo 600 Anos

Tempo 100 Anos

Tempo 50 Anos

Tempo 5 Anos Tempo

3 à 6 meses

Os resíduos industriais devem ser eliminados dos locais de trabalho através de métodos, equipamentos ou medidas adequados.

Os resíduos industriais devem ter destino adequado sendo proibido o lançamento ou a liberação no ambiente de trabalho de quaisquer contaminantes que possam comprometer a segurança e saúde dos trabalhadores

Destino

As medidas, métodos, equipamentos ou dispositivos decontrole do lançamento ou liberação dos contaminantes gasosos,líquidos e sólidos devem ser submetidos ao exame e à aprovação dos órgãos competentes.

Medidas Para Liberação Desses resíduos

Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte,tratamento e disposição de resíduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos eas medidas de controle e eliminação adequadas.

Os Trabalhadores:

De acordo com o TIPO:- “Resíduo Reciclável”: papel, plástico, metal, alumínio, vidro, etc.- “Resíduo Não Reciclável” ou “Rejeito”: resíduos que não são recicláveis, ou resíduos recicláveis contaminados;

De acordo com a PERICULOSIDADE:

Resíduos Perigosos (Classe I): são aqueles que por suas características podem apresentar riscos para a sociedade ou para o meio ambiente. inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e/ou patogenicidade.

- Resíduos Não Perigosos (Classe II): não apresentam nenhuma das características acima, podem ainda ser classificados em dois subtipos

Classe II A – não inertes: são aqueles que não se enquadram no item anterior, Classe I, nem no próximo item, Classe II B. Geralmente apresenta alguma dessas características: biodegradabilidade, combustibilidade e solubilidade em água.

Classe II B – inertes: quando submetidos ao contato com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, com exceção da cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G da norma NBR10004:2004.

Os resíduos biológicos são aqueles que apresentam produtos biológicos que podem ou não representar risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, devido à presença de micro-organismos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.As embalagens para o acondicionamento correto dos resíduos biológicos são o saco de lixo branco com símbolo de infectante e a caixa amarela para o descarte de material perfuro cortante.

Resíduos Biológicos

O resíduo infectante deve ser identificado e lacrado antes do descarte

Equipamento de proteção individualPara manipulação do resíduo Infectante

Classificação dos agentes biológicos quanto ao seu nível infeccioso

Os agentes biológicos são classificados, conforme o seu nível de risco infeccioso, nos seguintes grupos

a) Agente biológico grupo 1 – o agente biológico cuja probabilidade de causar doenças no ser humano é baixa;

b) Agente biológico grupo 2 – o agente biológico que pode causar doenças no ser humano e constitui um perigo para os trabalhadores, sendo escassa a probabilidade de se propagar na colectividade e para o qual existem, em regra, meios eficazes de tratamento;

c) Agente biológico grupo 3 – o agente biológico que pode causar doenças graves no ser humano e constitui um risco grave para os trabalhadores, sendo susceptível de se propagar na colectividade, mesmo que existam meios eficazes de tratamento;

d) Agente biológico grupo 4 – o agente biológico que causa doenças graves no ser humano e constitui um risco grave para os trabalhadores, sendo susceptível de apresentaram elevado nível de propagação na colectividade e para o qual não existem, em regra, meios eficazes de tratamento.

Resíduos químicos são aqueles que contêm substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Resíduos Químicos

Os resíduos químicos se enquadram nos seguintes grupos: 

produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos;  

imunossupressores; digitálicos; imuno-moduladores; anti-retrovirais (quando descartados por serviços de saúde), 

desinfetantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, 

 

Nos exemplos de resíduos perigoso temos: soluções de brometo de etídio, diaminobenzidina

(DAB), forbol e fenol-clorofórmio, cianetos, solventes contendo flúor, cloro, bromo ou iodo, benzenos e derivados e soluções contendo metais, como chumbo, mercúrio, cádmio, etc.

Segregação e Acondicionamento

Resíduos Químicos Líquidos

Resíduos Químicos Líquidos Não Perigosos

Resíduos Químicos Líquidos Perigosos

Resíduos Químicos Sólidos1.Perfurocortantes2.Outros resíduos sólidos 3. Medicamentos VencidosOs medicamentos hormonais, antimicrobianos, citostáticos, antineoplásicos,imunossupressores, digitálicos, imunomoduladores, anti-retrovirais

Envio do Material Preparado Para DescarteAs bombonas com solventes e soluções deverão:• Apresentar perfeito estado de conservação• Vedação de tampas originais, não sendo admitido o uso de plásticos presospor fitas adesivas em substituição à tampa.• No lado externo do recipiente, colocar a etiqueta de declaração de conteúdo esimbologia de risco, em concordância com a NBR 10004 e NBR 7500.• Todos os sacos/caixas que saem do laboratório devem ser identificados pormeio do preenchimento dos campos impressos na etiqueta e afixados na própriaembalagem.

Por questão de segurança, a cada chamada encaminhar paradescarte todas as bombonas com resíduos armazenadas no laboratório,ainda que o volume existente em seu interior seja pequeno..

Rejeitos radioativos são considerados quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificado

Resíduos Radioativos

os rejeitos radioativos que necessitem de redução radioativa devem ser mantidos separados de quaisquer outros materiais radioativos em uso, em local com blindagem de chumbo. Eles só deixarão este local na data da chamada para recolhimento de resíduos radioativos.

Rejeitos sólidos 1. Frascos de vidro vazios: • Deverão ser acondicionados sem o símbolo de radioativos em caixas de perfuro cortantes; • As caixas serão fechadas e devidamente identificadas com a etiqueta contendo o símbolo de radioatividade.

2. Seringas: • Deverão ser acondicionados em caixas para perfurocortantes • A caixa deverá ser fechada respeitando-se o limite de conteúdo demarcado pelo tracejado em seu exterior. • A caixa deverá ser devidamente identificada com a etiqueta contendo o símbolo de radioatividade e todos os campos da etiqueta preenchidos no local de entrega.

3. Tubos de plástico, eppendorf, pipetas e outros elementos plásticos: • Deverão ser colocados em sacos BRANCOS para resíduos infectantes. • Identificados em um formulário avulso que deverá ser preenchido pelo gerador do rejeito e entregue ao coletor da sala de rejeitos para arquivo.

Rejeitos Líquidos o descarte na rede de esgoto sanitário está sujeito às seguintes restrições: • O rejeito deve ser solúvel ou de fácil dispersão em água;

As bombonas serão identificadas com a etiqueta para resíduos radioativos contendo: material descartado, o elemento radioativo presente, o volume de líquido e a atividade presente no líquido

Referencias