O GREENPEACE é uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e...

Post on 07-Apr-2016

212 views 0 download

Transcript of O GREENPEACE é uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e...

O GREENPEACE é uma organização global e independente que atua paradefender o meio ambiente e preservar a paz, inspirando as pessoas amudarem atitudes e comportamentos.

Investigando, expondo e confrontandocrimes ambientais, desafiam os tomadoresde decisão a reverem suas posições emudarem seus conceitos. Também defendesoluções economicamente viáveis esocialmente justas, que ofereçam esperançapara esta e futuras gerações.

O navio ARCTIC SUNRISE esteve no Brasil como parte do esforço global da organização para salvar o clima. A Expedição “Salvar o Planeta: É agora ou agora” teve início na Amazônia, passou por Manaus, Belém, Fortaleza , Recife,  Salvador e Rio de Janeiro. A última parada foi Santos, SP.

Santos – SP, 29/03/2009

A vida do ARCTIC SUNRISE junto ao GREENPEACE começou com a campanha para o fim do descarte de instalações petrolíferas no mar.

Talvez por ironia, ou quem sabe justiça poética, antes de juntar-se à frota do GREENPEACE, em 1995, o quebra-gelo ARCTIC SUNRISE era um navio utilizado na caça às focas.

As longas filas que se formaram no Armazém 29 do Porto de Santos no sábado e no domingo não diminuíram a empolgação dos visitantes, que enfrentaram sol e chuva para visitar o navio do GREENPEACE e conhecer um pouco mais sobre a embarcação, as ações da organização em defesa do meio ambiente, além  de divulgar informações sobre os impactos das mudanças climáticas e as propostas de soluções. Ao final da visita, os visitantes foram convidados a participar, assinando uma petição para o presidente Lula, pedindo que o Brasil assuma a liderança nas negociações internacionais da reunião da ONU sobre clima, que acontecerá em Copenhague (Dinamarca), em dezembro deste ano.

Desde sua ação inaugural, oARCTIC SUNRISE tem lutado em muitas campanhas. Já investigou a poluição de plataformas de petróleo no Mar do Norte, perseguiu embarcações piratas que pescavam ilegalmente no Oceano Índico, confrontou poluidores no Mediterrâneo, e no Pacífico colocou-se na rota de um míssil que iria ser testado para o “Guerra das Estrelas”, sistema de defesa dos EUA.

Além do ARCTIC SUNRISEo GREENPEACE possuioutros dois navios:o Rainbow Warriore o Esperanza.

O GREENPEACE praticamente nasceu no mar e com ele temuma relação especial desdesua fundação em 1971. Ao longo de sua história, foram muitas as embarcações usadas pela organização, mas a mais emblemática delas foi a velha traineira adquirida em 1977 e batizada de Rainbow Warrior (Guerreiro do Arco-Íris), em homenagem à uma antiga lenda indígena.Em 1985, o Rainbow Warrior foi bombardeado e afundado pelo serviço secreto francês. No atentado morreu o fotógrafo português Fernando Pereira.Em 1987, o GREENPEACE comprou uma nova embarcação, o Grampian Fame, e trocou seu nome para Rainbow Warrior. O novo Rainbow Warrior foi lançado em Hamburgo em 10 de julho de 1989, após dois anos de reparos.

Lançado em Fevereiro de 2002, o Esperanza é o mais recente e maior navio daFrota do GREENPEACE. Apenas em 2005, ele foi a base de muitas campanhas para defender os oceanos, incluindo uma ação contra arrastões que matam golfinhos no Canal Inglês, a pesquisa científica no complexo de corais Mingualay, na costa da Escócia, uma ação contra arrastão no fundo do mar no Atlântico Norte e a promoçãodas reservas marinhas no Mar do Norte.

O rítmo acelerado das mudanças climáticas não nos deixa muitas opções: para salvar o planeta, é agora ou agora.Em dezembro de 2009 em Copenhagen, na Dinamarca, representantes de mais de 200 países vão se reunir para chegar a um acordo sobre como salvar o clima do planeta. O Brasil tem papel importante nas mudanças climáticas, já que o país é o quarto maior emissor de gases de efeito estufa, figura entre as dez maiores economias do mundo e ainda possui recursos naturais como a floresta amazônica . Para fazer sua parte no combate às mudanças climáticas, o governo brasileiro deve se comprometer a zerar o desmatamento da Amazônia , expandir a geração elétrica renovável e criar uma rede de reservas marinhas para manter os oceanos vivos.

Vai ser difícil não ver. Ao desembarcarem no aeroporto de Copenhague, milhares de diplomatas, governantes, jornalistas e ativistas de todo mundo irão dar de cara com fotos de oito líderes, que não estão se empenhando para conseguir um acordo climático ambicioso, envelhecidos. Os anúncios são bem interessantes e fazem uma previsão pessimista do futuro em que os líderes lamentam não terem conseguido chegar a um compromisso bom o suficiente para salvar o planeta em 2009. No painel lê-se: “Desculpe. Nós poderíamos ter parado as mudanças climáticas catastróficas … mas nós não fizemos”, seguido de um pedido: Aja agora: salve o futuro”.

Imagens: Regis e GREENPEACEMúsica: SAVE THE WORLD - Bon JoviPesquisa e formatação: Regisreginaldorepres@yahoo.com.br

Para saber mais, acesse:www.greenpeace.org.br

visitenovamente